O "arrependimento" GPL

És retrogrado sim, porque tens um preconceito tremendo e nem dás hipótese.
Para ti o GPL é uma coisa inconcebível.
E ser retrogado não é uma palavra minha para querer dizer ignorante.
Retrogrado é mesmo retrogrado; e uma pessoa retrograda até pode ser bem culta e não ter nada de ignorante.

E não tentes tácticas políticas de que TODA a gente que tem um carro a GPL acha que é esperto, que fez bem, que os outros estão errados ou são burros.
Tentas com essa táctica extremar posições, cativar "aliados" para uma "guerra". Evidente que recrutarás malta de gasóleos, o costume...
Se descambar o provável é já nem estares mais no tópico. Enfim.

Mas como é claro que cada pessoa que tem GPL é uma pessoa, a começar logo por mim, pois está escrito várias vezes pelo fórum todo que excluo o GPL logo em 3 situações claras:
- Ser do Interior;
- Ser "Menina";
- Ter necessidade de parquear em locais proíbidos a GPL (Esta poderá mudar).

As pessoas não fazem só o que lhes parece melhor, mas também por vezes o que é mesmo melhor.

Caro gtabarth: vou-te responder a ti porque me parece q até és uma pessoa coerente independentemente de gostares de x, y ou z.

As coisas são assim: tu achas q ALGUÉM daqui tem "ódio" a um combustível? [:D] Odiar um combustível é tão producente como odiar uma carica ou uns cordões duns sapatos.
Puxa lá pela cabeça... porque será q algumas pessoas daqui parece q "são do contra"?

Não é o meu caso, e caso até tenhas reparado, já várias vezes tentei recolher informações reais acerca do GPL porque comprar um carro a GPL está realmente nos meus horizontes, mas verdade seja dita só tu uma vez e o rca33 me ajudaram. O resto é publicidade escandalosa e irrealista acerca do GPL.

Quando eu vou ao DB dos carros a GPL ou aqui nos tópicos e só vejo modelos e mais a GPL, q porra é q isso ajuda a alguém??

Quando se diz os diesel avariam a torto e a direito, q só os diesel é q vão desvalorizar, q o GPL nunca vai subir, q é baratinho baratinho (como se os cada vez mais raros 0,65€ fossem universais) e o malvado do diesel está quase a 1,50€ em todas as bombas, quando se ocultam os verdadeiros consumos do GPL em relação à gasolina, quando se esconde o facto de haver muitos sítios de Portugal q não têm bombas num raio de muitos kms e quando existem o GPL custa 0,80€ o litro, quando se oculta q além do GPL o carro consome gasolina nos primeiros kms (gasolina q também se paga e tem de entrar nas contas) entre muitas coisas, as pessoas começam a encher o saco. Porque se não existe NADA perfeito à face da Terra como é q o GPL o é? O diesel é uma bosta (e eu tenho um carro a diesel e reconheço isso), a gasolina idem aspas aspas, só o GPL é q parece q não...

Para mim quem oculta estes pormenores q referi (entre outros) não pode ser honesto. Porque se aqui nos tentamos ajudar uns aos outros (até porque a vida não está fácil) seria de bom tom e eticamente correcto avisar os interessados do GPL q podem haver contrapartidas e q nem tudo são as rosas q se pintam aqui. Noutro tópico já referi isso (e como resposta levo com links e fotografias de Audis, Mercedes e sei lá q mais a GPL), o rca33 já referiu isso também, mas continua-se no mesmo: o GPL é uma religião e quem não adere é parvo. Tu podes não ter essa percepção, mas para quem está de fora é precisamente essa ideia q passa. E, e volto a referir, fala uma pessoa q está SERIAMENTE inclinada a comprar o próximo carro a GPL.

