Faculdade,reprovações

Israel

New member
É normal reprovar-se no 1º ano de faculdade?
Eu acho que nunca estudei tanto e nunca tive notas tão más,só 8's e 9's, quase que me apetece deixar de estudar.

Sim, acontece.

Tal como acontece muitas vezes alunos que no Secundario eram bons alunos e chegados à faculdade, "diluem-se" no meio de todos os outros colegas e respectivas notas.

Pode-se dizer que sim...

É uma mudança de hábitos de estudo, entre outras coisas, que podem influenciar a prestação.

Comigo foi mais no 2º ano...

PS: Mas olha que isso pode ser um sinal que não "dás" para ess curso [;)]

Pode acontecer.

Talvez ainda não tenhas encontrado um método de estudo adequado ao ensino superior e, mais especificamente, ao teu curso.

Perfeitamente! Muita gente vem de secundários facilitados e depois não têm "estofo" para aguentar a universidade.

Tens que começar a aprender método de estudo! Vê como é que os teus colegas fazem.

É normal reprovar-se no 1º ano de faculdade?
Eu acho que nunca estudei tanto e nunca tive notas tão más,só 8's e 9's, quase que me apetece deixar de estudar.

Depende, há cursos muito exigentes e que geralmente tem taxas de reprovação elevadas porque as pessoas que vem do secundário não vem minimamente a contar com o choque que levam, outros cursos tem taxas de aprovação razoáveis e por isso sofrem menos desse problema.
Em engenharia (a área que conheço melhor) há muito boa gente que apanha um esticão logo no primeiro semestre, apanham com cadeiras de matemática e física para a qual não vem muito preparados e depois assustam-se.

Cumprimentos

Perfeitamente! Muita gente vem de secundários facilitados e depois não têm "estofo" para aguentar a universidade.

Tens que começar a aprender método de estudo! Vê como é que os teus colegas fazem.

Mas cuidado, o método que resulta para uns pode não funcionar com os outros... Vi muitos exemplos desses..... Até tive quem se chateasse comigo... tipo grande porco, de certeza que não é só isso que tu fazes.... Utilizei o teu método e olha a bela porcaria de nota que tive....

Eu não diria que é normal, mas antes que é "habitual".

A culpa não é dos alunos, a culpa é de quem, nas últimas décadas, andou a promover o facilitismo no ensino secundário. Os alunos não estão habituados a trabalhar e estudar a sério e depois é o que se vê...

Quanto a ti, não desesperes... volta à luta e procura novos métodos de estudo e trabalho. Tudo aquilo que fazias no secundário tem que ser repensado, principalmente a gestão do tempo...

É perfeitamente normal, até porque é uma diferença brutal entre o secundário e a faculdade(pelo menos para mim foi).
Tens de encontrar um método de estudo, quando dás a matéria nas aulas, chega a casa e revê, não deixes acumular[;)]

Estudo no isep, eng electro , epá as únicas cadeiras que consegui fazer foram fisica e programação, epá depois tenho mat1 8 labmat1 9 fundamentos da eng electro 9(em recurso e epoca normal tive sempre 9), epá é sempre a morrer na praia:sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh) só me apetece ir pa trolha.

Não sei se é normal ou não, quando entrei chumbei no primeiro ano mas por encarnar demais no "espírito" académico, a nivel de dificuldade penso que a maioria das cadeiras não acho extraordinariamente complicado, agora os primeiros anos tem muita teoria matematicas e fisicas e quem entra com dificuldades nessas materias tem a tarefa mais complicada porque é tudo dado com muita velocidade.

Mas não desmoralizes faz força que consegues.

Estudo no isep, eng electro , epá as únicas cadeiras que consegui fazer foram fisica e programação, epá depois tenho mat1 8 labmat1 9 fundamentos da eng electro 9(em recurso e epoca normal tive sempre 9), epá é sempre a morrer na praia:sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh) só me apetece ir pa trolha.

Falta te um bocadinho assim.

Mais um bocado e pões a cabeça de fora. Tem calma!

