Fiat Tipo 2016

O motor pode ser de facto algo datado mas parece-me que as marcas de repente voltaram a pensar que o downsizing afinal é uma grande treta: https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-nao-vai-mais-investir-no-downsizing/.
Isto parece por demais evidente. A malta acha que tem ali um canhão mas a verdade é que se não houver turbo o carro não se mexe e para ele entrar e manter o ritmo é preciso andar sempre em rotação mais elevada e como tal mais combustível. Eu tive um multijet 1.3 e o desgraçado até às 2200 rotações não existia, parecia uma arrastadeira. Depois de entrar o turbo aquilo até andava mas era preciso andar sempre a olhar para a agulha das rotações para não o deixar morrer.

O downsizing é em boa parte, satisfazer o fanatismo religioso dos números, sem um verdadeiro resultado pratico.

O downsizing é em boa parte, satisfazer o fanatismo religioso dos números, sem um verdadeiro resultado pratico.
Tem piada, tive também um Linea 1.3 Mjet e depois de um tratamento nunca mais precisei de olhar para as rotações, aquilo andava sempre!
E com quase 200.000 kms em cima (troquei nessa altura de carro) tomara muito VAG ter tido os custos de manutenção que esse deu (Zero!) [kiss]

Tem piada, tive também um Linea 1.3 Mjet e depois de um tratamento nunca mais precisei de olhar para as rotações, aquilo andava sempre!
E com quase 200.000 kms em cima (troquei nessa altura de carro) tomara muito VAG ter tido os custos de manutenção que esse deu (Zero!) [kiss]

Pois...tratamento:)
Eu não fiz isso e bem me apeteceu fazer mas com 180.000 kms apareceram problemas de EGR, FAP e Injetores. Achei melhor despachar e compra o Tipo. Não estou arrependido.
O downsizing é para reduzir pesos e para normas de poluição. A verdade é que se a utilização é por achar que com os turbos aquilo é sempre a abrir mesmo quando estamos a falar de um 1.0, a coisa acaba por levar a mais gastos e consequentemente mais poluição e mais consumo.

Fiat Tipo S-Design - Genebra 2017

Fiat Tipo 5Doors S-Design

On the stand, visitors will be able to admire the new S-Design Tipo 5Doors that brings the family additional dynamic style and personality in the bespoke "Metropoli Grey" livery, exclusively designed for this version. The car is immediately recognisable thanks to its distinctive wide grille with Piano Black trims, which embraces the whole of the front and ends with an even more aggressive feature in the Bi-Xenon front headlights with the same trims. Making their first appearance in the Tipo family, the Bi-Xenon units enhance performance by 30% compared to the standard version. The Piano Black details continue around the edges of the sporty air inlets and on the rear view mirror caps. The new diamond pattern 18" alloy wheels give another very dynamic touch to the car's image, while the version is completed by tinted rear windows and features such as the handles coloured to match the bodywork.

The interior is completely restyled, with leather and fabric seats and tactile finishes chosen for their strong, distinctive personality.

The double stitching of the seats in leather and Airtex match those on the gear stick knob and steering wheel in "technoleather" with a criss-cross pattern. The dashboard features details in "Piano Black" and has a large fascia in Technical Grey which spans the whole width of the cabin.

Other unique details appear on the central unit and upholstered door panels. Under the bonnet of the car on show is the 1.4 T-jet engine that develops 120 HP (88 kW) of maximum power achieved at 5.000 rpm and has a maximum torque of 215 Nm at 2.500 rpm. This guarantees high gear flexibility and a rapid, bold response. The S-Design version, also available in Cinema Black, Amore Red, Gelato White and Colosseo Grey colours and with 120 HP 1.6 Multijet Diesel engine with manual gearbox or automatic transmission with DCT dual clutch, 110 HP 1.6 E-Torq petrol engine with automatic transmission and a 120 HP LPG-Petrol 1.4 T-jet unit, is a characterful, stylish addition to the Tipo family, and will shortly also be offered on the Tipo Station Wagon.

170301_Fiat_Tipo_03.jpg

170301_Fiat_Tipo_01.jpg

fiat_tipo_s-design_5-door_2.jpg

Última edição:
Já agora, e da tua experiência, o consumo de 1 lt a mais em GPL mantém-se sempre ou varia mediante os consumos gerais? No teu caso gastas 8-9. E por exemplo num carro a gasolina que tenha uma média geral de 6 lts, achas que subirá também para os 7 lts a GPL ou ficará nos 6,3/6,5 lts? Atirei estes valores para o ar só como exemplo.

