Fiat Tipo 2016

Deve querer os LEDs no sedan.
Na minha opinião ficava bem á Fiat lançar uma versão mais cara do sedan com os LEDs e o novo infotainment. Quem sabe em 2017.

Estás a pensar colocar as ópticas do Hatch no teu Sedan:confused:

Sim, era isso, pelas fotos parecem iguais as formas..

Eu estou a pensar meter jantes (que o vou fazer), como o meu não trás farolins de nevoeiro vou meter apenas uma grelha preta, fica mais simples.
Quanto as òticas, nem é tanto pelos LEDS , é mais pela forma das óticas, dá um ar mais robusto e agressivo...

Edit: Forma interior

Sim, era isso, pelas fotos parecem iguais as formas..

Eu estou a pensar meter jantes (que o vou fazer), como o meu não trás farolins de nevoeiro vou meter apenas uma grelha preta, fica mais simples.
Quanto as òticas, nem é tanto pelos LEDS , é mais pela forma das óticas, dá um ar mais robusto e agressivo...

Edit: Forma interior

Sim, já reparei, os faróis do Hatch/SW têm uns cromados por dentro e são mais agressivos.

Última edição:
Estive a folhear a AH e a comparar preços de carros de segmento C equivalentes e seria engraçado ver um comparativo entre o 1.3Mj do Tipo hatch contra o Hyundai i30 1.4 Crdi, Kia Ceed 1.4 Crdi e Skoda Rapid Spaceback 1.4Tdi.
São aqueles cujos preços se equivalem mais ao Tipo. Ou então ás versões 1.6 destes modelos todos.

Bem agora penso que se vai esquecer bastante a Tipo Sedan.. tal como no R19... o chamade pouco se vê e muita gente nem sabe que existe ou o que é [:D] Aguardo o meu intensivamente.. sem pensar muito.. Só espero que chegue como encomendado.

Bem agora penso que se vai esquecer bastante a Tipo Sedan.. tal como no R19... o chamade pouco se vê e muita gente nem sabe que existe ou o que é [:D] Aguardo o meu intensivamente.. sem pensar muito.. Só espero que chegue como encomendado.

Que modelos de táxis são populares aí na Corsega? Por aqui há muitos Citroens C-Elysée e Skodas Rapid Sedan por isso o Tipo Sedan pode ser um carro muito popular entre os taxistas o que dará muita visibilidade ao modelo, porque eles andam na estrada muitas horas por dia.

skoda octavia (Muito populares), Mercedes classe E, Audi Q5, Q7, Mercedes ML, Mercedes Classe C, Mercedes vito/viano, PSA, C4 picasso, Ds4, E aqui onde moro há 2 ou 3 porsche cayenne nesta modesta vila. Aqui duvido que o Tipo vá para taxistas

fiat-tipo-5portes-2016-01.jpg

fiat-tipo-5portes-2016-08.jpg

fiat-tipo-5portes-2016-21.jpg

fiat-tipo-5portes-2016-20.jpg;wa8b71f8fc2145b057

Já há preços para Portugal?

Espero que não fiquem muito longe do 4p, cada vez mais acho acertadissima a opção tomada para este Tipo, bom carro a um preço justo, ainda há muitos clientes para carros assim.

Muito se falou do conceito, lowcost, não lowcost, a verdade é que conhecidos agora que estão os modelos de 5portas e break, pode dizer-se que se não se soubesse que a base é a mesma do 500x, ninguém poria em causa que efetivamente é um segmento c.

A Autohoje anunciou no seu FB que o 5p diesel começa nos 19700€, mais 700€ do que o 4p.
Ah, e chega a Portugal na segunda quinzena de Junho.

Já há preços para Portugal?

Espero que não fiquem muito longe do 4p, cada vez mais acho acertadissima a opção tomada para este Tipo, bom carro a um preço justo, ainda há muitos clientes para carros assim.

Muito se falou do conceito, lowcost, não lowcost, a verdade é que conhecidos agora que estão os modelos de 5portas e break, pode dizer-se que se não se soubesse que a base é a mesma do 500x, ninguém poria em causa que efetivamente é um segmento c.

Não existe nenhum ângulo em que esta traseira funcione.
Apesar de não ser fã, o sedan apresenta uma solução bem mais conseguida.

