Gestão

O que ele disse não está totalmente errado.
As engenharias industriais têm andado às cambalhotas há muitos anos sem que ng saiba bem a lógica dos currículos em função das universidades. Umas dão mais cadeiras de papel e lápis e outras estão mais focalizadas na vertente da engenharia, é conforme a cabeça dos professores responsáveis pelos cursos.

A verdade é que se trata dum curso muitas vezes incompreendido e que é facilmente substituível por um qq outro curso de engenharia com uma pós graduação ou formação adicional específica em gestão.

Mal da empresa que tenha de colocar um engº industrial a fazer cálculo financeiro ou marketing... Digo eu.

Mais uma vez.. eu acho que isso só depende da faculdade... [:cool:] E em alguma(s) os níveis de empregabilidade e satisfação das empresas falam por si.

Não se pode é dizer que nesse curso não se tem preparação ao nível de contabilidade, área financeira (aqui menos talvez) e estratégia. Mas isto dá pano para mangas... Claro que se os 2 primeiros anos são a levar na cabeça com Análises Matemáticas, Álgebra, Mecânicas e Materiais nos outros 3 não se pode aprender tudo o que se aprende em Gestão em 5 anos. (isto para o caso de Eng. Industrial)

Também um outro estudo dizia que uma grande percentagem, não tinha qualquer formação superior. Para ser empreendedor, não é necessário nenhuma formação superior.[;)]

CEOs da Fortune 500 sem curso superior? É que duvido mesmo muito!

Para ser empreendedor claro que não é preciso curso nenhum mas chegar a CEO de uma empresa de topo nao acontece, pelo menos de forma natural.

...
Depois é como tu próprio dizes, as cadeiras valem o que valem pelo professor querer ir mais além ou não. Conheço cursos de eng. (mecanica) em que até têm umas cadeiras de gestão...mas vão dar os 4P's [:D], mais umas noções de contabilidade, finanças...tudo metido a martelo e dado pela rama

Eu também conheço um curso de eng. mecânica mas neste aprende-se cálculo financeiro (obviamente que se fica pelo cálculo de juros, capitalização, actualização, amortização de empréstimos (diferentes "modalidades")), aprende-se a ler e interpretar convenientemente um balanço e uma demonstração de resultados, aprende-se a calcular e analisar os rácios de desempenho mais utilizados e por fim a calcular e "mapear" os cash-flows de uma empresa.

Posteriormente há outra cadeira onde é suposto pegar em tudo isso e elaborar um plano de negócios, partindo do zero. E fazer a análise económica e financeira desse projecto, num horizonte temporal de 5-10 anos e aplicar os critérios de decisão mais indicados para decidir sobre a viabilidade ou não desse projecto.

Isto falando da parte de contabilidade e financeira que tinhas referido. Não sendo uma grande coisa, já é mais um bocadito que os 4Ps.

Mais uma vez.. eu acho que isso só depende da faculdade... [:cool:] E em alguma(s) os níveis de empregabilidade e satisfação das empresas falam por si.

Não se pode é dizer que nesse curso não se tem preparação ao nível de contabilidade, área financeira (aqui menos talvez) e estratégia. Mas isto dá pano para mangas... Claro que se os 2 primeiros anos são a levar na cabeça com Análises Matemáticas, Álgebra, Mecânicas e Materiais nos outros 3 não se pode aprender tudo o que se aprende em Gestão em 5 anos. (isto para o caso de Eng. Industrial)

O caso que falava é numa faculdade de engenharia de reputação inquestionável. Não vi pelo nome da cadeira, vi o programa que é dado e a variedade de temas, tempo para os mesmos e a forma/antiguidade dos mesmos, leva-me a crer que mais valia não darem nada aos futuros engenheiros [:D] Eles que não tirem uma especialização em gestão...que não é com os P's à mistura com as curvas de oferta e procura ou matemática financeira e T's do razão [:D]

CarlosL, admiro a tua veia pedagógica mas sabes muito bem que isso que dizes não é assim tão evidente ( apesar de ser um bom ponto de partida e dar uma visão generalizada de negócio)

Sobretudo qd o capital é limitado e tens de andar a fazer malabarismo com créditos, prazo de pagamentos, recebimento, aka "real world" etc.

