Home Cinema

mas queres um 5.1 que também dê som, ou um sistema de som que dê para filmes?
IMHO se queres o melhor de 2 mundos, wireless estará fora de questão... porque para ter wireless terás que optar por um kit... e lá se vai o som. e que tal avançares para um kit de 5.1 e fica o som para outra altura? ou o contrário. investes num de som agora, e depois compras um kit.

o que eu faria seria investir num receiver e colunas frontais + central, e depois aumentava com as traseiras (e possivelmente sub).

Eu gosto de ouvir música, mas confesso que tenho o ouvido um bocado duro... Para mim a partir de certo ponto é tudo +/- igual.. Tenho amigos que pagam fortunas por um cabo, depois mostram-me a diferença e enquanto a mim me parece exactamente igual, eles vão dizendo "é incrível a diferença que um cabo faz"...

Como tal, quero que de som por uma questão prática, para poder ouvir música quando estou pela sala, e nisso acredito que qualquer um destes kits faz melhor do que a minha BoomBox bluetooth, mas o interesse é essencialmente filmes, porque sou um grande apreciador de cinema e desde que tenha tempo vejo para cima de 4 ou 5 filmes todas as semanas.

E para cinema o 5.1 é bastante importante.. Daí que só se chegar mesmo a conclusão que colunas traseiras wireless não são funcionais é que optarei por um sistema 2.1

Bem... A indecisão quanto ao que fazer, a minha aversão completa por cabos a atravessar a sala e o facto de uma casa nova implicar despesas constantes foram levando a que a decisão e a compra fossem adiadas.. Entretanto já estava praticamente decidido a esquecer o 5.1 e a comprar uma soundbar apenas para melhorar dentro do possível o som que neste momento tenho pelas colunas da TV.

Há dias vi esta soundbar e fiquei apaixonado pelo conceito: http://www.philips.pt/c-p/B5_12/fidelio-soundbar-altifalante-soundbar

2000560129.jpeg

fideliosruddo1.jpg

Com os satélites encaixados funciona como uma soundbar comum 2.1, o que será o ideal para ver TV, ou ouvir musica... Para ver filmes, basta pegar nos satélites, pousar em qualquer sitio na parte de trás, fazer o ajuste espacial e tenho um sistema surround.. Com a vantagem que qualquer um dos satélites pode funcionar como coluna bluetooth portátil.

Do ponto de vista prático é imbatível.. E pelos reviews o som tendo em conta as especificidades do sistema não desilude..

Andava meio tentado, mas o preço de 789€ na Amazon alemã, ou os 799 na francesa não eram nada convidativos.. Há dias apareceu na amzon espanhola e hoje esteve em flash sale por 499€, não resisti e ofereci-me uma prenda de Natal atrasada.

Daqui a uma semana já o devo ter para dar as primeiras opiniões.

Ele queria dizer que Philips não é muito boa em alta fidelidade.

Ainda bem que percebeste o que ele queria dizer... Eu não percebi..

Primeiro porque eu não falei sequer em alta fidelidade, já que o meu objectivo principal não é ouvir musica, mas sim melhorar o som da TV para ver filmes e ter audio surround.. Se a minha ideia fosse ouvir apenas musica faria outras escolhas...

E depois, porque aquele tipo de posts não ajudam ninguém em nada... Se aquela barra da Philips não é boa, não é boa porque em concreto? Que alternativas recomenda que cumpram o requisito de não haver fios pelo chão, sem exceder o orçamento? Ainda estou a tempo de cancelar se for caso disso.. Agora um comentário feito daquela forma só serve para desqualificar as escolhas dos outros gratuitamente...

Com os satélites encaixados funciona como uma soundbar comum 2.1, o que será o ideal para ver TV, ou ouvir musica...

