F1 - 2014

Foi há 12 anos, lembram-se?

10314648_10152344181892060_581821800985189584_n.jpg

Foi há 12 anos, lembram-se?

E bem. Melhor que muitos americanos que estiveram no recinto, com certeza. [:D]

Este ano ficou marcado essencialmente por aquele que para mim é o momento menos bom do Schumi na sua carreira da F1, porventura também aquele em que teve menos culpa (olhando aos mais polémicos pelo menos).

Ele não precisava disso para nada, foi uma época de supremacia absoluta dele e da equipa. Nesse ano acabou por ajudar muito o companheiro de equipa na segunda metade, onde por vezes transpareceu que estava a tentar apagar a imagem que ficou na Áustria. A Ferrari fez várias dobradinhas arrasando a concorrência.

Hoje acontece exactamente o mesmo, "multi 21", "alonso is faster than you", "watch the fuel", etc, etc, só que as vítimas não esperam pela linha de meta para deixar passar.

Era bem melhor a F1 nestes anos, pelo menos a nível de carros e de pilotagem:

São os motores V10 aqueles que me deixam mais saudades.

Este ano ficou marcado essencialmente por aquele que para mim é o momento menos bom do Schumi na sua carreira da F1, porventura também aquele em que teve menos culpa (olhando aos mais polémicos pelo menos).

Ele não precisava disso para nada, foi uma época de supremacia absoluta dele e da equipa. Nesse ano acabou por ajudar muito o companheiro de equipa na segunda metade, onde por vezes transpareceu que estava a tentar apagar a imagem que ficou na Áustria. A Ferrari fez várias dobradinhas arrasando a concorrência.

Hoje acontece exactamente o mesmo, "multi 21", "alonso is faster than you", "watch the fuel", etc, etc, só que as vítimas não esperam pela linha de meta para deixar passar.

Estava a olhar para a foto que o JFernandes postou e a pensar "porra, o raio do Ferrari era lindo!" e ainda me vens falar do motor... Eu qualquer dia sou excomungado daqui porque metade dos meus posts são a queixar-se do som dos motores mas que é que hei-de fazer? De vez em quando lá caio na asneira de ver uns vídeos dessa altura e tenho que vir para aqui lamuriar.

É uma época que me deixa saudades. Apesar do domínio da Ferrari que tornou algumas épocas demasiado previsíveis, foi uma época de todo em termos de F1. Tínhamos motores de 800/900cv, condução no limite, guerras de pneus (podia encarecer as corridas mas as lutas Michelin vs Bridgestone eram quase tão interessantes de seguir como as restantes. Bem mais interessante do que saber se o pneu chega ao fim da corrida), motores que estouravam, caixas que partiam...

Enfim, sou um saudosista incorrigível. Venha mas é Suzuka que cá estarei para ver os meus aspiradores favoritos.

Bem-vindo ao clube. 18 000+ rpm, it's insane!! [:D][:cool:]

Pode ser só impressão (aparente) mas até na dinâmica em pista estes carros pareciam bem mais especiais que os actuais.

Aos 00:20, parece fácil e ainda foi buscar a pole. Por isso é que me rio quando comparam o Schumi com outros pilotos da actualidade. Quem assistiu à F1 entre 1998 e 2004 viu este piloto ter momentos só ao nível de um extra-terrestre.

Para mim o ruido numa máquina vale muito...sejam ralis seja F1...é fantástico ouvir os motores a gritar livremente...mas esta modernidade é tão chata.....

Basta ver a Formula E....

"In recent month more teams have bid defiance to Ferrari to try and lure away Fernando Alonso, arguably the best driver on the grid. A team’s spokesperson confirmed to F1technical.net that Ferrari’s sole goal is to pay maximum attention to the car’s development and refuse to waste any time in getting involved in the round of rumours."

Ferrari on Alonso: team interest is highest priority - F1technical.net

Espero bem que não alimentem os rumores, senão é que a SF vai ser a nova Williams da F1...

É impressionante como o som dos motores tolda o pensamento das pessoas.

"ah faz quanto mais barulho faz a curvar, mais rápido é..."!

[:D]

Cada vez me surpreendo mais com alguns posts neste tópico, ou não. :(

Mas qual barulho? O som destes V10 sendo de longe (mas por larga margem) mais bonito que os actuais, era só uma parte do carro. Estes carros eram mesmo mais rápidos que os actuais, com ou sem barulho. E em alguns circuitos eram mais rápidos na ordem dos segundos.

Quase me vêm as lágrimas aos olhos ao ouvir esse carro... Acho que 10 anos (2004-2014) marcam a diferença abismal do que era uma F1 entregue à paixão pura pelas corridas e uma F1 que vive uma era de... treta tecnológica...

Percebo perfeitamente que digam que nada dura para sempre e tudo isto é a evolução, mas se isto é a evolução eu preferia "desevoluir". Voltar ao tempo em que um puto de 16 anos não conseguiria conduzir um F1, simplesmente porque a condução desses carros era algo só ao alcance dos melhores.

Mas isso sou eu, que apesar de novo sou um amante do "old-school" da F1. Se hoje sou completamente viciado em F1 foi por ter acompanhado o que considero o melhor piloto de todos os tempos, conduzir esse carro do vídeo, provando que a F1 não era para qualquer um.

Possivelmente se começasse a ver F1 hoje nem sequer ganharia interesse na modalidade...

Pode ser só impressão (aparente) mas até na dinâmica em pista estes carros pareciam bem mais especiais que os actuais.

Aos 00:20, parece fácil e ainda foi buscar a pole. Por isso é que me rio quando comparam o Schumi com outros pilotos da actualidade. Quem assistiu à F1 entre 1998 e 2004 viu este piloto ter momentos só ao nível de um extra-terrestre.

Se fosse hoje não teria ficado com a pole... Saiu fora dos limites da pista na curva 1.

É impressionante como o som dos motores tolda o pensamento das pessoas.

"ah faz quanto mais barulho faz a curvar, mais rápido é..."!

[:D]

Cada vez me surpreendo mais com alguns posts neste tópico, ou não. :(

Mas qual barulho? O som destes V10 sendo de longe (mas por larga margem) mais bonito que os actuais, era só uma parte do carro. Estes carros eram mesmo mais rápidos que os actuais, com ou sem barulho. E em alguns circuitos eram mais rápidos na ordem dos segundos.

Era a p*ta da loucura! Atingiram-se números absolutamente loucos.

Quanto a tempos, pegando num circuito que se mantém mais ou menos inalterado desde então e onde as condições atmosféricas eram semelhantes temos os seguintes tempos:

em 2004 Barrichello fez a volta mais rápida da corrida com 1:21:046;

em 2014 Hamilton fez a volta mais rápida com 1:28:004;

Quase 7 segundos de diferença! Isso em termos de Fórmula 1 dá aproximadamente duas décadas por volta. Nas 53 voltas da corrida dá mais de 6 minutos de diferença. O vencedor absoluto desta corrida em 2014 teria levado quase 5 voltas de avanço. Já que estamos a brincar com números, os Minardi qualificaram-se com tempos na casa do 1:24.

Por isso, não me venham dizer que é só som. Estes Fórmula 1 estão muito mais lentos do que já foram.

Voltar
Superior