O que é um bom condutor? Consideras-te um?

esse foi sem querer... eh eh.. mas também andava a pedi-las: sem travão de mão, com as pastilhas dos travões no ferro e em piso molhado. vinha picado com um tipo e estava à frente e a sentir-me um herói. quando chegou a hora de travar o carro nem respondeu... enfiei-me na porta de uma casa.... oh well...

Isso é quase como disse acordar e pensar "vou espatifar o meu carro".. Hehe.. Mas não houve feridos e com certeza aprendeste a lição.

Um bom condutor é aquele que pratica sempre uma condução defensiva.

E que sabe quando pode e não pode andar depressa. Andar a 50 pode, em determinadas circunstâncias, ser excessivo, do mesmo modo que andar a 150 pode não o ser.

Saber analisar as condições do carro, da estrada, do tempo, do trânsito, etc, é algo que um bom condutor tem, obrigatoriamente, que saber fazer.

Para mim é simples, é aquele que não tem nem provoca acidentes, independentemente das velocidades ou peripécias que seja capaz de atingir ou realizar. [;)]

Obviamente que tem de ser cívico, mas não é o desrespeito pelo sinal A ou B (velocidades, stops, etc) que definem o conceito.

Essa é boa...se a boa condução fosse medida pelo registo de acidentes. Ter acidentes é na maioria das vezes uma quetsão de sorte ou azar...Simplesmente têm de acontecer, basta o ser humano não ser perfeito e não conseguir distribuir optimamente a sua atenção por inumeros assuntos que se põe a pensar/falar à condução.

Tenho 6 anos de carta, nunca bati. Se sou bom condutor? Sei lá...

Acho que sou médio por uma única razão: ainda tenho medo de andar na estrada. E para mim há limites para tudo com o meu carro. No dia em que alguém perde medo do que quer que seja a conduzir, perdeu a consciência de que pode errar e aí sim pode cometer asneiras...

Um bom condutor:

- Domina o carro e as técnicas de condução
- Respeita os outros e assegura a sua segurança (adequa a velocidade ao estado da via e ao tráfego) conduzindo de uma forma civilizada
- Por fim, e não menos importante, consegue prever as asneiras dos outros e tomar logo uma posição defensiva, evitando assim muitos acidentes.

Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:

Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.

Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.

Isto é condução preventiva [:D]

Subscrevo. Principalmente o exemplo que deste qto. à condução defensiva. É exactamente assim que conduzo, alongando o horizonte, abrandando quando há carros estacionados em zonas habitacionais, etc...etc. E acho que devo este estilo de condução ao facto de ter andado diariamente de moto duranto uns 20 anos, à chuva, ao sol, sempre. Quando o nosso corpo é que paga mesmo a velocidades ridiculamente baixas (200 kg em cima de uma perna dói um cadito...), torna-se instintiva essa condução. Não sei quantas vezes já me disseram em situações complicadas: " Epá..parece que adivinhaste que o miúdo ia sair a correr por trás do carro...". Ou então: " Fosga-se! Como sabias que o gajo ia mudar de fila mesmo à queima?" Acho que um bom condutor deve, acima de tudo ter um excelente poder de observação em relação ao que o rodeia. Torna-se fácil.

Subscrevo. Principalmente o exemplo que deste qto. à condução defensiva. É exactamente assim que conduzo, alongando o horizonte, abrandando quando há carros estacionados em zonas habitacionais, etc...etc. E acho que devo este estilo de condução ao facto de ter andado diariamente de moto duranto uns 20 anos, à chuva, ao sol, sempre. Quando o nosso corpo é que paga mesmo a velocidades ridiculamente baixas (200 kg em cima de uma perna dói um cadito...), torna-se instintiva essa condução. Não sei quantas vezes já me disseram em situações complicadas: " Epá..parece que adivinhaste que o miúdo ia sair a correr por trás do carro...". Ou então: " Fosga-se! Como sabias que o gajo ia mudar de fila mesmo à queima?" Acho que um bom condutor deve, acima de tudo ter um excelente poder de observação em relação ao que o rodeia. Torna-se fácil.