A Small Wide, a base do 500X e Tipo, apesar do nome, temos de ter em consideração que gera modelos com 1.8m de largura e comprimentos que podem suplantar os 4.5m (a Toro tem 4.9m), algo ao nível da generalidade do segmento C.
A meu ver, é essa cota que permite ao Tipo disfarçar tão bem a integração no segmento C, apesar do hardware derivar do segmento abaixo.
Carros como o Rapid ou o C-Elisee são 5-10cm mais estreitos, até o Nissan Pulsar que disfarça muito bem as suas origens, é cerca de 4cm mais estreito e mais alto uns 2-3cm.
E isso nota-se nas proporções. E as do Tipo são equivalentes à da generalidade do segmento C.

Quanto ao aspecto low-cost da questão, como já disse antes, temos de abordar a questão por umas lentes distintas de uma Dacia.
Aproxima-se muito mais da abordagem de uma Citroen com o Cactus.
Apesar das opções conservadoras tomadas pela Fiat, em contraste com as opções mais ousadas da Citroen, a lógica por detrás é a mesma.

Simplificar e reduzir:
Menor amplitude na escolha de mecânicas - sobretudo no que toca a potências, sendo todas elas relativamente modestas -, permitiu poupar bastante em soluções estruturais e dinâmicas,
Menor número de opções de equipamento, até do número de cores, entre outros, permite também reduzir bastante a complexidade da linha de produção
...

Seria interessante saber, e tendo em conta os preços que estão a ser praticados, o que é que significa todo este exercício de simplificação e redução em margem por unidade vendida.
O segmento B e C na Europa, durante a crise, com a guerra de preços que se praticou e se pratica, apesar do mercado estar a recuperar, chegam a ter margens absurdas de 1%, seria interessante comparar com carros como o Cactus e o Tipo, que apostam noutro tipo de abordagem.
Sabemos que a Dacia em certos mercados chega a concorrer com as premium neste ponto sensível das margens.

E a brincar a brincar, a Fiat está a dar lucros na Europa. Nem Ford, nem Opel, nem VW (marca) se podem gabar disto (não sei dos franceses).
O Tipo vamos ver que margens vai apresentar para a Fiat. A redução de opções e de motorizações levará a um aumento das margens, bem como o local de fabrico ser na Turquia.

A comparação com o Cactus é interessante. A Fiat decidiu ser mais conservadora no design. E acho que isso pode funcionar a seu favor. Algo que o grupo VW demonstrou com o Golf ou com a Skoda, é que apostar em produtos conservadores na linguagem estética, mas com boa relação preço/qualidade leva a grandes vendas. E exageros estéticos neste segmento não se traduz em vendas elevadas (antes em criar produtos de nicho).

Este Tipo é genérico. Mas acho que com isso pode alcançar um público-alvo maior que o Cactus que pode ser rotulado (e até é marketed pelo Citroen como tal) como carro para jovens.

E apesar de a traseira no hatch ser mais feia que a do sedan, este desenho levou a um ganho muito importante na volumetria da bagageira. O desenho da traseira no hatch permite que o Tipo tenha uma bagageira gigantesca de 440L. Maior que a do Rapid que tem 415L e do 308 que tem 420. Salvo erro, tem a maior bagageira de um hatch do segmento C.

Claro que continuam a existir bastantes preconceitos contra a Fiat. Basta ver a análise de 1º contacto feito pela Autoexpress do UK.
Diz que o carro é espaçoso, barato, confortável, com bom infotainment, que os plásticos até são bem montados mas depois dá-lhe uma nota de 3/5 por causa de ser Fiat.
A Autocar foi muito mais equilibrada. Tendo em conta os preços, se eu estivesse há procura de carro novo de segmento B/C estaria a considerar fortemente o Tipo porque acho que oferece muito pelo preço (além de opções da Skoda, Hyundai e KIA).

Última edição:
Crash,não acho um esmero o aspeto do carro, concordo até que o 4 portas é mais equilibrado, a minha comparação era no sentido dos que agora aparecem os tiques de modernidade inexistentes no primeiro (LEDs, tablet,...).

A comparação com Citroen faz sentido, pois ambos apostam na simplicidade, embora um moderno/chique, outro claramente mais virado para os que pretendem a funcionalidade, espaço, algo mais comum nos paises onde este Fiat certamente mais venderá, os mercados onde o poder de compra não é tão elevado.

Pessoalmente acho igualmente o sedan mais bonito e coerente. Se a carrinha tivesse seguido as linhas do sedan na zona da traseira como alguns renders que se viram por aí venderia que nem pãezinhos quentes. Em vez disso, quiseram aproveitar o portão do hatch e acabaram com um hatch esticado (e mais feio e anónimo na minha opinião). Sobre os interiores, sim, o ecrã maior dá outra pinta mas eu sou fã de botões e qualquer coisa que me obrigue a estar a tirar os olhos da estrada para navegar por menus não me convence.

Voltar
Superior