Interpretação dos Sonhos

repara , sou livreiro, ou seja vendo livros , sempre fui muito septico em relação a essas coisa do esoterismo e cada vez sou mais, vendo pelo menos 5 ou 6 livros diferentes de interpretação de sonhos e cada um tem a sua interpretação de determinada coisa, ou seja , em quanto num é mau sonhar sobre caixões no noutro é bom porque trás sorte... outro nem trás caixões... outro diz qualquer coisa muito longe dos outros 2 e por aí fora.... ou seja tudo balelas...

Não é disso que estamos a falar.

Aqui fala-se de psicologia humana.

Última edição:
O Freud não era bruxo. E todos os seus "sucessores" também não. Interpretação de sonhos faz parte do programa de licenciatura de um psicologo. Não é esoterismo.

sim mas Freud não dava uma explicação especifica a cada sonho que tinhas, o que está aqui em causa é que atraves dos sonhos podes "adivinhar" o futuro e isso para mim é banhada completa.

Como podes afirmar isso com tanta convicção?

Não querendo entrar num campo da religião, diria que para mim a vida só faz sentido dessa forma.

Na minha mente, mando eu. E como os meus actos dependem da minha forma de pensar, eu mando nos meus actos.

Não acredito que a minha vida seja um filme que alguém em tempos se lembrou de fazer.

Cumps

sim mas Freud não dava uma explicação especifica a cada sonho que tinhas, o que está aqui em causa é que atraves dos sonhos podes "adivinhar" o futuro e isso para mim é banhada completa.

Aí estamos completamente de acordo. Não afirmei o contrário.
Mas alguns sonhos têm interpretação. São, quase sempre, um reflexo dos teus medos e desejos do momento.

Não querendo entrar num campo da religião, diria que para mim a vida só faz sentido dessa forma.

Na minha mente, mando eu. E como os meus actos dependem da minha forma de pensar, eu mando nos meus actos.

Não acredito que a minha vida seja um filme que alguém em tempos se lembrou de fazer.

Cumps
Claro, mas mesmo assim acho que ainda não disseste o porque de o destino não existir.
Por exemplo, eu acredito que quando uma coisa boa ou má nos acontece, seja um acidente de automóvel, ganhar o euromilhoes, conhecer a rapariga dos nossos "sonhos", isso é destino! Aconteceu porque tinha de acontecer, estava destinado acontecer.
E estes acontecimentos em quase nada tem haver com os nossos actos ou maneira de pensar.

cumprts

Claro, mas mesmo assim acho que ainda não disseste o porque de o destino não existir.
Por exemplo, eu acredito que quando uma coisa boa ou má nos acontece, seja um acidente de automóvel, ganhar o euromilhoes, conhecer a rapariga dos nossos "sonhos", isso é destino! Aconteceu porque tinha de acontecer, estava destinado acontecer.
E estes acontecimentos em quase nada tem haver com os nossos actos ou maneira de pensar.

cumprts

Então, como não têm. Não és tu quem vai a conduzir o carro? Cada gesto teu parte de tua iniciativa. Não és tu que escolhes o numero do Euromilhões? Se quiseres por o 14 em vez do 13 não pões? E a rapariga dos teus sonhos, não foste tu que quiseste tornar-te o homem que és? Não foi ela que optou por se tornar a mulher que é? Não decidiram estar os dois em determinado sitio em determinado dia?

Pela tua maneira de pensar, mais vale acabar com os Tribunais. Afinal de contas, ninguém é responsável pelos seus actos. O exmplo que vou usar é puxado, mas penso que ajuda a compreender. Se algum bebedo atropelar um conhecido teu (é um exemplo apenas, não desejo mal a ninguem) tu não ficarias revoltado e quererias que o tipo fosse julgado pelo seu acto? Ou aceitarias que foi o destino, e como tal o tipo não tinha escolha possivel e nem deveria pagar pelo sucedido, pois nem teve culpa.

Cumps

Percebo o teu ponto de vista, e tem lógica.
Toda a gente é responsável pelos seus actos, nunca disse o contrario.
Mas vais pela estrada X em ves da Y, mais tarde soubeste que houve um grande acidente na estrada Y à hora que passaste na estrada X. Foi a tua mente que te mandou ir por aquela estrada, sim. Mas ela de certeza que não sabia que ia haver um acidente no outro lado... Sou eu sim que escolho o 14 e não o 13, mas porque não escolho o 13? Porque é que naquele jogo em que os meus actos me fizeram escolher aquela combinação de números, foi a chave vencedora?
Se um bêbado mata-se um familiar meu ou outra pessoa qualquer, num acidente de viação, ele só tinha que ser julgado e assumir responsabilidades do que fez! O destino não é desculpa para os actos de alguem. Mas porque é que ele bebeu, pegou no carro e foi para a mesma estrada de um inocente? Podes dizer que foi ele que escolheu fazer o que quis, pois foi... mas porque? Podia simplesmente ter ido por outra estrada, ou nao ter bebido, ou ter ido a pé, ou de transportes, ou apanhado boleia etc etc...

