Mazda Mx5

Estive a investigar travões no catálogo de peças e no Minkara. Como saberão, o 2.0 traz travões maiores que o 1.5 (280/280 mm vs 258/255 mm). A questão que se impõe é: que peças é que diferem?

Aqui ficam os resultados, para quem ponderar upgrades.

As diferenças são: discos e pinças, à frente e atrás. E na realidade a única parte das pinças que muda é o suporte, mas a Mazda não o vende em separado (pode é comprar-se usado).
Tudo o resto é igual: pastilhas, bomba principal, tubos, ABS, etc.

Exemplo de upgrade: Brembo 4 pistões (opcional nos EUA) à frente e travões 280 mm atrás. Custo aproximado: $2000. Ou meter só os Brembo à frente, pois penso que o ABS/EBD faz a distribuição sem problemas. Opção low-cost: reutilizar pinças e trocar os suportes (arranjar uns usados em algum sítio), meter discos 280 mm.

Hehe .... o homem é um animal naturalmente insatisfeito [:D]

Os travões devem estar bem dimensionados para os motores em questão, não ? por o 1,5 com os travões do 2,0 ainda deve custar uns cobres e acaba por não se justificar !?

Hehe .... o homem é um animal naturalmente insatisfeito [:D]

Os travões devem estar bem dimensionados para os motores em questão, não ? por o 1,5 com os travões do 2,0 ainda deve custar uns cobres e acaba por não se justificar !?

Depende do uso que queres dar. A diferença nos sistemas não está na distância 100-0 Km/h mas na quantidade de calor que conseguem dissipar (ou seja travagens fortes repetidas). No Japão há versões do 1.5 com 280 mm, assim como há versões do 2.0 com e sem Brembo. Cada um toma as suas decisões e agora pode fazê-lo de forma informada.

Última edição:
Na minha opinião, e a menos que se queira utilizar o carro frequentemente em track days ou permanentemente em modo racer, os travões do 1.5 sao mais que suficientes.
Ou então o pessoal não tem mais onde gastar o dinheiro

Hoje acabei a minha experiência de fazer um deposito para os consumos, fiz 660km com o deposito, o CB marcava 5,5 e contas feitas à mão deu media de 5,52, portanto mais uma vez foi bastante certa a medição do CB.
É uma experiência a não repetir [:D], o MX-5 “merece” de vez em quando levar umas esfregas e divertir o seu dono, foram os 660km mais aborrecido que fiz no MX-5 onde a parte mais divertida foi que a maioria dos km foram feitos com a capota para baixo...vendo por esse prisma os consumos até podiam ter sido melhores se tivesse andado sempre com a capota metida, mas para isso mais valia ter comprado outra coisa. [:D]

Bom valor! O ambiente e a carteira agradecem. [:cool:]

Sendo um bocado politicamente incorrecto e mesmo tendo um híbrido em casa, no caso dos carros, o meio ambiente não me interessa nada! [:D]

A carteira realmente agradece mas acho que fica mais caro ter que comprar anti-depressivos do que ter que gastar mais 0,7 ou 1,0 l/100 em combustível. [:cool:]

Obviamente que os percursos tiveram que ser favoráveis, por exemplo nunca fiz mais do que 10km de seguida em AE e andei em AE a 90-100km/h que é coisa que nunca faço e andei sempre a por as mudanças quando o carro indica, ou seja em 660km nunca fiz uma boa aceleração com o carro sem ser numa ou noutra ultrapassagem mas mesmo assim sem abusar das RPM, e mesmo assim o consumo podia ser melhor pois fiz muitos km com a capota para baixo e várias vezes percursos pequenos de até 10km onde o carro mal acaba de aquecer e eu já estou a desligá-lo.
Apesar de tudo a velocidade média até acabou por não ser muito baixa, foi de 56km/h.

Valeu mesmo pela experiência que eu queria fazer, mas agora vou voltar a conduzi-lo à minha maneira, não sou muito de andar a fazer condução de "faca nos dentes" mas também não sou de andar a "pastar" nas estradas e sinceramente já tenho saudades de sentir a tração traseira e ouvir o motor a cantar. [:cool:]

Apesar do pessoal não se interessar muito pela questão dos consumos, deixo aqui a média e os vários atentos que fiz nos quase 6200km que fiz no MX-5, pode ser que ajude alguém a decidir a passar para o lado bom da Força! Ehehehehe
A única coisa a ter em conta é que tenho a sorte de não fazer cidade.