Era mesmo aí que queria chegar.

Um bom condutor é um condutor muito atento ao que o rodeia e que consegue prever situações de perigo. É uma utopia pensar que todos conduzem bem, todos erram sem excepção. Por isso devemoos andar sempre com o máximo de atenção para também evitarem um acidente quando nós fizermos uma asneira!

O que mais detesto é quando vou a conduzir com a cabeça na lua, andar devagar estando a pensar na morte da bezerra é bem pior que andar um pouco depressa com todos os sentidos atentos à estrada.

O caso dos motards como referes é igualmente muit bom. Quem anda de mota conscientemente tem mais capacidade para prevenção.

Essa é boa...se a boa condução fosse medida pelo registo de acidentes. Ter acidentes é na maioria das vezes uma quetsão de sorte ou azar...Simplesmente têm de acontecer, basta o ser humano não ser perfeito e não conseguir distribuir optimamente a sua atenção por inumeros assuntos que se põe a pensar/falar à condução.

Tenho 6 anos de carta, nunca bati. Se sou bom condutor? Sei lá...

Acho que sou médio por uma única razão: ainda tenho medo de andar na estrada. E para mim há limites para tudo com o meu carro. No dia em que alguém perde medo do que quer que seja a conduzir, perdeu a consciência de que pode errar e aí sim pode cometer asneiras...

Ninguém está livre de levar com outro em cima nem de apanhar óleo a seguir a uma curva, mas ao afirmar o que afirmei referia-me apenas ao capítulo pessoal.

Na minha família (pais, mães tios etc) tenho de tudo, desde ex pilotos semi-profissionais, a senhoras que fazem 10 km por dia. Contabilizando os toques, acidentes por culpa própria sozinhos e acidentes por culpa própria que envolveram terceiros posso-te dizer que quem lidera o ranking em número de ocorrências são as minhas tias apesar de só fazerem os tais 10km; quem lidera em termos de sorte por estarem vivos é o meu tio e o meu pai, pois ambos já mandaram vários carros para a sucata quando eles ainda eram muito riginhos e nem ABS tinham ; do outro lado da tabela está a minha mãe, pois nunca esteve envolvida num acidente fossem quais fossem as circunstâncias, em + de 30 anos de carta e bem mais de 1'000'000 kms, muitos deles feitos em estradas nacionais e na IP3.

Posto isto a melhor condutora para mim é a minha mãe, porque a estrada não é uma pista de corrida e o objectivo num dia normal é ir de A a B com saúde. Para isso é preciso conhecer os nossos limites, os limites do carro e antever qualquer situação de potencial perigo.

Se a pergunta fosse piloto, aí a história é outra e não haveria qualquer dúvida.

Quanto ao meu caso, considero-me mediano. Entre mota e carro já ando na estrada há 9 anos e tenho mais de 100'000km feitos. O suficiente para já ter ido ao chão 2x (1 por areia em curva e outra por ter doseado de forma errada a pressão no travão da frente num dia bastante pluvioso) e ter tido um acidente, também de mota, quando uma rapariga de 20 entrou num cruzamento, sem prioridade e comigo lá no meio, com a mentalidade que se é mota tem de parar. Acredita que abri bastante os olhos depois deste episódio e mudei a minha forma de estar ao volante e de ver a estrada, pois não acontece só aos outros.

Para mim condutor e piloto são coisas diferentes. Condutor é aquele que se intergra no sistema de vias públicas cumprindo as regras de acordo com o estipulado ------> BORING!!!!!

Piloto é aquele que faz do carro o que bem quiser (esta é para mim a parte mais estimulante) [:D][:D]

Assino por baixo, resumindo tudo á frase que coloquei a bold! apr:)

Tenho orgulho de poder dizer que já evitei muitos acidentes á custa dessa observação e poder de antecipação! Não quer isto dizer que um dia não me calhe, ninguém é infalível, mas as bases, estou certo que as tenho.

