Faculdade,reprovações

Chama-se Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

As notas publicadas na pauta são sagradas e inquestionáveis. Os exames, depois de entregues nunca mais ninguém os vê, desaparecem num limbo. [:D]

Isto já para não falar na gestão por decretos de uma única pessoa, mas isso são outras histórias. [:p]

As notas serem sagradas e inquestionáveis, não sei.

Sei que o ano passado assisti às notas de um exame de 2ª fase serem publicadas TRÊS VEZES, com subida de 1 valor em cada em todas as notas.

E quem se lixou é quem se tinha safado bem na 1ª :sh)

Mas depois de se assistir a uma pessoa a passar com 14 a Anatomia Normal depois de dizer numa oral que a carótida interna passava no foramen magnum, já se acredita em tudo [:p]

Ainda bem que falas nisso que eu tenho de ir à secretaria da minha escola informar-me melhor sobre isso.
Eu tou no 2º ano e tenho 60 créditos (total das cadeiras que tenho este ano) mas acho que o limite de inscrição é de 100 créditos, logo eu posso inscrever-me a cadeiras do 3º até encher os 100 créditos, certo?

Pelo menos na minha, o limite é 30 ECTS, até ai pode-se por isso na tua deve ser a mesma coisa.

Só se pode inscrever a mais se se for finalista.

A cadeira que me falta não é MEcânica das Estruturas 1, essa tive 14 [;)]. Mas é uma muito simples que eu conto apenas se prometerem não gozar muito.[:D]

Em relação aos empregos eu falei em engª mecânica. Eu, dos meus colegas e conhecidos, apenas 2 ou 3 pessoas é que não arranjaram emprego em menos de 3 meses, e foi porque ou são selectos [um deles não quis um salário de 900€ porque isso é o que o pai lhe dava de mesada-sim é verdade mesmo] ou porque foram de férias até meio de setembro e só depois começaram à procura.
Se num sitio melhor ou noutro pior, se numa empresa gigante, ou numa mais pequena, todos tiveram lugar. Mas acreditem que passaram pelo pior das vidas deles para acabar o curso...

Estou a ver que esse curso não é para meninos... :sh) O que interessa é que já estás colocado, agora é capitalizar as rugas que ganhaste para fazer o curso. [;)] (Já agora, que estás dentro disso, qual é o salário médio para 1º emprego em Eng. Mec. na FEUP?)

O melhor mesmo, como já disseram, é ter isto sempre bem presente na "moleirinha":

Porsche-Cayman-S-010.jpg

Se bem que definitivamente, não sou um grande exemplo... [:D] [:blush:]

[:D] [:D]

Isso é mentira. Tenho amigos com cursos de Informática de Gestão e Sistemas Informáticos que não tiveram assim tantas facilidades em arranjar emprego... E tenho amigos com cursos de Psicologia, Comunicação Social, etc, que arranjaram emprego e ficaram no sítio onde estagiaram. Generalizações é que não. [;)]

Hoje em dia ninguém tem mais emprego do que outro. E isso é assunto já mais que discutido neste fórum.

Assino por baixo.

Falava-se tanto que na ESCE estudava-se para o desemprego mas parece que mal saem de lá começam logo a trabalhar e vejo pgente que sai da EST e espera não sei quando tempo.

Estou a ver que esse curso não é para meninos... :sh) O que interessa é que já estás colocado, agora é capitalizar as rugas que ganhaste para fazer o curso. [;)] (Já agora, que estás dentro disso, qual é o salário médio para 1º emprego em Eng. Mec. na FEUP?)

O melhor mesmo, como já disseram, é ter isto sempre bem presente na "moleirinha":

Porsche-Cayman-S-010.jpg

Se bem que definitivamente, não sou um grande exemplo... [:D] [:blush:]

o normal é começar com estágio profissional [sacar guito ao estado] e aí ganhas 800€ durante 9 meses, vai ser o meu caso. Depois é acertado esse valor ao teu real valor. Chegar aos 2500€ a 3000€ em 5 anos é muito comum![;)]

o normal é começar com estágio profissional [sacar guito ao estado] e aí ganhas 800€ durante 9 meses, vai ser o meu caso. Depois é acertado esse valor ao teu real valor. Chegar aos 2500€ a 3000€ em 5 anos é muito comum![;)]

Eu também escolhi eng electro a pensar na empregabilidade também.
Mas isto é cada cadeira,hoje na fac toda a gente me dizia que ninguém faz isto em 5 anos, pa ter calma e para estudar mais no 2º semestre.

Se é normal? É.

Comigo foi algo do género. No primeiro ano estudei bastante mas fiz poucas cadeiras e chumbei.

Estudava muito, mas não estudava bem e perdia muito tempo a estudar coisas desnecessárias. E sempre que acabava um exame não sabia bem se tinha passado ou chumbado.

Assim que percebi isso, corrigi a minha forma de estudar.

