O "arrependimento" GPL

Esse problema até se resolveria (em parte) se fosse usado um corante no diesel profissional em conjunto com multas pesadíssimas a quem prevaricasse. Se a polícia mandasse parar, bastava testar o combustível.

Isso já é feito no gasoleo agricula/pesca. Acho que tem cheiro e cor diferentes.

E tem sido umas das reivindicações das transportadoras. Mas o governo não aceita, com medo de ter menos dinheiro para roubar.
É tudo uma cambada de ladrões corruptos. Esse é o real problema. Não fosse a ladroagem, o egoismo a vaidade, nao havia crise no mundo. Porque infelizmente nao somos caso unico nem o pior.

[url=http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=479477]ACP teme danos irreparáveis com directiva comunitária sobre combustíveis- Empresas - Jornal de negócios online UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN[/URL]

Já sabia há uns tempos que este agravamento no preço do gasóleo ia surgir mas continuavam a insistir que é a opção "racional" a longo prazo. Caríssimos, no cenário actual não dá para sonhar que veículo x vai ter uma retoma maravilhosa daqui a 10 anos ou que o combustível que usa vai sempre ser barato. Eu acredito no caso do GPL porque de facto é menos poluente (protegido pela UE) e tem menos emissões de CO2 por litro queimado. Se pode subir no futuro? Claro que pode. Se vai continuar a compensar face à gasolina e gasóleo? Acredito sinceramente que sim. E cada vez mais.
Ora adivinha lá qual é o combustível com menores emissões de CO2 por litro queimado. Até agora o cálculo era feito com base nos consumos homologados pelas marcas (que beneficiou muito os diesel e prejudicou os otto, nem ligavam se era a GPL ou a gasolina).
Agora vai entrar ao barulho a questão de emissões por litro, portanto o cenário vai mudar muito em breve e a gasolina vai recuperar algum terreno já que representa actualmente apenas 28% do parque automóvel português.

Já tinha visto esta notícia: mais um factor a ter em conta na conversão para GPL pois, com o agravamento da tributação sobre o diesel, cada vez mais deixa de compensar! Estou quase resolvido a converter; se vier a fazer isso abro um DB.

Oh CJR, eu também já tive 4 carros a gasóleo.

E tenho GPL num carro, depois tenho mais 2 a gasolina.

O GPL não é "bom" nem é "mau", é muitas vezes a última hipótese que as pessoas têm de poderem usar um carro.

Epá, eu não utilizo um carro diáriamente a 100 € o depósito, no dia que isso assim acontecer, não uso carro, só esporádicamente.
E por isso o GPL foi a hipótese que tive 3 anos atrás, senão :sh)

Quanto ao modelo matemático.
Eu criei um Excel, mas só se a pessoa estiver ao meu lado é que consigo explicar aquelas colunas todas.
Básicamente eu até conto com 4 cêntimos de desconto que teria na gasolina pelo ACP.
Até os 20 kms de ida ao Instalador + os feitos na afinação de estrada que fiz até hoje contabilizei.
No dia em que chegar a 0, começo a acumular na mesma folha GANHOS.

E no dia que chegar a 0 o sistema GPL cumpriu a sua missão, pois não alterou nada a minha relação com o carro.

Nota: se não tivesse convertido o carro a GPL, não poderia ter ido ao encontro AH de Fátima por exemplo.
É só metade da despesa [;)]

Mas eu concordo inteiramente contigo, daí estar a ponderar comprar um carro a GPL ou convertê-lo posteriormente. [;)] Mas sempre com a convicção q nem é bom nem mau, é mais uma alternativa q pode ajudar a poupar uns trocos, isto sempre dependendo do uso q dês ao carro, onde vives, bombas disponíveis, estilo de condução, etc, etc.

O problema é que o pessoal que não tem carros diesel não luta por isso, mas para que o gasóleo leve a mesma carga fiscal.

