Gestão

Sim, mas com dois fornos e essa máquina de pintura, qual é a tua capacidade de produção agora [:D]

Mas essa é e será sempre a velha questão. Tens ou não clientes que te comprem essa produção? O investimento é ou não rentável?

De qualquer forma, dou-te razão numa coisa, a investir é no Bottleneck (Forno) porque é a única maneira de conseguires aumentar a tua produção.
Neste caso se comprasses outro forno ias ter uma peça a cada 30seg, portanto o teu foco seguinte teria que ser na pintura precisamente.

Mas essa é e será sempre a velha questão. Tens ou não clientes que te comprem essa produção? O investimento é ou não rentável?

De qualquer forma, dou-te razão numa coisa, a investir é no Bottleneck (Forno) porque é a única maneira de conseguires aumentar a tua produção.
Neste caso se comprasses outro forno ias ter uma peça a cada 30seg, portanto o teu foco seguinte teria que ser na pintura precisamente.

É precisamente aqui que eu entro! [:D][;)]

Ou seja, és aquele que convence o patrão que ele dispõe de capacidade de produção infinita e que pode prometer prazos aos clientes para ontem. [:cool:]

Percebeste tudo ao contrário. Eu garanto que o meu patrão alcança consistentemente 120% dos seus objectivos comerciais. [:D]

Se continuas na mesma área de negócio, o teu patrão tem 20% de vendas perdidas.

Aproveita e faz-lhe a cama. [:D] [;)]

Muitos tentaram mas todos falharam... Não estamos a falar de produção de parafusos nem de canecas de barro, é um produto complicado de "produzir"!

E se não podes vencê-los, junta-te a eles. [:D]

Eu sei. [:D]

Queria que desenvolvesses como é que podes chegar a uma dessas pessoas, como é que funciona o investimento (é um empréstimo, é uma sociedade,...) e acima de tudo onde é que eles andam.

Depende da situação. Por exemplo para o caso em questão: uma industria transformadora.
Não se pode ir falar com investidores pipis de Startups de IT ou malta da alta finança que não percebem um boi de indústria e não sentem gozo nenhum em comprar e escolher maquinaria ou andar a identificar contigo locais em zonas industriais para implementação ou mesmo ajudar-te a calcular custos energéticos. Querem retorno de capital quase imediato e ver números.

Qd se pretende dinheiro para investir em indústria a primeira coisa a fazer encontrar parceiros capitalistas que partilham o mesmo interesse pelo sector industrial e que já tenham implementado várias unidades. Depois, é necessário saber "namorá-los".

A obtenção de capital tem muito a ver com a forma como tocas no ego do "capitalista". Sobretudo se for um capitalista old schol "à portuguesa" então se ele sentir que o investimento lhe vai trazer "fama" ou reconhecimento entre os seus pares: ele investe quase de olhos fechados ( mas vai apertar-te os tintins forte e feio[:D])

O investimento em negócios industriais ( sobretudo ligada à construção ou fornecimentos de produtos para construção como julgo ser o caso do NMiguel) não tem muito de racional.

Isto em resumo quer dizer que é necessário fazer um estudo prévio antes de contactar business angels sem critério.

Todos os que postam aqui conhecem alguns businees angel mais ou menos pequenos e alguns até o são. Enfim, qq empresários ou pessoa com dinheiro pode investi-lo num negócio.

Investir em Portugal, sem ter capitais próprios é uma aventura de todo o tamanho. Em especial para quem é um ilustre desconhecido.

Porque isto de Business Angels ou Capitais de Risco, só funciona em circuito fechado.

Há uns anos tive uma aventura dessas para ajudar um amigo meu e jurei que nunca mais me meteria noutra. Valeu-me na altura ter uma certa liquidez o que permitiu alavancar o projecto.

E tive de o levar para o UK para tratar do funding do mesmo (entre outras razões).

Fazer projectos em Portugal? Só para heróis.

Investir em Portugal, sem ter capitais próprios é uma aventura de todo o tamanho. Em especial para quem é um ilustre desconhecido.

Porque isto de Business Angels ou Capitais de Risco, só funciona em circuito fechado.

Há uns anos tive uma aventura dessas para ajudar um amigo meu e jurei que nunca mais me meteria noutra. Valeu-me na altura ter uma certa liquidez o que permitiu alavancar o projecto.

E tive de o levar para o UK para tratar do funding do mesmo (entre outras razões).

Fazer projectos em Portugal? Só para heróis.

O produto/serviço não conseguia entrar no mercado? Quais os maiores entraves, fiscalidade, burocracia?

Sacia lá um pouco a curiosidade :)

CarlosL,

Definitivamente de acordo.

Mesmo não tendo uma visão de empresário(que alcançar isso com o tempo e sabedoria), avalio a situação de Portugal caótica. A começar pelos impostos(nem sei quantos são, mas se a nós, empregados dói...) Com o fim do apoio ás empresas no interior etc...[8b]

Conheço duas empresas que se mobilizaram para o interior para ter esse apoio e agora...ZERO.

Em Portugal é difícil. O que não quer dizer que não haja casos de sucesso. E é aí que eu quero entrar [:)]

CarlosL,

Mesmo não tendo uma visão de empresário(que alcançar isso com o tempo e sabedoria), avalio a situação de Portugal caótica. A começar pelos impostos(nem sei quantos são, mas se a nós, empregados dói...) Com o fim do apoio ás empresas no interior etc...[8b]

Conheço duas empresas que se mobilizaram para o interior para ter esse apoio e agora...ZERO.

