O "arrependimento" GPL

Mas será que alguma vez hás-de perceber que quase ninguém anda com a treta do autocolante por causa das restrições idiotas que isso implica?:rolleyes:

Tu deves pensar que és o maiot do teu bairro.

Como diz o povo, ao menos, só se estraga uma casa![:D][:D][:D]

Deve ser isso deve.

Tenho um presentimento que a tua esposa percebe mais de carros do que tu.
Estás sempre a dizer asneiras.

Claro que só digo asneiras, tu também deves ser o maior do teu bairro.

(...) Desculpa mas as pessoas não têm a mínima vergonha de que saibam que o carro está a GPL (isto dito por alguns das grandes " bombas" que conheço. Têm sim vergonha de usarem um letreiro horrendo que já nem os carros comerciais usam hoje em dia. Coloca-te no lugar deles e diz-se se não tinha vergonha de usar um letreiro a dizer "carro a gasóleo" quando os carros a gasolina e a GPL não usavam nada. (...)

As pessoas quando compram um carro a gpl já sabem que têm de respeitar uma legislação datada (por enquanto) no que concerne a coisas como a proibição de estacionamento em parques fechados.
Se não têm o autocolante "GPL" estão simplesmente a desrespeitar a lei, devendo ser punidas em conformidade.
Se, por outro lado, têm vergonha que se veja o autocolante... têm bom remédio para acabar com essa vergonha (que quanto a mim é mais um complexo!): deixam de andar num carro a gpl.

As pessoas quando compram um carro a gpl já sabem que têm de respeitar uma legislação datada (por enquanto) no que concerne a coisas como a proibição de estacionamento em parques fechados.
Se não têm o autocolante "GPL" estão simplesmente a desrespeitar a lei, devendo ser punidas em conformidade.
Se, por outro lado, têm vergonha que se veja o autocolante... têm bom remédio para acabar com essa vergonha (que quanto a mim é mais um complexo!): deixam de andar num carro a gpl.

Eu ando com dístico no meu carro que está a GPL e queria fazer-te uma pergunta:

por tua vontade nos carros a GPL deve continuar a lei de usar dístico ou devem passar a não ter distíco?

Tenho curiosidade de saber se em dezenas de nações na Europa, só Portugal e Hungria estão certos [;)]

Já muito foi falado mas aqui vai o meu contributo, e falo apenas do que sei e não do que aconteceu aos outros.
Já tive um Alfa 146 1.6 a GPL sem problemas, apenas fiquei sem ele devido a um acidente que o mandou para a sucata (sem problemas de fuga de gpl).
Tive uma Volvo V40 T4 a gpl (instalado por mim num bom instalador) durante 6 anos e mais de 100.000 kms, que só troquei por estar na altura de comprar um Giulietta multiair :). Problemas com gpl quase nenhuns, excepto umas 2 ou 3 idas ao instalador aquando da instalação inicial para afinações, de resto os injetores de gpl duraram 80 mil ou 100 mil kms e gastei 500€ para os substituir, e meti mais uns sensores e fitros que não gastei 100€ em 100 mil kms. Nunca andei com autocolante, estacionei ondei quis, fui mandado parar em 3 operações stop e nem sequer me multaram.
Claro que quando havia um problema relacionado com velas, bobines, cabos de velas, etc que ainda não era perceptivel a gasolina, já se notava a gpl e tinha de ser resolvido.
Se o teu carro está bom a gasolina, estará bom a gpl. No meu caso andei até aos 150.000 kms sem me chatear com nada, e volto a referir que o sistema de gpl não seu problemas excepto os mencionados e que foram devido ao desgaste natural dos componentes.
Quanto à boa performance do carro manteve-se, com melhor resposta em baixas e menos nevoso em altas, mas como tinha 200 cv continuava a andar muito, muito bem a gpl e a diferença era muito pequena para se mencionar, por isso o prazer de condução manteve-se inalterado.
Consumos a gpl (14 lt/100) superiores em 1 ou 2 litros do que a gasolina, mas no global era muito económico de manter.
Ainda te conto mais uma história:
Comprei um Saxo Cup novo em 2000, e em 2003, tal como tu, comecei a fazer 500 kms por semana e em vez de por o saxo a gpl (considerei mas não o fiz) troquei-o por um pólo tdi. Resultado: andei menos de 1 ano com o Pólo e troquei pelo Alfa a GPL. Decididamente prefiro gpl ou gasolina a um diesel.
Considera bem o GPL pois deve ser uma boa solução para o teu problema pois manténs o carro que sabes que gostas e que está bom, e gastas quase metade em combustível. Penso que por ser injecção directa gasta pelo menos 1lt/100 de gasolina, por isso conta com isso para as tuas contas e conta também que gaste mais 1 lt/100 a gpl do que gastava se fosse a gasolina, e aí sabes ao certo ao fim de quantos kms é que amortizas o investimento inicial da conversão para gpl.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.