Quando a tua margem depende da habilidade financeira, e trabalhas num sector estagnado ou "maduro", não há know how que te safe.

Ignorar a vertente contabilista só funciona em "negócios inovadores", em sectores em crescimento ou países em crescimento económico. Ou ... quando há dinheiro com fartura.

Agradeço, mas não tenho 'apenas' veia pedagógica. Além de ter aprendido com os melhores (peço desculpa, mas tive 2 mentores profissionais de excepção), tenho realizado coisas que me permitem estar aqui contigo e todos os outros sem ficar mal na fotografia. Penso eu. [:D]

A vertente Contabilista teve sempre um papel predominante em todas as sociedades, porque estavam vocacionadas mais para prestar contas Fiscais do que elementos de Gestão.

E nota-se não só na Gestão actual, mas também nos SW de apoio à mesma. E aí estamos de acordo.

Na parte Financeira, falas-me apenas no percurso final e não no que leva a essas situações.

Vou-te dar um outro exemplo, que se pode encaixar no meu post anterior.

No negócio do aço, tal como o das rolhas, sardinhas, papel higiénico ou carne de porco, há características que importa conhecer.

Se uma Empresa souber planear as suas necessidades com 1 ano de antecedência, consegue ter preços de até 20% menos (dados de há 4 anos).

Para isso, basta assinar 1 contrato com um dos fornecedores internacionais e dar uma garantia bancária, que tem os seu custo, naturalmente.

No exemplo atrás referido, basta ir à folha de Excel e colocar essas projecções (ou simulações) de custo.

Mais, se encomendares na 'hora', podes não ter o produto. Isso tem um custo de risco.

Tudo isto é Gestão. Antes de teres de ir de correr desesperado ao Banco, podes ter uma previsão das coisas.

É por isso que as Empresas estão no estado em que estão. [;)]

Eu também conheço um curso de eng. mecânica mas neste aprende-se cálculo financeiro (obviamente que se fica pelo cálculo de juros, capitalização, actualização, amortização de empréstimos (diferentes "modalidades")), aprende-se a ler e interpretar convenientemente um balanço e uma demonstração de resultados, aprende-se a calcular e analisar os rácios de desempenho mais utilizados e por fim a calcular e "mapear" os cash-flows de uma empresa.

Posteriormente há outra cadeira onde é suposto pegar em tudo isso e elaborar um plano de negócios, partindo do zero. E fazer a análise económica e financeira desse projecto, num horizonte temporal de 5-10 anos e aplicar os critérios de decisão mais indicados para decidir sobre a viabilidade ou não desse projecto.

Isto falando da parte de contabilidade e financeira que tinhas referido. Não sendo uma grande coisa, já é mais um bocadito que os 4Ps.

Sem dúvida que pelo que descreves já é algo melhor. Lá está, depende depois de como é feito e dados os temas. Se calhar até é a mesma faculdade [:D] já que tb. me pareceu ver algo do estilo no programa. Simplesmente achei que dar tudo isso (e mais) num só semestre, muito redutor...porra, tive 5 anos nisso :sh)[:D] Um gajo sente-se burro [:D] ou algo lhes faltará...

Se uma Empresa souber planear as suas necessidades com 1 ano de antecedência, consegue ter preços de até 20% menos (dados de há 4 anos).

Para isso, basta assinar 1 contrato com um dos fornecedores internacionais e dar uma garantia bancária, que tem os seu custo, naturalmente.

No exemplo atrás referido, basta ir à folha de Excel e colocar essas projecções (ou simulações) de custo.

Mais, se encomendares na 'hora', podes não ter o produto. Isso tem um custo de risco.

Tudo isto é Gestão. Antes de teres de ir de correr desesperado ao Banco, podes ter uma previsão das coisas.