A correcção deu logo resultados e cheguei a conseguir fazer cadeiras sem pôr o pé nas aulas e a estudar apenas 3 dias para elas.

Mas mais importante que isso, no fim do exame sabia (quase sempre) se tinha passado ou chumbado.

É uma questão de adaptação, de perceberes o que estás a fazer errado e de veres o que funciona para ti.

eu chumbei no 1º ano e no 2ºano também! Fiz em 2 anos, mais ou menos 1 semestre!:sh)

O importante é não te deixares ir a baixo e não perder as esperanças.

PS: e não ligues a "tias" e "tios", que têm um filho/a da tua idade a estudar letras e que passam sempre com 15 no mínimo, e que te estão sempre a perguntar pelas cadeiras para dizeres que chumbaste e o/a deles passou e que é muito inteligente. Faz como eu, pensa [enquanto nao tiveres coragem para dizer] que tu no fim tens o ego em baixo, mas emprego na boa onde quiseres e ele/a tem o ego em cima e lugar em quase lado nenhum...[;)]

É mesmo isso...

É muito normal chumbares no ensino superior, porque ainda não sabes o que é preciso para uma cadeira e as primeiras, são as mais dificeis, depois, é sempre a encher chouriços...

E quanto ao P.S., isso é verdade... além disso, nessas faculdades e nesses cursos, toda a gente tira notas altíssimas, lá ninguém tem a noção do que o que é o ensino superior, a começar pelos profs... no curso duma amiga minha, os alunos queixaram-se porque a uma disciplina, as notas estavam muito baixas, mesmo havendo poucos ou nenhuns reprovados... enfim...

a mais baixas, eram de 14... fosga-se, aqui na feup, tb em electro, há disciplinas que 14 são das notas mais altas, que só um ou dois conseguem...

Depois é engraçado para arranjar emprego, geralmente é com cunhas, e/ou a ser explorados... e num dia que o patrão decida mandar alguém para a rua, então estão f*didos para o resto da vida xD

Eu também escolhi eng electro a pensar na empregabilidade também.
Mas isto é cada cadeira,hoje na fac toda a gente me dizia que ninguém faz isto em 5 anos, pa ter calma e para estudar mais no 2º semestre.

Deste lado da linha do metro, é igual... não te preocupes... [;)]

Estuda melhor para o segundo semestre... vê como os tipos que estudam tanto ou menos que tu fizeram e passaram, e aprende com eles...

Eu cá, e mais muita gente, costumamos fazer exames dos anos anteriores na época de exames...

Deste lado da linha do metro, é igual... não te preocupes... [;)]

Estuda melhor para o segundo semestre... vê como os tipos que estudam tanto ou menos que tu fizeram e passaram, e aprende com eles...

Eu cá, e mais muita gente, costumamos fazer exames dos anos anteriores na época de exames...

Aí na feup em electro, também há disto?É um mar geral estou a ver[8b][8b]

A única coisa que posso fazer agora é tentar fazer as cadeiras do 2º semestre, não há mais nada que possa fazer :( E para o ano há mais!

Última edição:

A única coisa que posso fazer agora é tentar fazer as cadeiras do 2º semestre, não há mais nada que possa fazer :( E para o ano há mais!

Pensa assim:
"A taxa de exigência de um curso de engª é directamente proporcional à taxa de emprego para quem termina"

Na FEUP, e penso que seja assim em todos, nos cursos mais dificeis [mecânica, electro, informática] é dificil encontrar desempregados. Em Química, civil, minas é mais dificil encontrar emprego.
Mas isso é a lei da oferta e da procura. Porque quanto mais oferta existir menor será o preço e melhor é para quem procura[o empregador].

Eu fiquei no 2º ano outra vez:sh) e sei que para o ano devo ficar outra vez no 2º:sh)[8b]no semestre passado, em 4 cadeiras decidi apostar forte em 2 e deixar as outras 2, resultado a estas 2 chumbei nos trabalhos tive de ir a recurso, passei a uma e a outra(Visual Basic) o exame correu-me espectacularmente bem e tive 7.
Agora no 2º semestre tenho mais 8 cadeiras e vou tentar limpar o máximo possível:(

Pensa assim:
"A taxa de exigência de um curso de engª é directamente proporcional à taxa de emprego para quem termina"

Na FEUP, e penso que seja assim em todos, nos cursos mais dificeis [mecânica, electro, informática] é dificil encontrar desempregados. Em Química, civil, minas é mais dificil encontrar emprego.
Mas isso é a lei da oferta e da procura. Porque quanto mais oferta existir menor será o preço e melhor é para quem procura[o empregador].

Em química, civil, minas, etc. não são mais nem menos exigente que os outros cursos, penso, podem é ter disciplinas mais ou menos difíceis... não há nada a fazer...

Civil, por exemplo, o curso mantém-se igual, mas recentemente está mais estagnada para emprego pela crise no sector, e pelo excesso de engenheiros civis no activo, quando entrei (2005/06), Civil era um curso com a procura tão boa como electro (por exemplo), e a média de entrada era mais alta que electro, hoje, já não é assim...

