Gestão

....
Mas eu vou-te sugerir um modo eficaz de controlar com o máximo de produtividade. Defines na ficha de operações/consumos da produção que por cada produto produzido naquele posto de trabalho, o operador dá 60 marteladas e gasta o tempo t.

Neste exemplo, no final do período estabelecido para registo, o operador transmite ao sistema que produziu 5.000 peças por turno. O que dará umas 60 x 5.000 = 300.000 marteladas num exemplo de um turno de 8 horas. E assim, o Gestor, patrão ou outro pode verificar se a eficiência na produção deste produto, não pode ser melhorada com a introdução de novo equipamento, ou inclusive mudar o processo.

....

E neste caso em concreto, convém não "perder" tempo e gastar recursos a tentar melhorar uma operação que não seja a operação mais demorada da linha de produção.

Passe a publicidade (não é em proveito próprio porque actualmente não ganho nada com isso) - procura por Xcelsius para algum reporting juntando os cubos de informação, sem ser necessário ir ao nível base de dados, e o Excel.

Se bem que tu fazes tudo, sem ser necessário algo pelo meio como isto. Esta ferramenta tem a sua graça...principalmente para usares numa demo em que o cliente até tem orgasmos com os sinais e os ponteirinhos [:D]

Esquece-se é que se não tiver organização, informação correcta e actual para lá por, e o trabalho de a colocar...de nada isto serve. Mas que é bom para vender, é.

Mas conselho de amigo, comecem pelo mais simples, organizar a casa...utilizar o Excel, pegar nos dados e ir construíndo uns mapas. Para ir para Crystal/BusinessObjects já não é só preciso o arcaboiço do investimento...é preciso ter inputs para lá colocar e ter mesmo utilidade e utilizar o que lá vai "sair"...ou então temos o tipico que é comprou e meteu num canto.

Voltando ao tópico e ao NMiguel, em termos de gestão o que é necessário é mais simples...é rodear-se das pessoas certas, ter uma visão e um projecto e segui-lo. Certas coisas delegam-se fora ou dentro - perde-se mais tempo a lamber papel sobre a fiscalidade ou salários

Claro que importa ter uma noção principalmente para o excel do estudo de viabilidade, de quanto vamos gastar. E os salários são parte importante, tal como todos os impostos da actividade, não só o IVA...não esquecer da SS...não esquecer que certos produtos têm especificidades.

Vamos tentar ser claros.

Tenho reparado que nas minhas intervenções, quando opinas vens de faca em riste.

Naturalmente isso provoca uma reacção. Queres melhorar o ambiente?

Faz tu a tua parte que eu faço a minha.

Não venhas é com esse ar de candura. [;)]

Ok, então permite-me também esclarecer uma coisa: quando eu manifesto discordância por uma opinião aqui no fórum, estou a discordar da matéria de facto, não estou a pôr em causa a pessoa que as emite. Eu tento que isso fique claro nas minhas intervenções, mas ok, admito que em matéria de comunicação escrita por vezes não é fácil transmitir contextos, enquadramentos e tons.
Eu respeito as tuas opiniões, e a melhor prova disso é que me dou ao trabalho de discordar delas, quando de facto discordo. Se a tua opinião me fosse intelectualmente indiferente achas que me daria ao trabalho de argumentar contigo?

Ok, então permite-me também esclarecer uma coisa: quando eu manifesto discordância por uma opinião aqui no fórum, estou a discordar da matéria de facto, não estou a pôr em causa a pessoa que as emite. Eu tento que isso fique claro nas minhas intervenções, mas ok, admito que em matéria de comunicação escrita por vezes não é fácil transmitir contextos, enquadramentos e tons.
Eu respeito as tuas opiniões, e a melhor prova disso é que me dou ao trabalho de discordar delas, quando de facto discordo. Se a tua opinião me fosse intelectualmente indiferente achas que me daria ao trabalho de argumentar contigo?

Tens toda a razão.

Mas cada um tem a sua sensibilidade.

E por muito virtual que seja este espaço, ao virmos aqui gastar o nosso tempo para comunicar ou dizer umas brincadeiras, é porque nos sabe bem ou faz bem.

Tenho por ti a maior das considerações, mas por vezes ...., já sabes. [;)]

tu que és um expert nesta área, também és bem vindo a esta discussão. [;)]

Não sou não, um menino. [;)]

Foi só algo que me deram muito na cabeça e que acho que faz sentido, não adianta "nada" melhorar uma operação que não consiga baixar o tempo de ciclo (aumentar a cadência de produção), ou seja, o foco do esforço da empresa deve ser sempre a operação mais demorada, é ela que condiciona tudo o resto.

