Premium, no meu entender, refere-se a algo entendido pela generalidade das pessoas como pertencente a uma classe superior, qualidade superior, preço superior, imagem superior, etc...tanto quanto sei, em Portugal existem APENAS 3 marcas entendidas como premium: Mercedes, BMW e Audi!
Não acho que essa treta de estarem a querer medir a qualidade dos carros (ex: golf VS A3, ou série 1, etc...) seja representativo da conotação "premium". É um conceito "instituido" e não varia constantemente de acordo com os modelos ou qualidades. Pode ter qualidade premium, mas nao é o mesmo que ser um produto considerado premium!
Os produtos de marca dita branca, por vezes são melhores que os de marca, e isso não os torna premium ou lá o que quiserem chamar...continuam a ser "marca branca"!
O "nosso amigo" Jeremy C. deu uma vez um exemplo muito bom entre o speedster e o elise, fazendo uma comparaçao com casacos iguais e etiquetas diferentes...carros "iguais", emblemas diferentes, qual era o considerado "premium"??? O lotus!!!
VW premium? Não!
Interesses publicitários em revistas? Sim!