Fim das Praxes?

As praxes académicas, como entidade jurídica não existem. Se não existem, estas não podem ser proibidas.
Certo, por isso é que há uma enorme discussão na sociedade Portuguesa sobre o que se deve fazer com as praxes

O enquadramento legal das "praxes", quaisquer que sejam ( académicas, policiais/militares, empresariais, etc...) é feito pela lei geral.

Ou seja: Ou o que o os participantes estão a fazer é crime publico e podem ser imediatamente detidos, ou só por denuncia de quem se considere estar a ser vitima algo é que pode haver intervenção.
Ou ainda por denuncia de terceiros.

E assim legalmente é que está correto: Desde que o que se esteja a fazer não viole nem as leis nem os direitos liberdades e garantias na opinião de quem nelas participa, os intervenientes tem todo o direito e a liberdade de as fazer.
Aqui é que começa a errar... Não é porque quem participa nelas quer participar que os actos são legitimados, algures em todas as leis, antes da existencia das mesmas era possivel realizar os atos, muitos deles as pessoas quriam realizar tais atos, mas ultrapassava a razoabilidade e portanto foi necessário legislar e/ou proibir.

As praxes académicas ou outras são actos voluntários. São, desde que no cumprimento da lei, a expressão da liberdade individual. E se as pessoas a ser praxadas entendem que não estão a ser coagidas e/ou violentadas nos seus direitos, não são pessoas terceiras que deverão interceder ou proibir esta expressão da liberdade individual.
Mais uma vez errado, era bom que fosse assim tão simples. Como sabemos os fenomenos de grupo estão muito bem estudados e não é porque um jovem se permite a participar numa praxe ou numa outra coisa qualquer que o faz de facto sempre de livre vontade. E como é obvio, mais uma vez, terceiros podem interceder quando os actos ultrapassam a razoabilidade.

No fundo, lá porque existem pessoas que entendem que o que estão a ver são actos violentos e/ou degradantes, se a pessoas que os está a fazer assim não o entende, este não deverá ser proibido de os fazer.
Eu podia dar mil exemplos de como esse pressuposto está errado, mas tenho medo de ferir susceptibilidades.

As praxes, nas mais diversas formas, existem há séculos. As praxes académicas são apenas uma das muitas existentes, simplesmente são as mais visíveis dado o numero de participantes, bem como os locais onde se realizam.
Certo, apenas acrescentar que o que tornou as praxes académicas um assunto na ordem do dia, foi a morte de 6 jovens, e não interessa agora discutir se estavam em praxe ou se era boa ou má praxe, a questão é que, com este acontecimento veio a publico muitos outros acontecimentos tristes, uns que não acabaram em tragédia mas que se percebia perfeiamente que os caloiros lá estavam coagidos com argumentos de não podes trajar nem participar e serás um excluido e outros acontecimentos que acabaram em tragédia no passado.

Destaco novamente o numero de participantes: Se as praxes fossem uma má experiência para quem nelas participa, nos anos seguintes quem nelas participou e não gostou, não participaria mais e por conseguinte a praxe diminuiria quase ao ponto da extinção.

No entanto não é isso que se verifica. A não ser, como já li insinuações dessas, que todos os estudantes do superior, imbuídos de espirito de vingança, e após lavagem cerebral aquando das praxes que sofreram, queiram perpetuar esse ciclo:rolleyes:.
Num ponto de vista macro, infelizmente as insinuações são a realidade e a causa da crescente agressividade das praxes ao longo dos anos.
A praxe não é nem pode ser tratada com a ligeiresa e simplicidade deste tipo de comentários, é muito mais complexa que isso.

Tu tens uma grande moral...não sabes escrever uma frase decentemente e estás sempre a mandar os outros ler...:sh)

Não vale a pena discutir, vocês de acordo com minha experiência são um pequeno grupo de indivíduos sem desenvolvimento intelectual, competência, ou ate experiência adquirida indiferentemente em que área um mero grupo de miúdos ainda em fase de evolução intelectual e capacidade de interpretação é extremamente cómico o que vocês fabricam em essas mentes, esta é a minha experiência ao ler este tópico e tenho quase 100% de certeza que não estou errado a mim não me enganam vocês [;)], já passei por essa fase a uns bons anos e ainda hoje aprendo mas estas bases que aqui discutimos meus caros get real please... vocês ainda estão mais crus que um pikle... podes no entanto discordar e contestar da maneira que quiseres.

Última edição:
Vocês apresentaram algum argumento com pés e cabeça digno de ser comentado?

Se continuares a marrar com o tópico sem ler... não nunca foram apresentados argumentos.

Amigo não me leves a mal, mas a tua postura, neste e noutros tópicos que já pude observar, é decadente. Desculpa, sem ofensa mesmo, independente das praxes ou não. Devias ver isso, porque os teus argumentos vão pouco além de mandar os outros irem ler e estudar, mas na verdade és uma pessoa com pouca capacidade de expressão (muitas vezes não se entende a tua opinião), muitos erros gramaticais, escrita manhosa e no fim a cereja no topo do bolo mandas os outros ir ler... :sh)

Quando estive em pSiquiatria avisaram-me logo : "Nunca discutas com um tolo, ele tem sempre razão.." [;)]

Não estou de todo a dizer que o user é tolo(longe de mim fazer juizos de valor) mas é uma expressão que se pode extrapolar para muita gente em vários contextos em que se julgam sempre soberanos e detentores da verdade suprema..[;)]

Não vale a pena perdermos tempo com quem não quer saber..[;)]

Se continuares a marrar com o tópico sem ler... não nunca foram apresentados argumentos.

