Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Deixem estar o imposto do gasóleo, baixem-no até.
Metam é o da gasolina igual!
Esse problema até se resolveria (em parte) se fosse usado um corante no diesel profissional em conjunto com multas pesadíssimas a quem prevaricasse. Se a polícia mandasse parar, bastava testar o combustível.
[url=http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=479477]ACP teme danos irreparáveis com directiva comunitária sobre combustíveis- Empresas - Jornal de negócios online UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN[/URL]
Já sabia há uns tempos que este agravamento no preço do gasóleo ia surgir mas continuavam a insistir que é a opção "racional" a longo prazo. Caríssimos, no cenário actual não dá para sonhar que veículo x vai ter uma retoma maravilhosa daqui a 10 anos ou que o combustível que usa vai sempre ser barato. Eu acredito no caso do GPL porque de facto é menos poluente (protegido pela UE) e tem menos emissões de CO2 por litro queimado. Se pode subir no futuro? Claro que pode. Se vai continuar a compensar face à gasolina e gasóleo? Acredito sinceramente que sim. E cada vez mais.
Ora adivinha lá qual é o combustível com menores emissões de CO2 por litro queimado. Até agora o cálculo era feito com base nos consumos homologados pelas marcas (que beneficiou muito os diesel e prejudicou os otto, nem ligavam se era a GPL ou a gasolina).
Agora vai entrar ao barulho a questão de emissões por litro, portanto o cenário vai mudar muito em breve e a gasolina vai recuperar algum terreno já que representa actualmente apenas 28% do parque automóvel português.
Oh CJR, eu também já tive 4 carros a gasóleo.
E tenho GPL num carro, depois tenho mais 2 a gasolina.
O GPL não é "bom" nem é "mau", é muitas vezes a última hipótese que as pessoas têm de poderem usar um carro.
Epá, eu não utilizo um carro diáriamente a 100 € o depósito, no dia que isso assim acontecer, não uso carro, só esporádicamente.
E por isso o GPL foi a hipótese que tive 3 anos atrás, senão :sh)
Quanto ao modelo matemático.
Eu criei um Excel, mas só se a pessoa estiver ao meu lado é que consigo explicar aquelas colunas todas.
Básicamente eu até conto com 4 cêntimos de desconto que teria na gasolina pelo ACP.
Até os 20 kms de ida ao Instalador + os feitos na afinação de estrada que fiz até hoje contabilizei.
No dia em que chegar a 0, começo a acumular na mesma folha GANHOS.
E no dia que chegar a 0 o sistema GPL cumpriu a sua missão, pois não alterou nada a minha relação com o carro.
Nota: se não tivesse convertido o carro a GPL, não poderia ter ido ao encontro AH de Fátima por exemplo.
É só metade da despesa []
Onde é que o meu colega forista arranjou gasóleo a €1,32? O mais barato que tenho visto ronda os €1.41.
O problema é que o pessoal que não tem carros diesel não luta por isso, mas para que o gasóleo leve a mesma carga fiscal.
ACP teme danos irreparáveis com directiva comunitária sobre combustíveis- Empresas - Jornal de negócios online UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN
Já sabia há uns tempos que este agravamento no preço do gasóleo ia surgir mas continuavam a insistir que é a opção "racional" a longo prazo. Caríssimos, no cenário actual não dá para sonhar que veículo x vai ter uma retoma maravilhosa daqui a 10 anos ou que o combustível que usa vai sempre ser barato. Eu acredito no caso do GPL porque de facto é menos poluente (protegido pela UE) e tem menos emissões de CO2 por litro queimado. Se pode subir no futuro? Claro que pode. Se vai continuar a compensar face à gasolina e gasóleo? Acredito sinceramente que sim. E cada vez mais.
Ora adivinha lá qual é o combustível com menores emissões de CO2 por litro queimado. Até agora o cálculo era feito com base nos consumos homologados pelas marcas (que beneficiou muito os diesel e prejudicou os otto, nem ligavam se era a GPL ou a gasolina).
Agora vai entrar ao barulho a questão de emissões por litro, portanto o cenário vai mudar muito em breve e a gasolina vai recuperar algum terreno já que representa actualmente apenas 28% do parque automóvel português.
Daqui a 10 anos ninguém sabe quais os combustíveis q vão subir, descer, etc, mas há uma coisa q é quase sempre certa: os preços normalmente seguem as tendências do mercado. Se o preço do gasóleo subir em flecha e, vamos pegar na hipótese, a malta começar a correr tudo para o GPL, achas mesmo q o preço do GPL se vai manter?? Os tecnocratas de Bruxelas são cães q não conhecem dono e a única coisa q querem é € e manter as dívidas baixas, seja a q preço for.
Agora vamos imaginar: o diesel em Portugal ultrapassava o preço da gasolina e:
1 - Achas q os carros a diesel continuavam a custar o mesmo, fossem novos ou usados?
2 - Confirmando-se esse caso e se a malta começasse a passar-se toda para o GPL, achas MESMO q o Estado português iria perder milhões de euros todos os dias devido ao facto de não poder cobrar o mesmo imposto q cobraria em relação ao diesel/gasolina? Sabes o q é q me diz a experiência (infelizmente...)? Bastava 2 ou 3 países apresentarem a Bruxelas a factura das perdas q passado pouco tempo lá vinha uma nova norma comunitária a subir o imposto sobre o GPL ou a deixar o imposto ao critério dos governos. E TODOS nós sabemos q quem paga são sempre os mesmos...
Depois continuas a assumir q nada evolui no sector automóvel se estas normas entrarem em vigor, como se as marcas não conseguissem espremer toda a tecnologia para fazer os motores a diesel gastarem e emitirem valores mínimos.
Mais uma vez digo, as coisas vão evoluindo e não é de um dia para o outro q o diesel vai "rebentar" nem o GPL vai ser o combustível mais utilizado, até porque isso teria efeitos catastróficos em termos económicos para muitos países, empresas, etc.
E em relação ao GPL... e vou-me repetir pela milésima vez... cada caso é um caso...
Há uma coisa q não percebo: como é q a gasolina vai recuperar algum terreno ao diesel se nos gráficos q mostras (tirando o nível Nox e PM10) as emissões a gasolina são sempre superiores ao diesel? E isto não é nenhum "picanço", é q não estou mesmo a perceber essas contas.
Para começar, os gráficos nem mostram as emissões mais gravosas: SOx. Por outro lado, se os carros a gasolina têm mais emissões em geral por quilómetro, devido ao fraco rendimento, por Litro, que é o que interessa em termos fiscais, o gasóleo emite mais CO2!Há uma coisa q não percebo: como é q a gasolina vai recuperar algum terreno ao diesel se nos gráficos q mostras (tirando o nível Nox e PM10) as emissões a gasolina são sempre superiores ao diesel? E isto não é nenhum "picanço", é q não estou mesmo a perceber essas contas.
Qualquer que seja a alteração, será SEMPRE para prejudicar o consumidor.
Comigo é diferente - eu sou o maior da minha aldeia!
E a quem pensa que assim não édigo uma coisa - "lá fora" sou exactamente a mesma pessoa crítica, inteligente e extrovertida que sou aqui, só não digo é algumas coisas infantis como aqui, mas isso é só para chatear as mentes medíocres.
A malta que pensa que sou assim porque estou atrás dum teclado pode pedir os contactos na boa e comprovar isso mesmo, ou não, in loco. []
E eu só não uso "a outra" porqueeeeee... adivinhem lá porquê.![]()
Venha agora a injecção na fase líquida![
Venha agora a injecção na fase líquida![]