Golf GTD e os premium...

A VW conseguiu construir uma imagem superior à dos outros generalistas e isso foi graças a produtos historicamente marcantes e de grande qualidade!

Há quem veja a luz da pior maneira.

http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/297-audi-a4-avant-2-0tdi-47.html

Isto também era algo que gozavam por aqui. Que inventavam e que a Quatroruote só dizia era mentiras.

Se é por vendas então a Toyota está no topo do que se faz. E é a melhor a vender e a fazer, porque todas as metodologias usadas na industria são deles. E são os crónicos vencedores em consultas de fiabilidade e satisfação.

A única coisa que fazem de melhor que os outros e vender bem a sua imagem.

E mais uma vez dou um exemplo da FIAT. O 500.

É a base do Panda, feito pela FIAT, utiliza o 1.2 de 65cv e o 1.3 Multijet menos potente. Usa o 1.4T na versão menos potente. Não acrescenta mais nada em termos de tecnologia a FIAT. É caro.

Mas é premium.

Não pelo que é mas pela imagem que transmite. E isso quer dizer que é bom? Não. É mais um FIAT, mas com a imagem bem vendida.

O problema dos plásticos descascados já foi muito discutido, tendo sido algo introduzido (não só pela VW e Audi, mas por ooutras marcas em que o mesmo acontece) que não correu bem e que foi solucionado. Descascam sim, e não deviam.
Agora que ao longo dos anos se tem visto como os carros envelhecem de forma diferente, nãohá que negar, e normalmente para o mesmo tratamento, os alemães têm envelhecido melhor (não incluo aqui a opel).
Não obstante, a questão do desenvolvimento dos materiais e dos componentes É como o jcstilo descreveu.
Estando dentro da indústria, e conhecendo fornecedores dessas marcas, posso afirmar que os requisitos são superiores.
Não sei onde o roger foi buscar a questão "velho método de comprar barato de depois meter reclamações para ir melhorando o produto", porque sinceramente não é isso que vejo.

Já aqui foi referido o sucesso da VW. Porquê? Porque é melhor do que os outros naquilo que faz. Nada mais simples. Desculpem-me mas assim não fosse, não venderia tanto, não teria cada vez mais vendas, não lhe seriam reconhecidas qualidades.
Claro que a concorrência é forte e cada vez se aproxima mais, até porque cada vez mais é difícil fazer um mau carro. São nos pequenos pormenores, nas vendas, na homogeneidade do produto, nas qualidades reconhecidas que se vê o sucesso.

Ou será que o "povo" está todo errado e só uma pequena percentagem é que vê a luz?...

Discordo que seja melhor que os outros. Tem é um conjunto de características que lhe confere grande sucesso e isso é inegável. Mas sucesso não é igual a melhor.

Há situações semelhantes com outros carros e marcas, exemplo do Clio e 206 que venderam mesmo muito, mas não eram por ser os melhores. Tinham características que agradavam e vendiam. Também não eram maus, eram equiparados aos concorrentes do segmento.

Há quem veja a luz da pior maneira.

http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/297-audi-a4-avant-2-0tdi-47.html

Isto também era algo que gozavam por aqui. Que inventavam e que a Quatroruote só dizia era mentiras.

Se é por vendas então a Toyota está no topo do que se faz. E é a melhor a vender e a fazer, porque todas as metodologias usadas na industria são deles. E são os crónicos vencedores em consultas de fiabilidade e satisfação.

A única coisa que fazem de melhor que os outros e vender bem a sua imagem.

E mais uma vez dou um exemplo da FIAT. O 500.

É a base do Panda, feito pela FIAT, utiliza o 1.2 de 65cv e o 1.3 Multijet menos potente. Usa o 1.4T na versão menos potente. Não acrescenta mais nada em termos de tecnologia a FIAT. É caro.

Mas é premium.

Não pelo que é mas pela imagem que transmite. E isso quer dizer que é bom? Não. É mais um FIAT, mas com a imagem bem vendida.

Não vale a pena andares com posts de problemas, porque todas as marcas o têm. Eu é que não tenho paciência para os procurar. E depois, os comentários que fazes nestes posts não são nada tendenciosos...
Há muitos proprietários de Audi satisfeitos, se calhar mais do que há de muitas outras marcas (proporcionalmente). E há tantos, que cada vez se vendem mais e cada vez a Audi sobe na preferência e na valorização pessoal do público em geral.

