Eu ainda sou do tempo...

Eu ainda sou do tempo em que ia para os bailes ouvir hits como "Time bandits" ou "Portuguesa bonita" de palito na boca, bigode por cortar assim como as "suiças", azeite no cabelo pra servir de gel ou brilhantina (o pior era quando suava), de casal boss engatar moças pra dançar e "roçar" toda a noite, e ainda ia averiguar o gado quando chegava a casa (às vezes a pé por falta de gasolina na burra)

Já lá vai já...

Eu sou do tempo em que surgiram as novas revistas Auto Hoje e Auto Motor, e ja nessa altura eu comprava sobretudo a L'automobile ( cara comó raio )

Desde que me lembro.. vi aparecerem os primeiros Fiat Uno, Panda; Opel Corsa, nas tardes que passava à janela a ver os carros da minha rua, então uns 2000 kms mais acima daqui..

citação:Originalmente colocada por bg2

Aínda há aqui quem seja do tempo em que se faziam corridas em Vila Real...
...do tempo em que devido aos embargos estava-se 2 ou mais anos à espera do carro
...do tempo em que música no carro só radio (era impensável o conceito de rádio vinil LOL)
...do tempo em que a formula 1 passava por Portugal
...das cores garridas dos carros dos anos 70

cumprimentos

Opá.... a minha avó tinha casa ao lado das boxes!!!

corridas de carros e motos. Grandes momentos.

Os treinos, o fechar e abrir do circuito.

que saudades!

citação:Originalmente colocada por LM

Eu ainda sou do tempo em que o meu primeiro carro foi um Rover com 2000cc e não havia problemas com o preço da gasolina, era a 0.03€ o litro.

Era a cilindrada mais baixa da Rover naquela altura, a seguir era um motor V8 e 2600cc e depois saltava para os 3500.

O meu pai teve um. Um 2000 TC, amarelo, com a roda atrás em cima da mala.
Um maquinão!

Eu sou do tempo de andar de BMW...1602!!!

Sou do tempo em que haviam uns 3 carros na minha rua, e nem era asfaltada...Agora são em média 3...por casa...

Sou do tempo de não haver A5 e masrginal era o que havia!

Sou do tempo de acordar de manhâ e ouvir o Senna a treinar no autodromo e do ir ver a treinar como se mais nadafosse...

Sou do tempo do Rallie de Portugal ser em Sintra...

Sou do que uma viagem para o algarve podia ser um infrno e uma ida ao "norte", era uma viagem interminável...´

Sou do tempo de que meter o "carro no comboio" valia a pena!!

Sou do tempo...do tempo, que infelizmente, não volta mais...

Eu sou do tempo em que as pessoas se respeitavam umas às outras, e diza-se bom dia e a havia resposta, pois hoje em dia diz-se bom dia as pessoas olham desconfiadas

:):):):):)
Este sim...

Sou do tempo:

- em que se andava a 160 nas AE e não eramos ultrapassados por nenhum
- em que com meia dúzia de anitos ia fazer umas grandes manobras na direcção de um Fiat 127 (tal não era a folga da direcção [:p])
- em que cheguei a ver corridas em Vila Real (alguém falou nisso e lembrei-me)
- dos táxis Datsun
- da AE começar nos Carvalhos até ao Porto.
- de ir no banco de trás a acenar adeus aos condutores.
- do meu pai comprar pneus recauchutados [xx(][xx(]
- da gasolina normal
- dos BM's 1602 / 2002 serem de gente fina
- dos Mercedes serem inacessíveis
- dos carburadores duplos
- de se pegar os carros de empurrão
- da tracção traseira
- dos Simcas :):)
- dos autocarros Leyland (o que me fui lembrar)
- dos Diesel serem traineiras
- dos Autocarros Volvo da Carris
- da ponte 25 de Abril de 2 faixas em cada sentido

De preços não me lembro de nada porque não era eu que pagava. [:p][:p]
Agora sei-os de cor....

citação:Originalmente colocada por monicamelo

Este sim...

Sou do tempo:

- em que com meia dúzia de anitos ia fazer umas grandes manobras na direcção de um Fiat 127 (tal não era a folga da direcção [:p])
- dos táxis Datsun
- da gasolina normal
- da tracção traseira

Agora sei-os de cor....

:(:(:( Epah fui "promovido"[}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

Quando vim morar para Queluz só havia a saudosa estrada de Sintra que à imagem do IC19 tb estava sempre entupida. Para fugir a ela tinhamos q ir por Algês e depois pela serra de carnaxide ou então iamos direitos à pontinha, brandoa, amadora e queluz

Também és do tempo das operações de stop ali junto ao palácio de queluz nessa estrada? :D

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Este sim...