Em relação a não se poder criticar sem ter (e isto não é para ti): por favor, deixemo-nos de infantilidades. Como se toda a gente q aqui critica carros, modos de vida, etc, tivesse experimentado tudo o q critica. É verdade q existem mitos parvos e irracionais contra o GPL (tipo não é seguro ou perde potência), mas há contas e números q não enganam e dependendo dos casos o GPL pode não ser assim tão rentável ou mesmo mais económico em relação ao diesel. Dependem n factores, e pela milésima vez vou-me repetir: cada caso é um caso e há q analisar todos os factores ao fazer as contas, sem religiões nem dogmas.

Quando se diz os diesel avariam a torto e a direito, q só os diesel é q vão desvalorizar, q o GPL nunca vai subir, q é baratinho baratinho (como se os cada vez mais raros 0,65€ fossem universais) e o malvado do diesel está quase a 1,50€ em todas as bombas, quando se ocultam os verdadeiros consumos do GPL em relação à gasolina, quando se esconde o facto de haver muitos sítios de Portugal q não têm bombas num raio de muitos kms e quando existem o GPL custa 0,80€ o litro, quando se oculta q além do GPL o carro consome gasolina nos primeiros kms (gasolina q também se paga e tem de entrar nas contas) entre muitas coisas, as pessoas começam a encher o saco. Porque se não existe NADA perfeito à face da Terra como é q o GPL o é? O diesel é uma bosta (e eu tenho um carro a diesel e reconheço isso), a gasolina idem aspas aspas, só o GPL é q parece q não...

Ninguém está a dizer que o GPL seja uma religião ou que seja perfeito. É somente um combustível com vantagens e inconvenientes. No meu caso:

(1) Abastecimento não é problema nos meus percursos normais; tenho, no mínimo, 5 bombas à disposição, tudo a um raio de 2KM.

(2) Existem modelos matemáticos muito sofisticados feitos por utilizadores do forum da concorrência que têm todos os elementos em consideração: consumos reais, variação do preço dos combustíveis, necessidade de injectar 1L de gasolina de X em X KM, etc. E a realidade é que, ainda assim, é unânime que compensa largamente em comparação com um diesel de potência semelhante por causa da carga fiscal. Basta ir ao spritmonitor e ver os consumos médios para compreender isso.

(3) O GPL pode estar a €0.80 mas o diesel está a €1,45 logo a recuperação do investimento nestes carros torna-se ainda mais lenta.

(4) Em questão de "problemas", o diesel/GPL não oferece amostras significativas para podermos tirar conclusões seguras. Depende muito dos veículos, anos, condutores, instaladores.....todos estes elementos inviabilizam qualquer conclusão minimanente plausível.

(4) O que me deixa atrás é mesmo a questão da desvalorização pois tenho um carro com quase 3 anos e tenho medo de perder a poupança realizada na altura da troca. Não quero manter o carro 15 anos pelo que tenho que pensar bem na questão da instalação.

, mas continua-se no mesmo: o GPL é uma religião e quem não adere é parvo. Tu podes não ter essa percepção, mas para quem está de fora é precisamente essa ideia q passa.

Todo o post estava bem, mas saliento esta parte, que aliás já tinha referido.

O que te faz comichão apenas a ti diz respeito.

Vires para um forum tratar as pessoas desta maneira resulta em zero.

Achas que assim alguem te leva a serio?
Achas que o Motronic te leva a serio?
Achas que a falar desta maneira com as pessoas faz com que tenhas razão?
Achas que vir para um forum onde ng te conhece mandar bocas do género
tem muita piada? é que sinseramente, não tem piada alguma. Se calhar os teus amigos acham piada.. porque nao vais ter com eles?

O respeito é algo que se merece, e pelos vistos não tens intensão de o receber.

Todos os meses aparece aqui um campeão como tu, são todos os maiores, passado um mês são banidos, depois voltam, depois são banidos, e no meio disto tudo sabes quem é que se lembra deles? ninguém.

Se quiseres mantem essa postura triste, vais seguir o mesmo caminho que todos os iguais que vieram antes de ti seguiram.

