Home Cinema

yo pessoal,

para os entendidos aqui da arte, peço um conselho:

- queria comprar um sistema de home cinema, que lesse tudo o que há + usb e idealmente wireless para fazer streamming do pc. tenho orçamento de 650 eur. a minha tv é uma panasonic 50g20.

ou em alternativa comprar em separado o leitor mais amplificador + colunas. o que aconselham?

yo pessoal,

para os entendidos aqui da arte, peço um conselho:

- queria comprar um sistema de home cinema, que lesse tudo o que há + usb e idealmente wireless para fazer streamming do pc. tenho orçamento de 650 eur. a minha tv é uma panasonic 50g20.

ou em alternativa comprar em separado o leitor mais amplificador + colunas. o que aconselham?

A última solução, sem qualquer dúvida.

Com um amplificador A/V continuas sempre com hipótese de evolução futura, pois se olhares para um amplificador AV com 10 anos em cima, continuas a poder ouvir o som do Bluray em 5.1, com excepção dos formatos mais específicos (que regra geral até são opcionais do disco).
Ou seja, os standard Dolby Digital e DTS estão muito implementados (basta veres que os filmes em HD na net usam um dos dois habitualmente), e tanto faz se tem HDMI ou não, pois o áudio digital pode ir por cabo óptico Toslink ou cabo coaxial, sem os "stresses" das versões HDMI, etc.
Claro que hoje deverás comprar com entradas HDMI, mas as outras são importantes.

Por outro lado, um amplificador separado tem mais ajustes, e permite-te melhorar substancialmente a qualidade a qualquer altura pela simples substituição das colunas - algo que nos sistemas "fechados" não podes fazer.

Na minha opinião, ficas muito mais bem servido com um amplificador deste estilo e um media center relativamente barato (+- 100 €) do que tentar comprar um equipamento "all-in-one".
À medida que a tecnologia vai evoluindo, bem como novos codecs, nem sempre o hardware consegue acompanhar.

Se tiveres um media center de 100 euros e o quiseres trocar daí a uns anos, deixas 100 euros encostados a um canto.

Se compras um sistema com algum tipo de media center integrado, encostas o sistema todo (ou ficas com uma coisa que funciona só como amplificador, o que é a menor das qualidades desse tipo de sistemas).

Tens diversos amplificadores AV actualmente com preços muito interessantes, e de marcas como a Yamaha, Denon, Pioneer, entre outros.
[;)]

Boas.

O melhor é comprares tudo separado.

Para leitor, recomendo este:
Asus HDP-R3 HD Media Player comparar os preços nas lojas online em Portugal
(+-125€)

Lê montes de formatos e como tem wireless podes aceder aos ficheiros no PC. Suporta 1080p para ligares ao teu Pana.

Quanto às colunas e amplificador (e visto que o orçamento é algo limitado, tirando 125€ para o leitor, sobram 525€ para este conjunto) recomendo o seguinte:

Yamaha, NS-P380 / Paquetes completos / Altavoces / SUPERSONIDO
(289€)

Onkyo, TX-SR308 / Receptores AV / Home Cinema / SUPERSONIDO
(269€)

Total: 683€

Cumps.

PS: Não estou a incluir cabos. Convém ter boas cablagens... e não são muitos baratas.

Última edição:
Boas.

O melhor é comprares tudo separado.

Para leitor, recomendo este:

Asus HDP-R3 HD Media Player comparar os preços nas lojas online em Portugal

(+-125€)

Lê montes de formatos e como tem wireless podes aceder aos ficheiros no PC. Suporta 1080p para ligares ao teu Pana.

Quanto às colunas e amplificador (e visto que o orçamento é algo limitado, tirando 125€ para o leitor, sobram 525€ para este conjunto) recomendo o seguinte:

Yamaha, NS-P380 / Paquetes completos / Altavoces / SUPERSONIDO

(289€)

Onkyo, TX-SR308 / Receptores AV / Home Cinema / SUPERSONIDO

(269€)

Total: 683€

Cumps.

