Freeport

A grande diferença de opiniões está mesmo à vista: trata-se de cegueira.
As pessoas que criticavam e continuam a criticar Sócrates, nunca o acusaram directamente de ser culpado, mas com tantos casos de suspeitas, seria bom que ele fizesse por limpar o seu nome, já que alega a sua inicência. Mas pelos vistos, basta uma pequena notícia, ainda para mais vindo logo da parte do Freeport, para o Zé-povinho vir logo a correr gritar a inocência do PM. É aqui que reside a grande diferença: uns querem que a justiça actue para condenar ou ilibar; outros agarram-se a qualquer coisa para acreditarem na sua inocência antes sequer que o tribunal o faça. Espero é que não tenham mais tarde de ingolir os sapos que para aqui andaram a semear, pois esperemos que não venham a fazer falta na vossa mesa.

Só acho incrível é a felicidade com que certas pessoas põem a sua mão no fogo pelos mesmos políticos que têm deixado o nosso país cada vez mais miserável. Acho que, ou são realmente cegos, ou gostam de viver atolados nesta miséria, ou então estão a ganhar com a miséria dos outros. De outra forma, não vejo como podem estar contentes com quem os anda a tramar vida.

Ontem, em conversa com um amigo alemão, ele ficou abismado com o conformismo do nosso povo a viver nesta pobreza e ainda por cima sempre a bajular os culpados por esta situação. Envergonhado, só lhe respondi que temos os políticos que merecemos, pois por algum motivo estamos numa crise que dura há décadas.

Para muitos é isso que se passa...

O principio da presunção de inocencia, não é obrigares-te a acreditar que ele está inocente. É, sim, deixá-lo estar em liberdade enquanto não for provado (com provas validas) e deixa-lo ter um julgamento, mesmo que todas as provas estejam reunidas e sejam evidentes...

100% de acordo... se estiveres a falar de arguido.:rolleyes:

A grande diferença de opiniões está mesmo à vista: trata-se de cegueira.
As pessoas que criticavam e continuam a criticar Sócrates, nunca o acusaram directamente de ser culpado, mas com tantos casos de suspeitas, seria bom que ele fizesse por limpar o seu nome, já que alega a sua inicência. Mas pelos vistos, basta uma pequena notícia, ainda para mais vindo logo da parte do Freeport, para o Zé-povinho vir logo a correr gritar a inocência do PM. É aqui que reside a grande diferença: uns querem que a justiça actue para condenar ou ilibar; outros agarram-se a qualquer coisa para acreditarem na sua inocência antes sequer que o tribunal o faça. Espero é que não tenham mais tarde de ingolir os sapos que para aqui andaram a semear, pois esperemos que não venham a fazer falta na vossa mesa.

Só acho incrível é a felicidade com que certas pessoas põem a sua mão no fogo pelos mesmos políticos que têm deixado o nosso país cada vez mais miserável. Acho que, ou são realmente cegos, ou gostam de viver atolados nesta miséria, ou então estão a ganhar com a miséria dos outros. De outra forma, não vejo como podem estar contentes com quem os anda a tramar vida.

Ontem, em conversa com um amigo alemão, ele ficou abismado com o conformismo do nosso povo a viver nesta pobreza e ainda por cima sempre a bajular os culpados por esta situação. Envergonhado, só lhe respondi que temos os políticos que merecemos, pois por algum motivo estamos numa crise que dura há décadas.
A cegueira é muito relativa, depende do lado que se está ou que o lado oposto julga que o outro está.

Quem tem a percepção que ele é culpado vê a opinião contrária como a defesa dele, o mesmo se passa do outro lado quem tem a percepção que é inocente vê a opinião contrária como acusatória. Quando nem um nem outro o defende ou condena conclusivamente pelo menos assim o julga ele próprio, já a visão contrária vê os argumentos como conclusivos.

Curiosamente eu até já vi o PM dizer que estava disponivel para ajudar nas investigações e-mais do que uma vez.

Queriam que ele fizesse um anúncio disso ?

e quando insinuaram que ele era homosexual vinha dizer à televisão que não era ? com uma lista das gajas que já tinha comido ?

