O "arrependimento" GPL

Não entendo como é que o pessoal do GPL ainda se importa... don't feed the trolls! [;)]
E façam o favor de não andarem com o colante na traseira, metam-no no vidro da frente - ou muito me engano ou a legislação só diz que tem que estar visível de fora - e estacionem nos subterrâneos quando bem quiserem.
Curtam mas é o gás pá. ^^
Um abraço gaseificado para todos os kamikazes - se o pessoal o diz é porque é verdade. LOL

Última edição:
Já tive vários carros a GPL (mantenho ainda um), e do ponto de vista do utilizador, as desvantagens são:

- proibição de estacionar em parques cobertos (mesmo sem autocolante não convém estacionar pois a multa é pesadota)
- baixa autonomia comparado com os Diesel, a não ser num carro que tenha já muito baixos consumos a gasolina e que tenha um depósito de GPL bem grande
- Devido à baixa autonomia, visitas mais regulares à bomba
- Abastecimento demorado e regra geral, em bombas não tão "confortáveis" como os restantes combustiveis (sem proteção para chuva, distantes do pagamento, sem iluminação eficiente)
- Roubo de espaço da mala ou do pneu suplente
- Mais um sistema para "aturar" ao nivel de manutenção e avarias
- Mais uma oficina para "aturar"
- Aturar as manias das oficinas e mecanicos "comuns" face aos sistemas GPL
- Mais um sistema a introduzir possibilidade de falha na mecânica do automóvel, ou seja, aumento da probabilidade de avaria
- Maior exigência de certos componentes da viatura, levando a superior custos de manutenção com estes.

apr:) apr:) apr:) apr:)

No ano passado tive um pequeno problema no relantim e acabei por gastar estupidamente quase meia centena de euros.
Basicamente, o instalador disse que tinha de fazer a afinação das válvulas e recomendou que o fizesse na Toyota. Na oficina da Toyota, antes de fazerem o serviço, tentaram ao máximo convencer-me a não fazer o serviço. Acabei por colocar ambas as oficinas em contacto directo e os do GPL lá convenceram a oficina da marca.

Resumindo e concluindo: o problema não estava na possível folga das válvulas e lá foram 450€ para o lixo [8b]

Não entendo como é que o pessoal do GPL ainda se importa... don't feed the trolls! [;)]
E façam o favor de não andarem com o colante na traseira, metam-no no vidro da frente - ou muito me engano ou a legislação só diz que tem que estar visível de fora - e estacionem nos subterrâneos quando bem quiserem.
Curtam mas é o gás pá. ^^
Desculpa lá, mas isso não faz o menor sentido!

Em primeiro lugar, a legislação ainda exige o autocolante na traseira.

Em segundo lugar, ao colocar no vidro da frente, estás na mesma a denunciar o carro, pelo que estacionar nos parques subterrâneos dessa forma não é muito inteligente.[:p]

Há muitos que colocam o "tó" por cima do tablier, em baixo dos selos do carro [;)]
A esses, podemos chamar, "tótós"![:D][:D][:D]

É que, não contentes em se sujeitar às restrições impostas pela legislação em vigor, ainda inventam localizações para o "tó", encontrando-se tão ilegais como quem opta por o subtrair por completo.[:p]

Há muitos que colocam o "tó" por cima do tablier, em baixo dos selos do carro [;)]
[;)]

Vou copiar para aqui a legislação actual sobre o colante:

5252 - Diário da República, 1.a série—N.o 143—26 de Julho de 2006

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

Decreto-Lei n.o 136/2006 de 26 de Julho​

Artigo 9.o​

Identificação dos automóveis que utilizam GPL​

Os automóveis que utilizam GPL como combustível
devem exibir de modo visível um dístico identificador,
nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
dos Ministros da Administração Interna e da Economia​
e da Inovação.

Fonte - perdi-a.
Basta colarem com aspas parte do texto no Google que encontram-na.

^^

Em segundo lugar, ao colocar no vidro da frente, estás na mesma a denunciar o carro, pelo que estacionar nos parques subterrâneos dessa forma não é muito inteligente.[:p]

É que, não contentes em se sujeitar às restrições impostas pela legislação em vigor, ainda inventam localizações para o "tó", encontrando-se tão ilegais como quem opta por o subtrair por completo.[:p]
Gostava que me encontrassem o artigo onde diz que o colante tem que estar na traseira.
Não há, logo está legal esteja em que sítio estiver desde que seja visível de fora!
Para estacionar em parques tira-se-o à entrada. :P

Mas neste caso em q testei o carro pessoalmente, conduzi antes e depois, e notei uma clara falta de potencia depois de ele ter posto a GPL, parece q o carro ficou apatico, já nao dava aqueles esticoes ao meter prego a fundo!

