Maternidade, paternidade, vida íntima.

Vai por aí sim. Tive um relacionamento com uma babe à uns 2 anos em que certa altura começou a falar em filhos e eu simplesmente disse-lhe que não estou vocacionado para ter filhos. 1 mês depois acabámos e juntou-se com outro onde já tem uma filha. É assim a vida.

eu posso-te dizer que filhos para mim é um pouco como o melhoral ( nem está bem nem mal). Se tivesse uma mulher que não quisesse ter filhos, isso não me tirava o sono.. Agora se fosse um desejo muito grande dela, gostando eu daquela pessoa e se achasse que a relação tinha pernas para andar, não lhe negaria isso.... Mas era tão só e apenas 1 porque a vida está complicada e não dá para grande cavalgadas..

eu posso-te dizer que filhos para mim é um pouco como o melhoral ( nem está bem nem mal). Se tivesse uma mulher que não quisesse ter filhos, isso não me tirava o sono.. Agora se fosse um desejo muito grande dela, gostando eu daquela pessoa e se achasse que a relação tinha pernas para andar, não lhe negaria isso.... Mas era tão só e apenas 1 porque a vida está complicada e não dá para grande cavalgadas..
Diria que um filho não pode ser como o melhoral. Um filho é algo que tem que ser desejado, venha ou não planeado, senão é meio caminho andado para ser uma experiência longe de ser positiva.

Ter um filho é apenas o melhor da vida, mas continuem a tentar convencer-se que não... também fui assim durante mais de 30 anos, filhos? Nem pensar!

Se olham para as mulheres apenas como objetos sexuais sugiro recorrerem a boas profissionais do sexo, sabem o que fazem e não enganam ninguém.

Ter um filho é apenas o melhor da vida, mas continuem a tentar convencer-se que não... também fui assim durante mais de 30 anos, filhos? Nem pensar!

Se olham para as mulheres apenas como objetos sexuais sugiro recorrerem a boas profissionais do sexo, sabem o que fazem e não enganam ninguém.
Discordo no 1o parágrafo, e sou pai de 2. Não somos todos iguais, e consigo perfeitamente compreender quem não queira ter filhos.

No 2o parágrafo, são as mais sérias. Dizem logo ao que vão.

Ser pai é algo que só se encarna realmente depois de ser pai, teóricos do não quero ter filhos vale o que vale, é como dizeres que não gostas de batatas fritas mas nunca comeste uma batata na vida. O problema é que no caso dos filhos realmente se não tiveres vocação para ser pai não dá para voltar atrás nem devolver ao contrário da comida que não se gosta e não se volta a comer. [:D]

Ser pai é algo que só se encarna realmente depois de ser pai, teóricos do não quero ter filhos vale o que vale, é como dizeres que não gostas de batatas fritas mas nunca comeste uma batata na vida. O problema é que no caso dos filhos realmente se não tiveres vocação para ser pai não dá para voltar atrás nem devolver ao contrário da comida que não se gosta e não se volta a comer. [:D]
Então já concordas que pode não ser a melhor experiência da vida... Pode ter sido da tua, e da minha, mas pode haver quem não esteja disposto aos sacrifícios inerentes à paternidade.

Só discordo dos "teóricos", quando têm a fórmula mágica para educar os filhos dos outros. Agora de não quererem ter filhos, compreendo-os perfeitamente, apesar de não estar arrependido.

Dá sempre para grandes cavalgadas.....mas com Control!

Há quem nem sequer tenha perfil para ter filhos.

Eu tive porque a wife quis. Se tivesse uma wife que não quisesse acho que também não haveria problema.

É certo que a vida ficava um bocado sem rumo.

Há quem nem sequer tenha perfil para ter filhos.

Eu tive porque a wife quis. Se tivesse uma wife que não quisesse acho que também não haveria problema.

É certo que a vida ficava um bocado sem rumo.
Ou então rumavas mais a outras paragens, em turismo, com as massas que poupavas

vocação?
como assim?

Ou então rumavas mais a outras paragens, em turismo, com as massas que poupavas

Mesmo [:D]. Não partilho da ideia que é a melhor coisa do mundo, é certamente algo especial, que custa tempo e dinheiro, e priva os pais de muita coisa, em muitos aspectos teria uma vida melhor. Já para os avos, parece ser mesmoo melhor do mundo e lhes melhora a vida em todos os aspectos.