É por isso que as Empresas estão no estado em que estão. [;)]

Deve ser rara a PME tuga que faz isso ou sequer tem capacidade para essa visão...não basta querer só também.

Normalmente é o que chamo navegação à vista, molha-se o dedo com cuspo e mete-se no ar a ver de onde vem o vento...[:D]

Se um gajo formado em gestão consegue, qualquer outra pessoa o conseguirá mais facilmente. [:cool:]

Esquece para já (e se possível no futuro), essa coisa da Contabilidade.

O teu objectivo é ganhar dinheiro. O que te interessa é conheceres aquilo que fazes. Se não souberes, não ganhas dinheiro e esse é o drama da maioria das Empresas. Quando as margens eram substanciais (mais de 30%) o olhómetro era um instrumento usado pela generalidade dos intervenientes.

Adiante.

Vamos criar um exemplo.

Para simplificar, supõe que a tua actividade é produzir parafusos, num único modelo, tamanho e composição. Ou seja, só tens 1 único produto.

O teu objectivo é saberes quanto te custa cada parafuso (à unidade - são parafusos enormes).

O modo mais simples, é apurares todos os custos da Empresa (desde o custo do Administrador, carrão, cartão de crédito, bónus - coisa quase impossível e potenciador de conflitos, até à empregada de limpeza, e todos os outros que falaremos adiante). Apurado esse custo para um um ano, divides pelo nº de parafusos produzidos em igual período e voilá. Tens aí o custo de cada parafuso.

Mais simples que isto, não há. E vamos manter isto simples.

Agora fazes um Organograma Funcional da Empresa, dividindo isso por Área, Departamento e Processo. E pela tua experiência, aplicas uma visão processual. Vamos supor que estamos a falar só do Departamento - Produção - Geral, Neste caso, terás como processos: 1) a retirada das varas de aço do Armazém; 2) o Corte (da vara de aço); 3) fazer a cabeça; 4) fazer a rosca; 5) Acabamento; 6) Temperar o parafuso; 7) Controlo de qualidade final (todos os processos devem ter CQ); 8) Entregar no Armazém.

E é aqui, no apuramento dos Custos de cada Processo - Posto de trabalho (podes ter vários em paralelo) que vais aprender a lidar com as tais coisas esquisitas e ver que a linguagem dos Contabilistas, deveria ser como naqueles livros da Mónica: Contabilidade aqui não entra.

O Processo desenvolve-se num Posto de Trabalho. Que geralmente é composto por um conjunto de elementos. Equipamento, Operadores, Consumos diversos, Manutenção, e por aí fora.

E é agora a altura do teu 1º grande desafio. Como vou calcular o custo de cada uma das coisas? Um Equipamento, tem uma fórmula de cálculo diferente de um Operador. É a beleza da profissão. Pegas no Excel é és o Maestro da Gestão.

E ao adquirir a noção do Custo das coisas, podes começar a actuar em todos as Áreas. Compras. tenho 3 pessoas para gerir a relação com 1 único fornecedor. Porra, eu faço a relação, porque tenho o poder de, e só preciso de 1 pessoa para fazer o acompanhamento administrativo.

Vendas. Mercado Nacional. 1 pessoa chega. Porque sou o líder ou outra coisa qualquer. Mercado Internacional? Ok, um comercial por mercado. Sou eu que estabeleço objectivos.

Logística. No preço está a entrega na porta do cliente ou é ele que vem aqui buscar? Quanto custa? Qual o preço a aplicar se ele vier aqui à minha porta?

Produção. Tenho 1 posto de trabalho com um fraco rendimento. Devo investir em novos equipamentos?

No final disto tudo, que vai demorar uns tempos, vais poder dizer:

I have the POWER !! [;)]

Grande post CarlosL!

O objectivo nº 1 é ganhar dinheiro. Certo.

Mas e a parte da contabilidade? Não tem custos? Não tem processos que eu deva conhecer/estar informado? Tais como SS, IRC, etc...?:sh) Ou estou a pensar que será isso um bicho de sete cabeças e afinal não ser?(Nunca tive contacto com isso).

