Gestão

Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc

"The 500 executives collectively earned about 465 college degrees, which means about 35 executives didn't graduate from college. Both Ralph Lauren and Sheldon Adelson (Las Vegas Sands Corp.) are among the CEOs who dropped out of college. But the Fortune 500 executives who completed both college and graduate school collectively earned about 200 M.B.A.'s and about 140 other graduate degrees." http://www.usnews.com/education/best-graduate-schools/top-business-schools/articles/2012/05/14/where-the-fortune-500-ceos-went-to-school

35/500 = 7% , não diria que é "uma larga percentagem"!
[;)]

Mas o que acho que precisas é o que eu sempre precisei (e já me encontrei naquela do "vou/não vou" abrir negócio próprio)...é coragem para dar o passo [:D]

Qd não é coragem é falta de tempo.

Quando não é falta de tempe é falta de vontade [:D]

O pior é quando o motivo é falta de saúde. Por isso: qt mais cedo : melhor. O CarlosL que o diga![;)]

Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

Situação A.

Quero abrir um negócio de fósforos.

Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

Por exemplo 1euro por caixa.
Produzo 1000 caixas por dia.

Tenho um funcionário + eu.

Isto idealizei e consigo fazer.

1º inicio actividade
2º instalo os equipamentos
3º produzo e comercializo.
4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
Tenho vontade [:D]

Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.

Opção 1: Contratas um contabilista a tempo inteiro que te faz a papinha toda.
Opção 2: Sub-contratas uma empresa que te faça a papinha toda.
Opção 3: Contratas um estagiário de contabilidade, dás-lhe subsídio de almoço e 2 caixas de fósforo por mês, ele faz-te a papinha toda.
Opção 4: Compras um software de contabilidade, que te faz a papinha toda.
Opção 5: Fazes uma parceria com um Contabilista free-lancer, ele faz-te os impostos, tu abasteces a empresa dele de fósforos (é a minha opção preferida).
Opção 6: (e para mim a pior de todas) Fazes tu a papinha toda depois de perder semanas a tentar ler tudo sobre o tema e a perceber como tudo funciona.

A primeira montanha que qualquer empreendedor tem de ultrapassar é sempre a mesma: o momento em que tem de largar dinheiro para pagar o 1º ordenado ou serviço "virtual", leia: bem não-material e não transacionável.[:D]

É nesse momento exacto em que ele interioriza a noção do que é ser empresário e dos riscos todos que corre.[:D]

"The 500 executives collectively earned about 465 college degrees, which means about 35 executives didn't graduate from college. Both Ralph Lauren and Sheldon Adelson (Las Vegas Sands Corp.) are among the CEOs who dropped out of college. But the Fortune 500 executives who completed both college and graduate school collectively earned about 200 M.B.A.'s and about 140 other graduate degrees." http://www.usnews.com/education/best-graduate-schools/top-business-schools/articles/2012/05/14/where-the-fortune-500-ceos-went-to-school

35/500 = 7% , não diria que é "uma larga percentagem"!
[;)]

De facto não é uma larga percentagem, mas é curioso verificar que dos empreendedores mais conhecidos das ultimas décadas, a excepção do Buffet, uma boa parte não possui um diploma.

A primeira montanha que qualquer empreendedor tem de ultrapassar é sempre a mesma: o momento em que tem de largar dinheiro para pagar o 1º ordenado ou serviço "virtual", leia: bem não-material e não transacionável.[:D]

É nesse momento exacto em que ele interioriza a noção do que é ser empresário e dos riscos todos que corre.[:D]

A montanha para mim sempre foi essa...e fiz contas...fazer umas estimativas de receitas mais ou menos garantidas (nunca o são, pois já sabemos que depois de sondarmos os clientes há muitos que dizem que sim mudam connosco, mas na altura da assinatura voltam atrás) e ver os custos mensais...e ter o receio de "e dá para pagar ordenados ao menos iguais aos que tinha/tinhamos por conta de outrém desde já?" é que o meu CHabit. não se compadece com o empreendedorismo!

Se tudo corresse bem, ok. O problema são os ses.

De facto não é uma larga percentagem, mas é curioso verificar que dos empreendedores mais conhecidos das ultimas décadas, a excepção do Buffet, uma boa parte não possui um diploma.

O que só comprova o que já foi dito aqui antes, ser empreendedor é bastante diferente de ser Gestor! [;)]

Podem ser a mesma coisa, mas não têm de ser a mesma coisa!

Precisamente [;)] Mas nunca conhecemos o Jobs ou o Ellison por actos de gestão...sim de liderança ou de empreendedorismo. Não quer dizer que não sejam bons gestores, simplesmente o que os torna conhecidos é algo mais "emocional"

Nightlord,

Estarias aberto a uma ideia inovadora de negócio que não existe(pelo menos por cá), e a um produto diferente a chegar ás lojas de forma diferente?
Se sim, juntamos os S´s...E com os S´s arriscamos. [;)]

Nightlord,

Estarias aberto a uma ideia inovadora de negócio que não existe(pelo menos por cá), e a um produto diferente a chegar ás lojas de forma diferente?
Se sim, juntamos os S´s...E com os S´s arriscamos. [;)]

Por falar nisso, como andará o negócio das canalizações que nasceu de pessoal daqui do Fórum? Não voltei a ler nada sobre isso em muito tempo. Espero que continue a crescer.