Vais dar um exemplo errado, o do fiat 500, em que quem o compra compra pela estética, pela nostalgia, porque "fica bem" e é giro.
Quer dizer que todos os modelos da VW são assim?
Quer dizer que a VW está a conseguir ludibriar os consumidores durante décadas com publicidade?
Sim, a Toyota é boa, mas não é a que mais vende na europa? Porquê? Porque não tem dado aquilo que os Europeus querem, porque em certos (muitos aspectos) a concorrência vai à frente.
A Ford F150 é o carro mais vendido nos EUA. Se viesse para cá, não vendia nada. Porquê? Porque há muito melhor, porque não precisamos do que a F150 oferece.

O que vejo muito por aqui é que quem não gosta de certas marcas vai buscar exemplos isolados e começa a falar de outras marcas, em vez de fundamentarem as opiniões com argumentos concretos e fundamentalmente verdadeiros.

Discordo que seja melhor que os outros. Tem é um conjunto de características que lhe confere grande sucesso e isso é inegável. Mas sucesso não é igual a melhor.

Há situações semelhantes com outros carros e marcas, exemplo do Clio e 206 que venderam mesmo muito, mas não eram por ser os melhores. Tinham características que agradavam e vendiam. Também não eram maus, eram equiparados aos concorrentes do segmento.

Sim, mas aqui estamos a falar de carros de baixo preço, com das mais baixas taxas pagas ao estado, em que a percentagem de quem o compra é maior do que aquela que pode adquirir carros do segmento superior. E nestes segmentos mais baixos, um diferencial de preço entre modelos justifica a opção pelo mais barato, mais do que em segmentos superiores.
No caso particular do golf, nunca foi assim tão barato, e o argumento preço não é tão relevante para o sucesso que tem.

Vou só dar uma pequena opinião sobre a VW, acho que o que fez a diferença durante muito tempo entre as pessoas optarem pela VW ou outra marca foi a tecnologia TDI, nos anos 90 quando saiu, e ainda o é hoje, um motor muito poupado e potente apesar de nem sempre ser fiável e com uma faixa de utilização bastante curta muito por culpa da tecnologia injector bomba. Durante esse "período TDI" o crescimento da VW foi enorme bem como o crescimento de vendas dos carros a gasóleo já que foi com esse motor que o motor a gasoleo deixou de ser apelidado como "lesma", "barulhento", etc, e passou a ombrear com os carros a gasolina em termos de conforto e performance mas com a vantagem de ter um consumo mais baixo. Agora surgem os erros da VW, o desenvolvimento dos motores a gasolina passaram a ser secundário, principalmente nas gamas mais baixas e apostaram tudo nos TDI's, passados estes anos todos a tecnologia TDI já deu tudo o que tinha e a VW teve que se vergar perante os common rail (em detrimento da tecnologia injector bomba) que nas outras marcas já vai na 3ª geração, neste momento a VW está a correr atrás do prejuizo e vende graças a um bom departamento de markenting e também da sigla TDI. Quanto ao golf, é inegável que o golf IV foi um marco histórico e uma referência para a altura em termos de construção mas neste momento a concorrência é fortíssima e o golf é um carro como um astra, mégane, 307, C4, etc, cada um com a sua personalidade.

Vou só dar uma pequena opinião sobre a VW, acho que o que fez a diferença durante muito tempo entre as pessoas optarem pela VW ou outra marca foi a tecnologia TDI, nos anos 90 quando saiu, e ainda o é hoje, um motor muito poupado e potente apesar de nem sempre ser fiável e com uma faixa de utilização bastante curta muito por culpa da tecnologia injector bomba. Durante esse "período TDI" o crescimento da VW foi enorme bem como o crescimento de vendas dos carros a gasóleo já que foi com esse motor que o motor a gasoleo deixou de ser apelidado como "lesma", "barulhento", etc, e passou a ombrear com os carros a gasolina em termos de conforto e performance mas com a vantagem de ter um consumo mais baixo. Agora surgem os erros da VW, o desenvolvimento dos motores a gasolina passaram a ser secundário, principalmente nas gamas mais baixas e apostaram tudo nos TDI's, passados estes anos todos a tecnologia TDI já deu tudo o que tinha e a VW teve que se vergar perante os common rail (em detrimento da tecnologia injector bomba) que nas outras marcas já vai na 3ª geração, neste momento a VW está a correr atrás do prejuizo e vende graças a um bom departamento de markenting e também da sigla TDI. Quanto ao golf, é inegável que o golf IV foi um marco histórico e uma referência para a altura em termos de construção mas neste momento a concorrência é fortíssima e o golf é um carro como um astra, mégane, 307, C4, etc, cada um com a sua personalidade.