Sou do tempo:

- dos táxis Datsun
- da gasolina normal
- da tracção traseira

Agora sei-os de cor....

Ah pois é... [:p][:p][:p]

Entretanto lembrei mais:

- das cassestes e dos "cartuchos?!"
- dos rádios Sharp analógicos
- dos carros pequenos, tipo R5, serem carros familiares.
- das R4, das Dyane das Peugeot 504
- de ir até Vila Real pelas curvas do Marão [B)]
- de ir para à praia numa Ford Transit do infantário, "tudo ao molho e fé em Deus"
- de ir de férias e o meu pai sempre a ouvir uma música de um albúm Baltimore (?!) [8][8][8] traumático [xx(][xx(]
- de se dar boleia às pessoas

Grandes memórias me foram despertar :)

Já vi que anda por aí muito pessoal do "meu tempo" lololol

Como desde puto o meu pai sempre trabalhou numa marca automóvel lembro-me de muitas coisas deste sector, por exemplo:

- Gasolina normal, e que era usada mesmo
- Gasolina a menos de 100paus. A pouco mais de 100paus já metia eu quando já tinha a carta
- Diesel era combustível de trabalho, sujo e mal cheiroso (ops...ainda é lolol)
- VWs 1303 eram o último grito (mais conhecidos como carochas)
- Tinhamos um Opel 1604 S que era uma máquina, com abrandadores, sem ajudas electrónicas...aliás a única electrónica era um auto-rádio de cartuchos (sim...os belos dos cartuchos!!!) que mais tarde foi substituído por uma maravilha da técnica que era um com leitor de cassetes
- O meu pai ia trazendo os últimos gritos que a GM ia lançando. Lembro-me de ter andado num Senator que era um luxo, com vidros electricos, AC!!! e conta-rotações no inicio dos anos 80!!!
- Lembro-me de ir para a escola na camioneta da escola em Leylands
- Lembro-me de uns primos terem uma máquina infernal que era um Fiat 131 Mirafiori
- De amigos da familia terem o supra-sumo que eram os BMW's 2002 Turbo
- De AE conhecer o que ia entre o estádio nacional, e a A1 até ao carregado
- De o meu pai ir todos os dias para o emprego pela bela da marginal (sem traço continuo no meio e em que se podia ultrapassar pelas faixas contrárias, lembro-me da marginal ser um perigo e dos acidentes que familiares perderem lá a vida, de os meus pais inclusivé terem lá acidentes) e das corridas que lá se faziam...mas do pouco tempo que se levava até Lisboa por ela, agora nem com A5
- De ter uma marcação constante no calendário: Rally de Portugal...ir de madrugada com o farnel para os troços da Peninha e Lagoa Azul, ver os verdadeiros pilotos de sempre (agora é mais projectos de informática sobre rodas)
- De não haver F1 no Estoril (e mais tarde da alegria que foi ver em 1984 o seu aparecimento), mas iamos sempre às romarias que eram as corridas de turismos. De adorar uma coisa chamada 635CSI!!! Do M1 futurista!!!
- Dos pilotos tugas como o PQP (Pedro Queiroz Pereira), dos irmãos Melo Breyner. Dos pilotos estranjeiros como Walter Rohl, Hannu Mikola, Marku Alen (o meu idolo no seu belo Lancia 037 -> o melhor carro de Rallys para mim), do desgraçado Henry Toivonen.
- Na F1 do reaparecimento do Lauda, do nascimento de uma estrela chamada Senna em Portugal em que num diluvio em 1985 deu mais de 1 volta a todos num Lotus da John Player Special (de conhecer tudo e todos no autódromo - o meu irmão era comissário de pista - e ir ver as corridas para o Paddock), do Prost nos Renault turbo, etc.

Bem vou parar por aqui ;)

GNR-BT com Peugeot 309 SR, carros da instrução eram uns Golf I a diesel com dois volantes, idas a Lisboa pela N1, não havia IPO's

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Este sim...

Sou do tempo:

- dos táxis Datsun
- da gasolina normal
- da tracção traseira

Agora sei-os de cor....

Ah pois é... [:p][:p][:p]

Entretanto lembrei mais:

- das cassestes e dos "cartuchos?!"
- dos rádios Sharp analógicos
- dos carros pequenos, tipo R5, serem carros familiares.
- das R4, das Dyane das Peugeot 504
- de ir até Vila Real pelas curvas do Marão [B)]
- de ir para à praia numa Ford Transit do infantário, "tudo ao molho e fé em Deus"
- de ir de férias e o meu pai sempre a ouvir uma música de um albúm Baltimore (?!) [8][8][8] traumático [xx(][xx(]
- de se dar boleia às pessoas

A outra opçao para quem vinha de sul era ir por Viseu e Régua... que tb nao tinha menos curvas.

eram viagens para durar o dia todo, portanto havia sempre tempo para parar pelo menos uma vez num dos milhoes de restaurantes de beira de estrada (geralmente na N-1) muito bem frequentados por camionistas. Onde comia sempre um bitoque... ou entao leitao assado.