Obrigado pelo contributo! Pelos vistos a balança de quem já teve carros a GPL pesa no sentido positivo pois ainda não li nem um arrependimento.

Eu ando com dístico no meu carro que está a GPL e queria fazer-te uma pergunta:

por tua vontade nos carros a GPL deve continuar a lei de usar dístico ou devem passar a não ter distíco?

Tenho curiosidade de saber se em dezenas de nações na Europa, só Portugal e Hungria estão certos [;)]

Obviamente (como já inferi no meu primeiro "post" neste tópico) que sou contra a utilização do dístico e as (datadas) proibições no que concerne ao estacionamento em parque fechado.

Não se trata por vergonha de usar aquele dístico.
Trata-se, quanto a mim, devido ao facto do dístico ser um "emplastro" na traseira de um automóvel.
Imagina as belíssimas linhas de um Jaguar com aquela coisa colada na traseira.
É como uma verruga na Catherine Zeta Jones.

Há tanto respeito pela lei do uso do autocolante nos carros a GPL como há pela lei dos 120 nas auto estradas, do conduzir sem mexer no telemóvel ou da proibição de estacionar sobre linha amarela. Com a diferença que ninguém apanha multas por andar sem tó.

A grande maioria dos utilizadores GPL esta-se literalmente a cag** para o autocolante. Esse está guardado no porta luvas para colar quando se vai à inspecção. E isto é que dá cabo da teoria do olhómetro.

Se fosse um selo no para brisas como é o da inspecção, havia muito mais gente a usar, isso é certo.
Agora colar um raio dum cartaz azul gigante na traseira do carro cinzento ou preto metalizado é que não.

Rapido e sucinto : tenho um carro a GPL e arrependimento zero, faz as contas e se compensar nem penses duas vezes, ate pq entre ter um bom motor Otto e um gasolio com os mesmos custos duvido que alguem prefira o gasolio.

Cumprimentos

Obviamente (como já inferi no meu primeiro "post" neste tópico) que sou contra a utilização do dístico e as (datadas) proibições no que concerne ao estacionamento em parque fechado.

Mas portanto como é de lei, deve ser obrigatóriamente usado sob pena do prevaricador merecer ir logo para a "forca".

Digamos que é como andar a 51 ou mais km/h dentro das localidades.
Toda a gente cumpre.
Nem a 3ª chegamos a meter nos carros. [:D]

Rapido e sucinto : tenho um carro a GPL e arrependimento zero, faz as contas e se compensar nem penses duas vezes, ate pq entre ter um bom motor Otto e um gasolio com os mesmos custos duvido que alguem prefira o gasolio.

Cumprimentos

O que tu foste dizer [:D]
Vem já ai a brigada Cupreto e Nalganegra [:)]

Eu percebo, mas só vivendo as situações reais.
E neste caso é que o user "Rantamplan", mora a menos de 1 km de mim, no Porto, logo como eu não tem problema de bombas e instaladores.

E não sei realmente quem honestamente pode preferir um Golf 1.6 TDI a um Golf 1.4 TSI.
Entendia um Golf 2.0 TDI (mesmo assim...)

Só entendo se tiver gasóleo à borla / GPL a sair do seu bolso.

Nota: por minha vontade, ele que não converta a GPL.
Nem ele nem quase ninguém.
Por mim (sendo egoísta), quanto menos o GPL estiver na baila, melhor... a ver se fica a metade ou menos de metade do preço da gasolina.

Mas portanto como é de lei, deve ser obrigatóriamente usado sob pena do prevaricador merecer ir logo para a "forca".

Digamos que é como andar a 51 ou mais km/h dentro das localidades.
Toda a gente cumpre.
Nem a 3ª chegamos a meter nos carros. [:D]

As leis são para ser respeitadas; caso contrário existem as punições que castigam o desrespeito pelas leis.

Se as pessoas consideram que uma lei é injusta têm um bom remédio: petições à Assembleia da República para tentarem alterar/abolir uma lei quer consideram injusta/inútil e outros actos responsáveis cívicos (manifestações, abaixo-assinados, contactos com os deputados e representantes dos partidos no Parlamento, etc. de forma a demonstrar a importância de alterar ou abolir uma determinada lei).

Não é desrespeitar, pura e simplesmente, uma lei.

Uma das razões para o nosso descalabro actual é precisamente a (tola) ideia de que só alguns "parolos" respeitam "leis estúpidas", ideia essa que tão divulgada e apoiada é por uma grande fatia do povo português.

As leis são para ser respeitadas; caso contrário existem as punições que castigam o desrespeito pelas leis.