Quanto a apurar custos, isso estou habituado a fazer, faço-o na empresa diariamente.
Sei o negócio que quero, sei como o fazer, não estou a par da contabilidade(esquece-se este factor?).

Sem dúvida que pelo que descreves já é algo melhor. Lá está, depende depois de como é feito e dados os temas. Se calhar até é a mesma faculdade [:D] já que tb. me pareceu ver algo do estilo no programa. Simplesmente achei que dar tudo isso (e mais) num só semestre, muito redutor...porra, tive 5 anos nisso :sh)[:D] Um gajo sente-se burro [:D] ou algo lhes faltará...

Algo lhe faltará para quê? Para terem a mesma preparação de uma gajo que tirou Gestão? Nesse caso falta-lhes tudo, como é evidente e por isso comecei por dizer que um Eng. com formação em gestão nunca poderá substituir os gestores propriamente ditos.

Agora, a conversa começou quando disseram que um Eng. não tem qualquer tipo de formação em contabilidade, área financeira, estratégia, etc. Mentira como já demonstrei.

Por outro lado, se tu tens uma pequena empresa produtiva e olhando para uma boa parte do tecido industrial Português, vai-te dar mais "jeito" o quê? Um Eng. Mecânico ou Industrial que está familiarizado com os processos produtivos e desenvolvimento do produto, tem boas bases de Gestão da Produção e ainda dá uns toques se for preciso (e tem bases para aprender se necessário) em contabilidade ou um Gestor puro e duro?

Se calhar se for para trabalhar num banco ou numa segurador as coisas já são diferentes, naturalmente.

Grande post CarlosL!

Mas e a parte da contabilidade? Não tem custos? Não tem processos que eu deva conhecer/estar informado? Tais como SS, IRC, etc...?:sh) Ou estou a pensar que será isso um bicho de sete cabeças e afinal não ser?(Nunca tive contacto com isso).

Quanto a apurar custos, isso estou habituado a fazer, faço-o na empresa diariamente.
Sei o negócio que quero, sei como o fazer, não estou a par da contabilidade(esquece-se este factor?).

Não se esquece, delega-se! [;)]

Eu estava a brincar com ele. Conheço-o e até já tinhamos falado pessoalmente da questão que ele aqui aborda.

Claro que o que ele precisa agora não passa por isso. E por alguma coisa sempre disse que o meu maior concorrente é o Excel...faz tudo e serve muito bem para o que aqui se fala. O que ele precisa agora é pegar num plano conceptual do tipo que tu colocaste - de forma simplista é claro, mas acaba por ser muito daí...

O resto só quando já for bom sinal. Sinal que as pessoas e a informação a controlar é maior. Espero bem que ele lá chegue :) Mas não será com o mercado nacional actual...ele tem é de abrir já horizontes/mercados...mas isso já saí aqui da conversa do tópico

Isto começa a ser um segredo de Polichinello. [:D]

Não me arruínes a tarde, pois vou-te dizer uma coisa. O Segredo da arte está na sua simplicidade (autor não citado).

E é com essa simplicidade que consegues levar a gestão a todos.

É que numa perspectiva de pouco capital inicial para investir e ter que recorrer á banca, creio que todos os custos são importantes.

Grande post CarlosL!

Como referi há pouco, em cada função vais ter a oportunidade de apurares a natureza dos custos.

Por exemplo, quando apuras os custos de cada Operador (funcionário, trabalhador, ou o que for), tens de colocar os custos Fiscais e Sociais. Mas nisso só perdes 1 hora com o pessoal da parte Administrativa.

A componente confusa da Contabilidade está na altura de adquirires equipamento. Eles falam-te habitualmente nas amortizações fiscais e tu ficas baralhado, se tens de comprar 1 equipamento a pronto. Mas tu fazes as contas no modo operacional.

