Faculdade,reprovações

Acho difícil ter noção de qual é o curso mais complicado. Há sempre tendência a comparar as engenharias mas tirando os 2 primeiros anos elas são diferentes e a exigência depende obviamente do aluno. Há pessoal que não aguenta os 2 primeiros anos do curso porque enfim... as matemáticas são um bocadinho nojentas... mas depois aparecem as cadeiras realmente interessantes e nessas já se recupera. Mas cada curso tem a sua dificuldade. Eu ando em civil e o pior para mim é a variedade de cadeiras que existem, sobretudo pelo facto de muitas delas estarem relativamente pouco relacionadas.

Isso dizes tu de Civil, o q dirias de Biomédica [:p]

Há muito quem defenda q o ganho está na diversidade, pq depois acabarás (eventualmente, ou c/grande grau de certeza) por ter q te especializar...

Bem, eu entrei em informática no IST este ano.

Ora bem, fiz uma cadeira (teoria da computação).

Mas pode ser que me safe no segundo.

Acho difícil ter noção de qual é o curso mais complicado. Há sempre tendência a comparar as engenharias mas tirando os 2 primeiros anos elas são diferentes e a exigência depende obviamente do aluno. Há pessoal que não aguenta os 2 primeiros anos do curso porque enfim... as matemáticas são um bocadinho nojentas... mas depois aparecem as cadeiras realmente interessantes e nessas já se recupera. Mas cada curso tem a sua dificuldade. Eu ando em civil e o pior para mim é a variedade de cadeiras que existem, sobretudo pelo facto de muitas delas estarem relativamente pouco relacionadas.

eu falei do estudo que li. Os seus principios devem ter um fundamento, mas eu não me lembro agora qual foi.

Do que eu vi dos meus 2 amigos que tiraram civil na FEUP à 2 anos e do que eu vi deles, aquele curso é para meninos![;)]

Eu só comecei a dar-me bem na faculdade qd comecei a entrar no esquema. Cheguei à conclusão que não interessa muito perceber a matéria. Interessa saber fazer exames.

Desiludi-me bastante ao estudar com afinco a determinadas cadeiras por excelentes livros e reprovar porque falatva-me a experiência em exames.

Experiencia em exames é conhecer a psicologia do professor, o método como ele faz os exames, eventualmente o livro de onde tira as questões, a lógica preverssa que está na mente do professor. Mais ainda, o tipo de letra que o professor aprecia, se gosta de palha ou não ( alguns gostam inflizmente) etc...

eu falei do estudo que li. Os seus principios devem ter um fundamento, mas eu não me lembro agora qual foi.

Do que eu vi dos meus 2 amigos que tiraram civil na FEUP à 2 anos e do que eu vi deles, aquele curso é para meninos![;)]

Eu até posso admitir que outros cursos sejam mais complicados, principalmente por não ter contacto directo com outros cursos, mas digo sem a menor das dúvidas que civil é um curso bem complicado. Não é certamente um "curso para meninos"... e eu fico bem f*dido quando me dizem isso... principalmente pelo trabalho que tenho tido. Mas há que ter em atenção que há quem rotule cursos de "fáceis" por ser relativamente fácil passar às cadeiras. Há no entanto quem estude para fazer algo mais que passar e acho que nesse caso a dificuldade é outra.

Também é preciso ter em conta as especialidades escolhidas, principalmente no curso de civil. Há as fáceis e há as difíceis.

Isso dizes tu de Civil, o q dirias de Biomédica [:p]

Há muito quem defenda q o ganho está na diversidade, pq depois acabarás (eventualmente, ou c/grande grau de certeza) por ter q te especializar...

Sim, eu não me queixei da diversidade. Acho que a diversidade é algo muito bom, principalmente pelo facto de fornecer bases para eventuais carreiras alternativas.

Hoje de manhã mandei mail ao eng pa ver quando podia ir ver a correção do exame, agora de tarde recebo um mail, enganaram-se em dois valores no meu exame.A cadeira mais complicada e com mais créditos do 1º ano, que marrei á brava, até andava doente,mas afinal eu sempre sabia lol [kiss][kiss][kiss][kiss]
Ainda não reprovei afinal.
Antes de mais, parabéns por teres passado a esta cadeira.

Mas o que me levou a comentar é esta porcaria de se enganarem REDONDAMENTE na correcção dos exames![8b]

Eu imagino a quantidade de pessoas que se calhar podiam tirar 10, em vez de 9, ou 15, em vez de 13, por exemplo! E, se com negativas, os estudantes ainda costumam ver o exame, os que passam muitas vezes podem ser prejudicados pela incomeptência dos professores! E isso irrita-me![:vm)]

Bem, já desabafei, agora vou dormir.[:D]

Opá, civil, não sei.

Mas não há hipótese de os tipos serem inteligentes/bons alunos?

Pelos vistos por aqui também há a máxima de "ai o meu curso é que é difícil".. [:D]

Deixem-se de ser queixinhas e metam-se mas é a trabalhar a sério.. É o melhor conselho que alguém vos pode dar. Quando acabarem o curso vão ver que não são nenhuns super heróis por terem acabado uma engenharia e vão ter à mesma de continuar a trabalhar cada vez mais forte porque cada vez a exigência vai ser maior..