Eu tenho todos os consumos registados desde o km 0, e depois dos 6433km também os consumos de GPL e Gasolina. Basta procurar no spritmonitor.

Além disso ainda conto com uma folha de cálculo em que coloco o resto dos dados e que me dá esses valores que apresentei.

Como tenho todos os consumos registados, posso afirmar que a minha diferença entre consumos de GPL e gasolina é em média de 11%.

Portanto, num carro a gasolina que consuma 6L... a GPL os consumos devem ficar pelos 6,6/6,7L.

Mas nunca te esqueças de uma coisa... mais do que o aumento de consumo, que parece muito, tens que te lembrar que um litro de GPL referência custa menos 55% que um litro de Gasolina 95 simples referência... nada menos que uma diferença de €0,851 por cada litro...

Ou seja, os 6L de gasolina (6 x €1,549) custam €9,29, enquanto os 6,7L de GPL (6,7 x €0,698) custam €4,68.

Mesmo neste caso os tais 400km teriam uma diferença de €18,44... ao fim de 21692km terias uma diferença de €1000.

Quanto maiores os consumos de gasolina mais aumenta a diferença a favor do GPL, então em cidade é quase imbatível.

Esses €4,68 equivalem-se a um consumo de 3,5L de Diesel simples referência.

Uau, desse S-design não estava á espera. Com as novas opções 1.4 120cv a gasolina e GPL fica bastante interessante.
E as melhorias ao interior são bem vindas. Para trazerem uma versão destas logo no primeiro ano completo de comercialização é porque devem estar satisfeitos com as vendas.

Espero que seja um prenúncio de um Tipo Abarth. :)

Eu tenho todos os consumos registados desde o km 0, e depois dos 6433km também os consumos de GPL e Gasolina. Basta procurar no spritmonitor.

Além disso ainda conto com uma folha de cálculo em que coloco o resto dos dados e que me dá esses valores que apresentei.

Como tenho todos os consumos registados, posso afirmar que a minha diferença entre consumos de GPL e gasolina é em média de 11%.

Portanto, num carro a gasolina que consuma 6L... a GPL os consumos devem ficar pelos 6,6/6,7L.

Mas nunca te esqueças de uma coisa... mais do que o aumento de consumo, que parece muito, tens que te lembrar que um litro de GPL referência custa menos 55% que um litro de Gasolina 95 simples referência... nada menos que uma diferença de €0,851 por cada litro...

Ou seja, os 6L de gasolina (6 x €1,549) custam €9,29, enquanto os 6,7L de GPL (6,7 x €0,698) custam €4,68.

Mesmo neste caso os tais 400km teriam uma diferença de €18,44... ao fim de 21692km terias uma diferença de €1000.

Quanto maiores os consumos de gasolina mais aumenta a diferença a favor do GPL, então em cidade é quase imbatível.

Esses €4,68 equivalem-se a um consumo de 3,5L de Diesel simples referência.

Eu não tenho nenhuma dúvida acerca da poupança em GPL, tanto que a semana passada encomendei um Panda a GPL. [;)]

A minha questão prendia-se com as contas demasiado optimistas que eram apresentadas, e que não batiam certo com a utilização mais comum da maioria dos condutores com carros a gasolina (gasolina 95, carro sem 4x4, utilização mais mista). [;)]

Posso te dar um exemplo mais 'real' e terra a terra.
Volvo V70 2.0T 180 cvs a GPL - Consumos médios mensais (cidade com transito e alguma estrada ao fim de semana sempre a cumprir limites de velocidade) - 12,5 litros ao 100.
Ao preço do GPL onde me encontro (que está estável) e sem contar com a gasolina que acaba sempre por gastar - 12,5 * 0,625 = 7,81 Euros

Actualmente, os mesmos percursos, com um 500x 1.6 Mjet (ok, o motor é outro) 120 cvs - 5,4 * 1,03 = 5,562 Euros

Para ficar mais 'parecido', e com 2 semanas e mesmo percurso - Alfa GT 1.9 JTD 150 cvs - 6,2 * 1,03 = 6,386 Euros

O Pais é outro, Espanha, e a gasolina anda nos 1,20...

