Faculdade,reprovações

Acontece pá! Comigo foi semelhante, acabei o secundário com uma media tipo a tua, entrei num curso difícil numa faculdade difícil, foi um descalabro! Mas não desisti e até acabei o 1º ano com uma média de 12, consegui recuperar [;)]

Acontece pá! Comigo foi semelhante, acabei o secundário com uma media tipo a tua, entrei num curso difícil numa faculdade difícil, foi um descalabro! Mas não desisti e até acabei o 1º ano com uma média de 12, consegui recuperar [;)]

Mas eu já nem passar de ano posso! para o ano tenho mesmo de repetir.
Pah é aquela sensação de fracasso depois de estudar.Reprovações lá não faltam, mas é de gente k tiro notas mesmo baixissimas e tá-se a ***** para aquilo, agora reprovar com 9's[:vm)]:(

Eu ainda tava no plano pré-Bolonha, por isso foi com cadeiras anuais, agora é preciso estudar muito e conhecer bem o regulamento de avaliação da instituição [;)] normalmente os professores seguem o regulamento [:D]

eu chumbei no 1º ano e no 2ºano também! Fiz em 2 anos, mais ou menos 1 semestre!:sh)

O importante é não te deixares ir a baixo e não perder as esperanças.

PS: e não ligues a "tias" e "tios", que têm um filho/a da tua idade a estudar letras e que passam sempre com 15 no mínimo, e que te estão sempre a perguntar pelas cadeiras para dizeres que chumbaste e o/a deles passou e que é muito inteligente. Faz como eu, pensa [enquanto nao tiveres coragem para dizer] que tu no fim tens o ego em baixo, mas emprego na boa onde quiseres e ele/a tem o ego em cima e lugar em quase lado nenhum...[;)]

Pah é aquela sensação de fracasso depois de estudar.Reprovações lá não faltam, mas é de gente k tiro notas mesmo baixissimas e tá-se a ***** para aquilo, agora reprovar com 9's[:vm)]:(

Já chumbei muitas vezes com 9 no meu curso e o pior é saber que estudei tudo e o exame correu muita bem e depois chumbo:sh)
Mas já ouvi dizer que na minha faculdade nem olham para os testes, pegam no molho de testes e escolhem 30, esses passam, o resto chumba[8b]
Deve ser mais uma desculpa de quem chumbou[:D] Pelo menos quero acreditar que é isso.

bem vindo;)

é um mundo completamente diferente, se bem que, depende da instituição... Há algumas que são mais faceis que o secundário.

Bem eu no secundario tive na area das electrotecnias e vi logo que aquilo não é bem para toda a gente. Essas áreas de electrotecnias, engenharias mecânicas e coisas do género é necessario uma pessoa gostar mesmo daquilo para ter boas notas. Eu pelo menos falo por mim. Entrei com uma média razoavel na Univ (14) para Gestão de Empresas na Ualg. Acabei o curso em 5 anos a borrifar-me mesmo, podia te-lo acabado em 3 anos e meio se me dedicasse aquilo e se não tivessem mudado algumas coisas relativo a exames para finalistas, pois o ultimo ano não me pude inscrever por ter uma cadeira a mais que o permitido para a inscrição nessa fase.

Isto tambem depende muito o curso que escolhes e onde o fazes, não apenas do método de estudo. Na Ualg quando existia Macroeconomia na licenciatura, contava-se pelos dedos quem conseguia acabar a cadeira , um amigo meu que tá no ISEG e que é um estudante mediano tirou 18.

Pode ser normal, se o curso tiver daquele tipo de cadeiras logo no 1º ano em que são poucos os alunos que façam à primeira, como Analise Matemática e outras em que envolvem a Física.

E também depende dos professores...há cadeiras em que nenhum aluno passa e não se entende porquê, porque por muito má que seja a cadeira, há sempre aquele aluno que aguenta.

O semestre passado ninguém passou na 1ª Epoca de ECONOMIA, uma cadeira que não tem nada de especial! Ninguém em todos os cursos que foram a exame! E era fácil!

