Esses estudos devem ter o seu fundamento, não acredito que a OMS fosse lançar uma notícia dessas (considerando os efeitos que tem no mercado) baseada somente em suposições. Agora uma coisa é certa, não me acredito que existam dados estatísticos suficientes ou correlação directa provada entre a inalação de fumos dos motores diesel e a inevitabilidade do cancro se manifestar. Além disso a inalação destes fumos acaba por ser tão mau como qualquer fumador (seja passivo ou activo), ou apreciador nato de charcutaria fumada por exemplo.
No entanto parece-me evidente que os casos de cancro têm vindo a aumentar gradualmente, isso a meu ver é consequência de um conjunto enorme de factores que acaba por se resumir a estilos de vida que mudaram imenso ao longo dos anos. Hoje em dia estamos muito mais expostos a produtos potencialmente cancerígenos do que há uns 20 anos atrás por exemplo.
Em jeito de conclusão, os fumos dos motores ciclo diesel são cancerígenos ou mais cancerígenos comparativamente a os resultantes de motores otto?! Sem dúvida, mas será que isso é relevante?! Não acredito muito.
Agora se a industria automóvel conseguir rumar no sentido de cada vez mais haver opções válidas em detrimento dos motores diesel para mim só temos a ganhar todos!!! Sejamos nós fãs de diesel ou de otto ou de outra fonte de energia qualquer!
A minha preferência pessoal?! Motores otto por vários motivos! Mas nunca foi isso que determinou a decisão da motorização a escolher, o que determina essa opção é logicamente os custos do combustível, manutenção, preço de aquisição, relação custo/benefício/performance, etc. . . .