Talvez tenha sido mal instalado como dizes, mas se fosse meu o SLK eu nunca lhe metia GPL, principalmente pq é um carro de lazer e nao para levar diariamente pro trabalho logo não compensa!

Se o carro do teu colega está mesmo assim como relatas a culpa quase de certeza nem sequer é da instalação do sistema em si. É sim do instalador não ter tido trabalho em configurar os tempos de injecção e quantidade de GPL debitado para as várias rotações. Depois também joga com a lambda para achar a melhor mistura, a configuração dos parâmetros da centralina do GPL é praticamente tudo em termos de performance. Ele pagou para lhe meterem um depósito e uns tubos no carro ou para que lhe fizessem o serviço completo com afinação incluída?
Ele que gaste uma ida ao instalador para que ele lhe faça isso, é obrigação dele que o carro fique a andar igual a gás e a gasolina.
Uma pessoa quando converte o carro tem garantia de 2 ou 3 anos consoante o instalador e essa garantia aplica-se a que o carro fique a 100%. Se não confia nesse instalador diz aqui a zona em que ele mora e a malta aconselha-o a ir fazer uma afinação a um instalador que perceba da poda, por uns 30€ no máximo faz-lhe o serviço e fica com outro carro imediatamente em termos de performance.
Se era comigo...ele anda assim com o carro porque quer e não imaginas os SLK que já vi a GPL a "bombar". Um até era "carro de empresa" e apesar dos 300 000kms era sempre na tábua [;)]

[:D]

Vou-lhe dizer, pq ele ficou logo a pensar q era culpa do GPL, e q era assim com todos, e eu tambem pensei isso, pq não estou muito dentro do assunto.

vivemos no algarve aqui não existe grande oferta nesta area, ate para abastecer a GPL as opçao sao reduzidas.

ps: penso q ele ate ja meteu o carro à venda!

Metias um SLK de passeio a GPL tendo um outro carro de trabalho? acho q não compensa, olha só a chatice de não se poder estancionar na garagem do predio ou dos shoppings.

A questão é que não teria outro carro![;)]

E volto a dizer que só tem problemas de estacionamento se andar com o autocolante atrelado.[:p]

Falta esclarecer esta parte: "nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
dos Ministros da Administração Interna e da Economiae da Inovação."
Man, eu não tenho problemas em dar o braço a torcer se estiver errado, ao contrário da maioria das pessoas - ele não cai por isso. :D
Mas então - e agora não estou a ser irónico, sarcástico, etc - quota-me aí legislação que diga que o colante tem que estar na traseira.

Man, eu não tenho problemas em dar o braço a torcer se estiver errado, ao contrário da maioria das pessoas - ele não cai por isso. :D
Mas então - e agora não estou a ser irónico, sarcástico, etc - quota-me aí legislação que diga que o colante tem que estar na traseira.
Man?

Não sei, nem me interessa, pois não faço a menor tenção de cumprir disposições disparatadas e desprovidas de fundamento.:rolleyes:

O D/L faz uma referência muito vaga. É procurá-la se estás de facto interessado em ser esclarecido.[;)]

Man?

Não sei, nem me interessa, pois não faço a menor tenção de cumprir disposições disparatadas e desprovidas de fundamento.:rolleyes:

O D/L faz uma referência muito vaga. É procurá-la se estás de facto interessado em ser esclarecido.[;)]
Yô. :D
Quéque isto significa?

Acho é que falaste sem saber e não o queres assumir. :P
Pergunta terra-a-terra, sem qualquer ironia ou sarcasmo - o que é o D/L?

Tu afirmaste que a lei exige o colante na traseira:

... eu pedi uma coisa qualquer onde isso dissesse:

Gostava que me encontrassem o artigo onde diz que o colante tem que estar na traseira.
Não há, logo está legal esteja em que sítio estiver desde que seja visível de fora!
Para estacionar em parques tira-se-o à entrada. :P

... e tu puseste-te a enrolar:

Man?

Assim não dá pa falar pá.

Última edição:
Voltar
Superior