Isso eu também chumbo sempre com 9[:D]:sh)

Comigo passou igual, em eng sistemas e informatica... Nao se vem de todo preparado do secundario, e é um choque grande, nao sei se é o teu caso, o de estudar fora, ficar longe de casa, sem amigos, borgas em demasia...

O melhor é rever tudo isto, adaptar um metodo de estudo diferente, tirar duvidas com os prof. antes das frequencias, e quem sabe, estudar um pouco mais "para lá" porque pensas que já chega...

Para o ano há mais pelo que parece.Vou agora pedir para ver o meu recurso de electro, porque eu tenho lá umas notas esquesitas á brava, então em 6 escolhas multiplas em k cada certa vale 0,8 e cada errada desconta 0,4, tenho 3,2?Ou acerto 4 e falho 2 e tenho 2,8 ou acerto 5 e falho 1 e tenho 3,6 , os eng's a corrigir também me parece que cagam d'alto nisto.

Isto de estudar para aquecer[:vm)][:vm)][:vm)][:vm)]
Nem me apetece fazer nada no 2º semestre, para ter as mesmas notas.:(:(

A culpa não é dos alunos, a culpa é de quem, nas últimas décadas, andou a promover o facilitismo no ensino secundário. Os alunos não estão habituados a trabalhar e estudar a sério e depois é o que se vê...

Muito de acordo com isto...

Eu acho que se tivesse saído do secundário para a U, tinha tido muito mais dificuldades. Como andei a trabalhar uns anos pelo meio, vi o que queria, tinha uma experiência diferente, fiz o curso relativamente bem - ainda tenho colegas para o acabar...

Quanto às notas tens na maior parte matemáticas, eras bom aluno no secundário? Não sendo e num curso superior às vezes complica.

Muito de acordo com isto...

Eu acho que se tivesse saído do secundário para a U, tinha tido muito mais dificuldades. Como andei a trabalhar uns anos pelo meio, vi o que queria, tinha uma experiência diferente, fiz o curso relativamente bem - ainda tenho colegas para o acabar...

Quanto às notas tens na maior parte matemáticas, eras bom aluno no secundário? Não sendo e num curso superior às vezes complica.

Pah acabei com media de 14 o secundario, e tinha 15 a matematica.

deixa lá pah. eu entrei no técnico com média de 17 e o primeiro teste que fiz correu-me bem e tive 6... lol

electro é mesmo assim. os primeiros anos são smp os mais chatos... são as cadeiras de base que normalmente são mto secantes.. dps a meio do curso começas a fazer as opcionais, já tens mais controlo naquilo que podes escolher e fazer e já te orientas para o que gostas mais e as notas refletem logo isso...

em relação a metodos de estudo... o meu não serve de exemplo para ng.. eu estudava smp deitado, a ouvir musica (metallica por exemplo) e só lia.. sebentas, apontamentos das teoricas e a propria resolução das pratica...
raramente me punha a resolver exercicios... dps nao sabia fazer metade e ia nervoso para o exame... lol

nessas cadeiras do inicio do curso só tive notas de caca... eram uma seca, nao gostava disso e despachava tudo ao primeiro exame com 11/12/13 e nunca mais olhava para isso. dps com as opcionais já tive 16 a quase tudo...
entretanto já tirei o mestrado (ainda dos antigos) e agora toda a gente me pergunta pelo doutoramento, mas não tenho paciência para estar a bater com a cabeça na parede mais uns 4 anos seguidos...

Não sei se sou caso raro mas o meu caso foi ao contrario entrei com 12 em engenharia e licenciei-me com 17 valores no final. Tanto é que me deram logo trabalho na universidade e fazer o doutoramento.

O mais importante é que como podes ver existem varios caso, mas todos acham que existe uma diferença brutal entre sec. e universidade, tu ainda não te adaptaste!

Analisa este semestre que passou (pontos positivos e negativos) e esquece o pior deste semestre e GAZ a fundo no 2º semestre!!!

Voltar
Superior