Amigo não me leves a mal, mas a tua postura, neste e noutros tópicos que já pude observar, é decadente. Desculpa, sem ofensa mesmo, independente das praxes ou não. Devias ver isso, porque os teus argumentos vão pouco além de mandar os outros irem ler e estudar, mas na verdade és uma pessoa com pouca capacidade de expressão (muitas vezes não se entende a tua opinião), muitos erros gramaticais, escrita manhosa e no fim a cereja no topo do bolo mandas os outros ir ler... :sh)

Todos os argumentos foram facilmente desmontados pelos demais users vocês é que insistem em bater na mesma tecla com argumentos de outro mundo. os meus comentários estão atrás descritos e alguns muito bem compreensíveis vocês é que nem o bom senso ou interesse tiveram de o compreender terei que fazer um desenho ou um mapa? è que esta mesmo debaixo do nariz.

Será difícil para tua mente compreender a razão pela qual tenho dificuldades em me exprimir em pt?
Creio que tens uma definição de decadente muito estranha ou problemas de compreensão e falta de interpretação isso é problema teu, não vou descer ao vosso nível para poder discutir algo tão estúpido e irracional como a praxe em Portugal Há uma frase de Mark Twain que define e bem a conclusão de este topico. sinceramente não sei qual o problema de mandar alguém ir estudar ou ler uns livros, eu tenho todo o prazer do fazer quando tenho duvidas tenho o prazer de me retificar ou ver se estou errado lamentavelmente inteligência traz infelicidade... porque temos muitas vezes que lidar com ....

Última edição:
Praxe "humilhante e violenta" denunciada pelo BE levada ao Governo

No vídeo, divulgado no Facebook, é possível ver o jovem a ajoelhar-se sobre as mãos e a colocar a cabeça no chão sobre um monte de farinha. Nas filmagens, é possível ouvir o estudante praxado a pedir o fim do exercício, apelo que não é acedido pelos responsáveis da praxe. "Não me interessa, desenmerde-se", diz um dos estudantes. Segundo o partido, o "cenário do abuso" é o Rossio de São Brás, concelho de Évora.

https://www.jn.pt/nacional/interior...nciada-pelo-be-levada-ao-governo-9923510.html

e voltamos novamente a mesma história, eu a meu ver era acabar com as praxes definitivamente e punir severamente quem não cumprir e acabou-se, isto já passou das marcas, a malta já leva a isto a outro nível e nos últimos anos tem sido só desgraças, e mesmo assim não aprendem...

O problema não são as praxes em si. O problema são crianças que estão mal educadas ao ponto de não conseguirem dizer não quando é suposto fazerem algo ridículo; e igualmente mal educadas ao ponto de acharem que "obrigar" outro a fazer algo ridículo é a melhor forma de o receber na Universidade.

Eu fui praxado e não fiz nada disso. Vieram uma vez com ideias da treta, desejei boa noite, virei costas, fui para casa, e no dia seguinte quando já tinham coisas melhores na cabeça voltei a lá meter os pés.

Por correr mal a alguns, ou por alguns serem fracos ao ponto de não saberem dizer que não, vai-se proibir? Então siga proibir o álcool. Há pessoal que não se consegue controlar, faz figuras ridículas, e pior, conduz e às vezes provoca acidentes, alguns deles graves. Siga proibir jogos de futebol. Há pessoal que não se consegue controlar quando lá vai, e começa a andar à porrada. Siga proibir carros. Há pessoal que não se consegue controlar atrás de um volante e conduz a velocidades exageradas em situações onde não o pode fazer em segurança.

Não se pode julgar o todo pela parte. Os pais ao invés de estarem a reclamar com o que é feito que apliquem o seu tempo a ensinar os filhos a dizer não.

(Ah, e já agora, só é praxado quem quer. Tenho amigos que não foram praxados. O meu irmão não foi praxado. Não é por isso que não se integraram no curso e na Universidade.)

Agora foi uma turma de alunos que foram despidos, no cimo da serra da estrela e depois agredidos com pás, para terem o sádico direito a agredir a pazada os futuros alunos.
Para quem tendências sádicas a praxe é muito apelativa. É

Agora foi uma turma de alunos que foram despidos, no cimo da serra da estrela e depois agredidos com pás, para terem o sádico direito a agredir a pazada os futuros alunos.

Mas estavas á espera que os putos que estão na praxe fossem só as melhores pessoas do universo? [:D], há de tudo como na sociedade em geral.

Vá lá, ainda apanharam bom tempo, capaz de daqui a uns tempos ainda se constiparem.

A minha irmã anda na praxe,já está no segundo ano da faculdade (portanto já pode praxar os outros) e ela nunca me falou mal da praxe,não fazem coisas estupidas nem nada...cada caso é um caso

A minha irmã anda na praxe,já está no segundo ano da faculdade (portanto já pode praxar os outros) e ela nunca me falou mal da praxe,não fazem coisas estupidas nem nada...cada caso é um caso

A tua irmã conta-te tudo??

A praxe é uma forma de integração, o problema é que a maioria das acções é feita por pessoal com pouca responsabilidade, alguns com bastante álcool à mistura e algumas vezes dá asneira...outras não, a malta até gosta.

Outros há que sofrem do "sindrome de Estocolmo"... foram praxados fortemente, calaram-se e comeram e depois mais tarde quando se vêem na posição superior praxam, por vezes, mais agressivamente do que foram praxados e depois olha queixas crime suspensões e o restante.

Ahh e essa de no 2º ano já poder praxar os outros deve ser pós-Bolonha... por causa das licenciaturas de 3 anos... porque a integrar deveriam ser só finalistas...e não todos...

Por isso, é que alguns reitores proibem praxes nos Campus...batatinha quente que queima quando as coisas correm mal não aptece a ninguém.

Voltar
Superior