É por isso que recomendo um Balanço Operacional. Colocas os Proveitos, Custos e demonstras os Resultados deste modo: EBITDA

Resumindo, hoje e/ou daqui a uns anos, a área da Gestão é uma boa área nos fatores do costume (empregabilidade, versatilidade do curso, ordenado em geral, etc.)?

CEOs da Fortune 500 sem curso superior? É que duvido mesmo muito!

Para ser empreendedor claro que não é preciso curso nenhum mas chegar a CEO de uma empresa de topo nao acontece, pelo menos de forma natural.

Faz uma pesquisa pela intenet para constatares que alguns dos mais famosos CEOs não tem curso superior. Embora alguns tenham frequentado universidades, o que não significam que formaram-se.

Assim por alto, Paul Allen, Bill Gates, Michael Dell, Steve Jobs, Richard Branson, Larry Ellison, Li Ka-Shing, etc

Como referi há pouco, em cada função vais ter a oportunidade de apurares a natureza dos custos.

Por exemplo, quando apuras os custos de cada Operador (funcionário, trabalhador, ou o que for), tens de colocar os custos Fiscais e Sociais. Mas nisso só perdes 1 hora com o pessoal da parte Administrativa.

A componente confusa da Contabilidade está na altura de adquirires equipamento. Eles falam-te habitualmente nas amortizações fiscais e tu ficas baralhado, se tens de comprar 1 equipamento a pronto. Mas tu fazes as contas no modo operacional.

É por isso que recomendo um Balanço Operacional. Colocas os Proveitos, Custos e demonstras os Resultados deste modo: EBITDA

Ou estou com a venda nos olhos, ou não estou a conseguir perceber.

Situação A.

Quero abrir um negócio de fósforos.

Sei o custo de produção até ser entregue no cliente.

Por exemplo 1euro por caixa.
Produzo 1000 caixas por dia.

Tenho um funcionário + eu.

Isto idealizei e consigo fazer.

1º inicio actividade
2º instalo os equipamentos
3º produzo e comercializo.
4º tenho sucesso e gero receitas e cresço.

Nestes factores, a nivel de finanças e contabilidade com o que tenho de me preocupar?
Vou junto de um contabilista e ele faz-me a papinha toda, pago e está tudo ok?
Ele trata dos descontos do pessoal e finanças da empresa?

É precisamente neste patamar que não me sinto seguro.
Tenho experiência no controlo de custos, tenho folhas de cálculo automatizadas e optimizadas para a actividade que quero onde gero a quantidade que produzo, gastos, e analiso tudo isso.
Sei o negócio que quero e tenho uma ideia bastante aproximada de custos.
Sei que preciso de capital social que não disponho financeiramente neste momento(terei de recorrer banca? como se processa isso?)
Tenho capital para a maquinaria necessária e para suportar 3 a 6 meses sem receber qualquer valor.
Tenho vontade [:D]

Mas falta "matar" o bicho de sete cabeças.

Como já perceberam, nunca houve empresas nos meus familiares directos, e há uma certa aversão ao risco. Que, queria saber em pormenor para a conseguir ultrapassar ou desmistificar.

Acho que estão a confundir empreendedor ou lider, com gestor.

Podem ser, mas não têm que ser. Tal como já deram vários exemplos dos mais tipicos e conhecidos.

EDIT:
NMiguel, para algumas coisas podes e deves fazer outsourcing...e a contabilidade/fiscalidade (a parte de reportings legais, blablabla) é algo com que não te deves preocupar agora.

O que te importa são os relatórios de gestão, os que te possam dar uma posição actual e de futuro, não do passado e no cumprimento legal...nisso há bons profissionais que estarão sempre mais atentos aos meandros legais que tu. Claro que convem saber quem vais contratar, se fosses de Lisboa ou quisesses daqui saberia indicar-te alguns locais bons.

Mas o que acho que precisas é o que eu sempre precisei (e já me encontrei naquela do "vou/não vou" abrir negócio próprio)...é coragem para dar o passo [:D]

Última edição:
Voltar
Superior