Pelos vistos por aqui também há a máxima de "ai o meu curso é que é difícil".. [:D]

Deixem-se de ser queixinhas e metam-se mas é a trabalhar a sério.. É o melhor conselho que alguém vos pode dar. Quando acabarem o curso vão ver que não são nenhuns super heróis por terem acabado uma engenharia e vão ter à mesma de continuar a trabalhar cada vez mais forte porque cada vez a exigência vai ser maior..

Eles todos iguais não devem ser, deve haver uns cursos mais complicaditos que outros.
Eu estou em eng electro e bem vejo o que estudo e as notas não são nada demais, e tenho uma amiga em desporto no 3º ano que diz que nunca estudou a sério para aquilo e tira sempre acima de 14(e não é sobredotada[:)][:)][:)])

Eles todos iguais não devem ser, deve haver uns cursos mais complicaditos que outros.
Eu estou em eng electro e bem vejo o que estudo e as notas não são nada demais, e tenho uma amiga em desporto no 3º ano que diz que nunca estudou a sério para aquilo e tira sempre acima de 14(e não é sobredotada[:)][:)][:)])

E fisicamente?... [br:)][br:)]

[:p]

Continuas a olhar para o lado. O caminho dos outros pouco te devia interessar..

Eu para fazer um trabalho em Visual Basic passei 1 semana na escola a chegar lá às 8h e sair por volta das 3h e tirei 9, fui a exame de recurso, tirei 7[8b]:sh)
E houve quem não percebesse a ponta de um corno daquilo e se safasse por causa de um elemento do grupo que sabia tudo.

Eu para fazer um trabalho em Visual Basic passei 1 semana na escola a chegar lá às 8h e sair por volta das 3h e tirei 9, fui a exame de recurso, tirei 7[8b]:sh)
E houve quem não percebesse a ponta de um corno daquilo e se safasse por causa de um elemento do grupo que sabia tudo.

Isso é que me deixa doente, estudar e um gajo achar que sabe e que se esforçou e chumbar[8b][8b][8b]
Chumbar porque andou na borga e não quis saber é uma coisa, agora depois de estudar.:(:(

Eu bem que andei também uma semana só a resolver circutos e sistemas digiais, pa chegar lá e reprovar, fiquei logo doente,vá lá que passado 3 dias o eng. viu que havia engano na soma das cotações em 2 valores.
Mas foi a pior sensação que já tive até hoje.Nunca pensei ficar assim por causa de notas.

Continuas a olhar para o lado. O caminho dos outros pouco te devia interessar..

Mas tás tu a falar com os amigos, a falar de faculdade e tal,eu digo que tirei 10 a uma cadeira de electro muito f***da,e dizem-te assim " ah és mesmo fraco, a minha pior nota é para aí um 12 ou 13".
Daí é que se fala em alguns cursos serem mais dificeis que outros,porque há gente que não sabe dar valor á dificuldade.Quase que nos chamam burros.
E quem anda em eng sabe que aquilo não é fácil.

É normal reprovar-se no 1º ano de faculdade?
Eu acho que nunca estudei tanto e nunca tive notas tão más,só 8's e 9's, quase que me apetece deixar de estudar.

Se é normal? Conheço inúmeros casos mas se faz disso uma normalidade ou naturalidade, diria que não...

Eu acabei o meu curso universitário com a mesma média com que entrei para ele...Tudo assenta no trabalho e esforço da pessoa e na preparação que trazes do ensino secundário que no meu caso foi bastante árdua mas que veio a ter os seus frutos mais tarde como vaticinavam...

Opá, civil, não sei.

Mas não há hipótese de os tipos serem inteligentes/bons alunos?

Eu quando falo dos "cursos dificeis e faceis" não entro com a parte da capacidade de cada um.
Apenas falo da "exigência" que é exigida. E pelo que vi dos muitos colegas que tenho da faculdade, desde electro, civil e quimica a informação que sempre obti foi da "diferente" exigência de algumas cadeiras em cada curso. E em civil, eram os meus amigos os próprios a admitir isso. Principalmente nas cadeiras de análise matemática!

Um desses meus amigos que fez civil em 5 anos, esteve antes 2 anos em electro na feup e foi do pior para ele, fez cadeiras suficientes para 1 semestre.
Depois de mudar de curso para civil, limpou sempre as cadeiras com muito boas notas.
Será que ele era "mais capaz" depois?
Eu acho que existem muitos factores que influenciam a "capacidade" de cada um. Ele por exemplo sempre quis ir para civil, e como nao teve média entrou em electro, depois com os primeiros chumbos foi-se a baixo. Talvez a motivação que ganhou em civil o fez crescer nas suas "capacidades".

Mas tás tu a falar com os amigos, a falar de faculdade e tal,eu digo que tirei 10 a uma cadeira de electro muito f***da,e dizem-te assim " ah és mesmo fraco, a minha pior nota é para aí um 12 ou 13".
Daí é que se fala em alguns cursos serem mais dificeis que outros,porque há gente que não sabe dar valor á dificuldade.Quase que nos chamam burros.
E quem anda em eng sabe que aquilo não é fácil.

Eu queria lá saber o que os outros dizem ou pensam.. Eu estava no meu curso e fazia o melhor que podia. Não estava preocupado se era mais fácil ou mais difícil que os outros. Até porque um curso fácil para mim até poderia ser difícil. Cada um tem as suas capacidades e o que para um é fácil para outro pode ser difícil.

Voltar
Superior