PS: Não estou a incluir cabos. Convém ter boas cablagens... e não são muitos baratas.

Na minha opinião, com eventual excepção do cabo HDMI para imagem e som, não faz muito sentido comprar cabos "xpto" para ligar estas colunas da Yamaha ou qualquer interligação que veja de repente.

Os bons cabos começam a fazer sentido quando se evolui para gamas de colunas um bocado acima, caso contrário corre-se o risco de gastar valores em cabos que seriam melhor gastos no upgrade das colunas em si. [;)]

Na minha opinião, com eventual excepção do cabo HDMI para imagem e som, não faz muito sentido comprar cabos "xpto" para ligar estas colunas da Yamaha ou qualquer interligação que veja de repente.

Os bons cabos começam a fazer sentido quando se evolui para gamas de colunas um bocado acima, caso contrário corre-se o risco de gastar valores em cabos que seriam melhor gastos no upgrade das colunas em si.

Por acaso o correcto é exactamente o contrário! [;)]
Pelo cabo HDMI passa um sinal digital com correcção de erros, ou seja, com maior ou menor necessidade de correcção de erros, a qualidade final do sinal é exactamente igual quer se trate de um cabo worten de 10€ ou um profigold de 80€.
Quanto aos cabos das colunas, esses sim já transportam um sinal analógico e muito mais permeável a ruídos e interferências sem que haja tratamento destes erros.

Cumps.

Por acaso o correcto é exactamente o contrário! [;)]
Pelo cabo HDMI passa um sinal digital com correcção de erros, ou seja, com maior ou menor necessidade de correcção de erros, a qualidade final do sinal é exactamente igual quer se trate de um cabo worten de 10€ ou um profigold de 80€.
Quanto aos cabos das colunas, esses sim já transportam um sinal analógico e muito mais permeável a ruídos e interferências sem que haja tratamento destes erros.

Cumps.

Tens a certeza do que dizes?

Se bem que um cabo digital tem a vantagem do funciona ou não, não te esqueças que tens diversas normas HDMI, e corres o risco do sinal não chegar lá em distâncias grandes com cabos de má qualidade (já o vi acontecer).

É lógico que um sinal analógico é mais permeável a ruídos, mas não é na ordem de grandeza de um cabo de coluna (por onde passam volts e não milivolts como num cabo RCA com sinal de linha), e acima de tudo, falamos em colunas com um desempenho francamente baixo, onde o cabo será certamente o menor dos problemas.

Aliás, mostra uma análise de frequência das perdas que um cabo básico pode causar, e depois arranja o gráfico da frequência resposta destas colunas...
...fica tudo dito!

[;)]

A última solução, sem qualquer dúvida.

Com um amplificador A/V continuas sempre com hipótese de evolução futura, pois se olhares para um amplificador AV com 10 anos em cima, continuas a poder ouvir o som do Bluray em 5.1, com excepção dos formatos mais específicos (que regra geral até são opcionais do disco).
Ou seja, os standard Dolby Digital e DTS estão muito implementados (basta veres que os filmes em HD na net usam um dos dois habitualmente), e tanto faz se tem HDMI ou não, pois o áudio digital pode ir por cabo óptico Toslink ou cabo coaxial, sem os "stresses" das versões HDMI, etc.
Claro que hoje deverás comprar com entradas HDMI, mas as outras são importantes.

Por outro lado, um amplificador separado tem mais ajustes, e permite-te melhorar substancialmente a qualidade a qualquer altura pela simples substituição das colunas - algo que nos sistemas "fechados" não podes fazer.

Na minha opinião, ficas muito mais bem servido com um amplificador deste estilo e um media center relativamente barato (+- 100 €) do que tentar comprar um equipamento "all-in-one".
À medida que a tecnologia vai evoluindo, bem como novos codecs, nem sempre o hardware consegue acompanhar.

Se tiveres um media center de 100 euros e o quiseres trocar daí a uns anos, deixas 100 euros encostados a um canto.

