Fui fazer uma endoscopia digestiva e...

Eu já fiz também por volta dos 35 anos.
A medica foi excelente, explicou-me tudo, e disse que não custa nada se for com calma e se seguir a risca o método dela!
Isto porque estava um otario na sala de espera a assustar o pessoal todo!

Basicamente, é ficar deitado de lado e respirar lentamente.
Não usei sedação, foi só mesmo o Gel calmante! que aconselho! Deduzo que o spray não seja tão eficaz, pois só atua na garganta, ao contrario do Gel que é engolido.

a mim so me meteram o spray ,nao me meteram nenhum gel

Tem sempre graça esta comparação de "dores".

Vejamos: eu fiz uma endoscopia, tive um filho, e já arranquei um dente. Por ordem, querem saber qual a foi a pior?

1. Arrancar o dente (o pós, claro...)
2. Endoscopia (não é doloroso por demais, mas é muito "chato" de se fazer
3. Ter um filho!

Acham que será assim com todas as mulheres? Obviamente, não é!

Fiz uma endoscopia alta há uns anos e realmente é rápida e indolor. Mas é bastante incomodativa...

A partir do momento em que tentamos engolir e sentimos aquele tubo a prender esse movimento começa o verdadeiro incómodo. Isso e os arrotos brutais...

Honestamente, mas muito honestamente, confesso que não percebo como é que uma endoscopia digestiva alta pode inspirar tanto terror. É que eu nem sou nenhum "durão" nem nada que se pareça. Sou um tipo perfeitamente normal. E conheço outras pessoas perfeitamente normais que fizeram endoscopias e se é certo que até agora ninguém disse que gostou (pudera!), também nunca ouvi relatos como aqui. Seu eu nunca tivesse passado por isto ficaria assustado depois de ler esta tópico! Mas pronto, de facto cada um é como cada qual.

Tem sempre graça esta comparação de "dores".

Vejamos: eu fiz uma endoscopia, tive um filho, e já arranquei um dente. Por ordem, querem saber qual a foi a pior?

1. Arrancar o dente (o pós, claro...)
2. Endoscopia (não é doloroso por demais, mas é muito "chato" de se fazer
3. Ter um filho!

Acham que será assim com todas as mulheres? Obviamente, não é!

Numa escala de dor de 0 a 10 (0 sem dor; muita dor), a minha experiência pessoal é 0.
Numa escala de 0 a 10 de desconforto, a minha experiência pessoal é para aí 7. Mas desconforto é muito diferente de dor, pelo menos para mim.

simoffgirl,nem a minha primeira endoscopia foi tao nova...o mundo é mesmo injusto...

Epa, não... o mundo não é injusto por termos feito uma endoscopia novas! O mundo seria injusto se tivessemos um problema grave no estomago e não fosse detectado porque não tínhamos possibilidade de a fazer. Isso sim, era injusto.

ganho eu que fiz com 18... sem anestesia
e apesar de não ser agradável, não me pareceu muito custoso...custou mais estar cheio de fome
mas lá está 1 ou 2 anos antes a minha mãe não conseguiu, julgo que também é preciso sorte com as pessoas que fazem o exame...

Honestamente, mas muito honestamente, confesso que não percebo como é que uma endoscopia digestiva alta pode inspirar tanto terror. É que eu nem sou nenhum "durão" nem nada que se pareça. Sou um tipo perfeitamente normal. E conheço outras pessoas perfeitamente normais que fizeram endoscopias e se é certo que até agora ninguém disse que gostou (pudera!), também nunca ouvi relatos como aqui. Seu eu nunca tivesse passado por isto ficaria assustado depois de ler esta tópico! Mas pronto, de facto cada um é como cada qual.

axxantis,nao interessa!Tu nao tens nenhum respeito pelos outros!Eu posso achar a pior coisa do mundo e tu so tens de respeitar!Eu tambem nunca ouvi ninguem a dizer que fazem uma endoscopia a fazer o pino!E muitas das que me dizeram que nao custa foi porque nao a fizeram ou dizem isso so para se fazerem de supeiores!Deixa de ser hipocrita ..nem tens medo disso,nem tens medo de nada,não é mesmo?enfim TODOS OS SERS HUMANOS TEM AS SUAS LIMITAÇOES.Cresce e aprende a respeitar quem é diferente..lá porque nao te doi,nao quer dizer que nao doa aos outros...tenho a certeza que se fosses mulher ,irias dizer o mesmo de dar á luz,alias ,por norma voces homens é que sao uns afectados e mimados...basta uma constipaçao e caiem logo na cama,quando sao os outros,ja sao umas florzinhas..e eu nao percebo como é que alguem pode ser tao desrespeitoso com os outros e como é que nao custa fazer o exame!Eh pah,porque é que nao dizes tambem que a quimioterapia nao custa?É so o que falta!

