Só é permitido ultrapassar depois de passar na linha da meta e essa regra é universal para todos os campeonatos. É como no procedimento das partidas lançadas.
Formula One 2010: Brawn defends Schumacher's overtake of Alonso at the Monaco GP - YouTube
Como já disseram eu não percebo nada disto.
E até já foi há algum tempo mas se bem me lembro a discussão da época não era bem sobre isso:
1 - Nesse ano penso que essa regra mudou, os pilotos passaram poder ultrapassar logo a seguir à linha de safety-car.
Schumacher penalised for overtaking Alonso - GPUpdate.net
BBC Sport - F1 - Michael Schumacher penalised for late-race pass
2 - No entanto também há uma regra que diz que se a corrida terminar com o safety car em pista, então não será permitida qualquer ultrapassagem até ao final, recebendo os pilotos a normal bandeira axadrezada.
3 - Pelo que a grande discussão foi se é aceitável dizer-se que a corrida acabou com o SC ou não. E na verdade não fazia sentido nenhum a corrida disputar-se num espaço de poucos metros mas tal como explica o R Brawn, a direcção de corrida deu a entender claramente que a corrida ia prosseguir dessa forma.
Para além disso mostrou bandeiras verdes. Acho que na altura ficou claro que a polémica tinha razão de ser, porque o Schumi dentro do carro só tinha instruções (repetidas) que o SC ia sair de pista e depois ao ver bandeiras verdes.. Claro, fez o que lhe competia.
E não foi só o Schumacher a ser "enganado" por esta situação.
Mas isto nem é o cerne da questão porque ele acabou por ser ilibado hoje. Com esta lembrança só quis mostrar que os comissários metem muitos pregos e que quando isso mexe com pilotos como o Alonso ainda pior.
E o Damon Hill que foi steward no Monaco e que do qual se diss ser o grande responsável pelos 20s dados ao Schumi até é um dos meus pilotos favoritos, um piloto que devia ser modelo para muitos "wannabes" que ali andam. [

]
-----------------------------------------------------------------------------------------
Mais importante que tudo isto é destacar aquilo que temos visto na F1 este ano. Mesmo que conseguido de forma artificial, está a ser emotivo.