E depois até criam as turmas virtuais à 3ª vez que repetes a cadeira, à La EST, não sei se fizeram isto em mais nenhuma escola...nem os professores concordam com isto.

Mas não fizeste mesmo nenhuma cadeira?

Última edição:
eu ando [espero que só até final do mês] na FEUP em mecânica e já vi de tudo! Ja chumbei a várias cadeiras com 9.
Uma delas com 9.3 e é essa cadeira que me falta para terminar o curso. [espero passar agora em março na época de finalista]. Fui lá fazer o choradinho ao prof para ele me passar. Sabem o que ele me disse? "Estude mais um bocadinho no próximo ano, só faltam 2 décimas!" Nesse ano perdi a bolsa de estudos por não ter feito metade das cadeiras, apenas por uma. Nem isso serviu ao gaijo para me subir 2 décimas. É a vida! [;)]

PS: mas ja tive uma cadeira que com 8,9 subi para 9,7. É daquelas com correcções automáticas de exames! Magalhães rulles![;)]

Pode ser normal, se o curso tiver daquele tipo de cadeiras logo no 1º ano em que são poucos os alunos que façam à primeira, como Analise Matemática e outras em que envolvem a Física.

E também depende dos professores...há cadeiras em que nenhum aluno passa e não se entende porquê, porque por muito má que seja a cadeira, há sempre aquele aluno que aguenta.

O semestre passado ninguém passou na 1ª Epoca de ECONOMIA, uma cadeira que não tem nada de especial! Ninguém em todos os cursos que foram a exame! E era fácil!

E depois até criam as turmas virtuais à 3ª vez que repetes a cadeira, à La EST, não sei se fizeram isto em mais nenhuma escola...nem os professores concordam com isto.

Mas não fizeste mesmo nenhuma cadeira?

Fiz fisica e programação.Mas já reprovei,vou ver o que consigo fazer no 2º semestre.
Vou ver o exame se aquilo está bem corrigido, depois de fazer dois exames diferentes sobre a mesma coisa tirar das duas vezes 9 é obra.

Última edição:

És de Bolonha?

É que pelo menos aqui na EST, já não existe esse conceito de reprovação, é fazeres as cadeiras até acabares o curso. Desde que tenhas ECTS suficientes, podes ter cadeiras do ano seguinte.

eu chumbei no 1º ano e no 2ºano também! Fiz em 2 anos, mais ou menos 1 semestre!:sh)

O importante é não te deixares ir a baixo e não perder as esperanças.

PS: e não ligues a "tias" e "tios", que têm um filho/a da tua idade a estudar letras e que passam sempre com 15 no mínimo, e que te estão sempre a perguntar pelas cadeiras para dizeres que chumbaste e o/a deles passou e que é muito inteligente. Faz como eu, pensa [enquanto nao tiveres coragem para dizer] que tu no fim tens o ego em baixo, mas emprego na boa onde quiseres e ele/a tem o ego em cima e lugar em quase lado nenhum...[;)]

Basicamente é isso.

Por acaso exceptuando um primo que até é de engenharias e já é formado com oferta de emprego lá fora, tudo o resto é só cursos desses.

Sim há, mas em 6 pude-me inscrever em 5,pah se eu no 2º semestre faço cadeiras que tem por base os fundamentos da electrotecnia é estúpido, porque eu sei aquilo, simplesmente não sei como fui desencantar dois 9's.

claro que um tipo que sabe para 9,2 é quase igual a outro que sabe para 9,5.
Mas na minha opinião a existência de precedências faz todo o sentido, porque um tipo que no meu caso, não consegue passar a mecânica 1 não faz sentido andar a inscrever-se a mecânica 2 e 3.
Na minha opinião é o melhor que deve existir para acabar com as tangas de deixar para trás que depois faz-se! [falo por mim próprio:sh)]

És de Bolonha?

É que pelo menos aqui na EST, já não existe esse conceito de reprovação, é fazeres as cadeiras até acabares o curso. Desde que tenhas ECTS suficientes, podes ter cadeiras do ano seguinte.