Se as pessoas consideram que uma lei é injusta têm um bom remédio: petições à Assembleia da República para tentarem alterar/abolir uma lei quer consideram injusta/inútil e outros actos responsáveis cívicos (manifestações, abaixo-assinados, contactos com os deputados e representantes dos partidos no Parlamento, etc. de forma a demonstrar a importância de alterar ou abolir uma determinada lei).

Não é desrespeitar, pura e simplesmente, uma lei.

Uma das razões para o nosso descalabro actual é precisamente a (tola) ideia de que só alguns "parolos" respeitam "leis estúpidas", ideia essa que tão divulgada e apoiada é por uma grande fatia do povo português.

E por isso mesmo eu como pessoa civilizada cumpro a lei e ando com o dístico.
Assim como cumpro rigorosamente o código da estrada, excepto a velocidade.
Ando praticamente sempre em excesso de velocidade segundo os limites existentes, principalmente em cidade.
Desculpem lá, mas andar a menos de 50, ainda se consegue numa rua estreita da baixa, agora em Avenidas ou em estradas Nacionais como a N13 que é sempre em localidades... toda a gente anda a mais de 50, desde que não esteja em filas de trânsito.

O tópico pelo que vi nos últimos comentários afinal até tem tido sumo. Isto porque quem usa ou usou GPL no passado (com kits diferentes dos actuais) mesmo assim diz-se por norma satisfeito e vem relatar as suas experiências com clareza. Isto é um fórum público, quem quiser dizer que teve problemas com os carros a GPL diz aqui e pronto, é para isso que o tópico foi criado.

Mas eles (problemas) afinal não aparecem como alguns (anti GPL) gostariam de ver.
Peço desculpa mas "chouriçada" como a que o V7, dci80 e outros utilizadores vêm aqui meter sempre nos tópicos relacionados com o GPL não faz falta a ninguém. Repito, quando me virem a discutir tópicos do novo motor dci, hdi, cdi ou essa coisa toda que não me interessa para nada podem-me apontar críticas. Como não me interessam, nem os abro ou vou lá "meter nojo" com quem gosta disso. Desculpem mas é isso que se passa em todo e qualquer tópico dedicado ao GPL, há sempre quem venha atacar por atacar sem dizer absolutamente nada de jeito. É uma situação triste e que nunca é reprimida pela moderação mas vocês lá sabem o gozo que vos dá. Nestas alturas em que o preço do gasóleo sobe então a antiaérea não pára de disparar a tudo o que for GPL.

Essa das "sucatas" é a mentalidade final de "só acredito que aquele carro é a GPL se tiver o autocolante azul". Se não sabem se os carros que vêem na rua são ou não a GPL, não podem de todo afirmar que "90%" dos carros a GPL em Portugal são sucatas. Num país pobre como o nosso (e falido) não sei o que entendem por sucata...
Quantos carros a caírem de podre vejo nas estradas aqui do Norte, seja a gasóleo ou a gasolina. Agora quero lá saber disso para alguma coisa, cada um anda com o que tem e quem usa GPL não é excepção. Uma coisa é certa, em termos de usados compra pelo menos valor um bom carro a GPL (ou a gasolina para converter para GPL) pelo preço de uma "sucata" a gasóleo. Essa é que é essa...

Ninguém aprende o que quer que seja com essa mentalidade preconceituosa face ao GPL, uma coisa é dizer que não gostam nem nunca comprariam um, outra é vir inventar fantasmas que já se foram todos num passado muito longínquo.
Apenas restam as leis da treta que todos conhecemos e a pouca oferta de carros novos a GPL, ao que se alia a pouca abundância de postos em certas zonas do país. Mas também praticamente não existem postos para carros eléctricos e o nosso governo já os publicitou mais só neste ano do que mexeu uma palha pelo GPL Auto em Portugal durante todo este tempo. E é ver o fracasso que está a ser, toda a gente continua a comprar carros a gasóleo sem olhar a mais nada.

Olhem para o GPL como alternativa totalmente credível porque se deu para mim e para muita gente, também pode dar para vocês. Agora quem não quiser está na sua inteira liberdade de continuar a abastecer apenas gasolina ou gasóleo. Não falta disso à venda e podem gastá-los todos que eu só preciso de umas gotas de gasolina para pegar o carro [;)]

Última edição:
Não menosprezando de todo o resto do post que foi esclarecedor e pelo qual agradeço a informação concreta, de acordo com a parte que sublinhei vou reformular a pergunta,

Onde é que em termos práticos se torna mesmo superior? Já que com a mesma quantidade de combustível se anda menos km... ou se se precisa de muito mais espaço e na prática não melhora a perfomance dos carros?

Eu também posso dizer que gasolina dos carrinhos telecomandados é melhor. Ou urânio. Mas se num carro normal não é melhor, qual a relevância desta teoria para quem realmente converte o carro a gpl?