Se tudo isto te é indiferente, então para quê perder tempo aqui? vai ter com os teus amigos que te aturam e seremos todos mais felizes. [;)]
Ou então não vás, ninguém quer saber disso para nada. Faz o que entenderes, ninguém te dará importancia.

Abraço

P.S.: Nesta altura ja o user desapareceu deste topico, mas espero que tenha mantido o seu carro e que o coloque a GPL, pois esse motor é uma pena desperdiçar.

Grande post WM, realmente é lamentável certas pessoas registarem-se aqui no fórum sempre com nicks diferentes só para virem fazer cenas destas. Desta vez até afirmou que a estadia seria breve, ou seja, alguém que se dá ao trabalho de se registar só para vir atear a fogueira. É triste mas infelizmente há quem ocupe o seu tempo com as coisas mais estranhas como foi neste caso e noutros que se têm sucedido :sh)

Claro que digo!

Uma Audi S2 Avant tinha cerca de 265cv porque era o limite dos injectores do GPL [:D]

Entretanto está a meio de um rebuild, para um projecto sleeper family car GPL Power[;)]

Depois tens de mostrar o resultado final para a malta se babar, sempre acompanhei o DB da tua S2 no forum Autogas e anseio por novidades! [:p][:p]

Ninguém está a dizer que o GPL seja uma religião ou que seja perfeito. É somente um combustível com vantagens e inconvenientes. No meu caso:

(1) Abastecimento não é problema nos meus percursos normais; tenho, no mínimo, 5 bombas à disposição, tudo a um raio de 2KM.

(2) Existem modelos matemáticos muito sofisticados feitos por utilizadores do forum da concorrência que têm todos os elementos em consideração: consumos reais, variação do preço dos combustíveis, necessidade de injectar 1L de gasolina de X em X KM, etc. E a realidade é que, ainda assim, é unânime que compensa largamente em comparação com um diesel de potência semelhante por causa da carga fiscal. Basta ir ao spritmonitor e ver os consumos médios para compreender isso.

(3) O GPL pode estar a €0.80 mas o diesel está a €1,45 logo a recuperação do investimento nestes carros torna-se ainda mais lenta.

(4) Em questão de "problemas", o diesel/GPL não oferece amostras significativas para podermos tirar conclusões seguras. Depende muito dos veículos, anos, condutores, instaladores.....todos estes elementos inviabilizam qualquer conclusão minimanente plausível.

(4) O que me deixa atrás é mesmo a questão da desvalorização pois tenho um carro com quase 3 anos e tenho medo de perder a poupança realizada na altura da troca. Não quero manter o carro 15 anos pelo que tenho que pensar bem na questão da instalação.

Como já disse, cada caso é um caso. Há pouco tempo pus gasóleo a 1,329€ enquanto o posto de GPL mais barato q tenho perto de casa ultrapassa os 0,825€. Lá está, cada caso é um caso...

Depois tens o caso de Beja q nem um posto de combustível tem em toda a cidade (pelo menos não aparece online) e em todo o distrito o mais barato q existe é a 0,825€...

Como já disse, cada caso é um caso. Há pouco tempo pus gasóleo a 1,329€ enquanto o posto de GPL mais barato q tenho perto de casa ultrapassa os 0,825€. Lá está, cada caso é um caso...

Depois tens o caso de Beja q nem um posto de combustível tem em toda a cidade (pelo menos não aparece online) e em todo o distrito o mais barato q existe é a 0,825€...

Onde é que o meu colega forista arranjou gasóleo a €1,32? O mais barato que tenho visto ronda os €1.41.

Mais: se quisesse podia meter gasolina €0.10 mais barata (cerca de €1.50) mas são combustíveis de marca branca que se vendem em Gaia, no antigo Carrefour. E sei, por experiência própria, que o rendimento destes combustíveis é menor; com €30 faço os mesmos KM do que com €20.

