O que é um bom condutor? Consideras-te um?

BLADERUNNER

Well-known member
Vendo tanta asneira nas nossas estradas, desde o não cumprimento do código, ao não uso das sinaléticas de mudança de direcção, sou confrontado com o pensamento da inexistência da figura do “Bom Condutor”. Mas será que ele existe?

Penso que a imagem do “Bom Condutor” não é consensual. Mas, se calhar em alguns pontos todos estarão de acordo. Ou não?!

O bom condutor será:
Aquele que não tem acidentes?
Aquele que evita os acidentes?
Aquele que cumpre o código?
Aquele que domina a viatura em quaisquer condições de condução?
Aquele que faz uma condução mais económica?
Aquele que consegue conduzir mais depressa?
Aquele que conduz devagar?
Aquele que faz uma condução mais suave e confortável?
Aquele que conduz com civismo?

Será que alguém consegue desvendar este enigma?:confused:

E o “Mau Condutor”? Como é que será? Ele existe? Já viram algum?[:D]

E, afinal, como é que vocês se consideram? Bons ou maus condutores?

ja pensei que era o melhor condutor que conhecia...mas agr muitas vezes acontece exagerar e ultrapassar pela direita, ou exagerar para baixar os consumos, comprometendo stops e cedencias de passagem.

Para mim um bom condutor tem que saber fazer pontos de embraiagem BEM e fazer uso perfeito da caixa...reduzir, aumentar e travar com o motor.

LOL

Para mim é simples, é aquele que não tem nem provoca acidentes, independentemente das velocidades ou peripécias que seja capaz de atingir ou realizar. [;)]

Obviamente que tem de ser cívico, mas não é o desrespeito pelo sinal A ou B (velocidades, stops, etc) que definem o conceito.

Última edição:
Podemos ver um bom condutor pela pericia, pela parte tecnica e pela parte moral/etica.

ha condutores bons pela moral que usam ao volante sendo o mais correctos a seguir a legislaçao, e existem bons condutores pela parte tecnica que conseguem entender o carro que tem nas maos e saber lidar com ele ate aos seus limites, depois ainda temos o de pericia que nao tem a ver com o que consegue fazer o trajecto mais rapido mas sim o que consegue fazer mais brincadeiras com ele cm por exemplo por o carro a dar voltas a uma rotunda sem parar atravessado etc etc.

Numa corrida de pericia conta a pericia
Numa corrida em pista conta a tecnica para ser o mais rapido
Numa estrada publica conta a moral

Última edição:
sou mau.

- guio acima dos limites de velocidade.
- distraio-me com facilidade olhando para todo o lado menos para a estrada.
- piscas... é raro
- Já tive um acidente em que parti o carro todo e vários despistes. Uns sem querer, outros de propósito
- Pico-me com outros carros, principalmente em estradas com muitas curvas
- ouço música com headphones enquanto conduzo.
- tenho uma condução que enjoa qualquer um.

Quando tinha uns 22 anos achava-me o maior só porque conduzia depressa. Mas desde há algum tempo tenho plena consciencia de que conduzo mal. E toda a gente me diz.[:D]

O bom condutor é aquele que tem a perfeita noção dos seus limites e dos da máquina que conduz.
Deverá ser conhecedor do código da estrada, saber interpreta-lo e cumpri-lo.
Terá que evitar ao máximo o acidente mesmo que numa determinada situação a culpa não fosse sua.
Respeitar todos os intervenientes da estrada... condutores, peões, autoridade etc etc.

Se não for para andar na estrada pública e fazendo uma análise meramente técnica:

O melhor condutor é o que liga o ponto "A" ao ponto "B" mais depressa, sem acidentes e sem colocar em perigo terceiros e ele próprio, com um perefeito dominio da máquina e das emoções.

Eu não sou a imagem perfeita de nenhuma destas análises... acho que sou razoável e quando faço asneiras, normalmente, não são sem querer... sempre são menos peigosas.
Técnicamente, em autódromo ou terródromo, sou mediano mas certinho.

Última edição:
sou mau.

- piscas... é raro
- Já tive um acidente em que parti o carro todo e vários despistes. Uns sem querer, outros de propósito

Quando tinha uns 22 anos achava-me o maior só porque conduzia depressa. Mas desde há algum tempo tenho plena consciencia de que conduzo mal. E toda a gente me diz.[:D]

Fixe.[:cool:][:D] É uma panca engraçada, sem dúvida.

Um bom condutor pára nas passadeiras.

E quando conduzem sozinhos ou acompanhados, a vosso tipo de condução altera-se?
E se forem com a família é diferente de conduzir com um amigo ao lado?

Fixe.[:cool:][:D] É uma panca engraçada, sem dúvida.

quote]

quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh[:D]

Mesmo sem peão!!! [:D][;)]

Nem mais!