Ser PM não deve ser fácil .... :sh)

Então ou ele está a mentir, ou a investigação criminal em Portugal é muito lento ou incompetente, pois por esta altura já deveria haver uma conclusão sobre o seu envolvimento no caso ou não. Eu nunca ouvi dizer que ele estava disposto a colaborar com a justiça, apenas ouvi ele dizer que confia na Justiça portuguesa e que não é com o caso Freeport que o derrotam. E pelo que tenho visto na comunicação social, nomeadamente na SIC ( pra não tarem sempre a desancar na TVI), na altura em que havia a preocupação deste crime prescrever e do caso se resolver depressa por José Socrates, a própria SIC disse que o caso se resolveria muito mais depressa se o PM estivesse disposto a colaborar com as autoridades, coisa que não estava a acontecer na altura, agora já não sei, ele até pode ter mudado de ideias, mas duvido, senão já teria aparecido essa noticia de certeza.

Quanto ao facto de ele ser homosexual, quem lançou esse boato ( calculo que seja boato), saiu-lhe o plano furado. Isso sim foi uma cabala, só que não teve os resultados esperados como o caso Melão-Calado. Para além disso, esse facto fez com que cada acusação de ali em diante feita ao PM agora é uma cabala, isto pelo menos nos olhos dos apoiantes do Zezito. A licenciatura é valida, apesar de ter sido feita com umas benesses um tanto ou quanto estranhos, aquela confusão da Guarda e dos projectos assinados por ele e agora o caso Freeport com uns sujeitos a dizerem que ele e corrupto e que ele aceitou dinheiro não enquanto Ministro do Ambiente, mas por algo que terá licenciado nesse periodo,etc...

Então ou ele está a mentir, ou a investigação criminal em Portugal é muito lento ou incompetente, pois por esta altura já deveria haver uma conclusão sobre o seu envolvimento no caso ou não. Eu nunca ouvi dizer que ele estava disposto a colaborar com a justiça, apenas ouvi ele dizer que confia na Justiça portuguesa e que não é com o caso Freeport que o derrotam. E pelo que tenho visto na comunicação social, nomeadamente na SIC ( pra não tarem sempre a desancar na TVI), na altura em que havia a preocupação deste crime prescrever e do caso se resolver depressa por José Socrates, a própria SIC disse que o caso se resolveria muito mais depressa se o PM estivesse disposto a colaborar com as autoridades, coisa que não estava a acontecer na altura, agora já não sei, ele até pode ter mudado de ideias, mas duvido, senão já teria aparecido essa noticia de certeza.
.

e daí concluis que não está ?

o que é que era necessário que não tenha sido feito ?

Tudo o que tu dizes está certo. A minha questão é que a vontade de a alterar e os os novos limites, podem ter sido definidos com "um empurrãozinho"

PS: e na minha opiniao, foram mesmo

Estão bem explícitos no DL (ver post acima) os motivos.

Desde os militares, passando pelos presidentes das várias câmaras da zona até como já foi referido uma fábrica de pneus, haviam muitos interessados em ver a zona desclassificada incluindo, claro está, os tais promotores do freeport, ou não teriam solicitado a tal reunião com o presidente da câmara e o sócrates.

Agora isto não torna o processo ilegal nem prova absolutamente nada no que a corrupção diz respeito. Prova sim que, ao contrário do que muita gente e comunicação social tem dito, este não foi uma alteração à medida do freeport.

Foi uma alteração elaborada depois de analisada a fauna e flora dos locais a desclassificar e que serviam os interesses de alguns grupos. Se não servissem interesses de ninguém (incluindo o próprio ICN que tinha que gerir a zona) obviamente que estes locais não eram desclassificados.

Estão bem explícitos no DL (ver post acima) os motivos.

Desde os militares, passando pelos presidentes das várias câmaras da zona até como já foi referido uma fábrica de pneus, haviam muitos interessados em ver a zona desclassificada incluindo, claro está, os tais promotores do freeport, ou não teriam solicitado a tal reunião com o presidente da câmara e o sócrates.