Claro que tem momentos que faz esquecer todos os problemas, mas é tipo 1% que faz valer por 99% do tempo e experiencias nao vividas. [:D]

Maternidade/Paternidade/Vida intima é complicado, no inicio além da recuperação fisica da mulher, ainda tens os sonos e adaptação, depende tambem da colaboração do bebé para dormir. Muitos acabam é por se acomodar e nunca tentar recuperar o que tinham antes, porque é objectivamente dificil, com um novo ser que requer toda a atenção e energia.

Então já concordas que pode não ser a melhor experiência da vida... Pode ter sido da tua, e da minha, mas pode haver quem não esteja disposto aos sacrifícios inerentes à paternidade.
Sim mas há quem em teoria não esteja disposto, depois acaba por ser pai por acidente e afinal adora e diz que ser pai passou a ser a melhor experiência do mundo.

É um assunto que é impossível ter certezas sem passar pela experiência, o problema é que a experiência não tem volta atrás e é isso que assusta muita gente. Mas posso dizer-te que no meu grupo de amigos até aos 30 ninguém queria ser pai, o pessoal queria era sair, jantar fora, viajar, etc etc... quando começaram a chegar aos 40 foram todos pais [:D]

Para mim foi o melhor que me aconteceu na vida. Dão-nos razões mais que suficientes para continuar a lutar todos os dias.
No entanto, para as pessoas que não foram feitas para ser pais, e que os tem só porque sim, epá façam como o outro user, e dediquem-se a amealhar para a reforma. Vai ser a pior fase da vossa vida, e alem de estragar a vossa vida vão estragar também a vida da criança porque não vai ter a atenção de que necessita como ser humano por parte de um pai ou mãe. E tudo isso depois se reflecte nas atitudes, educação e como adulto em casos extremos de situações de trauma.

Filhos é bom para quem os quer. E quanto mais cedo melhor.

Para mim foi o melhor que me aconteceu na vida. Dão-nos razões mais que suficientes para continuar a lutar todos os dias.
No entanto, para as pessoas que não foram feitas para ser pais, e que os tem só porque sim, epá façam como o outro user, e dediquem-se a amealhar para a reforma. Vai ser a pior fase da vossa vida, e alem de estragar a vossa vida vão estragar também a vida da criança porque não vai ter a atenção de que necessita como ser humano por parte de um pai ou mãe. E tudo isso depois se reflecte nas atitudes, educação e como adulto em casos extremos de situações de trauma.

Filhos é bom para quem os quer. E quanto mais cedo melhor.

Bem, basicamente é isto. [;)] A minha experiencia é muito similar.

A questão dos filhos é sempre bicuda...têm de ser os dois a querer e a relação tem de ter um minimo de solidez, para não ir pelo cano nas dificuldades iniciais.

O quanto mais cedo melhor depende dos sacrificios que cada um queira assumir, pois se por um lado a estabilidade financeira é um objetivo a idade dos pais também relevante.

Não só pela maior paciencia quando somos mais novos mas também em questões de fertilidade de ambos os progenitores mas mais centrado na mulher.

mais que maternidade/paternidade é mais parentalidade...é um esforço combinado e um compromisso para vida...mesmo que o relacionamento dos pais não dure a parentalidade da criança não deve ser nunca afetada.

Muitos de nós têm uma base de familia monoparental e não é por isso que não fomos bem educados/formados.

O casal tem de ter maturidade suficiente para assumirem serem pais e ter a noção que em ultima instancia só podem contar um com o outro.

nunca percebi bem esses arautos do não quero ter filhos mas que depois acabam a tê-los e adoram.

eu não tenho filhos, até ao momento não quis ter filhos, fazemos inclusive o esforço de não os ter porque era o que é “fácil” e até esperado de nós, mas isso não implica que não os queira ter. porque quero/queremos. e muito.

no tempo certo, ainda estamos a precisar de tempo para nós seja profissional seja pessoalmente e está a ser bom!

e olha que é socialmente reprovado isto sobretudo se estás numa relação mais que estável

se fosse contar as vezes que oiço a conversa do “mas vocês são tão fantásticos juntos…quando chega o bebé?” Ou o “mas há um problema?” Ou “agora já só faltam vocês no grupo a terem as vossas crianças” que já me dá vómitos…

aliás o surreal é ter uns pais que foram casados praticamente 5 anos e não tiveram filhos durante esse tempo por opção (e estamos a falar dos anos 80 onde isso era um autêntico tabu) e que agora não deixam de mandar as boquinhas que querem ser avós “novos” e nós nem há 2 anos estamos casados.