O exemplo anterior demonstra que mais barato não implica necessariamente maior poupança. A minha questão sobre o GPL anda em torno do mesmo: já sei que em termos estritamente financeiros de custo de combustível por cada 100KM, posso recuperar o investimento em pouco mais de 1 ano; a minha questão ronda os factores menos evidentes que também têm que ser levados à equação.

Já agora por curiosidade qual a legislação portuguesa que proíbe a instalação de sistemas de injecção líquida?

Oh CJR, eu também já tive 4 carros a gasóleo.

E tenho GPL num carro, depois tenho mais 2 a gasolina.

O GPL não é "bom" nem é "mau", é muitas vezes a última hipótese que as pessoas têm de poderem usar um carro.

Epá, eu não utilizo um carro diáriamente a 100 € o depósito, no dia que isso assim acontecer, não uso carro, só esporádicamente.
E por isso o GPL foi a hipótese que tive 3 anos atrás, senão :sh)

Quanto ao modelo matemático.
Eu criei um Excel, mas só se a pessoa estiver ao meu lado é que consigo explicar aquelas colunas todas.
Básicamente eu até conto com 4 cêntimos de desconto que teria na gasolina pelo ACP.
Até os 20 kms de ida ao Instalador + os feitos na afinação de estrada que fiz até hoje contabilizei.
No dia em que chegar a 0, começo a acumular na mesma folha GANHOS.

E no dia que chegar a 0 o sistema GPL cumpriu a sua missão, pois não alterou nada a minha relação com o carro.

Nota: se não tivesse convertido o carro a GPL, não poderia ter ido ao encontro AH de Fátima por exemplo.
É só metade da despesa [;)]

Grande post WM, realmente é lamentável certas pessoas registarem-se aqui no fórum sempre com nicks diferentes só para virem fazer cenas destas. Desta vez até afirmou que a estadia seria breve, ou seja, alguém que se dá ao trabalho de se registar só para vir atear a fogueira. É triste mas infelizmente há quem ocupe o seu tempo com as coisas mais estranhas como foi neste caso e noutros que se têm sucedido :sh)

Esse clone já conhecia bem este tópico. [;)]
Foi criado para dizer asneiras sem queimar o "user mãe". :sh)
Um dos objectivos também foi ver se o Motronic se exaltava e era banido, pois já tem 4 pontos. [;)]

Eu que sou apenas um user de participação "média" deste fórum, já topo estes clones à distância... e ao que vêm. [:D]

Onde é que o meu colega forista arranjou gasóleo a €1,32? O mais barato que tenho visto ronda os €1.41.

Posto​
Tipo​
Município​
Preço​
Marca​
Actualizado​

INTERMARCHE ALCOCHETE​
Área comercial​
Alcochete​
1.329€​
INTERMARCHÉ​
2011-03-10​

JUMBO PALMELA​
Área comercial​
Palmela​
1.335€​
JUMBO​
2011-04-14​

JUMBO SETÚBAL​
Área comercial​
Setúbal​
1.335€​
JUMBO​
2011-04-14​

ESTAÇÃO DE SERVIÇO CENTRAL, LDA.​
Outro​
Setúbal​
1.345€​
GALP​
2011-04-13​

JUMBO COINA​
Área comercial​
Barreiro​
1.349€​
JUMBO​
2011-04-12​

Enchi a última vez há cerca de 2 semanas. Se entretanto aumentou não te posso confirmar, mas mesmo assim o mais "caro" está a menos de 1,35€. [;)]

