Falsear um curriculum vitae

Falsear um curriculum vitae

• Sim, já falseei o meu curriculo

Votos: 13 11,0%
  • Não, sempre fui direitinho/a como o jackboot

Votos: 105 89,0%

• Total de eleitores
    118

jackboot

New member
Pergunto isto porque a conversa surgiu com algumas pessoas amigas.
Eu estou eu pretendia mudar de actividade profissional, para um ramo que sempre desejei trabalhar, e julgo ter conhecimentos suficientes para me safar bem.
Eu tenho concorrido a empregos, mas nunca sou chamado nem se quer para uma entrevista inicial, penso por não ter a tal experiencia no ramo.
Já algumas pessoas me disseram para alterar o meu currículo a "acrescentar" umas coisinhas, de modo a que tenha interesse para me chamarem.

Isto é práctica assim tão comum?

Eu estou eu pretendia mudar de actividade profissional, para um ramo que sempre desejei trabalhar, e julgo ter conhecimentos suficientes para me safar bem.
Eu tenho concorrido a empregos, mas nunca sou chamado nem se quer para uma entrevista inicial, penso por não ter a tal experiencia no ramo.
Já algumas pessoas me disseram para alterar o meu currículo a "acrescentar" umas coisinhas, de modo a que tenha interesse para me chamarem.

O exemplo vem de cima [:D]

Às vezes tenho vontade de fazer isso, acredita... Afinal, pedem sempre gente com capacidade de inicaiativa, e estava aí um bom começo...

Eu estou a trabalhar á 1 mes uma semana e um dia...num trab aliciante e bastante complexo e que NUNCA tinha feito mas que me fez admitirem-me (ainda tou a estagiar) foi a carta de apresentação[:D] ...mas nao inventei no CV apenas evidenciei o que interessava...mas n menti pk tb era logo descoberto qdo me vissem trabalhar[:D]

Na empresa onde trabalho uma croma apresentou um C.V. todo recheado e falou do alto que era experiente e no fim descobrimos que era uma mentirosa "fura vidas"... foi para o olho da rua em menos de um mês... [;)]

a mentira tem perna curta.
não vás por aí [;)]

Num curriculum, o que verdadeiramente interessa ( certificados de habilitações, diplomas oficiais, etc...) não é "falsificável" na medica em que a sua veracidade é facilmente verificada...

O resto que se acrescenta aos mesmos, pouco mais serve do que para tipificar a personalidade da pessoa, ou pra encher chouriços, pelo que tem interesse relativo...

Eu já tive oportunidade de te dizer 1 vez ( se a memória não me falha) : não acho mal nenhum em dizer:

"Engenheiro de encher Chouriços pela Escola tal tal" em vez de "Bacharelato em engenharia de encher chouriços pela escola tal tal"

O que interessa é a convicção da pessoa. Temos o exemplo do Sócrates que continua a ser engenheiro [:D]

Relativamente a inventar cursos e cargos isso é indecente e inaceitável.

Exacto.

Nunca mintas.
O importante é venderes-te bem.

Um CV nunca deve ser igual para 2 propostas de trabalho.

É a mesma coisa que contratares um serviço. Tens de conhecer o emprego.

Eu quando procurei emprego investi fortemente na área de Recurshos humanos:

Saber o que a empresa faz, missão, cargo em vaga. Porque está vago?

É que CVs eles recebem imensos. Pessoas interessadas e que sabem o que vao la fazer é raro

Exacto.

Nunca mintas.
O importante é venderes-te bem.

Um CV nunca deve ser igual para 2 propostas de trabalho.

É a mesma coisa que contratares um serviço. Tens de conhecer o emprego.

Eu quando procurei emprego investi fortemente na área de Recurshos humanos:

Saber o que a empresa faz, missão, cargo em vaga. Porque está vago?

É que CVs eles recebem imensos. Pessoas interessadas e que sabem o que vao la fazer é raro

Compreeendo...mas estamos a falar no suposição em que vais a uma entrevista e tens de mostrar o que sabes.

O que eu estou a falar é diferente, até agora nunca me chamaram pra um entrevista sequer (relacionada com a função que pretendo, é claro)

Compreeendo...mas estamos a falar no suposição em que vais a uma entrevista e tens de mostrar o que sabes.

O que eu estou a falar é diferente, até agora nunca me chamaram pra um entrevista sequer (relacionada com a função que pretendo, é claro)

Não é na entrevista que mostras que conheces a empresa e o cargo, é no CV e na carta de apresentação!

Um erro crasso é pensar que é na entrevista que se decide tudo!

Eu no CV tudo o que lá está é verdadeiro, mas tenho coisas embelezadas.
Uma delas foi a formação que devia ter tido se tivesse entrado para a empresa mais cedo, mas como tive uma semana a estuda-la, ela hj consta do CV e acredito que sei mais do que aqueles que realmente tiveram a formação ao vivo e a cores.

Eu no CV que tive de fazer, tinha a módica quantia de +/- 400 páginas, e para aí 100 eram de certificados e diplomas disto e aquilo. Como é que se consegue fazer um CV sem documentos a corroborá-lo.

Voltar
Superior