Fiat Tipo 2016

E quanto mais velho, mais gosto.

É de longeeeeeeee o SEG B mais bonito, atualmente.

Engraçado que o Julieta, já não acho nada de especial.

Para mim, o Mito e o Giulietta têm das traseiras mais bonitas dos seus segmentos, mas as frentes desiludem. Querer forçar a frente "à la 4C" (larga e baixa) resultou +/- no Giulietta mas muito mal no Mito (estreito e alto) que não disfarça os genes GPunto (este, por sinal, muito bem conseguido).

Para mim, o Mito e o Giulietta têm das traseiras mais bonitas dos seus segmentos, mas as frentes desiludem. Querer forçar a frente "à la 4C" (larga e baixa) resultou +/- no Giulietta mas muito mal no Mito (estreito e alto) que não disfarça os genes GPunto (este, por sinal, muito bem conseguido).

O MiTo foi uma brincadeira engraçada de adaptação das linhas do 8C para o formado B, tendo o GP de base, criando assim um anti-MINI. Nesse sentido acho que foi um bom trabalho e com quase 10 anos continua intemporal e apelativo e nem se defendeu mal comercialmente no pico natural de vendas.

Para os menos atentos, a frente tinha de facto um ar um pouco peculiar com as óticas encima do Capô mas por outro lado não se lhe pode negar a originalidade.

O Giulietta tem uma frente com umas óticas de transição do MiTo para qq outra coisa que não tinha sido ainda definida e não encaixaram lá muito bem, ficando até um pouco descaídas para os lados. Foi pena não terem feito as modificações nas óticas no lift do Giulietta para o novo visual frontal da marca, sobretudo tendo em conta que vai ter uma vidinha bastante alongada até que saia um eventual sucessor.

Última edição:
Em termos qualitativos fica atrás de todos esses modelos, mas como acertaram na mouche no posicionamento, preço e motores oferecidos as vendas estão a correr bastante bem.
Andar a vender tanto como 308 e Mégane é impressionante.

De facto, este é daqueles que surpreende pela positiva quando visto ao vivo. Tem no geral um ar solido e uma frente assertiva, tudo visualmente muito equilibrado e eficaz, mesmo não trazendo nada de novo ou surpreendente em termos de design. O PVP junto com as variantes e o posicionamento certo deu-lhe este bom resultado comercial. Uma boa jogada apr:)

Impressionante como o Golf continua a vender! :sh) Fico também surpreendido com os números do Focus que já não é propriamente um modelo novo.

Impressionante como o Golf continua a vender! :sh) Fico também surpreendido com os números do Focus que já não é propriamente um modelo novo.

Sim, o número de vendas do Golf é surreal, e isto depois de já ter tido um grande trambolhão nas vendas.

A teoria que tenho é que a VW é a única marca generalista alemã, logo não há uma divisão das vendas do generalista de segmento C na Alemanha por dois modelos generalistas.
A Renault compete com Peugeot e Citroen em França, e Opel/Vauxhall com a Ford em Inglaterra.

O Tipo beneficia também de ser o único C italiano logo está a conseguir acompanhar os outros... Mas até tem tido bons números de vendas no resto da Europa (há volta de 50% das vendas mensais são fora de Itália).
E só para se ter uma noção, chegando a Maio o Fiat Tipo já vendeu tantas unidades como no ano passado! A continuar a este ritmo vai despachar 150.000 unidades em 2017 (que era mais ou menos o que eu tinha estimado como valor mais optimista).

Última edição:
Sim, o número de vendas do Golf é surreal, e isto depois de já ter tido um grande trambolhão nas vendas.

A teoria que tenho é que a VW é a única marca generalista alemã, logo não há uma divisão das vendas do generalista de segmento C na Alemanha por dois modelos generalistas.
A Renault compete com Peugeot e Citroen em França, e Opel/Vauxhall com a Ford em Inglaterra.

O Tipo beneficia também de ser o único C italiano logo está a conseguir acompanhar os outros... Mas até tem tido bons números de vendas no resto da Europa (há volta de 50% das vendas mensais são fora de Itália).
E só para se ter uma noção, chegando a Maio o Fiat Tipo já vendeu tantas unidades como no ano passado! A continuar a este ritmo vai despachar 150.000 unidades em 2017 (que era mais ou menos o que eu tinha estimado como valor mais optimista).

Não nos esqueçamos que a carrinha só apareceu no outono do ano passado e o hatch apenas uns meses antes.
2017 é o primeiro ano completo de vendas com as três carroçarias disponíveis.
E claro, em grande parte da Europa são os hatch e carrinhas segmento C que vendem.
Não admira já ter conseguido bater os números do ano passado.

O Giulietta tem uma frente com umas óticas de transição do MiTo para qq outra coisa que não tinha sido ainda definida e não encaixaram lá muito bem, ficando até um pouco descaídas para os lados. Foi pena não terem feito as modificações nas óticas no lift do Giulietta para o novo visual frontal da marca, sobretudo tendo em conta que vai ter uma vidinha bastante alongada até que saia um eventual sucessor.