Isto para quem quiser seguir as filosofias "lean", produção "pull", baixar inventários, etc. Há empresas que se estão a marimbar para isso tudo, dão lucro e enquanto derem é o que interessa porque provavelmente os patrões não saberiam fazer de outra forma.

Tens toda a razão.

Mas cada um tem a sua sensibilidade.

E por muito virtual que seja este espaço, ao virmos aqui gastar o nosso tempo para comunicar ou dizer umas brincadeiras, é porque nos sabe bem ou faz bem.

Tenho por ti a maior das considerações, mas por vezes ...., já sabes. [;)]

Se nós concordássemos sempre uns com os outros não aprendíamos nada! Da discussão nasce a luz, como se costuma dizer.

Mas voltando à vaca fria, eu sou dos que pensa que pode de facto haver excesso de informação. Ok, em tese podemos dizer que a informação nunca é demais se a soubermos ler e segmentar, mas isso no fundo quer dizer que a informação já era demasiada a ponto de ter que ser seleccionada. Um exemplo extremo: as condições meteorológicas de cada dia poderão ter impacto na produtividade de um operador de máquinas numa fábrica? Se calhar terão, mas será este impacto suficientemente importante para nos darmos ao trabalho de recolher esta informação? Provavelmente não. Muito menos agir sobre ela.
Há 2 efeitos nefastos de que me tenho apercebido quanto a este suposto excesso de informação: um tem que ver com ineficiência. A informação é como um factor de produção qualquer. Quando há pouca, qualquer incremento ligeiro resulta em ganhos mais que proporcionais. Depois à medida que vai crescendo os ganhos incrementais vão ficando mais modestos até chegarmos ao ponto de serem verdadeiramente funestos. Nesta fase o custo de criar mais informação (medido em tempo, recursos informáticos, etc) é maior que o benefício que a informação acrescida trás.
O segundo efeito prende-se com a inacção. Tenho reparadado que quando há muita informação disponível as pessoas têm mais dificuldades em tomar decisões. Isto entronca um bocado na questão do empreendedorismo de que se falou lá atrás. Empreender implica sempre até certo ponto um salto de fé. Quando temos demasiados dados ficamos menos flexíveis, porque julgamos ser possível tomar decisões totalmente racionais, e isso na verdade não existe.

.....

Neste momento o que não faltam por aí são leilões de maquinaria, instalações escritórios empresas em laboração etc. Muitos desse negócio não sobreviveram à crise por gestão inapropriada, danosa ou simplesmente ignorância.

Outra coisa NMiguel: há muito dinheiro por aí. Se tiveres um ideia interessante: arranjas facilmente capital se te souberes mexer. Esquece a banca.

.....

Vais desenvolver ou é preciso fazer uma vaquinha (salvo seja) para explicares. [:cool:]

Não sou não, um menino. [;)]

Foi só algo que me deram muito na cabeça e que acho que faz sentido, não adianta "nada" melhorar uma operação que não consiga baixar o tempo de ciclo (aumentar a cadência de produção), ou seja, o foco do esforço da empresa deve ser sempre a operação mais demorada, é ela que condiciona tudo o resto.

Isto para quem quiser seguir as filosofias "lean", produção "pull", baixar inventários, etc. Há empresas que se estão a marimbar para isso tudo, dão lucro e enquanto derem é o que interessa porque provavelmente os patrões não saberiam fazer de outra forma.

Não concordo nada que se ache que uns dão mais ou menos contributos. A conversa aqui é informal e participa quem quiser...ninguém é mais ou menos do que outros (nem sabemos quem está do outro lado...nem importa) - e é isto que eu gosto nos fóruns, apenas importa a informação.

Mas pelo que disseste aqui, já não és menino nenhum [:D]

Claro que o foco deve ser na operação mais demorada. Mas penso que estás a referir-te que só tem impacto centrar na mais demorada, sendo operações paralelas...mas se for em série todas as optimizações já são importantes, seja no setup da máquina lá para o meio ou a melhorar a forma de entregar MP ou dar a martelada.

Eu não sou expert em gestão de produção por isso aqui não sei que barbaridades vá dizendo.

Não concordo nada que se ache que uns dão mais ou menos contributos. A conversa aqui é informal e participa quem quiser...ninguém é mais ou menos do que outros (nem sabemos quem está do outro lado...nem importa) - e é isto que eu gosto nos fóruns, apenas importa a informação.

Mas pelo que disseste aqui, já não és menino nenhum [:D]

Claro que o foco deve ser na operação mais demorada. Mas penso que estás a referir-te que só tem impacto centrar na mais demorada, sendo operações paralelas...mas se for em série todas as optimizações já são importantes, seja no setup da máquina lá para o meio ou a melhorar a forma de entregar MP ou dar a martelada.

Eu não sou expert em gestão de produção por isso aqui não sei que barbaridades vá dizendo.

