Gestão

Dispenso os teus comentários e conclusões sobre a minha pessoa. Ainda por cima, sem qq conhecimento de causa.

1)Sou Economista, e estou inscrito na Ordem. Se fui aceite, e num Colégio de Especialidades, concerteza foi por acharem tenho competencias para tal.
2)Além de Gestor, Economista, e TOC, sou formador e Consultor de Empresas.
3)Para quem tem pouco mais que 30 anos, orgulho-me de já ter criado três empresas, que irão passar a quatro na próxima segunda-feira.
4)Nunca tive como objectivo ir para nenhum banco, muito menos na parte estatistica. Sempre estudei estatistica, e sei o subjetivo que é.

E tu criaste quantas empresas?? Vais abrir uma quando? e três? e fizeste o que de relevante na vida?

Um pouco de humildade, ainda por cima quando não fazes a minima ideia de quem pode estar do outro lado, e quando pouco ou nada fieste de util na vida, talvez passasse uma imagem um pouco mais do que ridicula a quem por aqui escreve![:D]

Onde é que tirou a licenciatura/mestrado?

Até para quem seguiu o que gostava está difícil...Olha, safa-te por onde puderes[:D]. Acho que ser empreendedor é um grande talento.apr:)

Não concordo com a tua abordagem sobre o curso. Hoje em dia, já não há lugares fantásticos logo no 1º ano, mas isso é para todos os cursos. Quem tiver qualidades, ao fim de 3 a 4 anos já estará bem lançado na vida.

Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.

Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...

Última edição:
Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...
Infelizmente tenho de concordar contigo.
Actualmente ser bom nao chega.

Ser-se bom ajuda muito, mas importante mesmo, é vender-se bem! [;)]

Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!

E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!

Vale zero? Não é bem assim. Qual foi a escola onde estudaste?

Um curso de gestão numa boa escola (Nova, Católica,etc) continua a abrir portas.

Não podemos é comparar um curso de gestão de um qualquer politécnico com o de uma universidade de referência. Os empregadores fazem essa distinção.

Esta abordagem de estudar gestão para se ser empreendedor, quanto a mim, faz pouco sentido. Um tipo tira o curso de Gestão e depois cria uma empresa para fazer o quê? A Gestão nao é uma actividade de per si, mas sim uma ferramenta. Uma ferramenta indispensável, é certo, mas nao é o ganha-pão da empresa. Um empreendedor aposta numa área determinada de actividade e deve rodear-se das necessárias competências de gestão, seja contratando gestores, seja adquirindo ele/ela proprio(a) competências de gestão.

Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!

E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!

Este discurso faz-me uma confusão... e não é que esteja a dizer que não tenhas razão, porque a cada dia que passa quase me vou convencendo disso.

A questão é que já vi tantos "artistas" a afirmar que sabem fazer tudo e mais alguma coisa e no terreno não sabem fazer coisíssima nehuma e mostram-se uns gabarolas do pior. E atenção que até estou a falar de cargos de chefia, ou de alguma responsabilidade, ié, bem pagos....

Talvez seja este aspecto que tenha que melhorar, a ver se passo ao próximo nível, porque não me considero incompetente nenhum.... aceito dicas [:D]

E já agora aproveito o tópico para perguntar se tirar um mestrado em gestão seria nesta altura um bom investimento, ou seria melhor juntar cobres valentes para um MBA?

O mercado reconhece mais o titulo académico de Economista que o titulo académico de Gestor. Como disseram antes de mim, a Economia é mais abrangente. Podem concordar com isto ou não, mas é assim que as coisas se passam no mercado de trabalho.
A solução inteligente consiste em tirar Economia e fazer algumas cadeiras opcionais de gestão, como por exemplo contabilidade analítica, fiscalidade, analise financeira e gestão financeira. Fica-se com um curso de Economia com boas competências de gestão!

O mercado reconhece mais o titulo académico de Economista que o titulo académico de Gestor. Como disseram antes de mim, a Economia é mais abrangente. Podem concordar com isto ou não, mas é assim que as coisas se passam no mercado de trabalho.
A solução inteligente consiste em tirar Economia e fazer algumas cadeiras opcionais de gestão, como por exemplo contabilidade analítica, fiscalidade, analise financeira e gestão financeira. Fica-se com um curso de Economia com boas competências de gestão!

Foi precisamente o que fiz.

Sempre foi assim e sempre será. Pessoas com uma boa formação, experiência adequada e qualidade humana têm sempre lugar no mercado de trabalho.

Compreendo que haja pessoas que tenham dificuldade em entender isto.

E pelo modo como te exprimes, nunca o entenderás.

Esta abordagem de estudar gestão para se ser empreendedor, quanto a mim, faz pouco sentido. Um tipo tira o curso de Gestão e depois cria uma empresa para fazer o quê? A Gestão nao é uma actividade de per si, mas sim uma ferramenta. Uma ferramenta indispensável, é certo, mas nao é o ganha-pão da empresa. Um empreendedor aposta numa área determinada de actividade e deve rodear-se das necessárias competências de gestão, seja contratando gestores, seja adquirindo ele/ela proprio(a) competências de gestão.

Diria mais, não faz sentido nenhum. [:cool:]

Em especial porque as pessoas formadas nessa área (Economia e Gestão) são muito mais avessas ao risco.

Agora, ser empreendedor tem muito a ver com características pessoais e questões de oportunidade.

Não concordo com a tua abordagem sobre o curso. Hoje em dia, já não há lugares fantásticos logo no 1º ano, mas isso é para todos os cursos. Quem tiver qualidades, ao fim de 3 a 4 anos já estará bem lançado na vida.

Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.

3 ou 4 é um tanto optimista.

nos ultimos tempos acho que podes meter uns anos a mais, porque a velocidade no sector quebrou.

a não ser que o pessoal desate a falecer, não me parece que aumente assim tanto brevemente[:D]

e é isto. mas para qualquer curso.

e é uma luta e progrssão constante. só para quando um gajo se reformar (se chegar a reformar-se[:D][:D])

Voltar
Superior