O Giulietta parece uma coruja estrábica, visto de frente..
'À la' Alfa Romeo do séc.XXI, que deu cabo do brilhantismo estético do fim do séc. passado, para adotar uma linguagem de lata de sopa (modelos 'especiais' não são para aqui chamados).

O Giulietta parece uma coruja estrábica, visto de frente..
'À la' Alfa Romeo do séc.XXI, que deu cabo do brilhantismo estético do fim do séc. passado, para adotar uma linguagem de lata de sopa (modelos 'especiais' não são para aqui chamados).

Eishhh que exagero [:D] A Lietta até que tem uma bunda bem esculpida e uma interessante assinatura visual lateral por via da forma da superfície vidrada. Basicamente só falhou com as óticas frontais demasiado amorfas.

Como comparação, o meu 1.3 Lounge com extras (Navegação, JLL de 17, câmara traseira) custou novo 20500 eur.

Como tal, esse valor deve ter margem para descer um bom bocado.
Ele novo fica por 17300€ ( cotaçao pedida por mim a uns meses com cor azul, apoio de braço e pneu suplente) eu acho que o valor justo seria 16000€....mas isso sou eu que sou um eterno sonhador....

Não nos esqueçamos que a carrinha só apareceu no outono do ano passado e o hatch apenas uns meses antes.
2017 é o primeiro ano completo de vendas com as três carroçarias disponíveis.
E claro, em grande parte da Europa são os hatch e carrinhas segmento C que vendem.
Não admira já ter conseguido bater os números do ano passado.

Mesmo assim... Tendo em conta as expectativas de vendas de um segmento C da Fiat considerando as gerações anteriores o número está acima das expectativas.
Eu esperava que precisasse de seis ou sete meses para atingir estes números.

É o que se chama um excelente value for money. Acho até que só não vende mais pq é FIAT.

Mais, em termos de linhas, é um dos que mais gosto neste segm. É daqueles que é difícil apontar um angulo que não funcione visualmente bem, sendo a SW a que acho que se saiu melhor e isto vê-se melhor ao vivo do que em fotos.

É o que se chama um excelente value for money. Acho até que só não vende mais pq é FIAT.

Mais, em termos de linhas, é um dos que mais gosto neste segm. É daqueles que é difícil apontar um angulo que não funcione visualmente bem, sendo a SW a que acho que se saiu melhor e isto vê-se melhor ao vivo do que em fotos.

E agora uma pergunta difícil para quem já experimentou ou tem um tipo: Globalmente preferiam um Tipo em termos de conforto/condução ou um segmento B bem equipado e topo de gama do género Clio/Polo/208/500X/Captur? É que qualquer dia preciso de comprar um carro semi novo por uns 17 mil e os preços são semelhantes entre os mais baratos do segmento C [Tipo, c4, pulsar] e os mais caros do segmento B.

É uma boa pergunta.

Eu preferia de longe o Tipo ao Clio.

Depois também o preferia em relação ao Rapid Sportback que sendo um carro satisfatório em quase tudo... não brilha em quase nada (têm preços comparáveis!). O Pulsar não conheço mas gostava de ler opinião com conhecimento de causa.

Acho que a única dúvida seria entre o Tipo e um 2008/500x/Captur. Porque são diferentes do ponto de vista conceptual (são SUVs ou crossovers ou o diabo), e aí já depende muito do gosto pessoal de cada um.

E agora uma pergunta difícil para quem já experimentou ou tem um tipo: Globalmente preferiam um Tipo em termos de conforto/condução ou um segmento B bem equipado e topo de gama do género Clio/Polo/208/500X/Captur? É que qualquer dia preciso de comprar um carro semi novo por uns 17 mil e os preços são semelhantes entre os mais baratos do segmento C [Tipo, c4, pulsar] e os mais caros do segmento B.

Boa pergunta... Na minha opinião depende do espaço que precisas e do quanto valorizas o aspeto estético.
O Tipo para mim não tem grande impacto visual e como não preciso de tanto espaço se calhar optava por um B com mais equipamento e mais espevitado.
Gosto do novo Polo, mas acho que vai ter um preço comparável ao Tipo. E nesse caso se calhar optava pelo Tipo. Já o 500X gosto mais, mas tem um infotainment mais antiquado.

O 500X ,assim como Captur, 2008 etc são B+, ou seja estão ali no meio entre B e C. No meu caso põe-se a questão das dim ext. sendo que um C fica demasiado grande para a apertada garagem de que disponho e aqui os B+ dão uma ajuda pq tem capacidade de carga quase ao nível dum C mas com menos aquele palmo que faz a diferença nas manobras de garagem. Depois tb há a questão da altura ao solo do B-CUV facilitar a vida para quem anda muito sobre pisos mais agrestes, Não fosse por estas e ia para um C, que no caso do Tipo entra no mesmo orçamento.

Para mim não há grandes problemas de altura e garagem e tal. Nem o estilo é muito importante. Sou muito prático. O essencial é qualidade de condução e conforto. Quero dizer, por exemplo para quem faça 100 km por dia em nacionais/auto-estrada o que é melhor? Um desses B- SUV ou um seg C como o Tipo?

Voltar
Superior