Posso te dar um exemplo mais 'real' e terra a terra.
Volvo V70 2.0T 180 cvs a GPL - Consumos médios mensais (cidade com transito e alguma estrada ao fim de semana sempre a cumprir limites de velocidade) - 12,5 litros ao 100.
Ao preço do GPL onde me encontro (que está estável) e sem contar com a gasolina que acaba sempre por gastar - 12,5 * 0,625 = 7,81 Euros

Actualmente, os mesmos percursos, com um 500x 1.6 Mjet (ok, o motor é outro) 120 cvs - 5,4 * 1,03 = 5,562 Euros

Para ficar mais 'parecido', e com 2 semanas e mesmo percurso - Alfa GT 1.9 JTD 150 cvs - 6,2 * 1,03 = 6,386 Euros

O Pais é outro, Espanha, e a gasolina anda nos 1,20...

Acho que me acabaste de dar um exemplo o menos real possível...então mas tu queres comparar o consumo de um 2.0 com 180 cv com um Panda de 70 cv? [;)]

P.S. Além disso o Panda a diesel é 1500€ mais caro do que a versão GPL.

Comparei não com um panda, mas com um Alfa GT e com um Fiat 500X a fazer exactamente os mesmos percursos.

Ou seja, um caso real (ou dois se preferires)

Mas podes sempre confiar nos números das marcas. Repara na anormalidade:

Fiat Tipo 1.6 Mjet, preço : 17 770 € - Consumo: 4,2 l
Fiat Tipo 1.4 T 120 cvs GPL, preço : 17 850 € - Consumo: 4,7 l

Só quem NUNCA andou a GPL pode acreditar em tal barbaridade...

Última edição:
Não podes comparar carros diferentes de segmentos diferentes e com motores muito diferentes...

Continuando nos Pandas... eu comparo o consumo do meu com o 1.3 Multijet... que tem um consumo médio oficial de 4,7L... bem o custo de utilização em cidade do meu 0.9 bifuel está ao nível do consumo oficial do 1.3... [;)]

Aliás se o 1.2 Bifuel fizer percursos mistos, acredito que faça consumos de 7L ou menos... eu consigo fazer 6,1L a GPL contra 5,3L a gasolina em EN..

Se querem ver os consumos oficiais mais realista não olhem para o consumo combinado mas sim para o consumo urbano... é o mais próximo da realidade.

Quanto ao Tipo 1.4T vs 1.6M-JET, eu preferiria o 1.4T... mexe-se melhor e não tem tantos problemas com "componentes ecológicos" além do custo de utilização ser menor.

Eu neste caso concreto, no Fiat Tipo, para preço igual e não precisando dos litros que se perdem de bagageira é lógico que iria para a opção GPL de origem.
Mas esses consumos anunciados pela Fiat [8b] Tanto no diesel como no Gasolina/GPL é de [:)]

Perdes litros na bagageira? Não é apenas a roda suplente que vai à vida? Ou o piso sobe para abrigar o depósito?

Quanto aos consumos... o 1.4 T-JET não está disponível em Portugal, mas o consumo urbano do 1.4 95cv é de 7,7L e do 1.6 120cv é de 4,4L

Acredito mais depressa no consumo do 1.4 do que do 1.6... [:)]

Olha que... Eu tenho o mesmo motor no 500x e faço em transito constante 5,4 inverno e 5 meia-estação (No verão é A/C até doer no frio!).

A versao GPL é o de 120, penso que será o T-JET.

Correcto é o T-JET!

Mas, retiro o que disse, a Fiat aqui está a ser honesta!

Consumos:

Potencia Max CE (KW)
88

Consumo Ciclo Mixto
8,3 GLP / 6,3 GASOLINA

Consumo Ciclo Urbano
11,4 GLP / 8,2 GASOLINA

ConsumoCiclo Extra Urbano
6,5 GLP / 5,2 GASOLINA

Nao estamos longe dos meus 12,5 na V70 certo?

Milagres só mesmo em fátima...

Como é que há uma diferença tão grande de consumos entre gasolina e GPL?

tecnicamente só se explica se usarem um kit que não é adequado ao carro. Sendo de origem...enfim, é no minimo estranho.
Um kit adequado e bem montado não tem diferenças dessa grandeza. nem perto.

Como é que há uma diferença tão grande de consumos entre gasolina e GPL?

tecnicamente só se explica se usarem um kit que não é adequado ao carro. Sendo de origem...enfim, é no minimo estranho.
Um kit adequado e bem montado não tem diferenças dessa grandeza. nem perto.

Obviamente que não. Basta ver este comparativo em condições reais (e até está em espanhol): https://www.motor.es/pruebas-coches...8-12-vti-consumo-y-economia-ii-201519623.html

O Panda a GPL gastou mais 0,5 lts do que o homologado, o Citroen a gasolina mais 1,5 lts. O Panda gastou 7,1 lts enquanto o Citroen C1 5,9 lts.

Voltar
Superior