Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.
Cumprimentos
Boas,
Praxe para uns é a pior coisa do mundo, um mundo que não deveria existir, em que são todos horríveis com os caloiros, só tiram prazer em humilhar, onde há sempre abusos (praxes que correm mal e as pessoas acabam por se magoar física e psicologicamente), onde não se compreende porque dentro dos veteranos há uns que se acham superiores. Enfim, opiniões generalistas, que metem tudo no mesmo saco, muitos deles sem nunca terem vivido uma praxe...
Praxe para outros é o período da vida académica mais divertido e memorável (por bons motivos), é orgulho, é dedicação, é parvalheira, é cantoria, é diversão!
O que é a praxe em si? Não é muito fácil de explicar, mas tentarei fazê-lo da melhor forma.

Basicamente é uma recepção feita aos caloiros (alunos da faculdade do 1º ano), onde há várias actividades, há efectivamente alguma superioridade por parte dos veteranos (alunos de 2º ano e acima) pois só assim se garante respeito e coordenação. As actividades variam totalmente de universidade para universidade, mas há sempre cantorias típicas e caloiros a encherem (flexões por norma).
Vantagens? Integração, diversão garantida, muito exercício físico, muito convívio, festa.
Desvantagens? Em universidades onde há abusos e não se sabem fazer praxes, é garantidamente muito desagradável e desaconselhável.
É possível negar uma praxe, mas continuar nas demais praxes? Se a universidade for "correcta", é mais do que possível e ninguém te olhará de lado. Qualquer um pode e deve ter a capacidade de dizer "NÃO". Se não o consegues fazer num âmbito tão descontraído como a universidade, estás mal para o resto da vida [

]
Se te declarares anti-praxe, terás amigos na mesma? Obviamente que sim! A praxe é só
um dos meios de integração e fazer amigos. Provavelmente não poderás é trajar, mas isso já depende de cada universidade, acho eu.
[

]