Filtro cónico "Pro Type" - Universal

Digo-vos, o carro responde melhor em baixas e acreditem que não é psicológico porque agora até ouco o carro a puxar ar, coisa que não ouvia antes, logo o ar entra com mais rapidez e já não "sufoca" tanto como antes.

**Mad dragon, quando foste comigo dar aquela volta, o filtro tava no lugar errado (em contacto com motor e capô) e não puxava tão bem o ar. Agora tive a oportunidade de retirar o filtro de caixa e ficou apenas o cónico. Vais notar diferença agora acredita [:p]

Acredito que se ganhe uns 2/4% de resposta em baixas, mas dai até se notar bem isso num carro como um clio 1.2 com 60cv não me lixem!

eu já tive admissões directas em vários carros, e a verdade é que independentemente das marcas os resultados práticos em carros stock e ainda mais de baixas potências são praticamente nulos (a não ser para os ouvidos) [;)]

Esse filtro para ser tão barato provavelmente usa materiais pouco duradouros!

Quanto ao teu teste da água bem....isso deve ser para rir não [:D] , a estanquicidade dos materiais não é para cá chamada, o que interessa é a quantidade de impureza capaz de reter (ao longo do tempo de vida do filtro).

Os K&N nem são dos mais caros, todavia a marca (é mais marketing) também se paga, embora sejam lavaveis (+ o preço do kit de lavagem), normalmente não compensam para o utilizador normal.

Bem,, mas 9€ também não é "dinheiro" nenhum, por isso vai verificando o filtro e a sua sujidade e troca-o quando vires que está a ficar muito sujo.

Não te esqueças de que ele tem que apanhar ar frio, não é só montar e tá bom, e não utilizes nada de tubos de esquentador para trazer o filtro até á frente, senão depois o tubo rompe e vais ver o carro a afogar devido ao ar quente

O teste da água foi apenas para ver como reagiria o material em contacto com esta e dei essa informação, porque pelo menos para mim é bom saber se o material é suficientemente impermeavel para aguentar alguma água que possa entrar para a zona do motor (tempo de chuva, etc.).

Já em relação ao motor do carro, nota uma pequena força em baixas (como já disse antes), visto o motor conseguir "respirar" melhor.

Tenho o D7F (1.2 8V 60cv) no meu Clio e já andei "a inventar" na admissão do ar, cheguei a experimentar admissão directa com filtro KN que me emprestaram, andei as voltas com o tubo da admissão de origem, etc.

Com admissão directa fica mais fraco em baixas, fica menos agradável de utilizar e a consumir mais, no entanto em altas respira melhor e não se nota que acaba ás 5500rpm como de origem.
Stock, pronto, é o stock...
Fiquei-me por um filtro de caixa JR, em que nota-se uma muito ligeira redução nos consumos e ao pisar a fundo não se nota o lag de origem, "acorda logo", em termos de progressão de rotações é o mesmo.

Para existirem alterações significativas terias que mexer em bem mais coisas, andei num Clio de um antigo colega em que ele alterou admissão, colectores, linha de escape completa, velas, cabos de velas, reprogramação e esse sim tinha um andamento bem bom. Estava mais forte que os 1.2 16V stock.

Digo-vos, o carro responde melhor em baixas e acreditem que não é psicológico porque agora até ouco o carro a puxar ar, coisa que não ouvia antes, logo o ar entra com mais rapidez e já não "sufoca" tanto como antes.

**Mad dragon, quando foste comigo dar aquela volta, o filtro tava no lugar errado (em contacto com motor e capô) e não puxava tão bem o ar. Agora tive a oportunidade de retirar o filtro de caixa e ficou apenas o cónico. Vais notar diferença agora acredita [:p]

O teste da água foi apenas para ver como reagiria o material em contacto com esta e dei essa informação, porque pelo menos para mim é bom saber se o material é suficientemente impermeavel para aguentar alguma água que possa entrar para a zona do motor (tempo de chuva, etc.).

Já em relação ao motor do carro, nota uma pequena força em baixas (como já disse antes), visto o motor conseguir "respirar" melhor.

tu agora ouves o motor a aspirar o ar porque já não tens caixa. Experimenta fazer o que disseram, medições e vais ver que é igual! aliás....nem as medições vais conseguir fazer bem porque é sempre dificil controlar essas coisas (mudanças de velocidade etc). Mas podes acreditar que o que estás a sentir no teu clio 1.2 é mais psicológico que outra coisa ![;)]

isto?

a.jpg

ja está assim há mais de um ano, nunca aqueceu, nunca trabalhou diferente, nunca perdeu oleo ...

Nem tem que perder óleo ou aquecer.
isso é um género de respiro que, pelo que estou a ver no teu caso, nem está sequer protegido, ou seja, com o tempo a porcaria entra para dentro do motor.
Os engenheiros não fazem estas coisas para perder tempo.
Estão lá é porque são necessárias, com toda a lógica até.
O motor precisa de respirar. Não pode estar confinado a um espaço fechado e esse orifício serve para ele respirar e a opção de o colocarem a ir ao filtro é precisamente para que o ar quente do motor aqueça a admissão.
Tudo tem um propósito.