Caro mundano, a frase acima é tua (será ideal para ver TV ou ouvir música), se não pretendes muita qualidade, serve. Se no entanto a qualidade de som é factor de decisão, pensa por exemplo numas NAIM Mu-so, Yamaha YSP-2500, Orbitsound M10, etc etc. Mas se és audiófilo e pretendes música detalhada e cristalina esquece o surround, as 5+1, as 7+1 etc e compra um bom par de colunas de chão stereo. Por esse preço já dispões duma escolha bastante razoável.

Caro mundano, a frase acima é tua (será ideal para ver TV ou ouvir música), se não pretendes muita qualidade, serve. Se no entanto a qualidade de som é factor de decisão, pensa por exemplo numas NAIM Mu-so, Yamaha YSP-2500, Orbitsound M10, etc etc. Mas se és audiófilo e pretendes música detalhada e cristalina esquece o surround, as 5+1, as 7+1 etc e compra um bom par de colunas de chão stereo. Por esse preço já dispões duma escolha bastante razoável.

Honestamente dessas alternativas só a Yamaha poderia ser opção... A NAIM, nem sequer é para home cinema, e a Orbisound M10 tem dois defeitos que não dá para engolir, não tem HDMI e não dá para desligar o processamento espacial do som, o que pode ser bom para umas coisas, mas em outras situações simplesmente prejudica a qualidade sonora.

Mas nenhuma delas cumpre o que eu procurava, que é um sistema surround para home cinema, sem fios pela sala.

A Yamaha até poderia considerar, mas ficou de fora, primeiro porque custa 800€ e depois porque para produzir surround virtual precisa de estar numa sala perfeitamente simétrica e com boa capacidade de reflexão do som. Na minha sala, nem tenho uma coisa, nem outra, já que a TV de um lado tem uma parede com cortina de uma ponta à outra e do outro lado tem espaço aberto e as escadas para o andar de cima.. Para som, surround, do que li, a Yamaha faz um efeito espacial tão bom quanto uma barra pode fazer, mas não chega perto de um verdadeiro surround como o que a Philips faz com os satélites posicionados atrás..

Além disso, do que tenho lido, as opiniões no geral contrariam um bocadinho o que tu dizes, já que no mundo das barras de som e do home cinema as Philips normalmente têm excelentes reviews e muito boa apreciação pela sua qualidade do som. A Fidelio B5 tem muito melhores reviews ao nível do som do que por exemplo a Sonos Playbar, tem o mesmo tipo de funcionalidades wireless, não é preciso comprar módulos extra e custa uma fracção do preço..

Quanto ao ouvir musica.. Como é óbvio não espero o mesmo som que teria num sistema stereo pensado apenas para ouvir musica, mas pensei que fosse óbvio que ao comprar uma barra de som, não fosse esse o principal objectivo..

mundando se não tens sala para tirar proveito de um sistema sound bar, resta-te apostar num sistema da yamaha 5.1(pré-amplificador, sub,5 colunas) e tens a festa feita, ligas a tv via optico ao pré-amplificador e desfrutas do belo som...

Sim... A questão dos fios não é negociável. Primeiro porque a decoração da minha casa é a fugir para o minimalista, pelo que não tenho forma de conseguir passar os fios sem que fiquem completamente expostos pelo meio do chão. E depois, porque tenho uma coisa destas para aspirar: https://www.neatorobotics.com/robot-vacuum/botvac/ e ter os fios dos satélites espalhados pelo chão significaria que mais dia menos dia ia chegar a casa e ver uma desgraça, porque o aspirador ia enrolar-se aos fios e ia arrastar um satélite para o meio do chão.

De qualquer forma o conceito da Philips Fidelio B5 para mim, do ponto de vista prático bate todas as outras.. A ideia de ter tudo como uma simples barra de som e posicionar os satélite apenas quando for ver um filme, agrada-me imenso porque garante que tenho o mínimo de artefactos tecnológicos espalhados pela sala no dia a dia. E depois, o facto de os satélites poderem funcionar não só em surround, mas também em modo multiroom, ou mesmo de forma independente, também é interessante, porque posso usar um satélite como coluna bluetooth portátil para ouvir streams com o telefone ou posso posicionar um satélite em cada divisão e ter musica ambiente pela casa toda..

