Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Quando se começa a vida profissional, a Univ. X ou Y tem um grande peso.E agora pergunto, e com base na experiencia que tenho, qual o impacto de ser na universidade x ou y?
A maior parte dos grandes gestores que conheço nem o curso acabaram...[]
Estou a gostar de ler algumas participações e faço minhas as palavras de vários posts com base na experiência que vou tendo após mais de 10 anos fora da faculdade. CarlosL, Rasec, JBranco, Peste [] - se bem que essa critica à formação em sapos e outros animais rastejantes
Acho que continuam a haver muitas oportunidades de emprego, não são é tão boas (e não falo só em termos salariais mas sim da própria empresa) por cá...mas fora deste país acho que as coisas inverteram-se...são cada vez mais as oportunidades mais apetecíveis em paises que há 10-15 anos não queriamos!
Em termos de saída da faculdade, a não ser que sejam dos poucos que se destacaram mesmo no percurso académico (e não falo só de notas em exames) numa universidade de renome, não podem esperar um lugar xpto de topo a ganhar milhares...nunca foi e nunca será (o que é normal, a experiência conta muito e agora depois destes anos posso dizer...quando saí, não sabia mesmo nada []
Não sei como estão actualmente as saídas, mas na minha altura era normal ainda com algumas cadeiras por acabar já ter propostas de trabalho...eu que não fui um aluno de grandes médias, longe disso, fui para uma consultora de TI, 1 semestre antes do fim...como é óbvio ser carne para canhão, mas a não ser que tenham cunha ou empresa da familia...
Quando se começa a vida profissional, a Univ. X ou Y tem um grande peso.
Ninguém está aqui a dizer que para se ser Gestor de topo tem de se ter um curso. Aprendi mais cá fora e essencialmente aprendi mais a comunicar, seja com o patrão ou qualquer outro empregado. Mas estar preparado, ajudou muito.
é tb verdade que grande parte das novas empresas criadas por técnicos/eng não vingam porque os empreendedores não pescam nada de gestão nem de contabilidade nem até de comunicação empresarial.
Afogam-se rapidamente em burocracias e micro-gestão e perdem o foco a tentar selecionar o computador, o carro, a decoração do escritório, o material informático, o servidor, as viagens a fazer, etc ( acho que alguns daqui sabem do que estou a falar[]).
Na minha opinião, um empreendedor com pouco capital inicial tem forçosamente de ter know-how do produto mas tem também de saber bastante de contabilidade. E uso a palavra retrógrada palavra "contabilidade" pois é a base de todas as outra actividades financeiras da empresa.
Outra ponto fundamental é a organização pessoal e domínio do "time-managment".
O resto vem por acréscimo.
Independentemente de ter ou não know how de produto, acho que um Gestor está muito melhor preparado do que um engenheiro (recém licenciado) para lançar e gerir uma empresa na fase de lançamento.
No entanto, um engenheiro recém licenciado aprende gestão com bastante facilidade se assim o entender.
Com os requisitos que colocas, claro que só um Economista, Gestão ou algo do género é que poderá ser Empresário. [] [
]
Mas isso é um mito.
Seja Engº, Arquitecto, Técnico de Polimento de Sapatos ou Biomédico geralmente começam com uma Empresa pequena e com poucos recursos. E as pessoas a contratar são sempre operacionais.
Têm a ajuda de um gabinete de Contabilidade e só muito mais tarde é que têm oportunidade de contratar alguém qualificado nessa área.
Claro que precisam de formação base sobre a Gestão de uma Empresa. Como por exemplo não confundir a conta da empresa com a pessoal, que os impostos são para pagar a tempo e horas, além de outras obrigações, qual o custo real das coisas e a projecção dos mesmos na sua actividade, e outras coisinhas.
Agora saber Contabilidade? Por alma de quem? []
Agora saber Contabilidade? Por alma de quem? []
é tb verdade que grande parte das novas empresas criadas por técnicos/eng não vingam porque os empreendedores não pescam nada de gestão nem de contabilidade nem até de comunicação empresarial.
....
Se um gajo formado em gestão consegue, qualquer outra pessoa o conseguirá mais facilmente. [Neste momento o meu grande "bicho de sete cabeças" para não arriscar é esse mesmo, falta de conhecimento nessa área.
Como pagar, quanto, quando...O que se pode ou nao, etc...
Essas ninharias á parte do que realmente interessa.
Depende. Há cursos de Eng. dos mais variados ramos com forte componente de Gestão (de Empresas/Produção) ou no limite há mesmo o curso de Eng. e Gestão Industrial. []
Mas uma gestão industrial ou gestão de produção, nada tem a ver com os temas que aqui temos falado mas virados para a componente financeira, contabilistica ou gestão de RH...além da estratégica mesmo.
Economia
Investigação Operacional I e II
Microeconomia
Contabilidade
Marketing
Gestão da Produção
Logística
Gestão da Qualidade Total
Gestão Financeira
Gestão de Recursos Humanos
Análise de Projectos de Investimento
Organização e Gestão da Empresa
Gestão da Manutenção
Marketing I
Direito Empresarial I
Distribuição
Gestão da Qualidade
Obrigadinho CarlosL...eu ia já oferecer os meus serviços ao NMiguel por uma boa soma e já estragaste tudo []
Errado.
Cadeiras que fazem parte de um curso em concreto de Eng. Industrial:
É mais vocacionado sim para a Gestão Operacional propriamente dita mas digo-te desde já que a componente de contabilidade e financeira acaba por ter ainda algum peso.
E depois em muitas cadeiras pode-se ter a sorte (ou não, depende da faculdade) de ter professores que são administradores de empresas, presidentes de instituições relevantes na área, etc que fazem a ligação da matéria com a realidade do Mundo empresarial, falando da tal estratégia que falas.
Por exemplo, tive um professor de Logística Industrial fantástico que mais do que logística propriamente dita, nas alertou e abriu horizontes para a importância estratégica não só da logística mas da integração e ligação entre todas as áreas de gestão da empresa. Até porque a própria definição de "Suply Chain Management" acaba por obrigar a essa integração de vários ramos.
Ou seja, estou de acordo que um curso de Eng. na área da gestão não substitua nem se sobreponha ao curso de Gestão propriamente dito mas... não é bem assim tão redutor como dizes, aliás, como fica demonstrado por esse resumo que fiz de um curso de Eng. e Gestão Industrial.
Errado.
Temos de ganhar dinheiro noutras coisas... []
Porque a Gestão em termos gerais, deve estar na mão dos operacionais. Ok, que deveremos ajudar a criar os modelos, e não é preciso nada mais que o Excel. As ferramentas de BI são boas para apresentar ao pessoal de Top, para não adormecerem nas apresentações. Mas não mais que isso. (esta é uma directa aos sapinhos...). Porque toda a gente sabe trabalhar com o Excel... []
E onde poderemos ganhar (muito) dinheiro? É perspectivar modelos de negócios e assegurar o controlo dos mesmos.