Nem que o sinal esteja verde, há que parar!

quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh[:D]

Deves ter algo a mais que eu não tenho... Ou dinheiro - para poderes destruir assim os carros, de propósito - ou pancada![:cool:][;)]

Última edição:

Normalmente se vou sozinho a minha condução é diferente da que tenho quando vou acompanhado. Mesmo assim há quem já tenha dado umas valentes caroladas dentro do carro.

Sim... Sozinho sou um boi, mudanças ao corte, rotundas em duas rodas, entro nas curvas em slide e todas as inversões de marcha são feitas com o travão de mão, ando sempre com os máximos (para ver melhor) e meto a musica bue alta, para n me sentir só e inclino-me ligeiramente para cima da manete das mudanças, so para dar aquele style, q parece que vou a apanhar klkr coisa do chão.

Acompanhado, desligo o modo basofe, e pareço um velho de 90 anos a conduzir, travo a 10 metros do obstaculo, reduzo para 35 km/h seja qual for a curva, nunca passo de uma 3ª...

Falando agr a serio, sim, axo que klkr condutor responsavel, quando acompanhado tem sempre mais cuidado, pois para alem da vida dele, tao a vida de mais pessoas em jogo, em caso de acidente.

Última edição:
[/quote]

quando tinha 13 anos meti uma renault 4 em cima de uma parede. Nunca mais parei. E depois de ter a carta muitas vezes atirei uma sapatada no travão ou saquei o travão de mão na estrada só para ver "se conseguia controlar o carro". Acabei virado umas poucas de vezes. mas agora já não faço isso. Oh espera... ainda no outro dia andei aos zigue zages na neve... eheheh[:D][/quote]

[:)]
Realmente, deve ser uma aventura ir ao teu lado no carro. Deve dar um sentido muito literal à expressão "lugar do morto"! HEHE
Se não te importas, diz aí ao pessoal por onde costumas andar, pra eu saber se tenho que aprender caminhos novos pra casa.. (brincadeira) [:blush:]

Quanto a mim, axo que quando acabei de tirar a carta axava, como a maioria, que era O MAIOR tanto a nível cívico como a nível de kit de unhas. Como me puseram um carro "engraçado" nas mãos, ainda tive uns sustos e comecei a perceber que se calhar, não seria o maior, mas sim qualquer coisa entre o Fangio e o Shcumacher [:D] (afinal de contas nunca espatifei nenhuma máquina, só mesmo de preposito, mas isso nem foi em estrada) .

Só ultimamente é que me apercebi que a nível cívico também estou uns furos abaixo do que devia. O meu objectivo não é ser uma freira na estrada, dou piscas em rotundas e tudo, e ultimamente até tenho respeitado os limites de velocidade (e não tem nada a ver com o preço da gota), mas de vez a vez não aguento e la estico um bocadinho as peles ao carro...pronto, é o coração a falar alto...

Um bom condutor:

- Domina o carro e as técnicas de condução
- Respeita os outros e assegura a sua segurança (adequa a velocidade ao estado da via e ao tráfego) conduzindo de uma forma civilizada
- Por fim, e não menos importante, consegue prever as asneiras dos outros e tomar logo uma posição defensiva, evitando assim muitos acidentes.

Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:

Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.

Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.

Isto é condução preventiva [:D]

sou mau.

- piscas... é raro

Acordaste um dia e pensaste: vou espatifar o meu carro!! [:D]

Sim... Sozinho sou um boi, mudanças ao corte, rotundas em duas rodas, entro nas curvas em slide e todas as inversões de marcha são feitas com o travão de mão, ando sempre com os máximos (para ver melhor) e meto a musica bue alta, para n me sentir só e inclino-me ligeiramente para cima da manete das mudanças, so para dar aquele style, q parece que vou a apanhar klkr coisa do chão.

LOL[:D]

Acho sem dúvida alguma que um bom condutor na estrada é aquele que conduz com segurança! Em pista todos sabemos o que é ser um bom condutor mas acho que na via pública o carro é um meio de transporte mais que um brinquedo.

Quanto a mim penso que sou um condutor mediano, o meu único problema é conduzir depressa mas no dia a dia raramente entro em aventuras (como qualquer um também tenho aqueles momentos em que vou sozinho numa estrada cheia de curvas, imagino que sou um piloto de formula 1 e meto o carro a guinchar até não poder mais)

Acordaste um dia e pensaste: vou espatifar o meu carro!! [:D]

esse foi sem querer... eh eh.. mas também andava a pedi-las: sem travão de mão, com as pastilhas dos travões no ferro e em piso molhado. vinha picado com um tipo e estava à frente e a sentir-me um herói. quando chegou a hora de travar o carro nem respondeu... enfiei-me na porta de uma casa.... oh well...

Voltar
Superior