Ainda bem que falas nisso que eu tenho de ir à secretaria da minha escola informar-me melhor sobre isso.
Eu tou no 2º ano e tenho 60 créditos (total das cadeiras que tenho este ano) mas acho que o limite de inscrição é de 100 créditos, logo eu posso inscrever-me a cadeiras do 3º até encher os 100 créditos, certo?

Basicamente é isso.

Por acaso exceptuando um primo que até é de engenharias e já é formado com oferta de emprego lá fora, tudo o resto é só cursos desses.

acredita que eu sei bem o que isso é, com a minha prima [da minha idade] que desde o 5º ano nunca tirou positiva a matemática e eu mantive sempre o low profile para os pais dela não lhe darem na cabeça. Ela tirou o curso de professora de inglês eu fui para engªmeânica e estes 8 anos da minha vida têm sido muito tortuosos para o meu espírito, por causa de perguntas e de bocas foleiras em relação ao curso.
No final do meu curso, como já tenho sitio para ir trabalhar e tudo, já sei que foi "sorte", nunca ninguém se vai lembrar dos 8 anos e meio de sofrimento, dor, lágrimas e sangue que tive que ultrapassar!
Mas não se preocupem que eu mantenho o meu "nível" e não desço ao dos outros...[;)]

São raros os alunos que na passagem do secundário para o ensino superior não sentem as diferenças e que tal não reflecte nas suas notas.

No secundário tive médias altas (17/18) e quando entrei para a faculdade andei durante algum tempo a bater com a cabeça nas paredes. Estava habituado a ter sempre boas notas e de um momento para o outro ficava-me por 13/14 misturado com um 10 ou 11 e um 15 ou 16. Isto nos dois primeiros anos de faculdade.

Depois surgem as cadeiras mais interessantes, por vezes uma maior valorização da nota sem ser por testes e também uma maior adaptação às exigências e melhores métodos de estudo. Nessa altura as minha notas mais baixas eram 14/15 e tirava com "relativa" facilidade 16/17 e alguns 18's.

Serve isto para exemplificar que é perfeitamente normal que te sintas um pouco desnorteado com os teus resultados. Sempre ouvi dizer que nos cursos de Fisica's, Matemáticas e Engenharias, a chacina é grande.

Tens que ter disciplina de estudo e ao mesmo tempo alguma leveza de espirito. É como andar na corda, equilibrio acima de tudo.

Nem uma grande média é garantia de um grande futuro, nem uma média baixa é sinónimo de não passares da cepa torta. [;)]

acredita que eu sei bem o que isso é, com a minha prima [da minha idade] que desde o 5º ano nunca tirou positiva a matemática e eu mantive sempre o low profile para os pais dela não lhe darem na cabeça. Ela tirou o curso de professora de inglês eu fui para engªmeânica e estes 8 anos da minha vida têm sido muito tortuosos para o meu espírito, por causa de perguntas e de bocas foleiras em relação ao curso.
No final do meu curso, como já tenho sitio para ir trabalhar e tudo, já sei que foi "sorte", nunca ninguém se vai lembrar dos 8 anos e meio de sofrimento, dor, lágrimas e sangue que tive que ultrapassar!
Mas não se preocupem que eu mantenho o meu "nível" e não desço ao dos outros...[;)]

Pois...tenho uma prima que vai fazer 23 anos, o curso dela é de Bolonha, segundo os pais os estudos correm bem, se ela acabar este ano já sei que vou ouvir...porque ela acabou o curso na idade certa,bla bla (ela por acaso tal com eu ainda ficou um ano a repetir a matemática do 12º, e não foi logo pra faculdade, por isso se acabar com a idade certa foi por causa de Bolonha mesmo). E de nada vai valer argumentar que o curso dela, que é qualquer coisa esquisita que nem sei o nome, não irá dar nada.

E se formos a ver, se há quem passe logo nas engenharias, nenhuma desculpa serve.

Voltar
Superior