Por falar nisso, como andará o negócio das canalizações que nasceu de pessoal daqui do Fórum? Não voltei a ler nada sobre isso em muito tempo. Espero que continue a crescer.
Parece que borregou por causa do Master da franquia.

Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc

não tem curso superior porque não o quiseram, decidiram ser auto-didatas e apreenderem por eles os conhecimentos que os cursos transmitiam.

é que se esquecendo disto, dá a ideia que se eles não tem curso então eu sem curso também sou capaz e isso não é bem assim

Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

Situação A.

Quero abrir um negócio de fósforos.

Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

Por exemplo 1euro por caixa.
Produzo 1000 caixas por dia.

Tenho um funcionário + eu.

Isto idealizei e consigo fazer.

1º inicio actividade
2º instalo os equipamentos
3º produzo e comercializo.
4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
Tenho vontade [:D]

Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.

Repara, toda a gente diz que conhece e controla os custos. Uma mentira de todo o tamanho. E esse é 98% do problema de uma Empresa em Portugal.

Não te iludas. Se queres ir a um banco pedir dinheiro, tens de demonstrar que dominas o negócio. Para isso precisas de informação.

E não me leves a mal, mas estás completamente a Leste nestas coisas. E esse é o teu bicho das 7 cabeças.

Repara, toda a gente diz que conhece e controla os custos. Uma mentira de todo o tamanho. E esse é 98% do problema de uma Empresa em Portugal.

Não te iludas. Se queres ir a um banco pedir dinheiro, tens de demonstrar que dominas o negócio. Para isso precisas de informação.

E não me leves a mal, mas estás completamente a Leste nestas coisas. E esse é o teu bicho das 7 cabeças.

Claro que estou a leste nestas coisas. [:D]
Nunca tive negócios próprios, nunca tive uma empresa, apenas trabalho para empresas de outros.

Quando entrei para a actual empresa, já em funcionamento á mais de 15 anos, havia uma folha para calcular custos, uma treta simples...
Comecei a gerir a produção, a controlar a produção diária(isto com tempo, levou mais de 3 anos a conseguir), e, com a ajuda do Excel monitorizei toda a produção e material necessário para a conseguir fazer, durante mais de 1 anos e cerca de 1000 camiões expedidos.

A partir daqui, custeou-se tudo, desde o material mais caro, ao mais barato. E detectaram-se falhas grosseiras em alguns preços.
Hoje, consigo dizer quanto custa o quê, como o fazer, e qual o prazo de entrega. Com 80 ou 90% de certeza.
Hoje sei dizer que o mesmo material pode ter custos diferentes em dois dias distintos, pois existem custos fixos e produção variável.
Mas também sei uma média de custo, tendo em conta os altos e baixos da produção, os feriados, as avarias.

Quanto aos negócios que idealizo, consigo prever mais ou menos estes custos...Mas falta-me o resto da sabedoria para conseguir dar um passo em frente.
Ou seja, sei como fazer, sei o negócio que quero, sei como produzir o que quero, mas estou a leste da parte burocrática.
Entendes onde quero chegar?

Claro que estou a leste nestas coisas. [:D]
Nunca tive negócios próprios, nunca tive uma empresa, apenas trabalho para empresas de outros.

Quando entrei para a actual empresa, já em funcionamento á mais de 15 anos, havia uma folha para calcular custos, uma treta simples...
Comecei a gerir a produção, a controlar a produção diária(isto com tempo, levou mais de 3 anos a conseguir), e, com a ajuda do Excel monitorizei toda a produção e material necessário para a conseguir fazer, durante mais de 1 anos e cerca de 1000 camiões expedidos.

A partir daqui, custeou-se tudo, desde o material mais caro, ao mais barato. E detectaram-se falhas grosseiras em alguns preços.
Hoje, consigo dizer quanto custa o quê, como o fazer, e qual o prazo de entrega. Com 80 ou 90% de certeza.
Hoje sei dizer que o mesmo material pode ter custos diferentes em dois dias distintos, pois existem custos fixos e produção variável.
Mas também sei uma média de custo, tendo em conta os altos e baixos da produção, os feriados, as avarias.

Quanto aos negócios que idealizo, consigo prever mais ou menos estes custos...Mas falta-me o resto da sabedoria para conseguir dar um passo em frente.
Ou seja, sei como fazer, sei o negócio que quero, sei como produzir o que quero, mas estou a leste da parte burocrática.
Entendes onde quero chegar?

Eu entendo onde queres chegar, apenas tenho receio que não te apercebas do que estamos aqui a falar. [;)]

Um bom Gestor tem de viver na angústia de que aquilo que sabe. é apenas parte daquilo que deveria saber.

E só depois de se saber, é que se pode tomar opções. Simples.

O meu maior mentor (tive 2), foi o meu patrão na altura. Uma pessoa fora de série. Conseguiu colocar em causa a valorização de Stocks de uma multinacional a operar na Europa. Eu assisti ao vivo e a cores... [:D]

E estamos a falar de uma Empresa que na altura empregava muitos milhares de pessoas na Europa.

Como já referi, a informação é poder.

Voltar
Superior