"Não gostas não comes" Como se costuma dizer.
Ninguem te vai convencer de nada pois não é esse o objetivo.
Se estás de tal maneira convencido contra a praxe então força, não a pratiques nem nela participes, mas também tens que respeitar quem dela gosta, participa e encoraja.
A praxe vai continuar a existir enquanto dela as pessoas participarem, acharem que vale a pena, e que gostam
Os veteranos de hoje foram os caloiros de ontem. Se hoje participam como veteranos na praxe, praticam porque querem e não porque alguém os obriga.
Na praxe fazem-se amigos para a vida, namoradas/namorados que acabam casados, e os tempos de praxe são genericamente recordados como muito bons tempos.
Fui praxado e praxei.
Diverti-me imenso em cada uma das vertentes.
Fiz amigos para a vida, foi lá que conheci a minha esposa.
Foram muito bons tempos. Sempre fui praxado porque quis, e praxei quem quis se praxado.
Ainda mantenho contacto com o meu padrinho de praxe, e com afilhados de praxe, quer como amigos quer como colegas de profissão.
Há um enorme espírito de solidariedade entre nós. Tudo isto devo á praxe. Sem ela as coisas seriam diferentes, mais frias, mais estéreis, mais impessoais.
Mas numa coisa os veteranos tem de vantagem em relação aos recém chegados caloiros:
Já conhecem a cidade, a universidade os professores e as cadeiras.
Tem mais experiência que os caloiros e como tal são uma mais valia para os poder orientar em alguns pontos mais ou menos úteis.
Os Veteranos estão no mesmo barco, mas estão mais avançados no barco do que os caloiros.
Nunca te esqueças de uma coisa. A universidade é mais do que um sitio para estudar e tirar um curso. Isso é apenas a componente curricular.
A experiência universitária é também toda uma vivência e experiência de vida que se bem vivida e aprendida fornece grandes lições para uma futura vida profissional, social e afectiva.
A universidade e a vida universitária fazem de nós um homenzinhos e mulherzinhas.
Quem vai par a universidade somente para estudar, fazer o curso e ir embora, alheando-se de tudo o quer a envolve, está a perder metade do que a "universidade" nos ensina. A universidade é uma experimentação académica e social.
Se não gostas, não pratiques, não participes. Mas em NADA: nem desfiles, nem serenatas, nem jantares de praxe, nem cerimónias de insígnias e traje, NADA do que seja da praxe, e participa somente nas actividades que são inerentemente institucionais, vais ver a diferença e o vazio que é.
Ninguem te vai proibir de participar no que quer que seja, mas ao menos as pessoas deveriam ser coerentes com o seu pensamento.
A praxe existiu, existe, e continuará a existir porque as pessoas que nela participam, gostam, verificam de facto as vantagens de nela participar e dela existir.
Se algum dia os actuais caloiros/futuros veteranos verificarem que a praxe não serve para nada, então nessa altura acaba, mas se ainda não acabou, é porque algo corre bem sendo os abusos raras excepções.
Tu fazes o que entenderes, temos que respeitar, mas tu também tens que respeitar quem pensa e actua de maneira diferente.