Em química, civil, minas, etc. não são mais nem menos exigente que os outros cursos, penso, podem é ter disciplinas mais ou menos difíceis... não há nada a fazer...

Civil, por exemplo, o curso mantém-se igual, mas recentemente está mais estagnada para emprego pela crise no sector, e pelo excesso de engenheiros civis no activo, quando entrei (2005/06), Civil era um curso com a procura tão boa como electro (por exemplo), e a média de entrada era mais alta que electro, hoje, já não é assim...

são exigentes também, mas a % de alunos que passa a tudo é muito maior! Existem imensas cadeiras que passam alunos com 8 e 8,5 [principalmente em química] e aquelas cadeiras crónicas como em mecânica existem, lá são diminutas.

Civil devido à quantidade de alunos que tinha era conhecido [segundo dois amigos meus que já o tiraram] como sendo um curso cheio de "rivalidades internas" entre os alunos por melhores médias e depois terem os melhores lugares. Se é verdade ou não, não sei...

Sei que em 2001 [acho eu] mandaram-me um mail com um estudo qualquer, onde mostrava que engª mecânica da feup era o 2º curso mais exigente do país, atrás de matemáticas aplicadas em lisboa!
Eu acredito mesmo que sim![;)]

são exigentes também, mas a % de alunos que passa a tudo é muito maior! Existem imensas cadeiras que passam alunos com 8 e 8,5 [principalmente em química] e aquelas cadeiras crónicas como em mecânica existem, lá são diminutas.

Civil devido à quantidade de alunos que tinha era conhecido [segundo dois amigos meus que já o tiraram] como sendo um curso cheio de "rivalidades internas" entre os alunos por melhores médias e depois terem os melhores lugares. Se é verdade ou não, não sei...

Sei que em 2001 [acho eu] mandaram-me um mail com um estudo qualquer, onde mostrava que engª mecânica da feup era o 2º curso mais exigente do país, atrás de matemáticas aplicadas em lisboa!

Hey, não sabia que se passava essa rebaldaria a química... mas... é mesmo muito mau para eles! [8b] e para nós até um certo ponto... [8b][8b][8b]

Quanto a isso de rivalidades internas a civil, temos pena... é um câncro para qualquer curso isso e muito difícil de resolver...

Electro não me queixo, nem vejo ninguém a queixar-se, é claro que o povo quer ter boas notas, e ter melhor que os amigos, como é normal, mas nunca os prejudicar... além disso, o pessoal está é preocupado em passar, que já é bem bom [:D]

Eu fiquei no 2º ano outra vez:sh) e sei que para o ano devo ficar outra vez no 2º:sh)[8b]no semestre passado, em 4 cadeiras decidi apostar forte em 2 e deixar as outras 2, resultado a estas 2 chumbei nos trabalhos tive de ir a recurso, passei a uma e a outra(Visual Basic) o exame correu-me espectacularmente bem e tive 7.
Agora no 2º semestre tenho mais 8 cadeiras e vou tentar limpar o máximo possível:(

Pareces eu lol, o 1º teste que fiz fiquei mesmo satisfeito era po 15, tirei 8[8b][8b] fui ver a correção, era sempre a cortar aquilo.
Eu também já vou ter de repetir e vou, agora no 2º semestre a ver se faço o nº máximo de cadeiras.

Hoje de manhã mandei mail ao eng pa ver quando podia ir ver a correção do exame, agora de tarde recebo um mail, enganaram-se em dois valores no meu exame.A cadeira mais complicada e com mais créditos do 1º ano, que marrei á brava, até andava doente,mas afinal eu sempre sabia lol [kiss][kiss][kiss][kiss]
Ainda não reprovei afinal.

Hoje de manhã mandei mail ao eng pa ver quando podia ir ver a correção do exame, agora de tarde recebo um mail, enganaram-se em dois valores no meu exame.A cadeira mais complicada e com mais créditos do 1º ano, que marrei á brava, até andava doente,mas afinal eu sempre sabia lol [kiss][kiss][kiss][kiss]
Ainda não reprovei afinal.

não ganhaste para o susto...[:D][:D][:p] mas acabou por tdo se resolver [;)]

Acho difícil ter noção de qual é o curso mais complicado. Há sempre tendência a comparar as engenharias mas tirando os 2 primeiros anos elas são diferentes e a exigência depende obviamente do aluno. Há pessoal que não aguenta os 2 primeiros anos do curso porque enfim... as matemáticas são um bocadinho nojentas... mas depois aparecem as cadeiras realmente interessantes e nessas já se recupera. Mas cada curso tem a sua dificuldade. Eu ando em civil e o pior para mim é a variedade de cadeiras que existem, sobretudo pelo facto de muitas delas estarem relativamente pouco relacionadas.

Voltar
Superior