4c0b686238365ab70374283ff956fad4.jpg

ca73fdcf159a52028c196e0bc5773d85.jpg

Esse elevador até bateu palmas quando viu que teria de levantar um peso pluma [:D]

O custo é o mesmo de um alinhamento normal? Isto é, menos de 20€?

Já alinhei a direção do meu bimmer, mas não dei valores nem entendia nada. Apenas faço isso de ano a ano mesmo que não sinta o carro a fugir mais para a esquerda ou direita.

Esse elevador até bateu palmas quando viu que teria de levantar um peso pluma [:D]

O custo é o mesmo de um alinhamento normal? Isto é, menos de 20€?

Já alinhei a direção do meu bimmer, mas não dei valores nem entendia nada. Apenas faço isso de ano a ano mesmo que não sinta o carro a fugir mais para a esquerda ou direita.

Não faço a mínima ideia de quanto vão levar, nem qual é o preço normal que cobram.
Vim a estes porque é uma BoschCar Service e porque ficam muito perto de minha casa.
Eu também não percebo nada de valores, usei os que a malta aqui do topico me indicaram. Quem está a afinar já me chamou a atenção que a convergência igual a 0 fica fora dos paramentos de referência de fábrica mas eu mandei avançar na mesma.

Outros colegas falaram em colocar discos maiores, outros auto blocante, outros um som xpto, outros mexer na centralina do 1.5L para ganhar mais potência, outros jantes de 17´´... Vejo aqui investimentos entre [1 000€ a 7 000€]

Mais vale ir logo para o 2.0 L [:cool:] (falar com os € dos outros é fácil)!

Outros colegas falaram em colocar discos maiores, outros auto blocante, outros um som xpto, outros mexer na centralina do 1.5L para ganhar mais potência, outros jantes de 17´´... Vejo aqui investimentos entre [1 000€ a 7 000€]

E depois faz-se a mesma coisa com o 2L....o ser humano nunca está satisfeito[:p]

Não faço a mínima ideia de quanto vão levar, nem qual é o preço normal que cobram.
Vim a estes porque é uma BoschCar Service e porque ficam muito perto de minha casa.
Eu também não percebo nada de valores, usei os que a malta aqui do topico me indicaram. Quem está a afinar já me chamou a atenção que a convergência igual a 0 fica fora dos paramentos de referência de fábrica mas eu mandei avançar na mesma.

Os valores que tinha de fábrica (2016 pedidos no concessionário), não eram valores fixos....mas intervalos bem largos[;)]

E depois faz-se a mesma coisa com o 2L....o ser humano nunca está satisfeito[:p]

Nem mais. O 2.0 precisa na mesma de coilovers, uns Brembo não ficavam mal, umas jantes mais leves, os bancos continuam demasiado altos, etc, etc.
Cada um gasta o seu dinheiro como quer. Quem não concordar que gaste o deles e não julgue os outros...

Essa é a ideia da Mazda, se não ninguém comprava o 2.0. Ehehehehe

O 1.5 tem que ser visto como o carro de entrada na gama e é mais em países como nosso onde o governo chula forte e feio na cilindrada, existem tantos países onde o 1.5 nem existe.
Na minha opinião a única coisa que não faz sentido não ter como opcional no 1.5 é o autoblocante, ou pelo menos não haver uma versão “sport” que o traga. Travões parece-me bem dimensionados e o escape é uma coisa pessoal e que muita gente acaba por comprar fora da marca mesmo quando existe como opcional.

Acho impecável que a Mazda em Portugal conseguiu por à venda um carro destes por cerca de 25.000€ para quem não quer um carro com muito equipamento.

Apesar do pessoal não se interessar muito pela questão dos consumos, deixo aqui a média e os vários atentos que fiz nos quase 6200km que fiz no MX-5, pode ser que ajude alguém a decidir a passar para o lado bom da Força! Ehehehehe
A única coisa a ter em conta é que tenho a sorte de não fazer cidade.

4c0b686238365ab70374283ff956fad4.jpg

ca73fdcf159a52028c196e0bc5773d85.jpg

Que app é essa @msantos?

Voltar
Superior