O Rídiculo da "escrita SMS"!

Eu já respondi a muitas sms, e respondo quando necessário, assim: "e em português???"

Quanto a este tipo de escrita num contexto profissional acho muito mau. É não ter a noção das coisas nem dos contextos.

Quando se pagavam as mensagens de telemóvel, até podia de certo modo tentar compreender o porquê do uso de alguma escrita dessas, tudo em nome de poupar alguns caracteres e evitar o custo extra.

Agora, quando é SMS grátis para aqui, SMS de borla para acolá, transcende-me o porquê de se continuar com este tipo de escrita, principalmente aquela em que não faz diferença nenhuma no número de caracteres, tipo "kasa", "kualquer", "koisa", "muitox", "coisax", etc...

Mas pronto, isto se calhar é o futuro e nós é que ainda não fomos iluminados.

O problema é que o pessoal habitua-se tanto a escrever assim, que depois nem se dá conta que está a escrever mal, seja no trabalho, exames, etc... Quando andava na faculdade, uma professora que tive chegou a dizer que apanhou vários exames com palavras escritas em "pitês".

Última edição:
conheço uma professora que num teste de uma aluna viu a seguinte palavra.

Hxousse = agachou-se
Inda bm q pxst a trdxao pois n etndia nda

Eu não percebo, principalmente quando estas pessoas não escrevem com escrita inteligente, ferramenta criada para facilitar a escrita...
Já vi, koiza, quando coisa é o correcto...

Ainda hoje tou para perceber de onde surgiu a ideia de que o Saramago não usava vírgulas.

Em mensagens informais,chats e fóruns tinha muito o vício de não usar acentos,vírgulas,maiúsculas no início da frase etc.

Até que namorei com uma funcionária pública e ela meteu-me na linha.[:D]

Agora já escrevo como uma pessoa normal...

Poupam os caracteres numas palavras mas esbanjam os mesmos com os "fizes-te", "disses-te", "estives-te", "escreves-te"*, "respondes-te"*, etc. :D
* Em vez de: escreveste e respondeste.

Última edição:
Eu nunca envio nem nunca recebo mensagens com esses K's e X's da escrita sms.

O pessoal que tem o meu número é muito culto. [:D] (E abomino esse tipo de escrita, acho que ninguém se arriscava a mandar-me uma mensagem assim...)

Quando quero poupar nos caracteres lá ponho um "n" em vez de "não", retiro os "u" a seguir aos "q"...uso "+" em vez de "mais", "//" em vez de "...mente"...o pior é mesmo "tb" em vez de "também".

Em mensagens informais,chats e fóruns tinha muito o vício de não usar acentos,vírgulas,maiúsculas no início da frase etc.

Até que namorei com uma funcionária pública e ela meteu-me na linha.[:D]

Agora já escrevo como uma pessoa normal...

apr:)... e ainda falam mal dos funcionários públicos![:D]

Eu continuo-o é a não perceber porque é que tanta gente diz que o Saramago não usava vírgulas. É um tremendo disparate... provavelmente nenhum outro escritor a nível mundial utiliza tantas vírgulas quanto o Saramago usava.

eu escrevo dessa maneira, qual é o problema?

mais prático e rápido

O problema é o contexto e o tipo de abreviatura. Não há mal nenhum usar abreviaturas em trabalho, eu uso algumas abreviaturas "clássicas" (v., exmo.) ou abreviaturas anglofonas (FYK, FYA, ASAP), dá-me jeito quando o volume de trabalho é grande e os SLAs apertam ou mesmo porque quero despachar as coisas rapidamente. Também já mandei emails começados por "boas" em contexto de trabalho mas, como é óbvio, só quando há alguma confiança com as pessoas.

O problema é mesmo os destinatários e o ambiente onde escrevemos isso.

Quanto aos sms, há uns 10 anos que uso telemóveis com teclado QWERTY, nunca me ajeitei ao teclado clássico, portanto nunca senti necessidade de abreviar por rapidez de escrita.

EDIT: pior só mesmo associar o mail profissional a redes sociais...

Última edição:
Infelizmente nos meus 12/13/14 anos escrevi uns tempos assim(mas pouco acho eu), depois era mais abreviar para os q p pq e etc, depois cresci e comecei a escrever como deve ser, ou pelo menos tentar escrever o melhor possível.
Sinceramente escrevo muito "estou", "está" e etc, mas na realidade digo "tou" e "tá" por exemplo, é um bocado parvo mas pronto.
Nos computadores até tenho o corrector para dar uma ajuda, no telemóvel qwerty mesmo sem escrita inteligente escrevo o mais completo possível.

quando essa geração chegar à politica (inevitável), mais tarde ou mais cedo vamos ter este vocabulário em acordos ortograficos. Tal como era impensável na antiga geração de politicos escrever-mos hoje brasileiro.

Vida está tão cara que eles aprenderam a escrever nestas folhas:
totoloto-boletim.png

O meu "futuro cunhado" tem a mesma idade que eu (23 anos) e toda a mensagem que me manda parece que manda uma chave do euro milhões codificada ou algo assim oO Certas "abreviaturas" chegam a ser mais longas que a palavra original, e nascem Hs em tudo que é lado

vou copiar parte de uma mensagem do facebook que me mandaram um dia destes:

konsulta kom ele, ele mandoume fazer uma.. tdo bem visto eu tambem dar aulas de dança e ver se está tdo bem kmg para kontinuar a fazer esforço fisiko!...

e esta gaja está muito melhor... deixem lá ver se eu tenho mais

Em tempos deparei-me com um campeão que abreviava TUDO para 3, 4 letras. Vou tentar replicar o processo dele.

Em tmpx dprm c 1 cmp q abrv td p 3 4 ltrs. Vo tntr rpcr o proc dl.

É isto.

Voltar
Superior