Eu não me identifico com o user dci80 porque temos uma postura perante o gpl diferente, mas ele aqui há tempos referiu que gpl seria opção para ele quando viesse de fábrica e os carros preparados para isso. Mas a refutação a esse comentário na altura lembro-me que foi o mesmo que aqui anda. Chapa uma imagem duma tabela de vendas italiana e dizem que lá também é aftermarket bla bla bla Afinal o homem tinha alguma razão no que dizia... Não deixa de ser uma adaptação.
Na prática é superior em ser mais limpo e mais barato [:p]

A performance não melhora se não se quiser, é uma outra modificação para lá da instalação do kit.

Por acaso uma coisa que tenho intenções de fazer é no meu próximo carro (a GPL, claro) aumentar a taxa de compressão para funcionar a 98 octanas (porque provavelmente ainda será cá em pt onde não arranjo conversão para injecção directa de GPL, senão era logo para as 110), como a gasolina é só mesmo para ligar (ou seja para fazer menos de 1l aos 100) o preço da 98 não me assusta, ou a ser turbinado (não é a primeira escolha mas não descarto) ter uma pressão do turbo superior ao passar para GPL. Se nessa altura ainda por cá andar eu apito [;)]

Essa das "sucatas" é a mentalidade final de "só acredito que aquele carro é a GPL se tiver o autocolante azul".
Vou partilhar aqui um segredo...

Quando ao sair de manhã cedo para o trabalho (quando dá para ver o fumo a sair dos escapes) repararem que um dado carro está a fazer uma fumaça desgraçada, bem acima do normal (mas fumaça que rapidamente desaparece e não daquela de motor VW a queimar tanto óleo como gasolina, ou seja, não é fumo mas sim vapor de água) esse carro quase de certeza é a GPL [;)]

Isto é consequência daquele pormenor que eu mencionei lá atrás, do GPL queimar a temperaturas superiores - o vapor que resulta da combustão sai mais quente e vê-se melhor.

Não contem a ninguém [:p]

Vou partilhar aqui um segredo...

Quando ao sair de manhã cedo para o trabalho (quando dá para ver o fumo a sair dos escapes) repararem que um dado carro está a fazer uma fumaça desgraçada, bem acima do normal (mas fumaça que rapidamente desaparece e não daquela de motor VW a queimar tanto óleo como gasolina, ou seja, não é fumo mas sim vapor de água) esse carro quase de certeza é a GPL [;)]

Isto é consequência daquele pormenor que eu mencionei lá atrás, do GPL queimar a temperaturas superiores - o vapor que resulta da combustão sai mais quente e vê-se melhor.

Não contem a ninguém [:p]

Não é necessário isso.

Basta passar o carro que se detecta logo pelo cheiro típico da combustão de GPL (o quanto eu me ri com o user que disse isto [:D][:D][:D]).
Incrível, pois como disse o Mad, o cheiro é praticamente neutro. Mas eles é que são os entendidos! [:cool:]

Há tanto respeito pela lei do uso do autocolante nos carros a GPL como há pela lei dos 120 nas auto estradas, do conduzir sem mexer no telemóvel ou da proibição de estacionar sobre linha amarela. Com a diferença que ninguém apanha multas por andar sem tó.

A grande maioria dos utilizadores GPL esta-se literalmente a cag** para o autocolante. Esse está guardado no porta luvas para colar quando se vai à inspecção. E isto é que dá cabo da teoria do olhómetro.

Se fosse um selo no para brisas como é o da inspecção, havia muito mais gente a usar, isso é certo.
Agora colar um raio dum cartaz azul gigante na traseira do carro cinzento ou preto metalizado é que não.
Se fosse um selo eu usava...

...excepto quando estacionasse em parques subterrâneos [:p]

Se substituíssem o "cartaz" por um selo e deixarem de proibir o estacionamento, eu usava e com orgulho [:cool:]

Até lá hei-de ser um fora da lei.

Não é necessário isso.

Basta passar o carro que se detecta logo pelo cheiro típico da combustão de GPL (o quanto eu me ri com o user que disse isto [:D][:D][:D]).
Incrível, pois como disse o Mad, o cheiro é praticamente neutro. Mas eles é que são os entendidos! [:cool:]
Se for num kit muita antigo, ou um motor todo rebentado, é capaz de se cheirar...

Mas a gasolina também não deve cheirar pouco (quem não se lembra do cheiro dos motores a carburador?).

Um kit moderno num motor a funcionar em condições não cheira a nada porque simplesmente queima tudo.

Sinceramente até gosto do cheiro da gasolina mal queimada [kiss] O do GPL nem aquece nem arrefece, cheira à mesma coisa que um fogão aceso. Já o gasóleo tem um cheiro nauseabundo [:vm)]Quando muito passa o biodiesel "caseiro", que cheira a batatas fritas [:D]

Última edição:
Voltar
Superior