Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Boas,
Os cidadãos, como consumidores finais, não podem deduzir ou liquidar IVA, tal como as empresas, para quem o IVA é apenas dedutivel nos bens que podem ser considerados como necessários á operacionalidade da empresa, logo o veiculo terá que ser comercial.
Penso que, nessa situaçao que reporta, o IVA sujeito a deduço nao foi totalmente deduzido, ou então foi vendido por uma empresa que deduziu o imposto aquando a aquisiçao da viatura e a facturou na venda.
Permitindo assim a um empresário em nome individual ou uma empresa deduzir o restante imposto, o que reduz o valor/preço de aquisição do veiculo. Isto porque o apuramento deste imposto, aquilo que hà a receber ou a entregar à administraçao fiscal, por parte dos sujeitos de IVA que ja enunciei (empresas e empresários em nome individual) resulta da diferença entre o que estes "pagaram" e "receberam"/ colectaram.
Resumindo:
IVA (a entregar ao Estado ou a receber) = IVA Dedutivel- IVA Liquidado
em que:
IVA Dedutivel é o imposto "pago" nas compras sujeito a dedução
IVA Liquidado é o imposto "recolhido" nas vendas
Espero ter esclarecido a sua duvida,
cumps
Boas. Tenho umas dúvidas relativas a este tema.
Tenho dois empregos: um por prestação de serviços (conta própria) e outro por conta de outrem.
Tenho direito ao IVA? Ou a parte dele? Ou o contrato do segundo emprego anula o primeiro? Carros de 5lugares também podem benificiar certo?
Obrigado
Como já foi explicado é algo de que apenas alguns podem beneficiar, esquecendo que o automóvel é um instrumento de trabalho para particulares e empresas, embora os particulares sejam, também neste ítem, tratados como contribuintes de segunda... É mais uma maravilha do sistema!...[8b]Por vejo em anuncios de venda d automoveis, esssa frase:
Iva dedutivel. o que é?
isto é para as empresas deduzirem o IVA ou nos particulares tb podemos ter essa facilidade?
Com funciona isto?
obg
Olá Boa tarde,
Desculpem lá mas eu também tenho algumas dúvidas em relação a este tema. Gostaria de saber se por exemplo o dono de um Café (não passa recibos verdes) pode deduzir o IVA na compra de carro. (se sim, tem de ser comercial?) E se for por Renting não se pode deduzir o IVA da prestação de um ligeiro de passageiros por ex.
Obrigado e cumprimentos
Boas,
Os cidadãos, como consumidores finais, não podem deduzir ou liquidar IVA, tal como as empresas, para quem o IVA é apenas dedutivel nos bens que podem ser considerados como necessários á operacionalidade da empresa, logo o veiculo terá que ser comercial.
Penso que, nessa situaçao que reporta, o IVA sujeito a deduço nao foi totalmente deduzido, ou então foi vendido por uma empresa que deduziu o imposto aquando a aquisiçao da viatura e a facturou na venda.
Permitindo assim a um empresário em nome individual ou uma empresa deduzir o restante imposto, o que reduz o valor/preço de aquisição do veiculo. Isto porque o apuramento deste imposto, aquilo que hà a receber ou a entregar à administraçao fiscal, por parte dos sujeitos de IVA que ja enunciei (empresas e empresários em nome individual) resulta da diferença entre o que estes "pagaram" e "receberam"/ colectaram.
Resumindo:
IVA (a entregar ao Estado ou a receber) = IVA Dedutivel- IVA Liquidado
em que:
IVA Dedutivel é o imposto "pago" nas compras sujeito a dedução
IVA Liquidado é o imposto "recolhido" nas vendas
Espero ter esclarecido a sua duvida,
cumps
Por vejo em anuncios de venda d automoveis, esssa frase:
Iva dedutivel. o que é?
isto é para as empresas deduzirem o IVA ou nos particulares tb podemos ter essa facilidade?
Com funciona isto?
obg
também estou com duvidas nesta materia... até porque vejo bastantes pessoas a fazer isso.. compram comerciais para uso totalmente pessoal!
boa explicaçao []
Sabem como funciona?
Da perspectiva do adquirente
Preço do Carro - € 10.000,00
IVA - 21% - € 2.100,00
Valor a pagar ao stand - € 12.100,00
Se o adquirente for um comerciante e utilizar a viatura (comercial) na sua actividade pode deduzir o IVA.
Se o adquirente não for um comerciante não pode deduzir o IVA logo o automóvel para ele fica em € 12.100,00.
Então da perspectiva do comerciante, em termos práticos o que acontece é o seguinte:
Mês de Maio:
Vendas: € 50.000,00
IVA a liquidar sobre as vendas: € 50.000,00 x 21% = € 10.500,00
Imaginem que o comerciante não tinha mais qualquer venda nem tinha feito qualquer compra no mês de Maio. Logo ele teria a pagar ao Estado o valor de € 10.500,00 relativo ao IVA liquidado (€ 10.500,00) menos o IVA deduzido (€ 0,00).
Agora imaginem que o comerciante não tinha mais qualquer venda e que a única compra que tinha feito era exactamente a relativa à viatura. Logo ele teria a pagar ao Estado o valor de € 8.400,00 relativo ao IVA liquidado (€ 10.500,00) menos o IVA deduzido (€ 2.100,00).
Logo o custo efectivo da viatura para ele eramn efectivamente os € 10.000,00.
Sim, eu percebi que o dono do café(por exemplo) só pode comprar um comercial! Mas já ouvi dizer que é possível contornar essa lei e comprar um ligeiro de passageiros desde que seja por leasing/renting? é verdade?
Obrigado