Se compras um sistema com algum tipo de media center integrado, encostas o sistema todo (ou ficas com uma coisa que funciona só como amplificador, o que é a menor das qualidades desse tipo de sistemas).

Tens diversos amplificadores AV actualmente com preços muito interessantes, e de marcas como a Yamaha, Denon, Pioneer, entre outros.
[;)]

Obrigado pelos esclarecimentos! muito bons e fundamentados, de facto pareces perceber desta ciencia :P

sim, qq dia aparecem os mega bluray, e aí trocar apenas o leitor é mais facil/barato do que mandar todo o kit para o lixo, faz sentido sim.

se alem disto, se consegue mais qualidade comprando por partes, melhor.

precisava agora de ajuda era sobre o que comprar. Estive na fnac hoje a tarde, e fiquei confuso pois a oferta era imensa, e o sr que me atendeu parecia perceber quase tanto como eu da coisa.

assim para nao fugir muito aos 650 eur total, que me recomendarias para comprar? wireless streaming era fixe, e a tv que tenho é uma 50g20 da panasonic.

obrigado mais 1 vez

Em termos de media center não acompanhei os últimos meses, pelo que deverá haver (se não aqui, certamente no zwame) quem já tenha "dissecado" os media centers actuais. [;)]

Quanto aos amplificadores, há certas marcas que para além de nunca fazerem nada declaradamente mau, acabam por concorrer entre elas, logo dentro do mesmo segmento de preço são habitualmente equivalentes em características, diferindo num ou noutro pormenor.

Essas marcas são a Denon, Onkyo, Yamaha, Pioneer (devo estar a esquecer-me de mais algumas, mas com preços competitivos há outros nomes que já não entram tanto).

No fundo, aqui deverás ter em atenção a versão hdmi (a 1.4 é utilizada em alguns tipos de 3D, sendo a 1.3 ainda muito utilizada para as outras opções).

Depois os amplificadores vão variar no número de entradas, e (naturalmente) na potência e qualidade geral, desde pré-amplificação, processamento digital, amplificação propriamente dita, etc.

É um pouco difícil dar-te algumas soluções "chave na mão" sem saber exactamente o que pretendes como resultado final e se é tua intenção evoluir ou não.

Se pensasses em montar tudo de uma vez só com esse valor, terás possivelmente de ir para kit's de colunas semelhantes às Yamaha que foram colocadas aí atrás.
Enquanto é certo que esse kit consegue (bem afinado) tocar melhor do que a maioria dos kit's "in a box", não é exactamente uma solução com muita qualidade, e especialmente ao ouvires música vais notar a insuficiência face ao que o amplificador permite (é claro que isto também depende do som a que estejas habituado).

Depois ainda tens a questão do tamanho das colunas, e se para ti é ou não fundamental que sejam pequenas (já que as pequenas normalmente são vendidas em kit, logo obriga-te a gastar o dinheiro de uma vez só).

Se fosse eu, era muito provável que optasse por comprar o amplificador, a fonte de sinal (media center ou outro) e um par de colunas razoáveis, que no imediato não me permitia ter som surround, mas já melhora substancialmente o som, permitindo aos poucos (€) ir comprando as restantes e ir construindo o meu sistema com um nível de qualidade que me permitisse não só ver filmes, mas também ver concertos e ouvir música com qualidade.

Mas isto seria a minha opção, que na realidade até foi o que fiz, mas não quer dizer que tu não possas ficar satisfeito com uma solução estilo a Yamaha colocada anteriormente.

A Wharfedale (por exemplo), permite-te construir kit's de combinações de colunas já com uma qualidade interessante, que no final andam na casa dos 600€.
É claro que agora não pretendes gastar 600 + amplificador + colunas (depreendo), daí a tal questão de ir construindo o sistema por fases.

Dentro das colunas em kit completas e de pequenas dimensões, eu aconselhava-te no mínimo umas Kef KHT 1005.2, mas aqui coloca-se a questão de não poderes comprar por fases, o que aumenta o rombo inicial.