Do ponto de vista sonoro, já li quase todos os reviews que andam pela net e são quase todos unânimes em classificar bastante bem o resultado final..

Por isso, estou bastante convencido com a encomenda e não estou com intenções de cancelar.

Última edição:
Bem... No Sábado de manhã já recebi a Fidelio B5.. Neste momento o que posso dizer é que para o que eu pretendia é um aparelho excelente.. E não me admira nada que tenha ganho tantos prémios de inovação e design.. A verdade é que a instalação leva apenas 5 minutos, é só pousar a barra, o sub, ligar ambos à corrente e com um cabo HDMI ligar à saída ARC da TV, mais 1 minuto para calibrar a zona de audição e o sitio onde iremos pousar os satélites ao ver filmes e está feito... Temos um sistema de home cinema com surround verdadeiro e não projectado ao contrário do que fazem todas as outras barras pronto a funcionar.

Em termos de som, com tanta critica negativa até estava assustado... Mas neste momento estou super satisfeito com a qualidade sonora e com facilidade a recomendaria a alguém com as mesmas necessidades que eu tinha: surround, sem fios..

A barra é capaz de um som bastante equilibrado, envolvente, que enche por completo a sala, com graves profundos que nas cenas de explosões e semelhantes parece que enche o chão de vibrações, mas sem que nunca nenhuma frequência se sobreponha em demasia, já que os agudos e as vozes são sempre muito perceptíveis. Apesar de não ter um canal central dedicado, as vozes parece que vêm sempre do centro do ecrã e são muito perceptíveis, pelo que ai a Philips faz um excelente trabalho com o canal central virtual.

No modo musica a barra também não se porta mal.. Para o que tenho visto, em barras de som, a maioria dos modelos da Samsung, LG, Sony e mesmo outras de marcas mais dedicadas ao audio, não chegam nem perto do som desta..

Como é óbvio é um conceito que tem os seus compromissos, falta de suporte nativo aos novos formatos DTS e Dolby de alta resolução e em relação a um sistema 5.1/7.1 de qualidade nota-se que o soundstage não é tão amplo, mas faz um trabalho formidável, sem chatices na instalação e a uma fracção do preço que é preciso em outros sistemas para ter a mesma funcionalidade.

Bem... No Sábado de manhã já recebi a Fidelio B5.. Neste momento o que posso dizer é que para o que eu pretendia é um aparelho excelente.. E não me admira nada que tenha ganho tantos prémios de inovação e design.. A verdade é que a instalação leva apenas 5 minutos, é só pousar a barra, o sub, ligar ambos à corrente e com um cabo HDMI ligar à saída ARC da TV, mais 1 minuto para calibrar a zona de audição e o sitio onde iremos pousar os satélites ao ver filmes e está feito... Temos um sistema de home cinema com surround verdadeiro e não projectado ao contrário do que fazem todas as outras barras pronto a funcionar.

Em termos de som, com tanta critica negativa até estava assustado... Mas neste momento estou super satisfeito com a qualidade sonora e com facilidade a recomendaria a alguém com as mesmas necessidades que eu tinha: surround, sem fios..

A barra é capaz de um som bastante equilibrado, envolvente, que enche por completo a sala, com graves profundos que nas cenas de explosões e semelhantes parece que enche o chão de vibrações, mas sem que nunca nenhuma frequência se sobreponha em demasia, já que os agudos e as vozes são sempre muito perceptíveis. Apesar de não ter um canal central dedicado, as vozes parece que vêm sempre do centro do ecrã e são muito perceptíveis, pelo que ai a Philips faz um excelente trabalho com o canal central virtual.

No modo musica a barra também não se porta mal.. Para o que tenho visto, em barras de som, a maioria dos modelos da Samsung, LG, Sony e mesmo outras de marcas mais dedicadas ao audio, não chegam nem perto do som desta..