Epa, não... o mundo não é injusto por termos feito uma endoscopia novas! O mundo seria injusto se tivessemos um problema grave no estomago e não fosse detectado porque não tínhamos possibilidade de a fazer. Isso sim, era injusto.

eu nao penso igual.é injusto eu ser tao nova e ter de ser submetida a exames tao horrorosos enquanto outros bem mais velhos nunca o fizeram!Mundo de m...

Realmente,para voces passar fome é que custou!De facto,o meu organismo é mesmo diferente do vosso.A fome (so 6 horas) é algo normal,para mim!Isso,nem um dia de jejum,é!"Florzinhas"

E queria ver-vos a tentarem fazer endoscopia digestiva com fortes dores de garganta,se conseguiam engolir o cano e mante-lo lá,fora os demais problemas de saude de cada um,que poderao ser desfavoraveis para o procedimento do mesmo...(psicologicos /fisicos) ja arranquei um dente siso e nao me custou nada.lá está,nem tomei analgesicos depois ,foram dores suportaveis....

Numa escala de dor de 0 a 10 (0 sem dor; muita dor), a minha experiência pessoal é 0.
Numa escala de 0 a 10 de desconforto, a minha experiência pessoal é para aí 7. Mas desconforto é muito diferente de dor, pelo menos para mim.

Check! Fora o facto de eu ter fobia (fobia mesmo) de vomitar, logo a coisa complicou-se. Mas não é pela dor, é pelo desconforto.
Ter comido ovos mexidos com torradas e fruta, ao pequeno almoço (mas dentro do horário indicado) não ajudou, porque tive que esperar ainda mais tempo (o que causou ansiedade desnecessária).

Realmente,para voces passar fome é que custou!De facto,o meu organismo é mesmo diferente do vosso.A fome (so 6 horas) é algo normal,para mim!Isso,nem um dia de jejum,é!"Florzinhas"

eu não te critiquei apenas dei a minha opinião...
eu não estive 6 horas sem comer. estive bem mais, desde o jantar do dia anterior cerca das 20 horas até á hora do exame 14 horas do dia seguinte apenas comi/bebi 1 caneca de chá e uma torrada...

e custou me mais arrancar um dente do que fazer este exame! mas isso é comigo, se calhar a ti acontece o contrário...

axxantis,nao interessa!Tu nao tens nenhum respeito pelos outros!Eu posso achar a pior coisa do mundo e tu so tens de respeitar!.. e eu nao percebo como é que alguem pode ser tao desrespeitoso com os outros e como é que nao custa fazer o exame!Eh pah,porque é que nao dizes tambem que a quimioterapia nao custa?É so o que falta!

Mas quem és tu para afirmares que eu não tenho respeito nenhum pelos outros?! Eu dirigi-me a ti, foi? Se me conhecesses, nem que fosse só daqui do FAHO, saberias que tenho por norma não desrespeitar ninguém, não fazer juízos de valor directos a ninguém, discutir ideias em vez de discutir pessoas, entre mais umas quantas regras de urbanidade e sã convivência. Ah, e às vezes, só as vezes, também consigo tratar certos assuntos com algum humor, se isso me é permitido.
No afã de encontrares um alvo para as tuas intervenções acabaste por demonstrar a intolerância e o desrespeito de que me acusas. Lamento.

Penso que tudo o que seja invasivo provoca algum temor nas pessoas. É normal e cada uma lida com a situação de maneira diferente.

A endoscopia é algo que não tenho qualquer temor mas que prefiro não voltar a fazê-la tal o desconforto que provoca.

Agulhas para mim é "mato" e até acho piada ver espetar quando vou dar sangue. (pancadas...)

Ser argaliado nunca fui mas tenho pavor! Talvez devido a já ter "obrigado" o meu filho a fazer com 8 meses e com 2,5 anos sendo que esta acabou por correr mal (lesionaram-lhe a uretra).

Voltar
Superior