Acho que nem é muito relevante ter operações paralelas ou em linha (embora seja mais fácil perceber se pensarmos em linha) porque no final de todas as montagens (no caso "paralelo") tu continuas a ter uma única peça, que é o teu produto.

Se estás a fazer garrafas de água e tens 3 operações: fazer a tampa, fazer a garrafa, montar a tampa com a garrrafa. E demoras respectivamente 5s, 20s, 10s.

De que adianta reduzir o tempo de operação de fabricar a tampa para 2 ou 3s? Nunca conseguirás fazer a montagem final antes de ter também a garrafa e isso demorará sempre os 20s.

Nem foi o melhor exemplo de tão simplista que é mas pronto, dá para perceber acho eu.

Última edição:
Ah que salganhada, o rapaz quer montar um estáminé, e já lhe estão a propôr organizar informação, que ainda não tem nenhuma, em SQL [:D]

Eu sou da opinião que no ínicio és tu que tens que organizar toda essa informação, na cabeça, porque és tu que tens a ideia de negócio.

Claro que é sempre muito importante, álias é fundamental, teres um Business Plan e definires muito bem o que produzes, aonde e a quanto produzes, como comunicas e distribuis, a quem vendes e não menos importante, em que te podes diferenciar comparado à tua concorrência.

Claro que também é muito importante saber quanto gastas e teres toda a informação de custos, para definires margens e chegares a preços finais.

Outra coisa que já aqui falaram e muito bem, é te rodeares com as pessoas certas, pessoas que tenham muito know-how de negócio aonde te inseres, seja cliente\fornecedor, empresas de distribuição ou contabilista por exemplo. Eu neste último, prefiro trabalhar só com uma pessoa invés de um departamento, há um atendimento mais aberto e informal, logo consegues obter informações mais "aprofundadas" [:D]

A meu ver, numa fase inicial é muito mais importante, e talvez mais interessante, estares no terreno pores o teu plano em prática e adaptares-te às inconveniências, do que gastares uma enorme quantidade de tempo, em frente ao computador a inserires e organizar dados, que muitas vezes nem os tens....

Se estás com dúvidas algo básicas, talvez porque não leres a informação que tens no site do IAPMEI?

Última edição:
Ah que salganhada, o rapaz quer montar um estáminé, e já lhe estão a propôr organizar informação, que ainda não tem nenhuma, em SQL [:D]

Não foi por aí, e sei que isto desviou muito do tópico e da ajuda...mas há várias formas de ajudar e agora o que ele precisa é "fora do fórum" fazer e acontecer - depois com questões concretas então, acredito, cá estará muita gente para dar o seu input

Quanto ao tópico, isto foi porque alguns entraram em devaneios e wishful thinking do que gostamos fazer...eu pelo menos [:D] Mas isto também é uma conversa de café e atirar bitaites para o ar.

Aqui o Nightlord também é testemunha de negócios que tiveram muitas dificuldades em assimilar plataformas tecnológicas do estilo ERP, CRM ou SCM ou por dificuldades na sua orgânica ou porque o negócio numa fase inicial nunca contemplou que este fosse catapultado por essa via.

Nunca é cedo demais para pensar nestas coisas.

Vais desenvolver ou é preciso fazer uma vaquinha (salvo seja) para explicares. [:cool:]

Desenvolver como? É pedir dinheiro a quem o tem! Ora se abanca está nas lonas...

Businees angel é o termo mais "moderno" para coisa. Mas no fundo, são pessoas com dinheiro que investem por vários motivos que não interessa especificar.

Business Angels?

Acho que nem é muito relevante ter operações paralelas ou em linha (embora seja mais fácil perceber se pensarmos em linha) porque no final de todas as montagens (no caso "paralelo") tu continuas a ter uma única peça, que é o teu produto.

Se estás a fazer garrafas de água e tens 3 operações: fazer a tampa, fazer a garrafa, montar a tampa com a garrrafa. E demoras respectivamente 5s, 20s, 10s.

De que adianta reduzir o tempo de operação de fabricar a tampa para 2 ou 3s? Nunca conseguirás fazer a montagem final antes de ter também a garrafa e isso demorará sempre os 20s.

Nem foi o melhor exemplo de tão simplista que é mas pronto, dá para perceber acho eu.

O exemplo é bom por ser simples, mas o que descreves é precisamente produção paralela...ou seja, que adianta reduzir o tempo de produção da tampa, se depois tem de esperar pela garrafa.

Mas se todo o processo for em série, ou seja, a tampa só começa a ser produzida depois da garrafa estar totalmente terminada...aí, já tens poupança em qualquer das 2 operações.