Agora isto não torna o processo ilegal nem prova absolutamente nada no que a corrupção diz respeito. Prova sim que, ao contrário do que muita gente e comunicação social tem dito, este não foi uma alteração à medida do freeport.

Foi uma alteração elaborada depois de analisada a fauna e flora dos locais a desclassificar e que serviam os interesses de alguns grupos. Se não servissem interesses de ninguém (incluindo o próprio ICN que tinha que gerir a zona) obviamente que estes locais não eram desclassificados.

Pelo que vi a alteração foi mesmo para os limite do freeport...
Ou seja foi feita para que o freeport pudesse caber lá e mais nada...

e daí concluis que não está ?

o que é que era necessário que não tenha sido feito ?

Não é eu concluir, eu nunca ouvi dizer que ele estava aberto a colaborar com as autoridades, mas se tu dizes que já ouviste...vou estar mais atento. O que eu ouvi da comunicação social, da parte da SIC como já disse no meu ultimo post, foi que se ele colaborasse com as autoridades que a conclusão do seu envolvimento ou não e do proprio caso se resolveria muito mais rapidamente, coisa que não estava a acontecer. Ora se a SIC diz isto, é porque ele não estava a colaborar pelo menos na altura ( que terá sido a semana passada ou 2 semanas, altura que vi isto). Porque ele apenas dizer não quer dizer que o esteja a fazer, esse senhor já mentiu tantas vezes ao povo portugues que só acredito realmente em algo que diga se for confirmado por terceiros e de preferencia que não estejam a ser ameaçados ou que estejam a ser beneficiados dalguma forma. Resumindo, para mim tem credibilidade zero, e quase desde o inicio do seu mandato ( lembram-se quando ele dizia que não ia aumentar o IVA?, e fico-me por aqui que a lista de mentiras é longa).

E respondendo a tua pergunta sobre o que faltava ser feito, julgo que nas vezes que ele participou em conferencias de imprensa relativos a este caso não disse que estaria à total disponibilidade das autoridades, nem que apresentava as suas contas bancárias e offshores às autoridades, posso estar enganado, mas julgo que não o fez. Como PM era o mínimo que deveria ter feito, isto para não dizer demitir-se ou suspender a sua posição enquanto o seu envolvimento ou não nesta trapalhada estivesse completamente resolvido. Alias não se esqueçam que o mesmo senhor pediu a demissão de Paulo Portas quanto ao Caso Moderna, logo aí demonstra o contraditório que é.

Última edição:
ZPE_Freeport.jpg

«... acompanhando o traçado da EN 118 até ao seu entroncamento na EN 119, passando a seguir aquela rodovia até ao início da área da antiga fábrica da Firestone, que contorna até voltar a encontrar a EN 119, seguindo-a até ao início da antiga fábrica da ORMIS, actual Crown Cork & Seal Portuguesa, que igualmente contorna, passando a seguir depois por uma linha paralela à EN 119, à distância de 50 m ...»

Ou seja usaram uma parte da fábrica que já lá estava e ainda estenderam mais um pouco com a nova construção entrando na ZPE...

Esta notícia saiu na TVI (juro que não sei)? Tenho aqui um feeling que se a notícia fosse ao contrário era tema para uma hora de noticiário na TVI.

Cumprimentos,

O Charles Smith pelos vistos diz que mentiu. Comentários ?

Artigo 374º do Código Penal. [;)]

Artigo 374.º
Corrupção activa
1 - Quem por si, ou por interposta pessoa com o seu consentimento ou ratificação, der ou prometer a funcionário, ou a terceiro com conhecimento daquele, vantagem patrimonial ou não patrimonial que ao funcionário não seja devida, com o fim indicado no artigo 372.º, é punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos.
2 - Se o fim for o indicado no artigo 373.º (nota: para acto lícito), o agente é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
3 - É correspondentemente aplicável o disposto na alínea b) do artigo 364.º