Quando o carro avariava era a **** da loucura mas arranjava-se sempre maneira de seguir viagem.

Essa de andar à boleia era outra, diziam-nos que era perigoso e tal mas mesmo assim ainda andei uma vez ou outra. Tinha primos que até já conheciam pessoas que davam boleia habitualmente!! [}:)]

citação:Originalmente colocada por jbranco

Eu sou do tempo de Sintra ser o fim do Rally de Portugal.

O fim já não me lembro...acho eu [8)]

Quando ia os troços de Sintra eram os 1ºs do Rally, depois das verificações técnicas no Pavilhão do Dramático em Cascais (outra bela recordação [:I] )

Lembro-me, e ainda conheço muitas terras, pelos nomes dos troços (sim, sempre fui fanático pelos Rallys a sério...muito mais do que desportos de pista como F1) como Figueiró dos Vinhos, Vila de Rei, Arganil, etc.

"- dos carros pequenos, tipo R5, serem carros familiares."

E com as suspensões completamente em baixo por causa do peso da saca de batatas que se trazia da "terra"... E a tentarem ultrapassar em EN com os carros totalmente sobrecarregados.

Mais tarde veio a moda dos carros tipo pequeno familiar "por exemplo fiat tipo" com motores 1100cc.

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Quando ia os troços de Sintra eram os 1ºs do Rally, depois das verificações técnicas no Pavilhão do Dramático em Cascais (outra bela recordação [:I] )
Já foi demolido. :(

citação:Originalmente colocada por jbranco

citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

Já foi demolido. :(

Pois foi, lembro-me do Concerto dos Pearl Jam no Dramático e dos bilhetes a 3 contos e quinhentos porque armaram guerra aberta contra a ticketline.

Sou do tempo em que a cada quilometro de estrada se veria sempre ou uma Dyane ou um FIAT 127 ou um Mini.

As carrinhas do padeiro e do merceeiro eram quase sempre Sherpas.

Em que a PSP conduzia Peugeot 404 e 204 a gazoil...

A chauffage dos carros era fraca e nas viagens a Tras-os-Montes levavamos uns cobertores nao fosse a ventoinha avariar ou o carro dar o peido...

Tempos em que ainda era barato comer o arroz de tomate no Manjar do Marques nas viagens Porto-Lisboa.

Os Minis tinham quase todos um volante do tamanho de um CD e pneus a sair das cavas da roda.

As Dyanes carregavam tudo, iam para todo o lado e tinham na bagageira uma placa a dizer Dyane Nazare e um barco tipico dessa regiao desenhado.

Os Datsun 1200, 120Y e Corolla 1200 eram carros muito caros no mercado de usados, quando os havia.

Em que se reparavam paines enferrujados com varios centimetros de massa e se enchiam os buracos das embaladeiras com sacos plasticos e rede para galinheiro.

Muitos carros tinham colado no tablier o Sao Cristovao e as fotos da familia com os dizeres -Lembra-te de nos- ou -Deus te Guie- as vezes... era contra um poste.

As manetes das velocidades eram enfeitadas com umas maçanetas em plastico transparente e figurinhas dentro tipo conchas ou com a Nossa Senhora e havia imensos carros com galhardetes de clubes de futebol pendurados no espelho retrovisor.

Os carros com grelhas e para-choques cromados eram pintados a preto para parecerem mais modernos.

O isqueiro no tablier era um luxo.

Quando havia um acidente o barulho nao era seco como hoje em dia mas sim igual a bater com força a tampa de um contentor de lixo e os carros ficavam com as rodas presas mas andavam na mesma.

Havia quem escondesse caramelos, presuntos, ananas em lata, carne etc no carro quando iam a Espanha e eram apanhados pela Guardia Civil frequentemente... eram os tempos do contrabando.

E ha muito mais...

Bons tempos! [:X]

P.S. E bom topico tambem!

Eram tambem os tempos em que a RTP fechava a emissao depois do jantar e os desenhos animados eram apresentados por o Vasco Granja, sempre a intelectualizar e a dizer que... estes desenhos animados sao da... Polonia!...(agora moro nesse pais e os mesmos desenhos animados que via ha mais de 20 anos ainda passam aqui!)

O Sumol ainda era a unica gasosa disponivel em todo o lado naquelas garrafas verdes

Voltar
Superior