o diesel e a saude

Quem anda atento sabe que o pico de % de mercado Diesel na Europa foi em 2008 ou 2009, dependendo dos países.
Depois desceu e será sempre assim até, daqui por uns anos, ser residual e específico de alguns carros ligeiros; e depois disso com o passar do tempo acabará.

Pelo meio claro que vão existir locais em que será proibido circular ou até estacionar carros diesel.

Espanto-me como este tipo de comentario nao esta na primeira pagina, apesar de previsivel vir algo do genero, ainda bem que é cada vez mais tarde [:D][;)]

Que eu saiba não é a 1ª vez que se diz que o diesel faz e acontece. Mas estamos agora numa onda de anti-diesel, que parece uma moda. Fanboys das RPM a falar mal do diesel e Fanboys das repros diesel a falar bem destes...a insistência exagerada é uma coisa...

Exactamente isso que foi determinado agora, pois podes ler nessas noticias que em 1988 os diesel estavam na 2ªclasse de poluentes, agora passaram para a 1ª, onde está incluido o tabaco também, ou seja, tal como fizeram com o tabaco e criaram uma serie de restrições, o mesmo deverá acontecer com o diesel.

É este topo de fanatismo.....

Estás a ver as consequênciad disso para a economia do país ? Ainda se dissesses a longo prazo tipo 20 ou 30 anos...

Não quero nem vou nem posso contrapor o estudo feito, não é esse o intuito do meu post...

Até posso concordar que o produto do gasóleo que sai dos escapes dos mais diversos motores (ecológicos ou não) seja cancerígeno ou tenha potencial para isso. Penso que o mesmo raciocinio se possa fazer para a gasolina, mas num indice mais baixo.

A verdadeira questão prende-se com outra coisa: do que é que nós estamos rodeados hoje em dia que não tenha potencial cancerigeno? De quase nada.....então para quem vive nos centros urbanos, leva isso a um extremo: tabaco, combustiveis, toda a electrónica em casa (rede telemóvel, rede internet, lampâdas, TV, PC, IPAD, electrodomésticos, etc), cabos de alta tensão, antenas de telecomunicações, telemóveis, carros, e posso estar aqui mais umas linhas.

Claro que há classificações, como esta que está no estudo, mas infelizmente estamos rodeados por todo o lado. Temos é que estar atentos a nivel de saúde, porque esta era veio em força e para ficar.

Até posso concordar que o produto do gasóleo que sai dos escapes dos mais diversos motores (ecológicos ou não) seja cancerígeno ou tenha potencial para isso. Penso que o mesmo raciocinio se possa fazer para a gasolina, mas num indice mais baixo.

Errado.
Apenas os motores de injecção directa emitem particulas, mas além de serem bem maiores (o que implica uma fácil filtragem), nem sempre são emitidas.

No geral um Otto é mais ecológico em todo e qualquer sentido, ponto final.
No entanto a "perfeição" ecológica só poderá ser alcançada com motores electricos, no entanto não é para já.
As baterias são pouco ecológicas, e a produção de electricidade também...

Errado.
Apenas os motores de injecção directa emitem particulas, mas além de serem bem maiores (o que implica uma fácil filtragem), nem sempre são emitidas.

No geral um Otto é mais ecológico em todo e qualquer sentido, ponto final.
No entanto a "perfeição" ecológica só poderá ser alcançada com motores electricos, no entanto não é para já.
As baterias são pouco ecológicas, e a produção de electricidade também...

Emite mais CO2 que um diesel ou Hibrido equivalente, faz sentido dizer que no geral é o mais ecologico, mas não em todo e qualquer sentido

Emite mais CO2 que um diesel ou Hibrido equivalente, faz sentido dizer que no geral é o mais ecologico, mas não em todo e qualquer sentido

Aí é que está enganado, o diesel emite mais CO2 do que um hibrido ou otto equivalente, equivalente quer dizer com o consumo aproximado, mesmo que um otto gaste mais um a dois litros do que o diesel, continua a emitir menos CO2. Basta olhares para as caracteristicas destes.

Ainda não li aqui qual o looby por trás desta notícia da OMS...mas deve estar mesmo aí a rebentar[:D]

Acho que o lobby já existiu à muito tempo, esta noticia peca por ser tardia.
Basta ver pelas emissões dos diesel com fap, é do conhecimento geral que o fap ao fazer a regeneração transforma algumas particulas em CO2, ou seja, aumenta as emissões de CO2, alguem viu os indices de CO2 aumentar com os fap's?

Acho que o lobby já existiu à muito tempo, esta noticia peca por ser tardia.
Basta ver pelas emissões dos diesel com fap, é do conhecimento geral que o fap ao fazer a regeneração transforma algumas particulas em CO2, ou seja, aumenta as emissões de CO2, alguem viu os indices de CO2 aumentar com os fap's?

Não percebeste a ironia acerca de alguns posts neste tópico em que colocam OMS como nota de rodapé de um qualquer pasquim[;)]

Perguntei pelo looby porque não vejo nenhum e essa seria a única razão para "justificar" algumas opiniões.

Eu percebi, apenas acho que essa ironia do lobby não é assim tão descabida, em só agora anunciarem esta noticia. Pois já há muito tempo que as universidades anunciam isto, quem não se lembra do tunel do marquês como o local mais poluido do país? Nessa altura (2009) já o instituto superior tecnico afirmava isto, mas ninguem fez caso.
Agora que os construtores de automóveis já estão virados para os pequenos otto turbinados, sai a noticia, sinceramente acho que existem lobby's por detrás disto.
Quanto à economia nacional,... basta haver o gasoleo profissional e colocar o gasoleo para os privados no lugar que pertence, na minha opinião devia ter mais imposto que a gasolina, e haveria uma carrada de dieseis a sair do mercado sem afetar a economia nacional.

Eu percebi, apenas acho que essa ironia do lobby não é assim tão descabida, em só agora anunciarem esta noticia. Pois já há muito tempo que as universidades anunciam isto, quem não se lembra do tunel do marquês como o local mais poluido do país? Nessa altura (2009) já o instituto superior tecnico afirmava isto, mas ninguem fez caso.
Agora que os construtores de automóveis já estão virados para os pequenos otto turbinados, sai a noticia, sinceramente acho que existem lobby's por detrás disto.
Quanto à economia nacional,... basta haver o gasoleo profissional e colocar o gasoleo para os privados no lugar que pertence, na minha opinião devia ter mais imposto que a gasolina, e haveria uma carrada de dieseis a sair do mercado sem afetar a economia nacional.

Pois mas isso seria num país que funciona. O nosso país só funciona para o bolso de meia duzia de " Dr's " [:D]

Penso que uma ciencia como a epidemologia não se resume a conclusões como queres parecer, acho que exige um pouco mais do que isso.[:D]

acho que não é peciso ser dr para pensar um pouco. Se fosse assim. Em frança.onde há uma grande percentagem de diesel, os cancros deviam de ter uma incidencia bem superior que nos eua. Na práctica não é isso que se passa. Eu sei que para ti dá jeito este tipo de notícias, mas as coisas são bem mais complexas.

Voltar
Superior