O produto/serviço não conseguia entrar no mercado? Quais os maiores entraves, fiscalidade, burocracia?
Sacia lá um pouco a curiosidade
Dinheiro. Capital.
Um amigo meu, numa pós-graduação no UK criou um componente electrónico que hoje se incorpora em muitos computadores.
Regressado a Portugal, a intenção era de registar a Patente, de abrir uma Empresa, e ir ao Mercado tratar da vida.
Claro que quem ele consultou foi aqui o Carlos e tive muito prazer de ajudar.
Lá elaborámos o BP com projecções muito cautelosas, mas mesmo assim a rentabilidade do projecto estaria assegurada ente 24 a 30 meses. O que não é mau.
Eu assegurei o seed capital e definiu-se como objectivo prioritário tratar do funding do projecto.
Fizemos o dossier de apresentação e metemos-nos à estrada. Andamos durante 4 meses a bater de porta em porta de todas as instituições que pudessem financiar o projecto. Ainda eram uns milhões de euros. Toda a gente gostou, encontrei pessoas fabulosas que nem supunha que existissem em Portugal, foi tudo muito giro. Mas..., nada !
Ainda estava na memória do pessoal o estouro de uma Empresa nascida na Maia, do ramo, que foi comprada por uns Americanos por muitos milhões... Não vamos falar de nomes.
A burocracia não era um problema, pois apesar de ser constituída por uma unidade de produção, seria uma coisa pequena e com um processo de Produção Discreta, ou seja, simples. E intenção seria mais tarde deslocalizar, quando as questões de patentes, contratos de venda e outros estivessem assegurados, ficando para prototipagem.
A Fiscalidade também não merecia muitos reparos. Os 25% de IRC + derrama não constituíam problema, em especial numa fase de arranque em que a Empresa consolida prejuízos.
Um dia chateei-me com isto tudo, e perguntei ao meu amigo se não seria melhor ir bater a outras portas.
E assim foi.
Decidimos que o UK seria o melhor sítio dados os conhecimentos dos 2 e a partir daí tudo começou a decorrer muito rapidamente.
2 anos depois, já estava a funcionar em pleno, vendi a minha parte e hoje aquilo está bem e vale muitos milhões de £ [

]