eu já respondi varias vezes a este topico, continuo na minha, uso o combustivel que me é mais barato, ou melhor, que me fica mais barato por cada 100km, tenho um carro super economico a diesel, (307 BK 1.4 HDI) e o honda civic 1.8 a GPL desde os 0 km, comprado para o efeito de o usar sempre a GPL, sou vendedor, e faço a zona centro e sul, (de Pombal até ao algarve, por norma pela zona centro atesto a 0,67€, no algarve consigo atestar a 0,65€, gasto ester 9 litros de GPL e os 11, dependendo de andar a pastar a vaca ou a fundo...(mais de 160kmh...), andando a poupar nos 2 (diesel e GPL), tenho 5,2 litros de gasol e 9 de GPL, poupo +-1 € no GPL, a andar depressa poupo +-2€, quando o GPL subir muito ou a diesel descer passo a andar mais a gazol... em dois anos e meio tenho 131.600km no honda a gpl, e 134.000 km na peugeot a diesel em 8 anos...

PS: só ando a GPL pelos custos, não sou cego nem defensor do GPL, enquanto me compensar uso-o, se deixar de compensar sou o 1º a deixa-lo de parte.

Última edição:
Esse clone já conhecia bem este tópico. [;)]
Foi criado para dizer asneiras sem queimar o "user mãe". :sh)
Um dos objectivos também foi ver se o Motronic se exaltava e era banido, pois já tem 4 pontos. [;)]

Eu que sou apenas um user de participação "média" deste fórum, já topo estes clones à distância... e ao que vêm. [:D]

Infelizmente há quem opte por criar um "clone" para poder vir aqui insultar as pessoas. Algo que não poderia fazer quando usa o seu nick original.
É algo no mínimo doentio mas só não os topa quem não quer. Registo de Abril de 2011 e vem única e simplesmente postar neste tópico? À confiança? Motronic, usa a blacklist e não te chateies...

Por favor...é precisa muita azia para alguém se dar ao trabalho de se registar só para vir aqui fazer isto. Em todos os tópicos deste género surgem os clones, tal como se criam tópicos gasóleo vs GPL ou VW vs Alfa Romeo. Há quem goste de ver a casa a arder :sh)

Infelizmente há quem opte por criar um "clone" para poder vir aqui insultar as pessoas. Algo que não poderia fazer quando usa o seu nick original.
É algo no mínimo doentio mas só não os topa quem não quer. Registo de Abril de 2011 e vem única e simplesmente postar neste tópico? À confiança? Motronic, usa a blacklist e não te chateies...

Por favor...é precisa muita azia para alguém se dar ao trabalho de se registar só para vir aqui fazer isto. Em todos os tópicos deste género surgem os clones, tal como se criam tópicos gasóleo vs GPL ou VW vs Alfa Romeo. Há quem goste de ver a casa a arder :sh)

Quanto mais importancia se der aos clones pior é, quem anda aqui ha algum tempo ja os conhece de longe.

É como o outro diz, é passar a frente [;)]

Caro gtabarth: vou-te responder a ti porque me parece q até és uma pessoa coerente independentemente de gostares de x, y ou z.

As coisas são assim: tu achas q ALGUÉM daqui tem "ódio" a um combustível? [:D] Odiar um combustível é tão producente como odiar uma carica ou uns cordões duns sapatos.
Puxa lá pela cabeça... porque será q algumas pessoas daqui parece q "são do contra"?

Não é o meu caso, e caso até tenhas reparado, já várias vezes tentei recolher informações reais acerca do GPL porque comprar um carro a GPL está realmente nos meus horizontes, mas verdade seja dita só tu uma vez e o rca33 me ajudaram. O resto é publicidade escandalosa e irrealista acerca do GPL.

Quando eu vou ao DB dos carros a GPL ou aqui nos tópicos e só vejo modelos e mais a GPL, q porra é q isso ajuda a alguém??