1º- Quando saiu o primeiro TDI, não era injector bomba, tendo só aparecido na motorização de 115cv

2º- A VW não está a correr atrás do prejuízo (mais uma "inverdade"); aliás, está melhor do que nunca (até comprou parte da porsche);

3º- A VW introduziu os motores a gasolina de injecção directa, e mais recentemente os primeiros motores a gasolina com turbo e compressor - isto não se faz da noite para o dia, o que prova que o desenvolvimento dos motores a gasolina não parou;

4º- Já foi provado no fórum que a faixa de utilização do motor TDI não é curta (ainda no outro dia puxei no motor de 130cv uma terceira às 4000rpm, sempre com um comportamento constante e regular), tem é uma descarga de binário superior à concorrência a baixas rotações, o que não implica que o comportamento a altas rotações de alguma da concorrência não seja melhor;

5º- O injector bomba fio abandonado devido principalmente a preço de fabrico e de normas ambientais (na época, tinha pressões de injecção superiores aos sistemas da concorrência); pessoalmente não trocava o 1.9 de 130cv por um de 140cv common rail, pois nunca conseguiria os mesmos consumos e, na minha opinião, a mesma agradabilidade a baixa rotação.

6º- A concorrência está cada vez mais forte, mas praticamente todos estão de acordo que o golf é o melhor no que oferece (incluíndo preço).

1º- Quando saiu o primeiro TDI, não era injector bomba, tendo só aparecido na motorização de 115cv

2º- A VW não está a correr atrás do prejuízo (mais uma "inverdade"); aliás, está melhor do que nunca (até comprou parte da porsche);

3º- A VW introduziu os motores a gasolina de injecção directa, e mais recentemente os primeiros motores a gasolina com turbo e compressor - isto não se faz da noite para o dia, o que prova que o desenvolvimento dos motores a gasolina não parou;

4º- Já foi provado no fórum que a faixa de utilização do motor TDI não é curta (ainda no outro dia puxei no motor de 130cv uma terceira às 4000rpm, sempre com um comportamento constante e regular), tem é uma descarga de binário superior à concorrência a baixas rotações, o que não implica que o comportamento a altas rotações de alguma da concorrência não seja melhor;

5º- O injector bomba fio abandonado devido principalmente a preço de fabrico e de normas ambientais (na época, tinha pressões de injecção superiores aos sistemas da concorrência); pessoalmente não trocava o 1.9 de 130cv por um de 140cv common rail, pois nunca conseguiria os mesmos consumos e, na minha opinião, a mesma agradabilidade a baixa rotação.

6º- A concorrência está cada vez mais forte, mas praticamente todos estão de acordo que o golf é o melhor no que oferece (incluíndo preço).

Misturei um pouco TDI com o injector bomba mas as pessoas quando compram interessam-se é pelo "TDI".

Não vou discutir mais nada porque já deu para ver a sua opinião (no ponto 6 então...), Ámen VW lol.

Misturei um pouco TDI com o injector bomba mas as pessoas quando compram interessam-se é pelo "TDI".

Não vou discutir mais nada porque já deu para ver a sua opinião (no ponto 6 então...), Ámen VW lol.

O ponto 6 até veio das palavras de quem muitas vezes critica o golf, e que se pode encontrar neste tópico.

E não, não comprava um golf se estivesse comprador de um carro deste segmento, nem um passat, mas dou o mérito que merecem.

praticamente todos estão de acordo que o golf é o melhor no que oferece

Nem toda a gente gosta do Golf.
Algumas pessoas simplesmente não vão investir num carro cujo aspecto não lhes agrade.
Eu acho que isso desde logo é condição obrigatória, gostar mesmo de uma coisa antes de a comprar.
Por exemplo, por mais importante que seja um sapato ser confortável e não escorregar, não compramos se ao olharmos para ele não nos agradar.

Algumas pessoas simplesmente não vão investir num carro cujo aspecto não lhes agrade.
Eu acho que isso desde logo é condição obrigatória, gostar mesmo de uma coisa antes de a comprar.
Por exemplo, por mais importante que seja um sapato ser confortável e não escorregar, não compramos se ao olharmos para ele não nos agradar.

Sem falar que com os extras fica pelo preço de um 320D...

Conheço bem o motor TDI 130 e para mim, vindo de um JTD 150cv, é notória e flagrante a quebra de rendimento a partir das 3500rpm. Tão notória quanto a diferença de comportamento dos dois motores em baixas. [;)]

Conheço bem o motor TDI 130 e para mim, vindo de um JTD 150cv, é notória e flagrante a quebra de rendimento a partir das 3500rpm. Tão notória quanto a diferença de comportamento dos dois motores em baixas. [;)]

Só uma duvida..em que anos apareceram os TDI 130 e JTD 150, respectivamente?