BrunoD, o que eu ou outro qualquer pensa sobre a carga de impostos não interessa rigorosamente nada para as políticas europeias ou para a fiscalidade portuguesa. Como disse o SRLA, por mim podiam era baixar o imposto da gasolina para o nível do gasóleo, isso sim! Agora ver gente a meter o gasóleo mais caro não dá dinheiro a quem usa GPL ou gasolina. Mesmo que a opção diesel me compensasse alguma coisa face ao GPL, escolheria na mesma GPL (gasolina para mim é impossível de manter). Portanto não deito abaixo uma opção em detrimento da outra apenas com base nuns meros trocos por cada 100 kms.
Infelizmente o CO2 matou completamente os motores maiores a gasolina e neste momento vai começar a carregar nos combustíveis que emitem mais CO2 por litro queimado, com grande prejuízo para o gasóleo e vantagem para o GPL.
Algo assim:

COMPARISON-WELL-TO-WHEEL-EMISSIONS.jpg

emission.gif

Como todos comprovamos no nosso dia-a-dia, vemos que fracassaram as tentativas de equipar os veículos com sistemas antipoluição. Isto porque o catalisador tira-se fora, a EGR leva com uma junta cega, o FAP sai fora, abre-se mais o débito da bomba do gasóleo para mandar a fumarada e por aí fora. As novas leis vão no sentido de taxar tanto as emissões de CO2 por litro como em taxar o nível de poluição do combustível logo à partida antes de ser queimado. Se entra sujo não vão haver milagres, se entra algo limpo (ou pelo menos mais limpo) por muito que os habilidosos queiram poluir não vão conseguir fazê-lo da mesma forma.
A isto junta-se a criação de dependência do petróleo que o gasóleo tem representado para a Europa, com custos altíssimos principalmente para países como o nosso. Depois o mercado precisa de renovar, ou seja, quem comprou agora diesel em massa tem de ser convencido a comprar outro tipo de veículo para as marcas venderem (o lobby que levou muita gente a correr para o diesel).

É preciso ter muito cuidado e ponderar muito bem todas as alternativas, todos vemos quem nos e próximo comprar diesel só "porque sim" e "porque o vizinho tem". Cuidado porque em temos praticamente não existiam carros a gasóleo como agora estão em extinção por cá os carros a gasolina. E isto muda num instante se quem comanda esta indústria e as políticas ambientais assim o quiser.

Última edição:
ACP teme danos irreparáveis com directiva comunitária sobre combustíveis- Empresas - Jornal de negócios online UE quer nova taxa sobre o gasóleo - Bolsa - DN

Já sabia há uns tempos que este agravamento no preço do gasóleo ia surgir mas continuavam a insistir que é a opção "racional" a longo prazo. Caríssimos, no cenário actual não dá para sonhar que veículo x vai ter uma retoma maravilhosa daqui a 10 anos ou que o combustível que usa vai sempre ser barato. Eu acredito no caso do GPL porque de facto é menos poluente (protegido pela UE) e tem menos emissões de CO2 por litro queimado. Se pode subir no futuro? Claro que pode. Se vai continuar a compensar face à gasolina e gasóleo? Acredito sinceramente que sim. E cada vez mais.
Ora adivinha lá qual é o combustível com menores emissões de CO2 por litro queimado. Até agora o cálculo era feito com base nos consumos homologados pelas marcas (que beneficiou muito os diesel e prejudicou os otto, nem ligavam se era a GPL ou a gasolina).
Agora vai entrar ao barulho a questão de emissões por litro, portanto o cenário vai mudar muito em breve e a gasolina vai recuperar algum terreno já que representa actualmente apenas 28% do parque automóvel português.

Daqui a 10 anos ninguém sabe quais os combustíveis q vão subir, descer, etc, mas há uma coisa q é quase sempre certa: os preços normalmente seguem as tendências do mercado. Se o preço do gasóleo subir em flecha e, vamos pegar na hipótese, a malta começar a correr tudo para o GPL, achas mesmo q o preço do GPL se vai manter?? Os tecnocratas de Bruxelas são cães q não conhecem dono e a única coisa q querem é € e manter as dívidas baixas, seja a q preço for.

Agora vamos imaginar: o diesel em Portugal ultrapassava o preço da gasolina e:

1 - Achas q os carros a diesel continuavam a custar o mesmo, fossem novos ou usados?

2 - Confirmando-se esse caso e se a malta começasse a passar-se toda para o GPL, achas MESMO q o Estado português iria perder milhões de euros todos os dias devido ao facto de não poder cobrar o mesmo imposto q cobraria em relação ao diesel/gasolina? Sabes o q é q me diz a experiência (infelizmente...)? Bastava 2 ou 3 países apresentarem a Bruxelas a factura das perdas q passado pouco tempo lá vinha uma nova norma comunitária a subir o imposto sobre o GPL ou a deixar o imposto ao critério dos governos. E TODOS nós sabemos q quem paga são sempre os mesmos...