Em Portugal é difícil. O que não quer dizer que não haja casos de sucesso. E é aí que eu quero entrar [:)]
E quanto dinheiro precisas para instalar a tua unidade? Na volta são peanuts e tu não sabes...

E quanto dinheiro precisas para instalar a tua unidade? Na volta são peanuts e tu não sabes...

Ainda estou a amadurecer as ideias...
Ainda estou a tornar-me mais maduro e a lidar cada vez melhor com o stress e pressão(o meu actual emprego tem-me conferido isso)...
Ainda estou a lidar melhor com os Recursos Humanos e a aprender todos os dias com eles...
Ainda estou a recolher informação, aqui...E ali..Numa conversa aqui e noutra ali. Por acho que devo saber um pouco de tudo, só assim consigo delegar e avaliar o que delego.
Ainda estou a fazer-me "homem" nesta matéria...
Ainda estou a assumir que não sei, mesmo aquilo que tenho uma ideia "meio-segura"...
E no dia em que me sentir capaz a 100%(ainda sou um jovem que ingressou no mercado de trabalho muito cedo), arranco.

Vamos ver... [;)]

O produto/serviço não conseguia entrar no mercado? Quais os maiores entraves, fiscalidade, burocracia?

Sacia lá um pouco a curiosidade :)
Dinheiro. Capital.

Um amigo meu, numa pós-graduação no UK criou um componente electrónico que hoje se incorpora em muitos computadores.

Regressado a Portugal, a intenção era de registar a Patente, de abrir uma Empresa, e ir ao Mercado tratar da vida.

Claro que quem ele consultou foi aqui o Carlos e tive muito prazer de ajudar.

Lá elaborámos o BP com projecções muito cautelosas, mas mesmo assim a rentabilidade do projecto estaria assegurada ente 24 a 30 meses. O que não é mau.

Eu assegurei o seed capital e definiu-se como objectivo prioritário tratar do funding do projecto.

Fizemos o dossier de apresentação e metemos-nos à estrada. Andamos durante 4 meses a bater de porta em porta de todas as instituições que pudessem financiar o projecto. Ainda eram uns milhões de euros. Toda a gente gostou, encontrei pessoas fabulosas que nem supunha que existissem em Portugal, foi tudo muito giro. Mas..., nada !
Ainda estava na memória do pessoal o estouro de uma Empresa nascida na Maia, do ramo, que foi comprada por uns Americanos por muitos milhões... Não vamos falar de nomes.

A burocracia não era um problema, pois apesar de ser constituída por uma unidade de produção, seria uma coisa pequena e com um processo de Produção Discreta, ou seja, simples. E intenção seria mais tarde deslocalizar, quando as questões de patentes, contratos de venda e outros estivessem assegurados, ficando para prototipagem.

A Fiscalidade também não merecia muitos reparos. Os 25% de IRC + derrama não constituíam problema, em especial numa fase de arranque em que a Empresa consolida prejuízos.

Um dia chateei-me com isto tudo, e perguntei ao meu amigo se não seria melhor ir bater a outras portas.

E assim foi.

Decidimos que o UK seria o melhor sítio dados os conhecimentos dos 2 e a partir daí tudo começou a decorrer muito rapidamente.

2 anos depois, já estava a funcionar em pleno, vendi a minha parte e hoje aquilo está bem e vale muitos milhões de £ [;)]

CarlosL,

Não te preocupes com os impostos.

Vais ter de aprender, pois o seu efeito tem de ser incorporado no teu projecto, mas é simples.

Tenta fazer um Balanço Operacional. Divides em 3 partes: Custos, Receitas, Resultados. nem te atrevas a ir ao site do IAPMEI, pois ficas logo todo torcido.

CarlosL,

Qual foi o apoio ás empresas do interior que deixou de existir?? Existem ajudas para o interior, actualmente, como não existiam antes. "Apenas" o IRC deixou de ter taxa reduzida, como antes havia.
E sei de fonte segura que as majorações para empresas situadas em zonas desfavorecidas vão aumentar consideravelmente no proximo quadro comunitário.

Concerteza que criar uma empresa em zona desfavorecida apenas com o objetivo dos apoios, será um mau negocio. Há que saber adequar a "coisa".

Nem te atrevas a ir ao site do IAPMEI, pois ficas logo todo torcido.

Tem lá algumas informações úteis. Por exemplo, tem um template excel para elaborar um Plano de Negócios que dá perfeitamente para se ter uma ideia geral se vale a pena continuar a pensar no assunto ou se é melhor esquecer. Claro, é preciso é saber preencher senão podemos ficar todos contentes sem motivos para isso ou pelo contrário, desistir da ideia quando nem era assim tão mau.

IAPMEI - Temas A-Z - Gerir - Guias práticos de suporte à gestão (tem aí um link para o ficheiro)

Just in case.

E já agora, também já me foi útil (quer dizer, divagações):

http://www.ei.gov.pt/index/

Última edição:
O IPMEI não me choca e é melhor que nada.

Obviamente existe material de apoio muito melhor em inglês. Mas a folha de cálculo já ajudou muita gente e a mim tb.

Voltar
Superior