Tenho o D7F (1.2 8V 60cv) no meu Clio e já andei "a inventar" na admissão do ar, cheguei a experimentar admissão directa com filtro KN que me emprestaram, andei as voltas com o tubo da admissão de origem, etc.

Com admissão directa fica mais fraco em baixas, fica menos agradável de utilizar e a consumir mais, no entanto em altas respira melhor e não se nota que acaba ás 5500rpm como de origem.
Stock, pronto, é o stock...
Fiquei-me por um filtro de caixa JR, em que nota-se uma muito ligeira redução nos consumos e ao pisar a fundo não se nota o lag de origem, "acorda logo", em termos de progressão de rotações é o mesmo.

Para existirem alterações significativas terias que mexer em bem mais coisas, andei num Clio de um antigo colega em que ele alterou admissão, colectores, linha de escape completa, velas, cabos de velas, reprogramação e esse sim tinha um andamento bem bom. Estava mais forte que os 1.2 16V stock.

nem mais nem menos!

SÓ que normalmente e quando o pessoal tem pouca informação, a introdução de uma admissão directa (normalmente é só o filtro e poucos se dão á maçada de mandar fazer tubos adequados e procurar um sitio que apanhe ar frio) ou um escape de rendimento, fazem o pessoal pensar que o carro de facto ficou a andar melhor ou com mais disponibilidade.

Na realidade e na maioria das vezes até piorou [:D], principalmente quando o pessoal mete filtros grandes em motores pequenos, e depois a 100/120 o carro mal se mexe porque não tem potência para aspirar tanto ar

Última edição:
Nem tem que perder óleo ou aquecer.
isso é um género de respiro que, pelo que estou a ver no teu caso, nem está sequer protegido, ou seja, com o tempo a porcaria entra para dentro do motor.
Os engenheiros não fazem estas coisas para perder tempo.
Estão lá é porque são necessárias, com toda a lógica até.
O motor precisa de respirar. Não pode estar confinado a um espaço fechado e esse orifício serve para ele respirar e a opção de o colocarem a ir ao filtro é precisamente para que o ar quente do motor aqueça a admissão.
Tudo tem um propósito.

no minimo mete um filtro no respiro...há uns próprios para isso

Essa é a questão. Um carro ir á inspecção com uma cda deve dar chumbo na certa e sinceramente não compreendo porquê

Não é homologado.
Não passa na inspecção.

Tenho é dúvidas quanto àqueles de marca tipo KN.
Sei que em alguns países da Europa é permitido.
Nós por cá como somos conhós já não sei se mesmo estes de marca são permitidos.

Já te disse que o respirar melhor não é qualificativo.
Conheço ottos 2.0 que colocaram os filtros e aidna por cima ficaram mais pobres de espírito.[:D]

Ja´agora, o ser impermeável ou não é um treta.
Se andares a chafurdar na lama vais sujar isso tudo e apesar de não entrar para a admissão, vai ficar tapado com areias e impurezas.
É da maneira que compras o 1.4 16v, seu malandro.[:)]

Filtros desses se derem alguma coisa é em altas,portanto esses ganhos em baixas são psicológicos.Em altas é que o motor precisa de respirar melhor.E esse motor,para ganhar alguma coisa,precisa de bem mais do que um filtro.

Conheço ottos 2.0 que colocaram os filtros e aidna por cima ficaram mais pobres de espírito.[:D]

Se andares a chafurdar na lama vais sujar isso tudo e apesar de não entrar para a admissão, vai ficar tapado com areias e impurezas.

como já disse, pode não ter muito a ver, mas o teste da água foi uma mera curiosidade, por forma a saber como o filtro se comportava com água com pressão

Eu sei que não me adianta nada dar argumentos de como o carro possa ganhar mais "fôlego" em baixas, mas é o que de facto sinto, independentemente do que disserem. (desculpem a implicância, mas para mim não é psicológico)

*Segunda mostro-te e aí vês se sentes alguma coisa diferente [:p]

Eu sei que não me adianta nada dar argumentos de como o carro possa ganhar mais "fôlego" em baixas, mas é o que de facto sinto, independentemente do que disserem. (desculpem a implicância, mas para mim não é psicológico)

*Segunda mostro-te e aí vês se sentes alguma coisa diferente [:p]

mete uns tampões nos ouvidos e experimenta a ver se a sensação não desaparece [:D]

Amigos, experimentei o Clio deste nosso amigo godfather.
Antes de mais tenho a dizer que o filtro, em termos de sonoridade, fez maravilhas.
Não tem nada a ver com o som "constipado" e "fanhoso" dos Renault.
Faz lembrar um italiano a carburador a cantar em altas.

Mas experimentamos num Corsa C e a diferença não era tão notória, nem lá perto.
No entanto para quem quer algo diferente por 9€, não há muito a queixar.

Quanto ao andamento, não vou dizer que não seja impressão, mas aquele "kick" inicial está lá, algo que não estava.
O desenvolver da rotação parece-me igual e acredito que em altas custe mais, mas não andamos sempre por lá.

PS - eu sou "neutro" na minha avaliação, mesmo que conheça o godfather pessoalmente.[;)]

Voltar
Superior