Claro, mas tirando algumas excepções, a estética é sempre muito subjectiva, pelo que é um parâmetro de avaliação muito complicado.

Acredito que se note diferença, mas quantas vezes usamos o motor acima das 3500rpm? Quantas vezes usamos as baixas rotações?

Última edição:
Pessoalmente e pelo que vejo, acho que é mais propaganda e o posicionamento que a VW detém na tua "estrutura mental". Digo-to de forma séria e sincera, pois o que defendes para este carro em concreto é algo que só se poderá verificar daqui por alguns anos, com o envelhecimento deste novo Golf. Há alguns jornalistas que no entanto têm uma bola de cristal [;)].
Para concluir e entenderes o motivo pelo qual eu acho que é mais propaganda é porque dos contactos que tive com vários produtos VAG (Seat e Audis) não atestam o que dizes. Num A6 já vi uns botões do AC brancos, porque estavam completamente descascados (até brinquei com a situação e disse que tinham de cortar as unhas...) e num Ibiza o botão das luzes também já estava branco. Para não falar do peeling que estes carros sofrem...

Não tenho nada contra a VAG, tem bons produtos como as outras marcas e pessoalmente não lhes reconheço nenhuma mais-valia tecnológica em detrimento de outras marcas, muito menos um estatuto de premium para a VW, mas isso sou eu.

Boas,

A minha "estrutura mental" é construida como a da maioria das pessoas (julgo eu)...a saber, pelos conhecimentos que adquirimos na escola, pelos ensinamentos familiares, pela nossa vivência e experiência na sociedade em que nos inserimos. Sobre este ponto acredito que não seja tão incauto ao ponto de não saber discernir entre mera propaganda e aquilo que é a realidade. Poderia de facto ser enganado caso não convivesse diáriamente com a realidade automóvel, na sua vertende produtiva, mas o que é facto é que já levo "uns" anos disto e o contacto com peças e fornecedores é o meu dia-a-dia...o que de algum modo me dá a liberdade (controlada claro está pois respeito o sigilo profissional ao qual estou obrigado) de opinar de uma forma geral sobre algumas coisas que sei.

Assim, volto a reiterar a minha posição ao afirmar categóricamente que os indices de qualidade exigidos aos fornecedores por parte da VW são normalmente superiores às restantes marcas generalistas. Se os fornecedores são "apertados" de uma forma algo cruel, de certa forma confirmo...mas esta realidade deriva da concorrência cada vez mais feroz e só quem apresenta produtos globalmente bons, tecnicamente evoluidos, com bom valor comercial pode pensar em vingar no mercado automóvel. A VW fez a escolha de se posicionar como construtor lider na europa, e não só em termos de vendas...e essa estratégia obriga a que tudo o que anda à volta da marca se adapte a essa realidade...e as margens de erro são muito ténues...facilmente um fornecedor entra em crise se não conseguir dar resposta às exigências do grupo...e se este cair há logo outro a querer ficar com o negócio!

O produto VW é um produto de qualidade. Tem problemas? Claro que sim. E sobre esses deve ser dada uma resposta rápida na resolução (aqui a meu ver existe uma falha do grupo já que demora tempo a mais na reacção...). Os casos de plásticos que descascavam deveriam ter sido resolvidos num espaço de tempo muito curto e não o que se verificou...mas a marca também ela tem de saber evoluir neste ponto. Se já é lider em muitos campos, falta a meu ver investir sobremaneira na celeridade e correcção dos problemas detectados.

Se sou um adepto desta marca...sou sem dúvida! Não sou é fanático como alguns...e a prova disso é que já comprei carros que quase todas as marcas...

Cumpts,
JC

Evidente que quando estamos ligados a uma organização nos é feita sempre um "lavagem cerebral".
Ensinam-nos todos os pontos fortes das nossas coisas e esmiuçamos todos os pontos fracos daqueles que podem ser nossos concorrentes.
A nossa vida passa a estar interligada com os produtos e por vezes confundimos o sucesso dos produtos com o nosso próprio sucesso, o que evidentemente por vezes está interligado.

Muitas pessoas passam por situações destas, mas também têm tendência a se revoltarem contra o que em tempos defendiam de faca na boca.