Para mim quem oculta estes pormenores q referi (entre outros) não pode ser honesto. Porque se aqui nos tentamos ajudar uns aos outros (até porque a vida não está fácil) seria de bom tom e eticamente correcto avisar os interessados do GPL q podem haver contrapartidas e q nem tudo são as rosas q se pintam aqui. Noutro tópico já referi isso (e como resposta levo com links e fotografias de Audis, Mercedes e sei lá q mais a GPL), o rca33 já referiu isso também, mas continua-se no mesmo: o GPL é uma religião e quem não adere é parvo. Tu podes não ter essa percepção, mas para quem está de fora é precisamente essa ideia q passa. E, e volto a referir, fala uma pessoa q está SERIAMENTE inclinada a comprar o próximo carro a GPL.

Em relação a não se poder criticar sem ter (e isto não é para ti): por favor, deixemo-nos de infantilidades. Como se toda a gente q aqui critica carros, modos de vida, etc, tivesse experimentado tudo o q critica. É verdade q existem mitos parvos e irracionais contra o GPL (tipo não é seguro ou perde potência), mas há contas e números q não enganam e dependendo dos casos o GPL pode não ser assim tão rentável ou mesmo mais económico em relação ao diesel. Dependem n factores, e pela milésima vez vou-me repetir: cada caso é um caso e há q analisar todos os factores ao fazer as contas, sem religiões nem dogmas.

[url=http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=479477]ACP teme danos irreparáveis com directiva comunitária sobre combustíveis- Empresas - Jornal de negócios online UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN[/URL]

Já sabia há uns tempos que este agravamento no preço do gasóleo ia surgir mas continuavam a insistir que é a opção "racional" a longo prazo. Caríssimos, no cenário actual não dá para sonhar que veículo x vai ter uma retoma maravilhosa daqui a 10 anos ou que o combustível que usa vai sempre ser barato. Eu acredito no caso do GPL porque de facto é menos poluente (protegido pela UE) e tem menos emissões de CO2 por litro queimado. Se pode subir no futuro? Claro que pode. Se vai continuar a compensar face à gasolina e gasóleo? Acredito sinceramente que sim. E cada vez mais.
Ora adivinha lá qual é o combustível com menores emissões de CO2 por litro queimado. Até agora o cálculo era feito com base nos consumos homologados pelas marcas (que beneficiou muito os diesel e prejudicou os otto, nem ligavam se era a GPL ou a gasolina).
Agora vai entrar ao barulho a questão de emissões por litro, portanto o cenário vai mudar muito em breve e a gasolina vai recuperar algum terreno já que representa actualmente apenas 28% do parque automóvel português.

Última edição:
É mesmo do parque total. Diesel 70%, gasolina 28% e Bifuel e híbridos 2% :sh)

ACP diz que aumentar impostos nos combustíveis diesel causa danos irreparáveis à economia

Evidentemente que é preciso dividir o preço do gasóleo: profissional quase sem impostos e normal. E neste que têm que carregar.

Num país de vigarístas e Xuxas evidente que não vai ser fácil controlar o profissional mesmo, mas com vontade acho que é possível.

Táxis, Autocarros, Transportes, etc...
Agora é preciso é que um Furgão Iveco ou Sprinter não esteja a encher bidões para além do depósito.

Claro que vai haver gente a roubar do próprio depósito para andar em ligeiros passageiros de turismo... mas sei lá... será possível um reembolso?? Uns limites??

Evidentemente que é preciso dividir o preço do gasóleo: profissional quase sem impostos e normal. E neste que têm que carregar.

Num país de vigarístas e Xuxas evidente que não vai ser fácil controlar o profissional mesmo, mas com vontade acho que é possível.

Táxis, Autocarros, Transportes, etc...
Agora é preciso é que um Furgão Iveco ou Sprinter não esteja a encher bidões para além do depósito.

Claro que vai haver gente a roubar do próprio depósito para andar em ligeiros passageiros de turismo... mas sei lá... será possível um reembolso?? Uns limites??

Esse problema até se resolveria (em parte) se fosse usado um corante no diesel profissional em conjunto com multas pesadíssimas a quem prevaricasse. Se a polícia mandasse parar, bastava testar o combustível.

Voltar
Superior