Depois continuas a assumir q nada evolui no sector automóvel se estas normas entrarem em vigor, como se as marcas não conseguissem espremer toda a tecnologia para fazer os motores a diesel gastarem e emitirem valores mínimos.

Mais uma vez digo, as coisas vão evoluindo e não é de um dia para o outro q o diesel vai "rebentar" nem o GPL vai ser o combustível mais utilizado, até porque isso teria efeitos catastróficos em termos económicos para muitos países, empresas, etc.

E em relação ao GPL... e vou-me repetir pela milésima vez... cada caso é um caso...

Daqui a 10 anos ninguém sabe quais os combustíveis q vão subir, descer, etc, mas há uma coisa q é quase sempre certa: os preços normalmente seguem as tendências do mercado. Se o preço do gasóleo subir em flecha e, vamos pegar na hipótese, a malta começar a correr tudo para o GPL, achas mesmo q o preço do GPL se vai manter?? Os tecnocratas de Bruxelas são cães q não conhecem dono e a única coisa q querem é € e manter as dívidas baixas, seja a q preço for.

Agora vamos imaginar: o diesel em Portugal ultrapassava o preço da gasolina e:

1 - Achas q os carros a diesel continuavam a custar o mesmo, fossem novos ou usados?

2 - Confirmando-se esse caso e se a malta começasse a passar-se toda para o GPL, achas MESMO q o Estado português iria perder milhões de euros todos os dias devido ao facto de não poder cobrar o mesmo imposto q cobraria em relação ao diesel/gasolina? Sabes o q é q me diz a experiência (infelizmente...)? Bastava 2 ou 3 países apresentarem a Bruxelas a factura das perdas q passado pouco tempo lá vinha uma nova norma comunitária a subir o imposto sobre o GPL ou a deixar o imposto ao critério dos governos. E TODOS nós sabemos q quem paga são sempre os mesmos...

Depois continuas a assumir q nada evolui no sector automóvel se estas normas entrarem em vigor, como se as marcas não conseguissem espremer toda a tecnologia para fazer os motores a diesel gastarem e emitirem valores mínimos.

Mais uma vez digo, as coisas vão evoluindo e não é de um dia para o outro q o diesel vai "rebentar" nem o GPL vai ser o combustível mais utilizado, até porque isso teria efeitos catastróficos em termos económicos para muitos países, empresas, etc.

E em relação ao GPL... e vou-me repetir pela milésima vez... cada caso é um caso...

cjr, só um louco pode vir aqui dizer que o GPL não vai subir. Da maneira que as coisas estão, obviamente que vai ter tendência a subir tal como todos os produtos.
Agora se vai continuar a compensar (e cada vez mais) monetariamente face ao gasóleo? Acredito que sim, tal como o gasóleo foi considerado e protegido como "combustível de trabalho" o cenário agora está a mudar de novo. Apesar do ISP muito mais baixo face à gasolina teve uma subida enorme ultimamente, imagina se os ISP estivessem iguais. E agora com este novo imposto que parece que vai mesmo avançar? Quem anda a gasóleo (assim como quem anda a GPL) fá-lo para poupar e o mercado da gasolina e do GPL vão ganhar cá adeptos em Portugal. Lá fora a subida tem sido enorme, só falo pelo que vou vendo noutros países onde o GPL é de facto uma alternativa de peso atrás dos "dois grandes" e nem por isso o preço subiu [;)]

Quanto à perda de receita do estado português com o uso do GPL...e como será se os carros forem todos eléctricos daqui para a frente como deseja o Sócrates? Assim nem um cêntimo ganhavam de ISP [;)]

Há uma coisa q não percebo: como é q a gasolina vai recuperar algum terreno ao diesel se nos gráficos q mostras (tirando o nível Nox e PM10) as emissões a gasolina são sempre superiores ao diesel? E isto não é nenhum "picanço", é q não estou mesmo a perceber essas contas.

Há uma coisa q não percebo: como é q a gasolina vai recuperar algum terreno ao diesel se nos gráficos q mostras (tirando o nível Nox e PM10) as emissões a gasolina são sempre superiores ao diesel? E isto não é nenhum "picanço", é q não estou mesmo a perceber essas contas.

