Farois Xenon

Eu antes usava os máximos quando alguém tinha xénon (ou não) mal regulado. Agora é raro fazê-lo, e quando vejo luzes azuis a cair para o roxo, menos ainda, evito olhar. Talvez devesse continuar mais não fosse para se aperceberem que incomoda...

Conheço algumas pessoas que já andaram com xénon aftermarket (conduzi alguns desses carros), todos acharam um upgrade quando mudaram mas creio que não há nenhum que ainda use, tudo voltou ao halogéneo.

O mais sensato é fazer o que tu fazes ... que é baixar manualmente os farois , pois a dispersão e intensidade de luz no xenon é enorme , daí tambem ser importante andar sempre com as ópticas bem limpas (daí a obrigatoriedade do lava farois) mas isso já acho um exagero. Infelizmente é uma pratica que nem toda a gente tem a consciência de fazer.

Também penso que já seja possivel colocar nivelador automatico no aftermarket nao deve ser assim tão caro e até é um bom metodo para depois nao ter chatices nas inspecções

Os "mijas" no para-choques sei que dá para colocar com um pouco de paciência, quanto aos niveladores ainda nem me informei disso. Sei que as ópticas homologadas são caras e não sei se trazem logo os niveladores. :confused:
Eu sinceramente tenho o cuidado de controlar a altura das luzes, de forma manual, conforme a situação em que esteja a conduzir e raramente circulo com as ópticas na altura máxima. Prefiro ver melhor o que está mais perto do que simplesmente estar a "espalhar" luz pela estrada e respectivas bermas.
Sei que infelizmente a maioria não pensa como eu e daí os relatos que temos oportunidade de ler aqui no fórum. :(

os xenon aftermarket acho que foi uma moda, felizmente a passar.

Se pudesse tinha era um carros com faróis LED, se os xenon são excelentes os LED é um caso à parte. Experimentei no CLS e gostei bastante, infelizmente acho que o CLS fica um bocado árvore de natal com tantas luzes diurnas... :sh)

Por acaso tambem tenho notado que cada vez menos carros tem xenon chinoca.

Não sei se é por ter problemas na inspeção se é porque os carros do xunning já avariaram [:D] e tiveram de comprar uns novos que já trazem xenon de origem

Por acaso tambem tenho notado que cada vez menos carros tem xenon chinoca.

Não sei se é por ter problemas na inspeção se é porque os carros do xunning já avariaram [:D] e tiveram de comprar uns novos que já trazem xenon de origem

Estás tão errado,eles andam por aí e se pensas que são apenas os do xuning..[8b]
Por exemplo:és ultrapassado por 2 carros, um Audi A4 e um Seat Ibiza, ambos têm xénon, qual dizes que tem xénon "chinoca"?
Vá lá, esta é fácil, cliché?!?!
Isso tem um nome, é preconceito. :sh)

Estás tão errado,eles andam por aí e se pensas que são apenas os do xuning..[8b]
Por exemplo:és ultrapassado por 2 carros, um Audi A4 e um Seat Ibiza, ambos têm xénon, qual dizes que tem xénon "chinoca"?
Vá lá, esta é fácil, cliché?!?!
Isso tem um nome, é preconceito. :sh)

É fácil. Pode ser um, outro, ou ambos. Normalmente é o que encandeia mais. E nota-se bem a diferença entre xenon aftermarket e de origem. Quanto as lombas, a rapidez com que aquilo baixa os faróis é impressionante. normalmente vez um pequeno flash e logo a seguir a luz. CLARO que até certo ponto. se fores numa subida muito pronunciada e no fim apanhares um carro de frente, aí não há auto-nivelador que compense.

Malta do xenon

Tenho o motor da regulação automatica dos farois avariado (audi a6 - xenon de fabrica), ou seja estão sempre estáticos, isto cria algum perigo para os outros ?
Estou a procura de um motor recondicionado para efectuar a reparação entretanto

os xenon aftermarket acho que foi uma moda, felizmente a passar.

Se pudesse tinha era um carros com faróis LED, se os xenon são excelentes os LED é um caso à parte. Experimentei no CLS e gostei bastante, infelizmente acho que o CLS fica um bocado árvore de natal com tantas luzes diurnas... :sh)

Para mim a diferença entre o xénon de um classe E e do LED de um CLS é pouca. Não justifica o preço extra.

Em relação ao tópico e como tenho conduzido mais de noite, anda aí muito menino que não percebe qual a função dos faróis. Então quando fica aquele lusco-fusco+neblina ligeira na A25/IP5 é apreciar a c*gada que ali fizeram ou mandaram fazer....

Estou atualmente a equacionar a aquisição de xenon's para o meu bravo multijet 2007, mas não estou bem dentro do assunto, alguém tem noção do equipamento que anda aí no mercado com relação preço-qualidade, para o meu carro?

Ainda nao conduzi nenhum carro com LED ...Espero que nao seja a proxima moda dos xunner's
e já estão a sair com laser

eu gostei dos LED, bem melhor que o Xenon.

Outra coisa que posso dizer, é que depois de ter tido 6 carros com xenon (5 bi-xenon), há diferenças grandes de iluminação e nem tem a ver com os anos, tenho um carro de 2007 que tem melhor iluminação que um carro que de 2012, com a agravante do carro de 2012 ser da mesma marca e 2 segmentos acima :sh)

para eu não ler 56 páginas de de mensagens, mais de 1000 mensagens, há alguma vantagem pratica nos faróis de xenon?
iluminam realmente melhor ou não?

para eu não ler 56 páginas de de mensagens, mais de 1000 mensagens, há alguma vantagem pratica nos faróis de xenon?
Depende: se for Xénon de origem é bastante melhor que as lâmpadas convencionais. Iluminam bastante melhor e as ópticas iluminam para dentro da curva (giram consoante a inclinação do volante), o que é uma mais-valia.
Se for Xénon aftermarket não. Para além de iluminar pior que as convencionais, cegam os condutores que vêm de frente, pois a percentagem de luz que é dispersa é elevada... (precisam de niveladores automáticos e lava-faróis).

Não ganharás maior alcance luminoso.

Ganharás sim em contraste, nomeadamente as marcações do piso e sinalização e ganharás também em qualidade da luz emitida e um espectro mais "limpo" e uniforme na sua extenção.

Agora também irá depender da óptica em si.

Em chuva, sobretudo à noite, irás notar uma perda de iluminação fruto da sua tonalidade branca (aqui o halogénio é um pouco melhor). As lâmpadas de xénon são bem mais caras e também se degradam ao longo do tempo.

Voltar
Superior