grrrrr [:)]

mas eu sou torto e ela também, vamos levar a nossa avante contra tudo e todos [:D] assim me iludo :) [:D]

nunca percebi bem esses arautos do não quero ter filhos mas que depois acabam a tê-los e adoram.

eu não tenho filhos, até ao momento não quis ter filhos, fazemos inclusive o esforço de não os ter porque era o que é “fácil” e até esperado de nós, mas isso não implica que não os queira ter. porque quero/queremos. e muito.

no tempo certo, ainda estamos a precisar de tempo para nós seja profissional seja pessoalmente e está a ser bom!

e olha que é socialmente reprovado isto sobretudo se estás numa relação mais que estável

se fosse contar as vezes que oiço a conversa do “mas vocês são tão fantásticos juntos…quando chega o bebé?” Ou o “mas há um problema?” Ou “agora já só faltam vocês no grupo a terem as vossas crianças” que já me dá vómitos…

aliás o surreal é ter uns pais que foram casados praticamente 5 anos e não tiveram filhos durante esse tempo por opção (e estamos a falar dos anos 80 onde isso era um autêntico tabu) e que agora não deixam de mandar as boquinhas que querem ser avós “novos” e nós nem há 2 anos estamos casados.

mas eu sou torto e ela também, vamos levar a nossa avante contra tudo e todos [:D] assim me iludo :) [:D]

Se há coisa que eu nunca mando boca é acerca dos filhos. Primeiro, nunca é nada comigo, e segundo, sabemos lá o que vai dentro de cada casa. Sabemos lá se estão fartos de tentar, inclusivamente com tratamentos, e o pessoal de fora a mandar bocas.

Sim, aproveita para usufruires do Alpine, enquanto está em garantia ao menos .

Os meus pais também só foram pais ao fim de 4/5 anos de casamento, nos anos 80. Nós curiosamente fomos pais ligeiramente mais novos, porque a minha mulher tinha medo de não conseguir ter filhos antes dos 30. Assim, foi aos 29 e 32.
Acabou por ser mais cedo também porque já tínhamos uma relação duradoura, embora sem casamento até aos dias de hoje.

Tem sido um enorme esforço conciliar carreiras que envolvem ausências, filhos e nós os 2. Vale o suporte familiar, e agora o regime hibrido.

É execrável essa conversa e insistência do "está na hora de terem filhos", "para quando o bebé?", etc.

Até porque há muitos casos em que é uma questão de saúde, com muitos pais que querem ter e não conseguem, e têm de passar por um grande trauma psicológico que são os tratamentos falhados.

Quando não se sabe o que se passa na vida dos outros, o melhor é mesmo estar calado.

Eu acho que nessas conversas há sempre uma inveja subjacente pelo facto de não apreciarem verem casais a aproveitarem uma vida sem filhos, com toda a liberdade que isso traz. Mas isso já é entrar em polémicas. [:D]

Tenho uma filha, hoje adolescente, fruto do meu primeiro casamento. Nunca tive uma queda especial para crianças e ter filhos nunca foi um objetivo de vida. Hoje, sem duvida, é a pessoa mais importante da minha vida.

Estou no segundo casamento há 12 anos. Nunca tivemos filhos, por opção propria. A minha atual mulher trata a minha filha, quem conhece desde os 4 anos, como se fosse sua filha.

Dizer que ter filhos é a melhor coisa do mundo tem muito que se lhe diga. Não há NENHUM processo de parentalidade igual, mas uma coisa é certa... todo o processo de crescimento, de privações inerentes, tanto individuais como seja em casal ou em grupos da amigos, de preocupações, de cansaço, de organização diária, etc... é um ENORME desafio psicologico e fisico.

Ainda há dias em conversa com amigos um dos casais, que tem 2 filhos atualmente com 3 e 6 anos dizia "porque é que ninguem nos diz que isto iria ser assim??"... vive-se num mundo idilico onde tudo começa na pressão social para ter filhos.

Muita gente pura e simplesmente não tem apetencia/vocação para ter filhos mas, por pressão social, lá "cedem". Uma das consequencias? Vivem frutrados, desanimados, etc... e, embora (quase) nunca se coloque em causa o amor que se sente pelos filhos, esta frustração é projetada neles (filhos) o que acaba por ter uma enorme influencia na personalidade futura das crianças.

Voltar
Superior