cumprts

Percebo o teu ponto de vista, e tem lógica.
Toda a gente é responsável pelos seus actos, nunca disse o contrario.
Mas vais pela estrada X em ves da Y, mais tarde soubeste que houve um grande acidente na estrada Y à hora que passaste na estrada X. Foi a tua mente que te mandou ir por aquela estrada, sim. Mas ela de certeza que não sabia que ia haver um acidente no outro lado... Sou eu sim que escolho o 14 e não o 13, mas porque não escolho o 13? Porque é que naquele jogo em que os meus actos me fizeram escolher aquela combinação de números, foi a chave vencedora?
Se um bêbado mata-se um familiar meu ou outra pessoa qualquer, num acidente de viação, ele só tinha que ser julgado e assumir responsabilidades do que fez! O destino não é desculpa para os actos de alguem. Mas porque é que ele bebeu, pegou no carro e foi para a mesma estrada de um inocente? Podes dizer que foi ele que escolheu fazer o que quis, pois foi... mas porque? Podia simplesmente ter ido por outra estrada, ou nao ter bebido, ou ter ido a pé, ou de transportes, ou apanhado boleia etc etc...

cumprts

Pelo meu ponto de vista, a resposta é: porque tu assim o decidiste.

Não nos podemos esquecer que a aleatoridade é uma realidade. Mas o facto de tu escolheres uma determinada chave do Euromilhões não é aleatório, foi decisão tua. Já o facto de ter sido aquela a chave vencedora ou não, é aleatório, um jogo de probabilidades.

É como o gajo que perde o avião por ter ido à casa de banho do aeroporto, e esse avião despenha-se. Tu chamas a isso destino, eu chamo a "a melhor mijinha da vida dele". Sorte, pura e simplesmente. Não acredito que as pessoas do voo X estivessem destinadas a morrer, menos aquele gajo que se lembrou que precisava de urinar.

Eu recuso-me a acreditar que a minha vida é um filme que alguém já viu.

Cumps

Última edição:
...Tu chamas a isso destino, eu chamo a "a melhor mijinha da vida dele".

Eu recuso-me a acreditar que a minha vida é um filme que alguém já viu.

Cumps
Ta certo[:)]
Mas eu, acreditando no destino, também acredito que não é possível prevê-lo. Se assim fosse não andaríamos cá a fazer nada, todo aquele mistério da vida desaparecia.

pior que significados é premeditações... foda***** uma pessoa sonhar com eles e depois coisas identicas aparecerem... :s

e não, não é dejávu

epah eu tambem nao acredito muito nessas coisas, mas esta noite sonhei que uma tia minha que esta na suiça, tinha vindo ca!!, e qual nao é o meu espanto, quando hoje a tarde soube que essa mesma tia chega hoje a portugal...

Para mim, os sonhos são as memórias que ficaram das nossas outras vidas...
Já agora, numa delas, morri na guerra com um tiro...este sonho foi horrível .:(

Para mim, os sonhos são as memórias que ficaram das nossas outras vidas...
Já agora, numa delas, morri na guerra com um tiro...este sonho foi horrível .:(

As crenças de cada um não são passiveis de discussão, como tal, apenas tenho a dizer que não acredito em "outras vidas". Acho que sou demasiadamente terreno. Muito humano, mas pouco espiritual.

Eu também já sonhei que andava a combater numa guerra qualquer. Mas isso para mim não significa que eu, noutras vidas, lá andei. Para mim, esse sonho vem na sequencia do medo que tenho de guerras, e da influencia dos filmes e relatos que vamos vendo e ouvindo. A "minha guerra" foi inspirada nas informações que fui adquirindo sobre como é a guerra, o que acontece na guerra.

Cumps

Artur, interessante o teu ponto de vista!

Pareces ter formaçao em psicologia!

Nao achas que a tua visão da vida foi muito influenciada pelo facto de ser necessario dar uma explicaçao logica ás coisas?

Eu na minha humilde estupidez, costumo atribuir á terra o que é da terra, e aos ceus o que é dos ceus! acho que a parte dos ceus se tende a desvanecer á medida que nos os humanos vamos sabendo mais das coisas, mas acho que ainda existe muita coisa que nao conseguimos explicar e por isso mtas vezes refugiamo-nos no destino, religiao, vontade de deus, etc! No entanto, acho aceitavel porque existe tanta coisa que nao conseguimos explicar....

Ja agora, sobre sorte, alguem gosta do filme match point? ou melhor, do livro de dostoievski, crime e castigo?? tenho até saudades deste livro! apetece ler de novo!

Voltar
Superior