Artigo 372.º
Corrupção passiva para acto ilícito
1 - O funcionário que por si, ou por interposta pessoa, com o seu consentimento ou ratificação, solicitar ou aceitar, para si ou para terceiro, sem que lhe seja devida, vantagem patrimonial ou não patrimonial, ou a sua promessa, para um qualquer acto ou omissão contrários aos deveres do cargo, ainda que anteriores àquela solicitação ou aceitação, é punido com pena de prisão de um a oito anos.
2 - Se o agente, antes da prática do facto, voluntariamente repudiar o oferecimento ou a promessa que aceitara, ou restituir a vantagem, ou, tratando -se de coisa fungível, o seu valor, é dispensado de pena.
3 - A pena é especialmente atenuada se o agente auxiliar concretamente na recolha das provas decisivas para a identificação ou a captura de outros responsáveis.

Última edição:
Pelos vistos e segundo o Expresso, o acto de Difamação é menos penalizado que o de Corrupção.

[:D] [:cool:] [;)]

Mas segundo muito pessoal que aqui posta aquilo é uma prova irrefutável do envolvimento do Sócrates ? aliás até era uma vergonha não poder ser usado como prova :confused:

Mas segundo muito pessoal que aqui posta aquilo é uma prova irrefutável do envolvimento do Sócrates ? aliás até era uma vergonha não poder ser usado como prova :confused:

Ninguém disse que era irrefutavel ( eu pelo menos não), mas que a história é muito bizarra e que contem pormenores precisos, que dão a entender que o Charles Smith teve realmente vivência com o Zezito e família, tem. E continuo a defender que gravações tanto aúdio como vídeo deveriam poder ser utilizados como prova, seja neste caso, seja noutro qualquer.

Se realmente isto é inventado, acho duma total estupidez o Charles Smith ter envolvido o Primeiro Ministro na história. Poderia te-lo feito com individuos duma dimensão mais pequena, se bem que no Jornal da TVI de Sexta, já se ouviu falar de mais uns nomes que seriam destinatarios de parte do suborno...Uma coisa é certa, o dinheiro teve que ir para algum lado...

Mas agora pergunto, o video não pode ser usado em Portugal como prova de envolvimento no caso Freeport, e pode ser usado para o Zezito levar o Charles Smith a tribunal por difamação?

Ninguém disse que era irrefutavel ( eu pelo menos não), mas que a história é muito bizarra e que contem pormenores precisos, que dão a entender que o Charles Smith teve realmente vivência com o Zezito e família, tem. E continuo a defender que gravações tanto aúdio como vídeo deveriam poder ser utilizados como prova, seja neste caso, seja noutro qualquer.

Se realmente isto é inventado, acho duma total estupidez o Charles Smith ter envolvido o Primeiro Ministro na história. Poderia te-lo feito com individuos duma dimensão mais pequena, se bem que no Jornal da TVI de Sexta, já se ouviu falar de mais uns nomes que seriam destinatarios de parte do suborno...Uma coisa é certa, o dinheiro teve que ir para algum lado...

Mas agora pergunto, o video não pode ser usado em Portugal como prova de envolvimento no caso Freeport, e pode ser usado para o Zezito levar o Charles Smith a tribunal por difamação?

O Charles Smith, na gravação está a ser interrogado pelo representante do Freeport e não pela polícia. Se ele pediu o dinheiro com a desculpa que era para pagar subornos em Portugal o mais natural é manter sempre a história.

Ser interrogado pela polícia sobre o mesmo assunto, é totalmente diferente. Enquanto no primeiro as consequências são nulas, no segundo são graves.

A utilização duma gravação ilegal não é permitida pela lei, ainda por cima feita por privados.

No caso de difamação é diferente, pois foi utilizada por uma estação de televisão e difundida até à exaustão atacando o bom nome de pessoas que não se sabe se são culpados.

E continuo a defender que gravações tanto aúdio como vídeo deveriam poder ser utilizados como prova, seja neste caso, seja noutro qualquer.

Prova do quê? De que A disse a B que C é "isto e aquilo", quando o C não está nem sequer presente? Achas que isto é suficiente para condenar quem quer que seja?

Cumprimentos,

Voltar
Superior