Um bom condutor:
- Domina o carro e as técnicas de condução
- Respeita os outros e assegura a sua segurança (adequa a velocidade ao estado da via e ao tráfego) conduzindo de uma forma civilizada
- Por fim, e não menos importante, consegue prever as asneiras dos outros e tomar logo uma posição defensiva, evitando assim muitos acidentes.
Dou um exemplo bom do que acho conduzir bem:
Mais do que uma vez, em trânsito corrido mas com muito tráfego vou sempre a olhar para 2 ou 3 carros à minha frente. Reparo que começam a travar e antes do que tá à minha frente travar já eu estou a abrandar. Isto faço sempre que conduzo, mas por 2 vezes que me lembro acrescendo a isto reparo que o carro que vem atrás de mim não vem atento e começa a aproximar-se de mim.. O que eu faço é travar muito forte para o carro que vem atrás ver que estou a parar (pois é o que vai mesmo ter de acontecer) e nisto o carro que vem atrás faz o mesmo. Dessas duas vezes que falo evitei 2 acidentes, pois os carros travaram só que já não tinham hipótese de evitar o acidente, mas eu como fiz aquela travagem forte ficaram 2 metros entre mim e o carro da frente. Com isto só tive de deixar o carro ir lentamente até perto do que tá à minha frente.
Dessas duas vezes vi pelo espelho os condutores brancos por terem aquela derrapagem e não terem batido.
Isto é condução preventiva [

]