[Economia] Greve na Ryanair

Isso acontece em inúmeros empregos. Até no público em pt. Faz parte das vicissitudes da tipologia de emprego. Ficariam mais felizes em vez de ganhar 20€ por hora de voo, ganharem 10€ por todas as horas?

Sabes que em PT existem empregos que fazem 24h seguidas ou até mais? Tudo tem a ver com a tipologia de emprego. Se tens um voo que obriga a trabalhar 12h, como queres solucionar? Uma escala para troca da tripulação?

Se existe uma parte do salário em função dos objectivos então é normal que não seja paga se não forem atingidas. Não é o que acontece em todo o tipo deste tipo de extras salariais por objectivos?

Eu acho que em qualquer parte do mundo, o corretor é pagar as horas trabalhadas, não apenas aquelas que a empresa acha que tem pagar. Não sei se discórdias... Quanto às 12h se as regras deste trabalho as proíbem então é um abuso /ilegalidade pressionar para as ultrapassarem.
A componente variável é a única coisa que não posso contrapor porque os dados não dão muito claros, o que parece é que não há objectivos desses bem claros para os prémios de vendas e que qualquer coisas serve para retirar essa componente, mas dou esse de borla.

Só sei é que os voos mais atribulados que faço são sempre em low cost. Tudo se vê em pormenores de descolagem e principalmente de aterragem. Há pilotos das low cost que não aterram, simplesmente deixam cair o avião na pista.

Isto é algo que nunca me aconteceu numa Emirates, Air France, etc.

As piores aterragens que tive foi com companhias de "bandeira"... ainda não conseguem controlar os ventos...

E também se descurares hoje em dia, voltas ao passado num instante. E hoje em dia continuam a haver muitos abusos.

Não voltas porque existe hoje uma "rede social" que não permite isso. Antigamente ou trabalhavas ou morrias à fome. Hoje em dia podes dar-te ao luxo de recusares emprego porque o rsi já dá para o tabaco. Podes dar-te ao luxo de "seleccionar" empregos enquanto tens o conforto do subsídio de desemprego, entre outros.

Não voltas porque existe hoje uma "rede social" que não permite isso. Antigamente ou trabalhavas ou morrias à fome. Hoje em dia podes dar-te ao luxo de recusares emprego porque o rsi já dá para o tabaco. Podes dar-te ao luxo de "seleccionar" empregos enquanto tens o conforto do subsídio de desemprego, entre outros.

Sim, claro... Por isso é que existe tanta gente vítima de ordenados não pagos, assédio, horas a mais não pagas, contratados a part-time a fazer horário de full-time, etc. E já estou a deixar de lado casos de escravidão no sentido literal e criminal da coisa. Mas vamos fazer de conta que isso já não existe.

Eu acho que em qualquer parte do mundo, o corretor é pagar as horas trabalhadas, não apenas aquelas que a empresa acha que tem pagar. Não sei se discórdias... Quanto às 12h se as regras deste trabalho as proíbem então é um abuso /ilegalidade pressionar para as ultrapassarem.
A componente variável é a única coisa que não posso contrapor porque os dados não dão muito claros, o que parece é que não há objectivos desses bem claros para os prémios de vendas e que qualquer coisas serve para retirar essa componente, mas dou esse de borla.

E se em vez de pagarem à hora, pagarem por voo realizado? Um valor fixo, ou por km? Como disse a situação até se resolve bem pagando todas as horas mas a metade do valor.

O número de horas trabalhadas também terá muito a ver com o sector. Como resolver para fazer um voo de 6h e outro de 7h no regresso?

Digo-te já que em pt, há empregos que obrigam a situações de ultrapassarem os horários normais e não cumprirem as 11h mínimas de descanso. Na saúde é um exemplo. Há procedimentos que podem demorar 1-2-4-6-10h e têm de ser feitos. Na aviação será idêntico. Ou então mais vale pagar ao km/milha realizados e fica resolvido.

Exactamente. Isso é o logo o mais evidente entre um bom piloto e um desenrasca.
As "mãozinhas" de um piloto formado na FAP para um piloto de escola/simulador....é como de um piloto de rallye para um recém-encartado...

7 anos a trabalhar no ASC deram para ver muita coisa e ouvir muita coisa , algumas não dá para falar mesmo... enfim ...quando há milagres e chega tudo a casa vivo .

As "mãozinhas" de um piloto formado na FAP para um piloto de escola/simulador....é como de um piloto de rallye para um recém-encartado...

7 anos a trabalhar no ASC deram para ver muita coisa e ouvir muita coisa , algumas não dá para falar mesmo... enfim ...quando há milagres e chega tudo a casa vivo .

Mas mãozinhas do quê?
Dos sistemas de voo do avião?
A principal capacidade de um piloto mais que "dirigir" é avaliar as condições e tomar as decisões correctas, no momento correcto e de acordo com o procedimento.