Isto depois complica é claro e há muito mais a ter em conta. Mas aqui é quanto um bom sw de gestão de produção, com gamas operatórias, tempos de máquinas (setups, limpezas, etc.), produção para encomenda ou para stock, etc, etc.

Mas já é voltar ao devaneio [:D]

Aqui o Nightlord também é testemunha de negócios que tiveram muitas dificuldades em assimilar plataformas tecnológicas do estilo ERP, CRM ou SCM ou por dificuldades na sua orgânica ou porque o negócio numa fase inicial nunca contemplou que este fosse catapultado por essa via.

Nunca é cedo demais para pensar nestas coisas.

Totalmente de acordo, é fácil entrar nestas coisas e gastar rios de dinheiro com pouca aplicação prática. Até porque aqui ainda não se falou em algo que é muito importante e esquecido...

Os recursos humanos, a resistência à mudança, quem vai mesmo utilizar a coisa.

Desenvolver como? É pedir dinheiro a quem o tem! Ora se abanca está nas lonas...

Businees angel é o termo mais "moderno" para coisa. Mas no fundo, são pessoas com dinheiro que investem por vários motivos que não interessa especificar.

Eu sei. [:D]

Queria que desenvolvesses como é que podes chegar a uma dessas pessoas, como é que funciona o investimento (é um empréstimo, é uma sociedade,...) e acima de tudo onde é que eles andam.

O exemplo é bom por ser simples, mas o que descreves é precisamente produção paralela...ou seja, que adianta reduzir o tempo de produção da tampa, se depois tem de esperar pela garrafa.

Mas se todo o processo for em série, ou seja, a tampa só começa a ser produzida depois da garrafa estar totalmente terminada...aí, já tens poupança em qualquer das 2 operações.

Sim, isso das garrafas tem uma montagem mas se fosse em linha era igual. A ideia é a mesma.

Eh pah, isto é fugir completamente ao tópico... o NMiguel que nos desculpe porque isto é puro offtopic.

-------------------------------------------------------------------------

Tens uma linha de produção de uma peça cerâmica:

Operações: Moldação cerâmica (mecanizada), Forno (contínuo), Pintura, Retoque, embalamento.
Tempo Ope: 20seg, 60seg, 50seg, 20seg, 20seg

Vamos supor que vem um gajo e te diz surgiu uma nova máquina no mercado de pintura e que faz a pintura em 20seg em vez dos actuais 50s. Continuas na mesma, aqui só se poderia colocar a questão de ser mais barato ter lá uma máquina de um um operário mas de resto qual era a tua vantagem? Só conseguirias fazer uma 1und/min porque no forno vai sempre demorar 1min a sair uma peça.

Mais uma vez isto é um exemplo estúpido porque até se podia aqui juntar na mesma estação as duas últimas operações já que respeitam ordens de precedência e há folga de tempo, podiam ser feitas pela mesma pessoa.

Eu sei. [:D]

Queria que desenvolvesses como é que podes chegar a uma dessas pessoas, como é que funciona o investimento (é um empréstimo, é uma sociedade,...) e acima de tudo onde é que eles andam.

Sempre em 1o Lugar - GESVENTURE

Conheço o presidente da coisa, chegar lá é fácil e estão abertos a novos projectos. Como funciona ao certo já não sei detalhar pois nunca passei directamente por nenhum processo.

Apenas trabalhei com ele via parcerias comerciais, fóruns de debate, apresentações, etc. há uns anos. Tenho boa ideia do seu funcionamento.

Sim, isso das garrafas tem uma montagem mas se fosse em linha era igual. A ideia é a mesma.

Eh pah, isto é fugir completamente ao tópico... o NMiguel que nos desculpe porque isto é puro offtopic.

-------------------------------------------------------------------------

Tens uma linha de produção de uma peça cerâmica:

Operações: Moldação cerâmica (mecanizada), Forno (contínuo), Pintura, Retoque, embalamento.
Tempo Ope: 20seg, 60seg, 50seg, 20seg, 20seg

Vamos supor que vem um gajo e te diz surgiu uma nova máquina no mercado de pintura e que faz a pintura em 20seg em vez dos actuais 50s. Continuas na mesma, aqui só se poderia colocar a questão de ser mais barato ter lá uma máquina de um um operário mas de resto qual era a tua vantagem? Só conseguirias fazer uma 1und/min porque no forno vai sempre demorar 1min a sair uma peça.

Mais uma vez isto é um exemplo estúpido porque até se podia aqui juntar na mesma estação as duas últimas operações já que respeitam ordens de precedência e há folga de tempo, podiam ser feitas pela mesma pessoa.

Sim, mas com dois fornos e essa máquina de pintura, qual é a tua capacidade de produção agora [:D]

(btw, eu não percebo nada de unidades de produção, a minha área é completamente diferente).

Voltar
Superior