Quantas e quantas vezes, mesmo sem haver um "quase acidente", eu digo para a minha esposa com uns segundos de antecedência o que determinado condutor vai fazer...

Uma das mais triviais é a típica fila de 3 ou 4 carros atrás de um camião a 80 km/h numa subida de AE......"queres ver? queres ver?", alivio o pé e antecipo uma eventual travagem e quando estou próximo, zás...sem sinalização e á lá gardere, ai está ele na fila da esquerda! "Eu não te disse..." :sh)

Isso nuuuuuuuuunca vai chegar a um consenso.

Geralmente dizem que um bom condutor é aquele que não infringe o código da estrada.

Bem, se é assim, então sou um mau condutor. Aliás, quantos de nós o somos... mas como já sei que aqui no fórum há um grupo de moralistas, vou fazer uma provocação: [:cool:]

Mas existe alguém daqui que nunca andou em Excesso de Velocidade? Nem pisou uma linha Contínua?

Mas passando à frente, para mim um bom condutor é aquele que tem bom senso. É aquele que adequa a sua velocidade, MAIS às condições da via do que à placa a dizer 50 ou 90. É aquele que facilita as ultrapassagens. É aquele que não se importa de acelerar até aos 130km/h para acabar a ultrapassagem e não importunar o que vai atrás a aproximar-se a maior velocidade...

Enfim...uma data de coisas.

Teste do "bom condutor" aqui

Desde quando é que saber as regras de cor é ser bom condutor? A minha mãe fica toda orgulhosa em dizer que passou no exame com todas as respostas certas e depois digo-lhe para pegar no carro e é a desgraça completa. Por mim, desde que não cause acidentes, nem ande a pensar que é o Fangio, e que principalmente não ande a empatar o trânsito, é o melhor gajo que posso ter a conduzir ao meu lado.

Bom encartado (não necessariamente condutor) é aquele que mesmo tirando a carta (logo passando no fantástico exame de condução) mas sabendo que não se sente à vontade, tem o bom senso de evitar conduzir.
O bom condutor é aquele que tem bom senso na condução e acima de tudo civismo.

E no civismo incluo situações não obrigatórias na "Bíblia" Código da Estrada. Nem tudo são leis escritas.... Há muitas "leis" de "boca" que se fossem seguidas por todos era fantástico.

Abraços

Sou mulher... não consigo perceber o significado do adjectivo bom seguido do substantivo condutor... Não me parece coerente! :sh)[:)][:)][:)]

Ha 2 tipos de condutores incompativeis, o que domina o carro em qualquer circunstancia e o que cumpre sempre o codigo [:D]

Tem que se distinguir conduzir bem de ser bom condutor. Considero que conduzo bem mas que embora ande sempre atento e a prever os movimentos dos outros e por isso nao apanhe sustos nem surpresas, nao sou grande condutor.

-Piscas são poucos, só os que considero ser beneficos para o fluir do transito

-Ando bastante rapido sozinho em piso seco

-Ultrapasso muito pela direita

Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:

Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.

Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.

Isto é condução preventiva [:D]

não percebi nada. travas a fundo para avisar quem vem atrás que vais parar?

Na minha opinião um bom condutor é aquele que não provoca acidentes com gravidade. Até pode não respeitar todas as regras, o importante para mim é que não ande por aí a atropelar pessoal e a chocar de frente com outros condutores.

Se me considero um bom condutor? A lei acha que não sou bom condutor porque não respeito todas as regras. A minha companhia de seguros acha que sou bom condutor porque não me envolvo em acidentes há 26 anos. Eu julgo que sou bom condutor porque nunca nenhum veículo ou pessoa deixou de chegar ao seu destino por minha causa.

Voltar
Superior