Gestão

Só para melgar o CarlosL vou aqui citar uma passagem dum artigo da revista Sábado da semana passada a propósito de empreendedorismo:

Perguntaram ao malandro do Waren Buffett quais eram os 3 conselhos que ele daria a um empreendedor.
Cito o 1º:
É importante ter algumas noções de contabilidade. A contabilidade é a linguagem dos negócios. Se não entender os números, nunca pode controlar totalmente o seu negócio, alerta o empresário

Só li o artigo hoje mas juro que me ri bastante e lembrei-me desse tópico.[:D]

Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites.

Sempre levei na cabeça para entender isso e resultou.

Mas um Técnico Empreendedor não tem de se preocupar com isso. Senão perdem-se no labirinto das ideias...

A única coisa que peço a essas pessoas, é colocarem o seu negócio num Balanço Operacional, de modo a demonstrar o EBITDA.

E com o tempo e contacto com a realidade, vão-se apercebendo daquilo que precisam de saber.

Mas se calhar estamos a falar do mesmo, mas por vias diferentes. [;)]

Boa tarde!

Olá CarlosL, não perdi o interesse, apenas tenho andado a descansar deste tema.

Quanto ás exigencias é necessário capital social minimo. Cativo a um ano.
É necessária uma capacidade profissional na área.
Tudo isto para ter Alvará.

Quanto á compra do camião, existem diversas vias:

-Usado;
- Novo a PP;
- Leasing;
- Renting

Sendo que o mais económico é usado. Um mercado mais atractivo, com bons negócios e boas máquinas.

Aqui o objectivo principal é fazer dinheiro, então quanto mais barato se comprar, melhor(desde que em perfeitas condições).

Mas é um negócio que apenas dei a titulo de exemplo para entender os custos que posso ter.

Se aplicar isto por exemplo a abrir uma empresa de prestação de serviços, sei lá, uma oficina AUTO já serão diferentes.

O que eu gostava de perceber é como vocês(mais experientes), abordam uma nova ideia de negócio.

Imagina que te propunha abrir uma oficina AUTO de Electronica apenas.
Imagina que achavas a ideia interessante e que ias ver se estavas disponivel a investir...
Como procederias?

Acho que sim...

Eu como não financeiro uso o termo "contabilidade" de uma forma muito mais abrangente, digamos que tudo o que mexe com número para mim é contabilidade.

A tua experiência é largamente superior a qualquer Financeiro. [;)]

Tu és um Gestor Operacional e o negócio está nas tuas mãos.

Nem penses em deixar os números por conta deles.

A informação é poder.

Usa-a ! [;)]

Se só vai vais ter um camião só precisas de 9mil pelo primeiro camião, depois mais 5000euros de capital social pelos seguintes, isto claro se forem veiculos pesados(+3.5 toneladas) e depois sim precisas de capacidade profissional, e de resto é só tratar dos papeis.

Voltar
Superior