AMGfan
Active member
Eu quando falo dos "cursos dificeis e faceis" não entro com a parte da capacidade de cada um.
Apenas falo da "exigência" que é exigida. E pelo que vi dos muitos colegas que tenho da faculdade, desde electro, civil e quimica a informação que sempre obti foi da "diferente" exigência de algumas cadeiras em cada curso. E em civil, eram os meus amigos os próprios a admitir isso. Principalmente nas cadeiras de análise matemática!
Um desses meus amigos que fez civil em 5 anos, esteve antes 2 anos em electro na feup e foi do pior para ele, fez cadeiras suficientes para 1 semestre.
Depois de mudar de curso para civil, limpou sempre as cadeiras com muito boas notas.
Será que ele era "mais capaz" depois?
Eu acho que existem muitos factores que influenciam a "capacidade" de cada um. Ele por exemplo sempre quis ir para civil, e como nao teve média entrou em electro, depois com os primeiros chumbos foi-se a baixo. Talvez a motivação que ganhou em civil o fez crescer nas suas "capacidades".
Talvez te sirva o meu exemplo para colocares em duvida alguns (pre)conceitos que possas ter...
Por um acidente que tive aquando da epoca de exames nacionais de acesso ao ensino superior só pude concorrer na 2ª fase na altura, onde para a universidade que apenas tinha a convicçao ser a melhor para mim, já não existiam vagas para o meu curso de eleição e que ia de encontro às minhas ambições e gosto pessoal: Eng. Civil. Em vez de ficar no secundario, preferi ainda assim ingressar logo no IST (sempre faria algumas cadeiras que me dessem equivalências no ano seguinte em Civil...). Pois bem, haviam 4 vagas para Eng. Informática e foi o que fiz, entrei. Fiz lá Análise I, II e Algebra enquanto que as restantes Análises III e IV já as fiz em civil, ...com o MESMO sucesso! Haviam diferenças sobretudo a quem ia aos testes (cada professor fazia os seus), mas nos exames eram cadeiras em que se juntavam todos os cursos e o nivel de dificuldade era exactamente o mesmo...
A diferença que existe entre electro/informatica e civil é ao nível do 1º e talvez 2º ano onde a exigência de trabalho é bastante diferente (Em informática, no ultimo mes do semestre, sabados e domingos eram todos meus no IST). A partir daí meu amigo...dá-lhe na análise de estruturas, mecânica de meios contínuos, estruturas especiais e fundações, metálicas e mistas...e depois vem cá contar...[
Só no 3ºano de Civil comecei a ter o mesmo ritmo de trabalho que o 1º ano de informática me havido exigido. Mas com gosto e motivação tudo se faz em 5 anos. Em outubro de 2008 discuti a tese e voilá...Já saltei fora!
Última edição: