Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Era a p*ta da loucura! Atingiram-se números absolutamente loucos.
Quanto a tempos, pegando num circuito que se mantém mais ou menos inalterado desde então e onde as condições atmosféricas eram semelhantes temos os seguintes tempos:
em 2004 Barrichello fez a volta mais rápida da corrida com 1:21:046;
em 2014 Hamilton fez a volta mais rápida com 1:28:004;
Quase 7 segundos de diferença! Isso em termos de Fórmula 1 dá aproximadamente duas décadas por volta. Nas 53 voltas da corrida dá mais de 6 minutos de diferença. O vencedor absoluto desta corrida em 2014 teria levado quase 5 voltas de avanço. Já que estamos a brincar com números, os Minardi qualificaram-se com tempos na casa do 1:24.
Por isso, não me venham dizer que é só som. Estes Fórmula 1 estão muito mais lentos do que já foram.
2004 nunca pode ser dado como exemplo de comparação por um motivo simples, 2004 foi o ano em que mais potência se atingiram nos motores e os carros corriam praticamente com a carga aerodinâmica média e máxima em todos os circuitos colocando a segurança em risco, caso existisse algum problema em curva o risco de embate violento seria muito grande daí terem começado a fazer alterações às regras.
Se olharem com atenção, vão ver que a maioria dos records dos circuitos foram feitos em 2004...
O pessoal quer tudo e o seu contrário ao mesmo tempo
Carros rápidos, ultrapassagens e nada de ajudas eletrónicas.
Ora para termos carros rápidos e guiáveis precisamos das ajudas.. mas não queremos ajudas!
Para termos ultrapassagens precisamos de pouco apoio aerodinâmico.. mas queremos carros rápidos e que se batam records!
Em 2004:
- Todos os carros tinham controlo de tracção.
- Uma carga aerodinamica grande, o que fazia com que praticamente não existissem ultrapassagens em pista.
- As corridas eram uma seca [8b]
O pessoal quer tudo e o seu contrário ao mesmo tempo
Carros rápidos, ultrapassagens e nada de ajudas eletrónicas.
Ora para termos carros rápidos e guiáveis precisamos das ajudas.. mas não queremos ajudas!
Para termos ultrapassagens precisamos de pouco apoio aerodinâmico.. mas queremos carros rápidos e que se batam records!
Em 2004:
- Todos os carros tinham controlo de tracção.
- Uma carga aerodinamica grande, o que fazia com que praticamente não existissem ultrapassagens em pista.
- As corridas eram uma seca [8b]
Eu nem queria ir pelas ajudas electrónicas, mas sim, era demasiado exagerado, os pilotos nessa época pareciam jogadores de videojogos a correr com as "ajudas" todas, controlo de tracção, caixa de velocidades completamente automática, etc.
2004 nunca pode ser dado como exemplo de comparação por um motivo simples, 2004 foi o ano em que mais potência se atingiram nos motores e os carros corriam praticamente com a carga aerodinâmica média e máxima em todos os circuitos colocando a segurança em risco, caso existisse algum problema em curva o risco de embate violento seria muito grande daí terem começado a fazer alterações às regras.
Se olharem com atenção, vão ver que a maioria dos records dos circuitos foram feitos em 2004...
Mas estás a comparar com que ano? É que nos anos 80 os motores até tinham cerca de 1000 cv (era turbo), atingindo até bem mais que isso em qualificação, aquilo era a loucura para manter um monolugar em pista.
Às vezes fazes-me lembrar um user que já andou por cá. Não quero com isto dizer nada claro. []
Ainda vamos ver alguém a dizer que os carros actuais são bem mais interessantes que os de 2002-2004. Mas eu sou nostálgico e teimoso:
F1 Monaco 2005 Qualifying - Alonso Vs Raikkonen - YouTube
E para mim isto era outro nível.
A coisa boa é que daqui a 15 anos vai haver muita gente a dizer que em 2014 é que era bom.
Honda Worldwide | Formula 1 Power Unit Guide
É impressão minha, ou a Honda não aprendeu com a Mercedes?!
As turbinas do escape e ar parecem estar juntas, apesar de estarem arranjadas de uma forma mais limpa e um bocado mais separada do que Renault e Ferrari.
Vamos ver como se comportam para o ano (ou já este ano nos últimos testes).
No site tem lá uma frase pequenina a cinza...
"* This diagram does not represent Honda’s actual power unit."
Tal como a Mercedes que nunca mostrou o motor real em qualquer tipo de fotos oficiais.
Este carro é lindo [br]
Permanecer na Ferrari começava a roçar a estupidez.