MonteiroRibas
New member
está engraçada esta Bmw Golf Touring [
]
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Este carro não ira sair cedo demais! A mim parece-me exagerada a cadencia de Golfs novos a sair, são sempre mega-restylings como se espera mas uns têm bases técnicas novas e outros apenas mexidas.
Dá-me ideia que o actual vai ficar mais rapidamente envelhecido em relação ao V. Será que cada vez que a concorrência (principal na Europa) lança novidades a VW tem de lançar um Golf para não perder o nível de vendas e para roubar atenções dos outros produtos.
Ao mesmo tempo que não espero avanços ou novidades em design/estilo estou curioso para ver o resultado de algo que terá de ser nos mesmos moldes mas apto para levar o rotulo de novo.
A mim aborrece-me ver "novidades" que não são mais do que ajustes ou redesign de produtos existentes, a magia do design da arte associada parece negligenciada nestes moldes.
Gosto de ver forma novas e roturas com o passado, é como ter sede e querer uma bebida nunca antes provada.
Apesar do estilo evolucionário e o reutilizar das motorizações já actuais, o Golf VII assentará sobre uma plataforma totalmente nova.
Como vimos na plataforma MLB (Audi A4, A5, etc...), que ao reposicionar o diferencial permitiu colocar o motor em posição mais recuada, também a nova MQB fará uso do mesmo truque. O Toyota iQ estreou esta solução na procura de um packaging mais eficiente.
O que isto significará é uma melhor distribuição de pesos que o FWD standard, uma overhang frontal menor, uma distância entre-eixos superior, e se souberem fazer a coisa, talvez um compartimento para o motor um pouco mais curto, o que poderá beneficiar a habitabilidade sem aumentar dimensões externas.
O Golf já é actualmente o carro mais pequeno do segmento, e mesmo assim, está na média no que toca a espaço interior disponivel.
Se fizerem bom uso das potencialidades desta nova plataforma, poderão conseguir um melhor aproveitamenteo do espaço interior, mantendo as dimensões compactas.
Apesar deste avanço (a plataforma já está mais que confirmada, mas ainda teremos de verificar os reais benefícios da mesma), compreendo o teu ponto de vista. Rewind and RePlay.
Exceptuando um ou outro pormenor, o segmento C e também B entraram num beco sem saída. Descobriu-se uma fórmula, e nada transborda dos seus moldes.
Reuso de plataformas e motorizações e a partilha imensa de componentes limitam imenso o potencial de ver algo não apenas novo, mas também melhor.
Da mesma forma que o Mini em 59, demonstrou de forma definitiva que o motor tranversal frontal seria uma melhor opção para se conseguir um superior aproveitamento de espaço em carros compactos, acho que já está na altura de encontrar soluções mais adequadas aos desafios actuais.
Tanto o Golf que vem aí, como os seus concorrentes, mesmo assentando sobre uma nova plataforma, são tímidas evoluções, com ganhos diminutos ou nulos comparativamente aos seus antecessores.
Da mesma forma que o primeiro Golf foi um momento de ruptura dentro da VW e estabeleceu as bases fundamentos do que seria o segmento C, é necessário um novo paradigma.
Convem é que saibam fazer as coisas e que o novo golf venha com o mesmo tamanho(qualquer dia um punto tem 4.5m..) e um menor peso.
Até porque nem sempre o aumento de tamanho vem com mais espaço e o aumento de peso só vem estragar.
A AH abordou um tema interessante tambem que foi a dimensão das jantes mesmo em carros "eco".
Isto porque a BMW tinha um 16" para mais de 150cv e chegava perfeitamente, enquanto no comparativo em questão, modelos com 90cv tinham jante 17 pneu 215 ou 225.(neste caso era o Astra) O Megane era no comparativo o unico que tambem trazia jantes e pneus adquados. Até porque quando o objetivo é poupar, os pneus no momento de trocar tambem custam.
O Golf parece-me que ainda não entrou neste exagero, ainda bem.
Dá-me ideia que foi precisamente a VW nos anos 90 a trazer essa tendência de jantes 16 e 17 e pneus largos para os segmentos mais baixos. Basta ver o Golf 4 e anteriormente o A3 ou até mesmo os Polo 1.2 com 195 e R15, quando a concorrência andava para motores equiparáveis com 165/175 R14.
Uma coisa é certa um pneu um pouco mais largo dá outro nível de aderência e a segurança sai folgada.
A BMW não é exemplo porque é das marcas que atira tudo para opção (típico das premium para baixar o preço base), limita-se a oferecer o mínimo que até é o que serve para os testes de consumo. O que se vê na estrada é o oposto.
Tanto podemos ter um 320d com jantes 16 e pneus 205 como se vêm com 235 R18.
A necessidade de pneus maiores está mais na velocidade usada que na potencia debaixo do capot, muita potencia não é sinonimo de passagens em curva mais rápidas isto depende mais do condutor.
Basicamente é desperdício ter muita capacidade nas rodas num condutor que não irá fazer uso disso mesmo que tenha 300cv, outro com apenas 100cv pode por em causa a capacidade das rodas/pneus.
Os pneus adequados sem ter em conta as performances que o condutor quer ter em curva não passa de teoria. E se se quer avançar com alguma relação será sempre o peso e não a potencia porque para se entrar nos limites numa curva não é preciso grande potencia e é ai que os pneus fazem a diferença.
Óbvio que em potencias altas os pneus têm de lá estar para a por no chão e para oferecer maior segurança porque a probabilidade de se entrar depressa demais é maior, mas isto não invalida que não se entre depressa demais com pouca potencia.
Isso no caso da bmw não é assim. No astra também existiam jantes de 16. A diferença é que as de 17 e 18 no bmw tinham preços que assustam.
O Astra tem como medida mais pequena 17" se não estou em erro.
Acho que o megane pode vir com menos pneu. Tal como o c4 ou Golf.Os concorrentes o mínimo costuma ser 16 neste momento e no segmento C o habito é virem com jante 17.
O Astra tem umas rodas grandes. Parece-me que o mínimo é 215/50R17, por exemplo os Meganes têm rodas mais pequenas porque a medida usada é 205/50R17.
Na realidade o Astra tem mais altura de pneu, no Megane em estradas estragadas nota-se que o pneu absorve pouco, sorte que o resto do amortecimento ajuda mesmo assim sentado atrás o conforto não é fantástico, já não se tem uma absorção dos vários pisos digno da velha tendência da Renault.
Ou seja no Astra para termos a "mesma" lateral de pneu tem de ser R18.
Os carros estão a ficar com uma linha que não se equilibra com rodas pequenas, distancias entre eixos e altura maior originam isto mas não justificam tudo.
Acho que o megane pode vir com menos pneu. Tal como o c4 ou Golf.
Num segmento C o minimo ser 215/50/17 é no minimo estranho..