Se um gajo formado em gestão consegue, qualquer outra pessoa o conseguirá mais facilmente. [

]
Esquece para já (e se possível no futuro), essa coisa da Contabilidade.
O teu objectivo é ganhar dinheiro. O que te interessa é conheceres aquilo que fazes. Se não souberes, não ganhas dinheiro e esse é o drama da maioria das Empresas. Quando as margens eram substanciais (mais de 30%) o olhómetro era um instrumento usado pela generalidade dos intervenientes.
Adiante.
Vamos criar um exemplo.
Para simplificar, supõe que a tua actividade é produzir parafusos, num único modelo, tamanho e composição. Ou seja, só tens 1 único produto.
O teu objectivo é saberes quanto te custa cada parafuso (à unidade - são parafusos enormes).
O modo mais simples, é apurares todos os custos da Empresa (desde o custo do Administrador, carrão, cartão de crédito, bónus - coisa quase impossível e potenciador de conflitos, até à empregada de limpeza, e todos os outros que falaremos adiante). Apurado esse custo para um um ano, divides pelo nº de parafusos produzidos em igual período e voilá. Tens aí o custo de cada parafuso.
Mais simples que isto, não há. E vamos manter isto simples.
Agora fazes um Organograma Funcional da Empresa, dividindo isso por Área, Departamento e Processo. E pela tua experiência, aplicas uma visão processual. Vamos supor que estamos a falar só do Departamento - Produção - Geral, Neste caso, terás como processos: 1) a retirada das varas de aço do Armazém; 2) o Corte (da vara de aço); 3) fazer a cabeça; 4) fazer a rosca; 5) Acabamento; 6) Temperar o parafuso; 7) Controlo de qualidade final (todos os processos devem ter CQ); 8) Entregar no Armazém.
E é aqui, no apuramento dos Custos de cada Processo - Posto de trabalho (podes ter vários em paralelo) que vais aprender a lidar com as tais coisas esquisitas e ver que a linguagem dos Contabilistas, deveria ser como naqueles livros da Mónica: Contabilidade aqui não entra.
O Processo desenvolve-se num Posto de Trabalho. Que geralmente é composto por um conjunto de elementos. Equipamento, Operadores, Consumos diversos, Manutenção, e por aí fora.
E é agora a altura do teu 1º grande desafio. Como vou calcular o custo de cada uma das coisas? Um Equipamento, tem uma fórmula de cálculo diferente de um Operador. É a beleza da profissão. Pegas no Excel é és o Maestro da Gestão.
E ao adquirir a noção do Custo das coisas, podes começar a actuar em todos as Áreas. Compras. tenho 3 pessoas para gerir a relação com 1 único fornecedor. Porra, eu faço a relação, porque tenho o poder de, e só preciso de 1 pessoa para fazer o acompanhamento administrativo.
Vendas. Mercado Nacional. 1 pessoa chega. Porque sou o líder ou outra coisa qualquer. Mercado Internacional? Ok, um comercial por mercado. Sou eu que estabeleço objectivos.
Logística. No preço está a entrega na porta do cliente ou é ele que vem aqui buscar? Quanto custa? Qual o preço a aplicar se ele vier aqui à minha porta?
Produção. Tenho 1 posto de trabalho com um fraco rendimento. Devo investir em novos equipamentos?
No final disto tudo, que vai demorar uns tempos, vais poder dizer:
I have the POWER !! [

]