O ideal seria conseguires ouvir esses kit's Yamaha e as Kef lado a lado, para tentares perceber se para ti se justifica.

Sabes que falar em som é uma coisa muito vaga até que se estabeleçam algumas referências auditivas que possam servir de padrão, pelo que as recomendações "online" serão sempre altamente subjectivas e sujeitas a erros, por maior que seja a boa vontade de quem tenta ajudar. [;)]

Já agora, para te tentar explicar algumas noções sobre colunas (para que possas ter uma noção do que falamos):

-O som não é mais do que movimentação de ar em forma de ondas sonoras. Se tu retirares o ar de um espaço, não consegues fazer transmissão de som.
A água também funciona como transmissor, só que é pouco eficaz em frequências agudas, já que estas necessitariam de movimentações extremamente rápidas.

O ouvido humano ouve (em teoria) entre os 20 e os 20.000 Hz.
Diz-se "em teoria", porque aos 20 anos já dificilmente alguém consegue ouvir esse espectro sonoro, e daí para a frente é sempre a piorar (em diversos graus, mas é a piorar).

Nesta escala, os 20hz são frequências muito graves (quase ao nível de um tremor de terra em tom), e os 20.000 Hz serão uns "super agudos", ou seja, para lá de um zumbido.

O problema é que não é possível que um altifalante responda bem aos 20hz e aos 20.000 ao mesmo tempo.
Quando falamos em 20 Hz, o altifalante tem de se mover 20 vezes por segundo, e como necessita de movimentar muito ar tem de ser um altifalante grande.
O altifalante dos agudos (chamado tweeter) necessita de se movimentar até 20.000 vezes por segundo, e para que isso seja possível, ele tem de ser pequeno e leve para vencer a inércia.

O problema das colunas com satélites muito pequenos + subwoofer separado (como as Yamaha ou Kef da imagem) é que nem o Subwoofer consegue chegar bem à frequência das colunas satélites, nem o inverso, sendo isto muito mais verdade em sistemas baratos como o Yamaha, onde não há budget para altifalantes, caixas e crossovers (divisores de frequências) mais elaborados.

Então qual era a melhor solução?
Seria uma coluna de 2 vias (tweeter e woofer) + um subwoofer separado.
Isto permite cobrir a gama de frequências de uma forma melhor e mais natural, sem truques de electrónica para parecer que está a fazer o que não está.

É aqui que entram as tais soluções que podem ser adquiridas por fases.

Nota que isto são conceitos básicos sobre colunas, pelo que existem combinações de colunas de 2 vias (ou mais) + subwoofer a tocar muito mal, e sistemas de satélite a tocar bastante bem, mas por conceito a primeira solução é mais fácil de conseguir bons resultados, enquanto que a última para ter bons resultados exige que se invista em algo declaradamente provado (e normalmente caro).

obrigado pelos esclarecimentos!

estive o serão todo a ver foruns e há tanta escolha que para um leigo é impossível concretizar uma escolha que não deixe duvidas.

por isso deixo aqui alguns pressupostos do que pretendo e peço para me ajudarem a concretizar com algumas sugestões de modelos.

gostava de ter:

um custo não mto superior aos 700 eur total

forma de ler todos os ficheiros disponiveis em HD e com o melhor som possivel

ter sistema 5.1 de colunas numa sala com 40 metros quadrados

a televisao que tenho é uma panasonic 50G20

gostava que o sistema consegui-se via wireless aceder ao meu pc e ler um filme directamente

o sistema deve dar para regular legendas

deve ser +/- simples de configurar

obrigado pela ajuda!

Caríssimos,

Vou comprar um home cinema Blu Ray. Quero gastar no máximo cerca de 400 euros.

Que sistema aconselham?