O que vai pesar "a sério" na equação vai ser a menor emissão de CO2 por litro na gasolina vs o gasóleo. A UE neste momento só vê CO2 à frente e acredita que com base no cálculo do CO2 a partir do consumo homologado pela marca o diesel saía muito beneficiado. Na compra de carros novos e na importação tirava uns valentes trocos ao preço real dos veículos diesel. Vamos ver no que isto dá, um país com a instabilidade de Portugal neste momento vai ser carregado em termos dos combustíveis quase de certeza. É um bom mercado para irem buscar receita, a ver se o pessoal começa a optar pelos eléctricos [;)]

Para começar, os gráficos nem mostram as emissões mais gravosas: SOx. Por outro lado, se os carros a gasolina têm mais emissões em geral por quilómetro, devido ao fraco rendimento, por Litro, que é o que interessa em termos fiscais, o gasóleo emite mais CO2!:rolleyes:

Já agora, tiveste curiosidade em ver as emissões do GPL para os mesmos Otto?[;)]

Entretanto, gostava de saber de onde vem esta ideia: "Há mais de uma década que os consumidores são aconselhados a optar pelo diesel, dada a sua eficiência energética, pelo que não faz sentido vir agora penalizar quem seguiu esta recomendação."

Como é que é?! "Aconselhados" POR QUEM?!:eek:

Comigo é diferente - eu sou o maior da minha aldeia! :D
E a quem pensa que assim não é :P digo uma coisa - "lá fora" sou exactamente a mesma pessoa crítica, inteligente e extrovertida que sou aqui, só não digo é algumas coisas infantis como aqui, mas isso é só para chatear as mentes medíocres.
A malta que pensa que sou assim porque estou atrás dum teclado pode pedir os contactos na boa e comprovar isso mesmo, ou não, in loco. [;)]
E eu só não uso "a outra" porqueeeeee... adivinhem lá porquê. :D

Última edição:
Resolução da Assembleia da República n.º 90/2011
Recomenda ao Governo a criação de um regime que imponha ao
mercado de combustíveis rodoviários uma maior diversificação
na oferta, bem como a divulgação da respectiva estrutura de
preços.
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5
do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo:
a) A criação de um regime legal que imponha às petrolí-
feras a publicação online actualizada da qualidade (através
das características técnicas) e estrutura (identificando as
parcelas de refinação, transporte, armazenamento, comercialização, aditivos e outras) dos preços recomendados de
todos os combustíveis;
b) A definição de um modelo que assegure a possibilidade de livre escolha, por parte dos consumidores, às
gamas de combustíveis líquidos mais económicos, nomeadamente aos não aditivados;
c) A equiparação do modelo de utilização e licenciamento de automóveis a GPL em Portugal à dos restantes
países da Europa, nomeadamente através da eliminação
das medidas de discriminação negativa dos automóveis
movidos a GPL;

d) A aprovação urgente destas alterações legislativas.
Aprovada em 18 de Março de 2011.
O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/04/07500/0231502315.pdf

Comigo é diferente - eu sou o maior da minha aldeia! :D
E a quem pensa que assim não é :P digo uma coisa - "lá fora" sou exactamente a mesma pessoa crítica, inteligente e extrovertida que sou aqui, só não digo é algumas coisas infantis como aqui, mas isso é só para chatear as mentes medíocres.
A malta que pensa que sou assim porque estou atrás dum teclado pode pedir os contactos na boa e comprovar isso mesmo, ou não, in loco. [;)]
E eu só não uso "a outra" porqueeeeee... adivinhem lá porquê. :D

no one cares...

Venha agora a injecção na fase líquida![;)]

thermal_efficiency.gif

KW-per-RPM2_03.jpg

lpdi_DE.jpg

RTEmagicC_LPdi_links_foto3_03.JPG.jpg

In 2004, the LPG-Liquid-Inject kit was used in controlled tests to achieve 40.23% thermal efficiency in a 4.0 litre multi-point injection at 11.7:1 Compression Ratio. The heat released is directly related to the distance which can be travelled per litre of fuel. Directors believe the 40.23% thermal efficiency is a world record.

Results and diagram produced by Mr Paul Baker, a mature Ph.D. student and currently Principal Researcher on the system. Baker is a graduate engineer with extensive commercial experience and a thorough understanding of LPG and its place in vehicle fuels.

LPG-Liquid-Inject Ltd

Venha ela! [;)]

Última edição:
Voltar
Superior