Estás em forma?

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos Pastis
  • Data de início Data de início

Estás em forma?

• Estou 100%

Votos: 113 21,0%
  • Muito bem mas chego a 6ª feira cansado

Votos: 46 8,5%
  • Regular com altos e baixo

Votos: 181 33,6%
  • Um pouco cansado a precisar de descanso

Votos: 65 12,1%
  • Bastante cansado

Votos: 27 5,0%
  • Exausto fisica e mentalmente.

Votos: 107 19,9%

• Total de eleitores
    539
Pareces um velhote chinês a dar conselhos encriptados... [:D][:D]
Só não percebe quem não quer.

É evidente que se tem que olhar para a pessoa como um todo, e não apenas para um valor isolado, o que muito médico faz incorrectamente.

Nomeadamente o risco cardiovascular, se tem ou não outros factores de risco, antecedentes, se já teve algum evento cardiovascular, e claro, dentro do colesterol a relação LDL/HDL.

É muito diferente um tipo de 50 anos, gordo, fumador e hipertenso com 250 de colesterol e 35 de HDL do que uma cachopa de 25 anos, sem factores de risco e com um HDL de 85....

Só não percebe quem não quer.

É evidente que se tem que olhar para a pessoa como um todo, e não apenas para um valor isolado, o que muito médico faz incorrectamente.

Nomeadamente o risco cardiovascular, se tem ou não outros factores de risco, antecedentes, se já teve algum evento cardiovascular, e claro, dentro do colesterol a relação LDL/HDL.

É muito diferente um tipo de 50 anos, gordo, fumador e hipertenso com 250 de colesterol e 35 de HDL do que uma cachopa de 25 anos, sem factores de risco e com um HDL de 85....

O enquadramento é fundamental, faz todo o sentido.

(Aquele post fez-me lembrar um livro que tenho ali, o Tao Te king.... :) )

Por acaso o meu anda sempre pelos 250 mas sei que não há muito que possa fazer em relação a isso, e não me preocupa particularmente.

creio que o colesterol não depende apenas da alimentação, se a pessoa está mais gorda ou mais magra, se pratica exercício ou não, se é mais ativo ou menos, se tem mais ou menos stress, a quantidade e qualidade de sono, tudo isto tem influencia
além de que numa refeição partilhada por várias pessoas o que os comensais comem não é o mesmo, um pode beber mais vinho e outro menos, um pode comer mais pão e outro nem lhe tocar, pode por pouco ou muito azeite nas batatas, etc

quanto à acidez do corpo, do que tenho lido por aí
o corpo pode não se tornar acido nem básico, mas a alimentação pode fazer com que a urina mostre o "trabalho" que o corpo tem para se equilibrar
uma alimentação demasiado rica em proteínas de origem animal é acidificante o que tem como consequência a dificuldade em fixar cálcio nos ossos, daí até o leite não ser assim tão bom para combater a osteoporose (obrigando a reduzir o consumo de outras fontes de proteína animal) - argumento de autoridade, isto foi ouvido num debate na RTP aonde estavam presentes 3 ou 4 médicos ortopedistas e concordaram com isto, além disso li sobre isto um artigo na scientific american escrito por um nutricionista catedrático de Harvard
no artigo da scientific american afirmava-se que os países asiaticos aonde o consumo de leite e derivados é muito menor que na europa tinham muito menos fraturas do colo do fémur do que os países ocidentais com elevado consumo de leite
numa alimentação rica em leite uma analise ao sangue os níveis de cálcio estarão elevados, mas esse cálcio tem dificuldade em se fixar nos ossos

além disso uma dieta hiperproteica aumenta o risco de cancro, argumento de autoridade, isto foi-me dito por um catedrático de endocrinologia

Uma confidência. Custa-me menos ter cortado o tabaco do que no pão e broa! É que parece que nada mais sacia. Alguma sugestão?

Enviado do meu C1505 através de Tapatalk

Aumenta a ingestão de gorduras saudáveis e diminui a ingestão de hidratos refinados de alto Índice Glicémico.

Óleo de Coco, abacates, frutos secos, peixes gordos de preferência pescados em alto mar (esquece o salmão de viveiro da noruega), ovos biológicos ou matinados.

A sugestão que te posso fazer é de manha por exemplo tomares ovos mexidos (com óleo de coco) mais aveia, ou ovos mais abacate e ires vendo se o apetite se mantém. A Gordura é muito mais saciável que os hidratos.

Última edição:
Ainda em relação à alcalinidade do "corpo" um excelente post no Instagram do Sérgio Veloso que ajuda a esclarecer:

"Unicórnios e água alcalina -

Não só o nosso corpo é maioritariamente constituído por água, como quase todas as reações metabólicas dela dependem. E embora possamos sobreviver semanas sem ingerir qualquer alimento, o mesmo não se passa com a necessidade de beber água.

Esta importância absoluta confere-lhe também uma certa mística. Como por exemplo a vantagem de beber água alcalina. É importante deixar claro que o pH do sangue não varia. Na verdade, a vida ocorre numa gama estreita de pH, em que pequenas oscilações representam sérios problemas. Como a morte... Mas quando falamos em equilíbrio ácido-base ou carga ácida estamos na verdade a discutir o “esforço” que o organismo faz para manter o pH nessa gama tão restrita. Isto é conseguido através do tampão bicarbonato, CO2 expelido, fosfato e amónia.

Considera-se uma água alcalina quando o seu pH é superior a 7, resultado de uma preponderância de OH- relativamente a H+. Isto acontece na presença de catiões, como o Magnésio, Potássio, Cálcio, Sódio, Sílica, ou mesmo de Bicarbonato, elementos estes captados das rochas. Caso contrário a ionização da água é muito reduzida, bastando uma gotinha de ácido, e por acaso produzimos bastante no estômago, para a neutralizar totalmente.

Os equipamentos que hoje em dia são vendidos para ionizar a água e alterar o pH não têm suporte factual credível. Na verdade, se a água for pura o suficiente para ser “bebível”, o grau de ionização será sempre baixo e facilmente neutralizada assim que a bebemos. São usados nos hospitais japoneses? Eles também não têm quartos nos hospitais com o número 4 porque dá azar. Apesar das evidências circunstanciais em modelos animais em condições extremas de acidose metabólica, pouco ou nada existe de conclusivo em humanos.

Mas há mais de 100 anos que se fala no uso da água alcalina no tratamento de doenças como a diabetes antes do advento da insulina, e já na altura envolta em grande controvérsia. Mais recente encontramos também estudos pequenos e sem grupo controlo que pouco acrescentam ao conhecimento. Por tudo isto, os benefícios da água alcalina não passam para já de hype sem suporte científico"

link Instagram

Malta,

Depois de algum tempo (2/3 meses sem grande exercício físico) voltei às lides, com exercício de intensidade moderada (bicicleta, corrida, remo).
Iniciei umas aulas de Spartan, e acontece que quando a intensidade começa a aumentar, começa a dar-me imenso sono.

O que pode ser?

Voltar
Superior