Estilos & Traços

E falas do Astra GTC, se calhar o carro mais barroco dos que está ai (sem contar com o novo passat e a sua grelha...)

citação:Originalmente colocada por ARDav

citação:Originalmente colocada por Irreligious

Carros que me agradam estéticamente?

Bastantes, mas na actualidade torna-se difícil escolher um punhado de bons exemplos. Compreendo a opinião do crash.

Assim por segmentos, olho para o segmento A e não vejo nada que me agrade, excepção ao Twingo, com quase 14 anos de mercado! 14 anos depois ainda ninguém conseguiu melhor conceito.

No segmento B abundam os inchados wannabe de pequenos familiares. O Swift parece-me uma lufada de ar fresco O Gpunto tou a começar a achar enjoativo, o 207 é um retrocesso face ao 206, o Polo está barroco, como toda a gama VW. A Cuprização da gama ibiza resulta pra uns meses mas depois... venha outro, de preferencia com o nível estético dos bons velhos 6k2.

Segmento C... Golf balofo e descaracterizado nas versões normais, e este é que mandava no segmento. Astra GTC com o seu interesse, Megane II que fez o seu trabalho lindamente, 307 inchado, italianos bonitos nas versões de 3p, e série 1 desproporcionado... Sobram C4 e Civic, os que mais me agradam, tudo o resto é anónimo. O A3 é de um campeonato á parte, esteticamente faz o papel que sempre foi do Golf.

No D anda tudo com a paranoia de querer ser premium. ninguém faz nada para defender a sua identidade. Mais uma vez a VW anda completamete barroca. Gosto do saab 9-3 e do S60.

A partir daqui há mais carros interessantes, porque as marcas não abdicam da sua identidade numa paranoia wannabe nunca antes vista...

primeiro queixas-te da falta de identidade, depois da identidade excessiva! não há balanço, não é?

Identidade excessiva? Ser wannabe de premium é perder identidade!

O que eu Gosto:
Linha dos vidros bem alta (Chrysler 300C)
Linhas limpas e também retas com vincos bem destacados.
Exemplo: Fiat Stilo
stilo-flex-3g.jpg

Passa uma imagem agressiva e espostiva

Também gosto de laterais arredondadas:
Exemplo: Hyundai Santa Fé
22268c71348672d98d10110b1807491f.jpg

Desde que tenha linha dos vidros alta, fica muito bom pois torna o carro um elegante e esportivo.

O que não gosto:
Linha dos vidros baixa [xx(]
Exemplo: Peugeot 207
d7df8470103836b06acf741ab4f883e5.jpg

Acho que isso mata o carro, pois passa a impressão que ele é frágil e também acaba envelhecendo muito rápido.

A questão do preto dá pano para mangas.
IMHO o preto é de facto a melhor cor para os carros feios, pois disfarça tudo.

Quem me dera que o meu carro fosse vermelho ou branco, como não é paciência...

já que falamos de estilo e traços, penso que é justo referir-se penso eu, a lufada de ar fresco e que tão bem soube que a Lexus deu no premium:

1.jpg

há bastante tempo que não surgia um carro neste segmento se é que alguma vez o houve com traçado tão desportivo e não tão executivo...[^]

citação:Originalmente colocada por eser

Chewbacca, disseste uma coisa que tou sempre a dizer e que nao disse no meu post

Os carros com muito pormenores, sao muito giros hoje em dia, mas deem-lhes 15 anos e ai vao ver que sao muito mais feios que os outros.
É uma questao de moda...

15 não diria, mas 5 ou 10 vá lá. Um bom exemplo é o golf, k sempre se manteve actual. O golf IV ainda hoje é relativamente agradável de ver, ao contrário de astras e 306...
A última geração talvez tenha falhado um pouco nisso, principalmente na frente. Já cansa aquela grelha...

Quanto ao preto, definitivamente é aquela cor que fica bem em todos os carros, daí ser a mais vendida com maioria absoluta. Mas também é a cor k esconde os detalhes e, quando são importantes, torna o carro anónimo! Por exemplo no novo astra tapa aqueles vincos muito importantes e no 207 deixa de se notar a grelha, k é a "cara" do carro!

Para mim este carro representa um óptimo exemplo de um design intemporal:

mo21ac.jpg

Factores a notar:

- Baixo, largo e curto.
- Rodas nas extremidades da carroçaria
- Faróis baixos e compridos ajudam a dar um aspecto ainda mais largo ao carro
- Tejadilho a descer para traseira e vidros laterais traseiros dão a ideia de movimento mesmo com o carro parado
- Traseira cortada com spoiler integrado

Concordo em geral com isto excepto duas coisinhas.

Carros que me agradam estéticamente?

Bastantes, mas na actualidade torna-se difícil escolher um punhado de bons exemplos. Compreendo a opinião do crash.

Astra GTC com o seu interesse, Megane II que fez o seu trabalho lindamente.

Tanto o astra como o mégane são carros k, ao início, são muito giros e inovadores. Mas fazem isso à custa de muita complicação estética. E como há imensos cá, já se torna cansativo! Então GTCs pretos é demais! Parece k ninguém tem personalidade pra escolher diferente, senão o modelo, ao menos a cor! Acho k, para mim, seria um entrave a comprar um.

citação:No D anda tudo com a paranoia de querer ser premium. ninguém faz nada para defender a sua identidade. Mais uma vez a VW anda completamete barroca. Gosto do saab 9-3 e do S60.

Não acho nada k o passat seja barroco! Até tem umas linhas puras e simples, como sempre e, enquanto não sairem modelos mais novos de outras marcas, é o mais bonito dos não-executivos!
vwpassat.jpg

vw-passat-2005-2.JPG

vw-passat-2005-3.JPG

Toda a gente stressa imenso com a grelha, mas é um elemento inovador, distintivo e, quando se olha para o carro todo, não é assim tão espampanante!

O 306 e golf IV acho-os um exemplo de como se piora esteticamente de uma geração para a seguinte. Aquelas versões XS das ultimas series eram lindissimas. O Golf IV tinha todos os elementos "golf" que o identificam desde 1974. Golf V e 307? Balofos, altos, inchados...

Para mim, o passat tem imensos pormenores de mau gosto, numa linha completamente banal. A meu ver estraga o carro
Nao gosto da "lagrima" nos farois da frente e de tras.
Nao gosto DA grelha central
Nao gosto do pilar C
Nao gosto da linha entre os Farois da frente e a grelha quando se olha da lateral (ai se percebe que a frente foi martelada...)

Em relaçao ao civic, é de facto um exemplo muito bom, devido à falta de adereços esteticos do carro

O exemplo do Civic 1992-1995 é gritante. Simples, lindissimo a espelhar os valores que o cliente Civic pretende. Nunca mais saiu um Civic q o fizesse tão bem... Este último retoma essa filosofia. Gosto imenso da sua extravagancia.

honda-civic-s3b.jpg

Olhem me para esta traseira.

Desde os farois salientes, aos escapes, é tudo uma diarreia estetica...

Este ultimo vai envelhecer muit, mas mesmo muito mal...entao aquela grelha...

Aquela grelha é o pormenor que encaixa mal ali. A ideia era boa, a continuidade cromatica na frente, como na traseira. O resultado é psicadélico.

Aquela grelha é o pormenor que encaixa mal ali. A ideia era boa, a continuidade cromatica na frente, como na traseira. O resultado é psicadélico.
A meu ver o carro está cheio de boas ideias, mas é dificil integrá-las e sendo tao diferentes até quase impossivel.

Se reparares, nos Alfa Romeo os piscas laterais têm muitas vezes a forma dos farois grandes e à varios pormenores que servem para integrar estes elementos que se destacam.

No novo onda, parece que fizeram uma forma e depois foram tendo ideias e colando e entao na traseira é escandaloso o numero de traços que nao combinam

Por acaso não sei o k pensar sobre o novo civic.
Por um lado, à primeira vista é lindo e dá vontade de o ter.
Por outro lado é muito complicado e parece k se vai desactualizar rápido.
A questão é k, apesar de ter traços estéticos a k nao estamos habituados, acho k se vão manter actuais e agradáveis... não sei porquê...

Quanto ao passat, pode não ser perfeito, mas tenho de discordar. Acho uma boa evolução! A VW não podia continuar a ser "forte e feio". Pelo menos não tanto. Os carros acabavam por se tornar anónimos de tão simples, como o passat anterior. Este acho k tá quase lá.

No novo onda, parece que fizeram uma forma e depois foram tendo ideias e colando e entao na traseira é escandaloso o numero de traços que nao combinam

Eu acho k, olhando para o carro como um todo, acaba por fazer sentido!

Tem a linha de cintura a subir, tem os faróis à frente e atrás a ocupar toda a largura, tem várias formas triangulares, tem vários traços a preto...

Acho k há muitas combinações de formas redondas e angulosas a k não estamos habituados... mas não sei se não acabará por ser como o mégane, k ao principio chocou muita gente, mas agora é quase banal...

O GTC é, para mim, dos carros mais feios que aí anda.
Dois amigos meus compraram (e um terceiro está na eminência de),
mas apesar de ter uma frente engraçada, de perfil e de trás é
horrível. Aquela marreca no pilar C e a traseira estreita e alta
resultam muito mal. Então o GTC em vermelho... ehpá, fica uma granda
porcaria, mesmo [xx(]

Até no Punto: o de 3 portas acho muito fixe, especialmente os de look
mais desportivo. Mas depois fazem o de 5 portas duma forma tão feia
que até me interrogo se terá sido a mesma pessoa a desenhá-lo.

Gosto

- A proporção a mim diz-me muito. Um carro bem proporcionado, com harmonia e elegância atrai-me muito!
- Desportivismo e agressividade sem excessos tmabém, nada de asas grandes, pormenroes complexos etc...
O alfaRomeo 159 interpreta na perfeição isto tudo. A sua proporção é perfeita e a sua desportividade está nas quantidades ideiais!

A perfeita proporção do 159 percebe-se bem visto de perfil
baf3624a51a403575bce2a6b9214bc95.jpg

Não-gosto

- Pormenor excessivo e linhas arredondadas (prefiro a curva relacionando-se sempre com vértices, gosto de vértices)
- Falta de personalidade estética/anonimato

O toyota Carina E era um exmeplo disto junto
44dec2a4f5b51110f1dbba345f097b92.jpg

Voltar
Superior