EU trabalhei com maquinarias industriais e como é óbvio tinha que defender a minha dama perante clientes, no entanto sempre estive consciente que o nível era muitas vezes idêntico.
Como falo de cerca de 30 marcas diferentes em simultâneo as coisas eram bem mais complicadas do que no mundo automóvel, pois nessas 30 representações havia de tudo:
- Máquinas de topo com um só concorrente do mesmo nível onde o mercado estava "dividido ao meio".
- Máquinas de topo sem qualquer concorrência, mas com um preço muito mais alto do que qualquer outro. Só procurado por quem precisava mesmo daquelas características .
- Máquinas de gama mais baixa onde se lutava nos preços e claro em componentes tipo melhor assistência, ou pelo menos dizer que era melhor.

Portanto tudo isto é muito mais complexo do que se pensa.

Outra coisa é o volume de vendas.
Ser o mais vendido não significa ser o melhor, nem ser quem está a ganhar mais dinheiro a vender.

Evidente que quando estamos ligados a uma organização nos é feita sempre um "lavagem cerebral".
Ensinam-nos todos os pontos fortes das nossas coisas e esmiuçamos todos os pontos fracos daqueles que podem ser nossos concorrentes.
A nossa vida passa a estar interligada com os produtos e por vezes confundimos o sucesso dos produtos com o nosso próprio sucesso, o que evidentemente por vezes está interligado.

Muitas pessoas passam por situações destas, mas também têm tendência a se revoltarem contra o que em tempos defendiam de faca na boca.

EU trabalhei com maquinarias industriais e como é óbvio tinha que defender a minha dama perante clientes, no entanto sempre estive consciente que o nível era muitas vezes idêntico.
Como falo de cerca de 30 marcas diferentes em simultâneo as coisas eram bem mais complicadas do que no mundo automóvel, pois nessas 30 representações havia de tudo:
- Máquinas de topo com um só concorrente do mesmo nível onde o mercado estava "dividido ao meio".
- Máquinas de topo sem qualquer concorrência, mas com um preço muito mais alto do que qualquer outro. Só procurado por quem precisava mesmo daquelas características .
- Máquinas de gama mais baixa onde se lutava nos preços e claro em componentes tipo melhor assistência, ou pelo menos dizer que era melhor.

Portanto tudo isto é muito mais complexo do que se pensa.

Outra coisa é o volume de vendas.
Ser o mais vendido não significa ser o melhor, nem ser quem está a ganhar mais dinheiro a vender.

Concordo na generalidade, mas a minha paixão pelos automóveis já vem desde o tempo em que me conheço como pessoa...e mesmo que tenha de conviver com determinada "propaganda", também tenho capacidade crítica para perceber onde estou bem e onde estou mal...

Sinceramente a realidade com que me deparo é a que descrevi...e não vem em nenhuma circular interna ou acta de reunião...

Cumpts,
JC

Claro, mas tirando algumas excepções, a estética é sempre muito subjectiva, pelo que é um parâmetro de avaliação muito complicado.

Claro, mas mesmo por isso é que existe uma fatia de pessoas que desde logo "risca" das suas opções certos automóveis, a não ser que fossem colossos mecânicos do género de andar tudo pelos "100cv" e existir uma excepção concorrente com "200cv".

Durante uns anos acho que aconteceu um pouco isso com um carro, o Civic Type-R.
Mesmo quem não gostava do carro, a sua superioridade técnica e de prestações não tinha rival pelo que "todos" se renderam a esse carro.
Efectivamente não dava hipótese.

No caso concreto acho que já dei a minha opinião.
EU prefiro sempre o mesmo carro em 3 do que em 5 portas.
Logo se estivesse interessado num Golf seria sempre de 3 portas, mas como não me agrada o carro e para mim o modelo piorou do IV para o V e do V para o VI, está "riscado" das minhas opções, ainda para mais porque tem um "irmão" de que gosto bastante, o Scirocco.
Esse seria sempre a minha opção em detrimento do Golf.

É um pouco como o Croma, que nem é carro nem carrinha, não aquece nem arrefece.
É um carro mal julgado pois parece que quem o conhece lhe bate palmas em coisas como o elevado conforto e espaço; só que para mim está "riscado", assim como para 99% dos possíveis clientes, pois é quase impossível mesmo tendo essas qualidades excelentes não optar pelo ALFA 159 que está ali ao lado, pois em Portugal o preço dos Cromas entra no dos 159.

Portanto e dando só estes dois exemplos, no meu caso pessoal alguns modelos são canibalizados pelos seus irmãos, pelo que deixam de contar nas minhas contas.
No caso:
- Golf pelo Scirocco
- Croma pelo 159

E existem muito mais exemplos.

Voltar
Superior