Sim, mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer a praxe ou não?
A praxe serve, sobretudo, para como alunos se ambientar na Universidade!
Ao longo do ano lectivo vai havendo várias cerimónias/actividades/..(incluindo as praxes,a praxe24h,rallypapers pela cidade, caloiro ao molho ,festas, magusto,jantaradas!!, latada ,baptismo do curso, baptismo individual, juramento, julgamento, cortejo etc, dependente de cada UNI )
É claro que nem todas as praxes são iguais, umas mais exigentes,outras tolerantes, umas com maior número de actividades outras mais repetitivas, etc etc depende do curso e da universidade.
Como tal, quando se entre nas praxes, rapidamente se conhece mais colegas, dão-se melhor com os Doutores/Engenheiros/ (3ª matricula), e garanto-te que se ganha muito ao conhecer gente nova, por exemplo em trabalhos, dúvidas, orientações e sobretudo nas amizades e moças
Agora depende de cada um saber avaliar o que é a humilhação!
Uns acham que ao ficar todo sujo é humilhar
Uns acham que ficar pintado na cara é humilhar
Uns acham que cantar/dançar musicas do curso é humilhar
Uns acham que fingir ter relações com um poste de candeeiro como já vi(LOL) é humilhar
Uns acham, variadíssimas coisas, é humilhar
Podes ficar um bocado envergonhado , até algumas situações como te obrigar a ir falar com moças de outros cursos por qualquer razão etc, mas haverão momentos inesquecíveis na tua memoria
No geral ou na maior parte das vezes não te arrependes do que fizeste até porque foi tudo divertido de fazer. Sentes mais o espírito académico
Também não fui às praxes todas , a pouco mais de 50% mas não faltava às cerimonias , festas/jantaradas, etc, e não me arrependo e não me importava de ser caloiro outra vez!