Todos devem lutar por direitos melhores. Seja tentando que o empregador ofereça melhores condições ou mudar de empresa. Conheço várias pessoas que trabalham/trabalharam na Ryanair e está muito longe de ser um emprego de sonho.

A aviação continua a ser um emprego francamente exigente e de desgaste rápido. É natural que seja bem remunerado mas os profissionais abdicam em grande parte da sua vida (saúde e vida pessoal).

Mas mãozinhas do quê?
A principal capacidade de um piloto mais que "dirigir" é avaliar as condições e tomar as decisões correctas, no momento correcto e de acordo com o procedimento.

Então digo já que diferentes pilotos têm capacidades muito distintas de fazerem essas avaliações e tomarem essas decisões.

O exemplo que o decozul deu é a realidade entre seres conduzido por um piloto profissional e um recém-encartado. Ambos te levam ao destino...

E se em vez de pagarem à hora, pagarem por voo realizado? Um valor fixo, ou por km? Como disse a situação até se resolve bem pagando todas as horas mas a metade do valor.

O número de horas trabalhadas também terá muito a ver com o sector. Como resolver para fazer um voo de 6h e outro de 7h no regresso?

Digo-te já que em pt, há empregos que obrigam a situações de ultrapassarem os horários normais e não cumprirem as 11h mínimas de descanso. Na saúde é um exemplo. Há procedimentos que podem demorar 1-2-4-6-10h e têm de ser feitos. Na aviação será idêntico. Ou então mais vale pagar ao km/milha realizados e fica resolvido.

Eu não sei como é que eles vão resolver, têm é que resolver.... Se a Ryanair estiver a cumprir não há greves.

Só sei é que os voos mais atribulados que faço são sempre em low cost. Tudo se vê em pormenores de descolagem e principalmente de aterragem. Há pilotos das low cost que não aterram, simplesmente deixam cair o avião na pista.

Por acaso as piores aterragens são sempre na ryanair, o resto do voo é ela por ela. Isto comparando, TAP, BA, Ryanair e Easyjet que é as que uso mais.

O que quero saber, é se os feiosos da ryanair têm uma formação diferente das de bandeira. Porque toda a gente sabe que os feiosos da ryanair, não têm grande "estaleca" na area, é o mesmo que um recem encartado. Mas conseguem levar a máquina do ponto A ao ponto B, com mais ou menos dificuldades.

Porque acho que a propria Ryanair não mete aquilo nas mãos de um zé ninguém, além que existe uma entidade reguladora. Por muito low-cost que sejam, mas também não são tolinhos para brincar com a segurança

Já se fala em aterragens... Eu nunca senti diferenças na aterragem de uma tap e de uma low-cost...
Mas até nem é isso que está em causa aqui na questão da Ryanair...
Ou os assistentes de bordo da Ryanair servem cafés mais, frios que os da TAP?? Podia contar tantas histórias vividas na TAP....

O que está em causa são, condições laborais e os atropelos.

A ver se conseguimos meter luz neste assunto.
A Ryanair aplica regras de trabalho que não podem/devem ser aplicadas na aviação civil.

Toda a malta que faz cabine na Ryanair leva anos a queixar-se do "rostering" , por exemplo , falta 1 hora para acabar o turno no Porto e ainda lhe metem um Porto-Faro , na viagem de regresso Faro-Porto vem sentado na cabine mas só pagam até ao término do Porto-Faro ... ou seja chegou a Faro e já leva 10 horas de trabalho ,chega ao Porto com 12 , descansa 8 e toma lá mais 10/12...

Quando querem tramar um tripulante , em vez de meter um Porto-Faro , enfiam um Porto -Dublin ou pior...

Esqueçam essa questão dos pilotos low cost VS companhias " normais ".

A formação deles é muito exigente, e têm constantemente de dar provas da sua habilidade tanto em voos comerciais como em simulador.

As aterragens mais ou menos suaves não tem a ver com os pilotos salvo algum erro. Tem a ver com muitos outros factores. Aliás a Ryanair até tem Boeings 737 que alem de serem um excelente avião escola, tambem tem sistema de piloto automático que exige mais dos pilotos que os airbus, não por ser pior, mas por ser diferente.

Assim como a manutenção das low cost que é exactamente igual ás companhias ditas normais.

O que quero saber, é se os feiosos da ryanair têm uma formação diferente das de bandeira. Porque toda a gente sabe que os feiosos da ryanair, não têm grande "estaleca" na area, é o mesmo que um recem encartado. Mas conseguem levar a máquina do ponto A ao ponto B, com mais ou menos dificuldades.

Porque acho que a propria Ryanair não mete aquilo nas mãos de um zé ninguém, além que existe uma entidade reguladora. Por muito low-cost que sejam, mas também não são tolinhos para brincar com a segurança

A ASAE também visita as tascas de esquina...

Mas mãozinhas do quê?
Quando corre tudo bem é tudo igual ...
Achas que um "nabo de simulador" tinha amarado o A320 no Hudson?
É preciso 'mãozinhas" quando a coisa dá para o torto....

Voltar
Superior