Eu estou de olho neste:

PHILIPS HTS5560

-Blu-ray Full HD 3D

-Altavoces orientados 3D

-1.000 W RMS de potencia

-Tecnología DoubleBASS

-Acabado brillante y elegante

-Dolby TrueHD y DTS-HD MAE

-Reproduce todos los formatos
HTS5560_lmwcYR.gif

http://www.makrostv.com/tienda/p/home-cinema-philips-hts5560/ por 349 euros.

vamos lá puxar isto para cima

eu e uns amigos meu estamos a pensar em dar como prenda de casamento um kit home-cinema. mas como é tudo uma cambada de pobretanas ([:D]), aí até €400 era o limite
a pessoa em questão tem uma TV Samsung, por isso estava a pensar comprar o home cinema da Samsung

valem a pena, nesta gama de preços?

Pessoal entendido na matéria... Quando for altura de comprar um homecinema, que estará para breve, o que é que tenho de ter em conta em temos de especificações do produto no momento da compra? Ou seja, quero algo de qualidade, mas uma boa relação custo beneficio. O que é que é imprescindivel ter a nivel de specs para me garantir satisfação?

Primeiro é importante que digas o orçamento que tens disponível, depois, os kits all in a box por mais caros que sejam nunca são tão bons como uma solução com um Av. Receiver a sério e colunas idem.

Pessoal entendido na matéria... Quando for altura de comprar um homecinema, que estará para breve, o que é que tenho de ter em conta em temos de especificações do produto no momento da compra? Ou seja, quero algo de qualidade, mas uma boa relação custo beneficio. O que é que é imprescindivel ter a nivel de specs para me garantir satisfação?

Facil. Usar awards de qualquer revista: What Hifi, Home cinema choice.

Primeiro o que significa home cinema? Leitor blu ray e 5.1 colunas?

Apenas 2.1 e leitor blu-ray?

Ou projector 3d, 9 colunas e 2 subwoofers, e amplificador topo de gama? Algo para valores nas ordem dos 10 000 euros? :D

Aproveitando o tópico, alguém conhece auscultadores porreiros sem fios que permitam ligar a um home cinema?

Isto é, há muitos sem fios, a questão é que queria comprar vários, para vários utilizadores terem autonomia no volume de som sem incomodar mais ninguém. Penso que bastaria ter uma única base emissora ligada ao leitor de DVD/whatever, mas não sei se os auscultadores vulgares sem fios, poderia comprar vários e usar apenas uma base emissora.

Ou projector 3d, 9 colunas e 2 subwoofers, e amplificador topo de gama? Algo para valores nas ordem dos 10 000 euros? :D

ando um pouco desviado do home cinema, e nestes 6 ou 7 anos muita coisa mudou...
9 colunas? mas há formatos nativos de 9 canais? havia o 7.1 mas acho que não havia descodificadores domésticos para aquilo... aliás, nem formato.
eu sou da altura da guerra superaudioCD e dvd-a (e por isso comprei um leitor universal...). ora nem um nem outro!

Primeiro é importante que digas o orçamento que tens disponível, depois, os kits all in a box por mais caros que sejam nunca são tão bons como uma solução com um Av. Receiver a sério e colunas idem.

Sim realmente podia ter aprofundado mais!

O valor dependerá muito daquilo que eu consiga aprender aqui (e não só), e possa dizer quanto preciso de gastar para ter o que pretendo. Pelo que tenho visto aí nas lojas do costume, um kit com leitor custa entre os 200€/400€... Ou mais, mas acho que passa de 8 a 80 quando falamos de 1000€ por um home cinema.

Gostava de conseguir comprar sem o leitor para poupar algum dinheiro, isto que uma PS3/4 fará o mesmo serviço....

Assim de repente talvez apontar para os 300€ será que consigo algo decente? A ideia é conseguir criar aquele ambiente vibrante a ver um filme e ter sons a vir por trás e ao nosso lado [:D] [:cool:]

ena pá... só 1000€ custou o meu receiver, e tive um grande desconto!...
uma razão que me levou a descartar um desses kits é a qualidade de som sofrível em audio.

Voltar
Superior