o diesel e a saude

Sim, mas é uma questão de aperfeiçoamento, ao contrario do diesel, não podes aperfeicoar uma coisa que é cancerigena á nascença, podes no mmaximo atenuar!

Aperfeiçoar um para o processo de contrução ser menos poluente, ou pelo menos reciclável a maior parte, e atenuar as emissões poluentes de um carro a diesel, a meu ver é a mesma coisa, processos diferentes mas objectivos iguais

Que as particulas do Diesel são cancerigenas já se sabia à muito tempo, o FAP não existe para isso mesmo?

o FAP melhora substancialmente o problema, não o anula.
o problema do FAP é o que se vê muito por aqui (e mais ainda noutras paragens...)....assim que começa a precisar de manutenção, salta fora.

As baterias também são poluentes, já fizeram analises e um hibrido a gasolina é mais poluente que um diesel se considerar-mos todos o processo de fabrico e vida do veículo. Ou seja vai dar tudo ao mesmo...

Ainda gostava de ver uma analise dessas, deve ser daquelas em que colocam todos os passos do fabrico do hibrido e no caso do diesel ele nasceu no stand, tal como os combustiveis, a electricidade também tem alguma poluição associada, já os combustiveis fosseis nascem nas bombas de gasolina.

o problema do FAP é o que se vê muito por aqui (e mais ainda noutras paragens...)....assim que começa a precisar de manutenção, salta fora.

E não só, existem estudo em que dão ao uso do fap um maior problema do que o não uso, pois as particulas que são emitidas ao serem bem mais pequenas são também mais facilmente inalaveis pelo organismo, por exemplo as particulas PM10 (10 microns)são facilmente filtradas pelo humano, as PM2,5 são totalmente inalaveis.

E não só, existem estudo em que dão ao uso do fap um maior problema do que o não uso, pois as particulas que são emitidas ao serem bem mais pequenas são também mais facilmente inalaveis pelo organismo, por exemplo as particulas PM10 (10 microns)são facilmente filtradas pelo humano, as PM2,5 são totalmente inalaveis.
e... entram diretamente na corrente sanguinea através dos pulmões.

Portanto, se esse estudo é verídico, existem muitos mais casos de cancro de pulmão e bexiga na Europa que nos EUA? Certo? :confused::confused:

Ninguem duvida de nada. Já sabemos que este estudo tem 0 % de probabilidades de estar errado, e já sabemos que não há estudos que se contradigam e também já sabemos que o diesel é o fim do mundo e tambem já sabemos que quem tem um avatar a dizer Vtec é fanboy de gasolina e o diesel faz muita comichão.

Mas o biodiesel tem graves problemas de compatibilidade com motores antigos, tal como todos os outros bio-combustiveis. Teriamos que fazer uma limpeza completa ao parque automovel o que não seria correto monetáriamente, como socialmente e historicamente.

Isto não é necessariamente verdade!
Algumas bombas injectoras da Lucas eram menos propícias a B100 mas os motores antigos, regra geral, aguentam com qualquer coisa que se atire lá para dentro (depois a médio/longo prazo é preciso ver as vedações do sistema diesel).
Os motores mais modernos não podem levar com biodiesel de primeira geração assim à toa (diferenças na viscosidade e lubrificação da bomba e injectores), mas regra geral os fabricantes põem a barreira nos B15-B25 (Toyota por exemplo).
Se estivermos a falar de biodiesel de última geração o caso muda de figura porque é um combustível "desenvolvido" e não "desenrascado".

A mim o diesel faz muito mais do que comichão, mas a ti deve ser bem pior, [:D]ora vê:

Diesel classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde - Ciências - PUBLICO.PT

La OMS declara el diésel cancerígeno | Noticia | Cadena SER

BBC News - Diesel exhausts do cause cancer, says WHO

http://www.nytimes.com/2012/06/13/health/diesel-fumes-cause-lung-cancer-who-says.html

Os gases de escape do diesel foram classificadas como cancergenos pela OMS

A anterior classificação remonta a 1988, mas segundo esta agência, as provas das potencialidade cancerígenas dos gases do escape das viaturas a diesel, são agora irrefutáveis.