Como é óbvio é um conceito que tem os seus compromissos, falta de suporte nativo aos novos formatos DTS e Dolby de alta resolução e em relação a um sistema 5.1/7.1 de qualidade nota-se que o soundstage não é tão amplo, mas faz um trabalho formidável, sem chatices na instalação e a uma fracção do preço que é preciso em outros sistemas para ter a mesma funcionalidade.

Parece uma opção excelente, a opção das colunas pequenas servirem para ouvirem música independentemente da soundbar está uma ideia muito bem pensada.
Tenho é dúvidas quanto à autonomia do sistema, imaginem que quero fazer uma maratona de filmes e séries e ter o sistema a trabalhar umas 8 horas de seguida, as colunas destacáveis têm autonomia para isso?
Ao ver os filmes da TV ou de uma pen na TV a soundbar faz a descodificação para suround? É que no meu caso não uso qualquer descodificador, tenho arrumado um leitor de DVDs com as 5 colunas, precisamente por já não usar DVDs e porque não suporto ter fios espalhados pela sala, por acaso também tenho um desses robôs aspiradores e de certeza que esses fios eram estragos pela certa.

Parece uma opção excelente, a opção das colunas pequenas servirem para ouvirem música independentemente da soundbar está uma ideia muito bem pensada.
Tenho é dúvidas quanto à autonomia do sistema, imaginem que quero fazer uma maratona de filmes e séries e ter o sistema a trabalhar umas 8 horas de seguida, as colunas destacáveis têm autonomia para isso?
Ao ver os filmes da TV ou de uma pen na TV a soundbar faz a descodificação para suround? É que no meu caso não uso qualquer descodificador, tenho arrumado um leitor de DVDs com as 5 colunas, precisamente por já não usar DVDs e porque não suporto ter fios espalhados pela sala, por acaso também tenho um desses robôs aspiradores e de certeza que esses fios eram estragos pela certa.

Quanto à primeira questão, a autonomia dos satélites é de 10 horas em modo surround e se for a usar em modo bluetooth como colunas independentes dizem que a autonomia desde para 6 horas. Se as 10 horas são reais ou não, não sei, mas o que te posso dizer é que há dias tiveram a ser usadas umas 6 horas seguidas e não se queixaram da bateria. Se os satélites ficarem em sumo, podes sempre encaixa-los na barra e sempre tens o surround virtual/projectado, que apesar de tudo é muitíssimo melhor do que o som de qualquer TV.

Quanto à segunda questão. Se tiveres uma TV +/- recente que faça o pass-through de Dolby e de DTS via HDMI, ou por via óptica, tudo o que meteres a tocar na TV que tenha som num desses formatos é passado para a barra descodificar, seja da PEN, seja do NETFLIX, etc.. Nos filmes que não têm som surround, a barra usa o sistema Dolby Surround Prologic II para criar um efeito de espacialidade artificial a partir dos dois canais stereo.

A única coisa que pode causar problemas são ficheiros com som exclusivamente em TrueHD, na minha Minix X8-H Plus vejo-os sem problemas porque ela faz transcoding para Dolby, mas se os tentar ver directamente na TV não dá som, mas isso já acontecia ao ouvir pelas colunas da TV.. Isto, porque a barra não descodifica nativamente formatos 7.1 HD.

Não sei se è o tópico mais adequado, mas tem a ver com home cinema.

Estou à procura de algo que consiga transmitir vídeo sem fios para o meu videoprojector.

O projector já tem receptor e uso o telemóvel como emissor em 1080p. O que pretendia era algo para colocar na saída HDMI video do blueray e este emitir para o videoprojector. Alguém conhece algo??

Não sei se è o tópico mais adequado, mas tem a ver com home cinema.

Estou à procura de algo que consiga transmitir vídeo sem fios para o meu videoprojector.

O projector já tem receptor e uso o telemóvel como emissor em 1080p. O que pretendia era algo para colocar na saída HDMI video do blueray e este emitir para o videoprojector. Alguém conhece algo??

Chromecast ?

Voltar
Superior