F1 - 2014

5108209600_982a4e91f4_z.jpg

Era a p*ta da loucura! Atingiram-se números absolutamente loucos.

Quanto a tempos, pegando num circuito que se mantém mais ou menos inalterado desde então e onde as condições atmosféricas eram semelhantes temos os seguintes tempos:

em 2004 Barrichello fez a volta mais rápida da corrida com 1:21:046;

em 2014 Hamilton fez a volta mais rápida com 1:28:004;

Quase 7 segundos de diferença! Isso em termos de Fórmula 1 dá aproximadamente duas décadas por volta. Nas 53 voltas da corrida dá mais de 6 minutos de diferença. O vencedor absoluto desta corrida em 2014 teria levado quase 5 voltas de avanço. Já que estamos a brincar com números, os Minardi qualificaram-se com tempos na casa do 1:24.

Por isso, não me venham dizer que é só som. Estes Fórmula 1 estão muito mais lentos do que já foram.

2004 nunca pode ser dado como exemplo de comparação por um motivo simples, 2004 foi o ano em que mais potência se atingiram nos motores e os carros corriam praticamente com a carga aerodinâmica média e máxima em todos os circuitos colocando a segurança em risco, caso existisse algum problema em curva o risco de embate violento seria muito grande daí terem começado a fazer alterações às regras.

Se olharem com atenção, vão ver que a maioria dos records dos circuitos foram feitos em 2004...

2004 nunca pode ser dado como exemplo de comparação por um motivo simples, 2004 foi o ano em que mais potência se atingiram nos motores e os carros corriam praticamente com a carga aerodinâmica média e máxima em todos os circuitos colocando a segurança em risco, caso existisse algum problema em curva o risco de embate violento seria muito grande daí terem começado a fazer alterações às regras.

Se olharem com atenção, vão ver que a maioria dos records dos circuitos foram feitos em 2004...

O pessoal quer tudo e o seu contrário ao mesmo tempo :)
Carros rápidos, ultrapassagens e nada de ajudas eletrónicas.

Ora para termos carros rápidos e guiáveis precisamos das ajudas.. mas não queremos ajudas! :confused:
Para termos ultrapassagens precisamos de pouco apoio aerodinâmico.. mas queremos carros rápidos e que se batam records! :confused:

Em 2004:
- Todos os carros tinham controlo de tracção.
- Uma carga aerodinamica grande, o que fazia com que praticamente não existissem ultrapassagens em pista.
- As corridas eram uma seca [8b]

Ora para termos carros rápidos e guiáveis precisamos das ajudas.. mas não queremos ajudas! :confused:
Para termos ultrapassagens precisamos de pouco apoio aerodinâmico.. mas queremos carros rápidos e que se batam records! :confused:

Em 2004:
- Uma carga aerodinamica grande, o que fazia com que praticamente não existissem ultrapassagens em pista.

Eu nem queria ir pelas ajudas electrónicas, mas sim, era demasiado exagerado, os pilotos nessa época pareciam jogadores de videojogos a correr com as "ajudas" todas, controlo de tracção, caixa de velocidades completamente automática, etc.

Em 2004:

Como se hoje em dia as ultrapassagens tivessem alguma coisa a ver com a aerodinâmica base dos carros. A sorte é que há uma asa que abre e fecha, sorte ou azar já nem sei.

E por falar em aerodinâmica, os carros eram também incomparavelmente mais bonitos que os actuais.

Eu nem queria ir pelas ajudas electrónicas, mas sim, era demasiado exagerado, os pilotos nessa época pareciam jogadores de videojogos a correr com as "ajudas" todas, controlo de tracção, caixa de velocidades completamente automática, etc.

Às vezes fazes-me lembrar um user que já andou por cá. Não quero com isto dizer nada claro. [;)]

Ainda vamos ver alguém a dizer que os carros actuais são bem mais interessantes que os de 2002-2004. Mas eu sou nostálgico e teimoso:

F1 Monaco 2005 Qualifying - Alonso Vs Raikkonen - YouTube

E para mim isto era outro nível.

A coisa boa é que daqui a 15 anos vai haver muita gente a dizer que em 2014 é que era bom.

Mas estás a comparar com que ano? É que nos anos 80 os motores até tinham cerca de 1000 cv (era turbo), atingindo até bem mais que isso em qualificação, aquilo era a loucura para manter um monolugar em pista.

Mas estás a comparar com que ano? É que nos anos 80 os motores até tinham cerca de 1000 cv (era turbo), atingindo até bem mais que isso em qualificação, aquilo era a loucura para manter um monolugar em pista.

Tinham potência mas não tinham carga aerodinâmica para curvar como em 2004, repito, 2004 foi o ano de todos os records em voltas de qualificação por alguma razão.

Às vezes fazes-me lembrar um user que já andou por cá. Não quero com isto dizer nada claro. [;)]

Ainda vamos ver alguém a dizer que os carros actuais são bem mais interessantes que os de 2002-2004. Mas eu sou nostálgico e teimoso:

F1 Monaco 2005 Qualifying - Alonso Vs Raikkonen - YouTube

E para mim isto era outro nível.

A coisa boa é que daqui a 15 anos vai haver muita gente a dizer que em 2014 é que era bom.

Nem precisavas ter escrito isso![:D]

Se agora existisse o clima económica da era dos V10 e V12 haviam muito mais equipas competitivas e certamente tornariam o espectáculo mais interessante, o problema é que actualmente só existem 3 ou 4 equipas com dinheiro para competir a sério e sem dinheiro não há competitividade.

Honda Worldwide | Formula 1 Power Unit Guide

É impressão minha, ou a Honda não aprendeu com a Mercedes?!
As turbinas do escape e ar parecem estar juntas, apesar de estarem arranjadas de uma forma mais limpa e um bocado mais separada do que Renault e Ferrari.
Vamos ver como se comportam para o ano (ou já este ano nos últimos testes).

No site tem lá uma frase pequenina a cinza...

"* This diagram does not represent Honda’s actual power unit."

Tal como a Mercedes que nunca mostrou o motor real em qualquer tipo de fotos oficiais.

No site tem lá uma frase pequenina a cinza...

"* This diagram does not represent Honda’s actual power unit."

Tal como a Mercedes que nunca mostrou o motor real em qualquer tipo de fotos oficiais.

"Supostamente" a imagem é a do motor e na imagem pode-se ver que não seguiram, pelo menos à letra, o conceito da Mercedes, é claro que a versão final poderá ser diferente ou então podem estar a esconder o jogo.

Permanecer na Ferrari começava a roçar a estupidez.

Isso poderá ser bastante correto, como extremamente errado. Já que a ser verdade que ele se mude para a McLaren em 2015, ninguém sabe o nível de competitividade que aquele carro lhe irá oferecer. Não esquecer que este ano a equipa tem o melhor motor dos 3 da F1 e nem sequer consegue chegar-se aos da frente.

De qualquer forma, foi sensacional ver o melhor da era pós-Schumacher representar a marca mais mágica da modalidade. Com ou sem títulos, muitos fãs da Ferrari sempre viram nele o grande motivo para seguirem a equipa, pois com ele o espetáculo sempre foi garantido

Voltar
Superior