Eu muito sinceramente, preferia estar num parque subterâneo com 1000 carros a gpl do que com 1000 carros a diesel, mas claro, isso sou eu.
Eu não questiono sequer este estudo, porque basta estar um pouco informado para ver que já existiam centenas de estudos que indicavam isto, este final por parte da OMS já vem é muito tarde.

Ainda gostava de ver uma analise dessas, deve ser daquelas em que colocam todos os passos do fabrico do hibrido e no caso do diesel ele nasceu no stand, tal como os combustiveis, a electricidade também tem alguma poluição associada, já os combustiveis fosseis nascem nas bombas de gasolina.

Eu vi isso aqui no fórum, é uma questão de pesquisar

Se o estudo bate certo, paises sem diesel não tem tanto cancro como os paises com diesel..... mas até parece que não é assim.....

Penso que uma ciencia como a epidemologia não se resume a conclusões como queres parecer, acho que exige um pouco mais do que isso.[:D]

Basta saber de que quantidades estamos a falar. Porque o fumo expelido por uma auto betoneira com 20 anos não tem nada a ver com as emissões do novo 1.5dci do Clio.

É verdade, no entanto nota-se bem a diferença entre um otto e diesel novos.
Quem anda muito de mota como eu sente bem isso!

FAP e EGR. Não tenho dúvidas que quando dão problemas (normalmente é sempre uma questão de tempo nestes componentes:sh)) a maior parte das pessoas manda tirar e/ou anular.

Esses estudos devem ter o seu fundamento, não acredito que a OMS fosse lançar uma notícia dessas (considerando os efeitos que tem no mercado) baseada somente em suposições. Agora uma coisa é certa, não me acredito que existam dados estatísticos suficientes ou correlação directa provada entre a inalação de fumos dos motores diesel e a inevitabilidade do cancro se manifestar. Além disso a inalação destes fumos acaba por ser tão mau como qualquer fumador (seja passivo ou activo), ou apreciador nato de charcutaria fumada por exemplo.

No entanto parece-me evidente que os casos de cancro têm vindo a aumentar gradualmente, isso a meu ver é consequência de um conjunto enorme de factores que acaba por se resumir a estilos de vida que mudaram imenso ao longo dos anos. Hoje em dia estamos muito mais expostos a produtos potencialmente cancerígenos do que há uns 20 anos atrás por exemplo.

Em jeito de conclusão, os fumos dos motores ciclo diesel são cancerígenos ou mais cancerígenos comparativamente a os resultantes de motores otto?! Sem dúvida, mas será que isso é relevante?! Não acredito muito.
Agora se a industria automóvel conseguir rumar no sentido de cada vez mais haver opções válidas em detrimento dos motores diesel para mim só temos a ganhar todos!!! Sejamos nós fãs de diesel ou de otto ou de outra fonte de energia qualquer!
A minha preferência pessoal?! Motores otto por vários motivos! Mas nunca foi isso que determinou a decisão da motorização a escolher, o que determina essa opção é logicamente os custos do combustível, manutenção, preço de aquisição, relação custo/benefício/performance, etc. . . .

Além disso a inalação destes fumos acaba por ser tão mau como qualquer fumador (seja passivo ou activo), ou apreciador nato de charcutaria fumada por exemplo.

Exactamente isso que foi determinado agora, pois podes ler nessas noticias que em 1988 os diesel estavam na 2ªclasse de poluentes, agora passaram para a 1ª, onde está incluido o tabaco também, ou seja, tal como fizeram com o tabaco e criaram uma serie de restrições, o mesmo deverá acontecer com o diesel.

Voltar
Superior